Retrospectiva do Terror: Anos 2000


A multiplicidade é marca registrada dos anos 2000; Com a revolução digital, a expansão da internet, conhecer novas culturas e saborear de idéias diferentes tornou-se algo corriqueiro. Conhecer mais sobre outros países, outras tribos, outras crenças agora está a um clique de distância. Por óbvio que isto influenciou diretamente nas temáticas abordadas em filmes, inclusive os de horror. Assim, esta década seja a que, talvez, possua o maior número de tramas diferentes no gênero. É possível esbarrar numa série de filmes, similar a de Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo, bem como com enredos japoneses, além dos misteriosos espanhóis e dos ditos falsos documentários.

Viva a Diversidade! 


Para ficar mais simples de acompanhar vou separar em grupos de similares, falando um pouquinho de cada estilo e elencando algumas películas representativas.
  • Série Jogos Mortais e Outras Torturas - Esta foi a década em que as torturas foram elevadas a um novo nível. Creio eu que um pouco seja o resultado das possibilidades tecnológicas, já que antes o que poderia ser visto como algo beirando – senão sendo – trash, agora possui um maior realismo e impacto (no público em geral). Abaixo seguem os exemplos:

Jogos Mortais: Lançado em 2004, já perdi a conta de sequências! Trata da história de um serial killer impiedoso, o qual abusa de jogos doentios e mutilações para provar seu ponto de vida e o poder das escolhas;




O Albergue (2005): Deste só faltou escorrer sangue da tela... Três mochileiros vão à Europa buscando diversão, instalando-se em um albergue particular na Eslováquia. Eles são seduzidos por duas lindas garotas que estão nas redondesas, Natalya e Svetlana, mas não esperam que elas sejam a porta para os mais macabros acontecimentos de suas vidas.




Mártires: A produção francesa de 2008, fala sobre Lucie, uma garota de 10 anos, que esteve desaparecida por um ano quando é finalmente encontrada numa estrada, louca e desorientada, sem conseguir contar o que aconteceu.Seu corpo apesar de maltratado não tem indícios de violência sexual, então é levada a um hospital onde se afeiçoa a outra garota chamada anna, que passa a cuidar dela e estreitar os laços de amizade para que supere a experiência traumática que viveu.15 anos depois, Lucie está completamente fora de controle, em busca dos responsáveis por todo aquele sofrimento, envolvendo Anna em acontecimentos com consequencias imprevisíveis.




Viagem Maldita (2006): Refilmagem de 'Quadrilha de Sádicos', segundo filme da carreira do diretor Wes Craven, de 1977. Uma família é perseguida por um grupo de pessoas psicóticas em pleno deserto, longe de qualquer tipo de civilização, após o seu trailer quebrar em meio ao deserto.




  • A segunda categoria de filmes de terror bem visível na atualidade são as ditas Refilmagens Instantâneas e o Terror Oriental. Hollywood não perdeu tempo ao notar que o horror oriental estava ganhando mais espaço que nunca, e aproveitou-se desta leva; Daí os remakes. A seguir colocarei alguns exemplos, incluindo o trailer do original e depois o trailer da versão americana:


Original: Ringu (1998)

.
Refilmagem: O Chamado (2002)


Original: Ju-On – O Grito (2002)

.
Refilmagem: O Grito (2004)

.

Original: Medo (2003)

Refilmagem: O Mistério das Duas Irmãs (2009)

.

Original: Espíritos - A Morte está ao Seu Lado (2004)

.
Refilmagem: Imagens do Além (2008)


  • Ainda sobre o tema de remakes, temos as Refilmagens de alguns Clássicos do Gênero; Como é o caso de Halloween por Rob Zombie. Estas refilmagens são homônimas dos originais Vejamos abaixo:


O Massacre da Serra Elétrica (2003): Um grupo de jovens amigos estava viajando junto quando, de repente, a gasolina do furgão acaba. Eles procuram por ajuda, mas encontram um canibal insano, portador de uma serra elétrica, que transforma uma simples procura por um telefone em uma chacina com muito, mas muito sangue mesmo.




Halloween (2007): Do super engajado no gênero e apaixonado pelo trash Rob Zombie, esta refilmagem conta o início da saga. Depois de 17 anos numa instituição para doentes mentais, Michael Meyers, que matou sua babá quando tinha 10 anos, foge e volta para sua cidade natal.



Sexta-feira 13 (2009): Misto de refilmagem e continuação do primeiro filme da série Sexta-Feira 13, grupo de adolescentes vai passar uns dias nas proximidades de Crystal Lake, e depara-se com o assassino em série Jason, que ronda o local desde que sua mãe foi morta em sua infância.




A Hora do Pesadelo (2010): Um grupo de adolescentes compartilha um vínculo: todos estão sendo perseguidos por Freddy Krueger, um assassino horrivelmente desfigurado que os caça durante seus sonhos. Quando acordados, eles tentam proteger uns aos outros, mas quando estão dormindo, não há escapatória.




  • Com claras inspirações em A Bruxa de Blair, os ditos Falsos Documentários tomaram novo fôlego nos anos 2000, gerando boas produções como as que cito a seguir:


Atividade Paranormal: Lançado em 2007, a trama se passa através de um casal é perseguido por um espírito demoníaco dentro de sua própria casa. Dispostos a desvendar o mistério, eles instalam câmeras por toda a casa, com as quais captam as estranhas atividades paranormais que acontecem.



[REC]: Também de 2007, este filme é relatado através da visão de uma repórter e seu câmera gravam um programa sobre o Corpo de Bombeiros de Barcelona, acompanhando uma chamada de emergência noturna. No local, encontram moradores apavorados com a velha senhora que mora sozinha no andar de cima e está gritando e atacando os vizinhos. Os bombeiros entram no apartamento, seguidos pelos repórteres. Mas o que era uma situação de rotina torna-se uma escalada de medo e terror, onde o que importa é continuar vivo – e seguir registrando tudo.




  • Como não poderia faltar, as temáticas Espirituais também tiveram vez nesta década:


Os Outros (2001): O mais refinado da lista, é sobre uma mansão mal-assombrada em um local isolado. Grace mora lá com seus dois filhos, que possuem uma doença e não podem ser expostos à luz solar. Todos os lugares da mansão são, portanto, mergulhados na escuridão total, mesmo de dia, através do uso de pesadas cortinas. A sensação é de uma noite infinita, pelo menos para as duas crianças que não podem sair de casa de dia. Seu marido está desaparecido por causa da guerra, e ela vive uma vida infeliz por causa da espera pelo seu retorno e das dificuldades que a doença de seus filhos proporcionam.



A Espinha do Diabo (2001): Do maravilhoso Guillermo Del Toro. Durante a guerra civil, Carlos, um rapaz de dez anos, filho de um guerreiro morto, é levado a um orfanato. Ele logo descobre que a casa esconde misteriosos e macabros segredos que envolvem uma criança desaparecida.




O Orfanato (2007): Outro Espanhol. Laura é uma mulher que regressa com sua família ao orfanato onde cresceu. O local desperta a imaginação de seu filho, que começa a se deixar levar por jogos de fantasia cada vez mais intensos. Estes acontecimentos vão inquietando Laura a tal ponto, que chega a pensar que algo na casa está ameaçando sua família. A escalada de acontecimentos ainda mais perturbadores fará com que ela procure a ajuda de parapsicólogos.




Premonição (2000): Este filme teve algumas sequências inferiores. Conta a história de um grupo de jovens iria viajar de avião, até que um deles tem uma visão de que ele iria explodir na decolagem. Ainda que céticos, eles desembarcam do avião para ver a premonição se cumprir. A Morte, agora, começa a caçá-los um a um, para finalizar o trabalho que não conseguiu na noite da decolagem.




  • Os Anos 2000 também se tornaram um verdadeiro revival de um dos temas que mais gosto: Zumbis! Desde filmes a séries, um período muito fértil para os mortos-vivos comedores de cérebro. Abaixo alguns imperdíveis do gênero:


Terra dos Mortos (2005): Do mestre no cinema do estilo, George A. Romero, trata-se de um poderoso testemunho sobre nossa sociedade, nossos excluídos e necessidade de sobreviver.




Extermínio (2008): Mais pop, o filme de Danny Boyle conta a história de Um vírus experimental chamado RAGE. O resto você já deve ter deduzido: 28 dias depois, um homem acorda nu e desmemoriado num hospital. É o nosso protagonista Jim. Ele encontra o local completamente abandonado e a cidade deserta, dando início à sua jornada pela sobrevivência.




Zumbilândia (2009): Assustadoramente divertido, a trama revela o garoto Columbus, o qual se habituou a fugir de tudo que o assusta. Tallahassee não tem medo. Se ele tivesse, acabaria com ele. Em um mundo infestado por zumbis, estes dois sobrevivem perfeitamente. Mas agora, estão prestes a enfrentar o mais terrível panorama de todos: um ao outro.




  • Já comentei sobre minha paixão pela dupla Tarantino & Rodriguez (leia AQUI). E é deles uma das produções que mais gostei nesta última década: Grindhouse (2007). Esta mistura de terror, toneladas de clichês e sangue, uma pitada de sátira e o sabor saudoso de uma homenagem só poderia render algo delicioso.O filme foi dividido em duas partes, conforme é possível conferir abaixo:

Planeta Terror 


À Prova de Morte 


  • Outros Destaques por Excelência:

O Nevoeiro (2007): Adaptação de um conto de Stephen King, considere este o melhor filme de terror da última década. Inteligente, inspirado, assustador e com a cena final que é uma Obra-prima.




O Hospedeiro (2006): Esta produção sul-coreana foi a melhor no quesito monstro. Merece um destaque pela discussão política e alguns questionamentos intrínsecos na trama.




Arraste-me para o Inferno (2009): Sam Raimi, agora um grande diretor, volta às origens num filme de terror oitentista. Quando Christine Brown, jovem analista de crédito de Los Angeles, se nega a hipotecar novamente a casa de uma senhora, esta lança uma maldição que passa a atormentar a vida da moça. Perseguida por um espírito, Christine busca em um profeta a ajuda para voltar a ter uma vida normal.




  





Links Pesquisados:
http://centralrocknet.com.br/index.php?news=1713
http://www.cineplayers.com/
http://www.bocadoinferno.com/






Aqui termina a minha Quinzena Terror. Espero que tenham gostado desta sessão de postagens temáticas. Se você perdeu alguma das postagens, não se preocupe! É só clicar no título de sua preferência:


  

This entry was posted on 30 de out. de 2010 and is filed under , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

21 Responses to “ Retrospectiva do Terror: Anos 2000 ”

  1. Acredito que foi uma jogada de mestre do cinema americano observar a ascenção de outros polos de filmagem do terror e fazer remakes de versões clássicas! Até porque, com o avanço da tecnologia, em especial da qualidade de gravação e principalmente dos efeitos especiais, clássicos como Sexta-feira 13 e o Massacre da Serra Elétrica ficam ainda mais interessantes de se ver!

    Parabéns pela série de terror!
    Acho que comentei em todas, rsrsrsrsr...

    Abraços.

    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha um dos bons blogs na internet hoje. Gostei da análise e da proposta dessa série de tópicos. Algumas coisas daí dessa lista assisti e odiei como Sexta-Feira 13, podiam ter deixado a franquia quieta!!! Outras quero muito assistir como atividade paranormal! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Noossa! Sou MT medrosa mesmo.. filme de terror = passar longe. Daí da lista, ouvi falar apenas em uns 6, no máximo, e só assisti O orfanato.
    Acredite, não vi nem jogos mortais. hehe Hei de ver (yn) :P

    ResponderExcluir
  4. Pra mim Jogos mortais e Atividade Paranormal são os melhores!

    ResponderExcluir
  5. Bem, alguns dos filmes ai em cima são muito bons e confesso que, mesmo não sendo uma grande fã de refilmagens(prefiro prestigiar o roteiro original), acho que algumas refilmagens ficaram boas. Tem alguns que eu ainda não assisti.
    Bom você ter citado ai que vo tentar assistir.
    ^^

    ResponderExcluir
  6. Belo Post serviu como dicas de qual filme assistir amanha.GRande abraços

    ResponderExcluir
  7. E que venha Atividade PAranormal 2!!!!

    http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que post incrivel que você fez, muito bom mesmo, cara, filme de sangue e essas coisas eu até curto mas não me dão medo, medo eu só sinto com filmes de fantasmas e as regravações ficaram muito boas ;D
    O Orfanato, muuuuito boom, o final foi perfeito, filme espanhol é sempre bom ( de terro eu digo )

    ResponderExcluir
  9. Bom não sou muito de filmes de terror mas na minha opinião jogos mortais é um dos melhores. Desculpe pela demora é que seu post era realmente grande,mas ótimo, seu blog está de parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Conheço pouco dos filmes citados mas, de qualquer modo, devo confessar que essa classificação é realmente uma coisa inédita pra mim. É interessante ver como esse gênero se adapta e sobrevive até hoje, não é mesmo? Sobre os filmes de tortura, eu lembrei do personagem vivido por Gerald Butler em ``Código de conduta``. Apesar de se tratar de um suspense, ele me faz lembrar muito o Jigsaw.

    ResponderExcluir
  11. axo q vc deveria ter colocado em duas partes...
    mas enfm, gostei do massacre..., sexta-feira treze,
    entre outros q assisti..mas os filmes já estão se tornando monotomos..


    http://www.premiom3.com/
    Ganhe R$ 100,00 com seu blog
    participe do Melhores de 2010.
    e ganhe premios e uma bela valorização para seu blog.

    >> http://www.premiom3.com/2010/09/inscreva-se-ja.html

    ResponderExcluir
  12. Já assisti muitos filmes que estão na sua lista; mas tenho que dizer que O Albergue é uma merda. Assim como grande parte das refilmagens de filmes de Horror Oriental feitas por Hollywood. O Grito 3 quem o diga!

    Os meus preferidos sempre vão ser o Jason e o Freddy, os das antigas, claro. O Massacre da Serra Elétrica também é muito bom. Jogos Mortais com seu vilão mór John Kramer é um dos meus preferidos, acompanho todas as sequências desde o lançamento do primeiro filme. E estou louca para ver o sétimo :) Senti falta do Hannibal, em todo caso adorei post.

    ResponderExcluir
  13. como sempre excelente...muito tempo sem vir aki....abçs

    www.vauneiguimaraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. ótimo post amiga, imagino o trabalhão q deve ter dado! o ultimo filme q assisiti e realmente tive medo foi o chamado grande abraço e depois dê uma passada no www.blog-do-pena.blogspot.com q tá com novidades ok

    ResponderExcluir
  15. Passando só para avisar que deixei um desafio para você no meu blog.

    http://omundosobomeuolhar.blogspot.com/2010/11/um-desafio-jogo.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. muito massa \o/

    http://thaleslimadesenhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. olha...tenho mta vontade de assitir muitos desses filmes, penas ainda naum ter assistido..
    realmente ha uma variedade deles, porém como vc mesmo disse ambos são bem similres...
    e naum diversificam mto..(minha opinião)

    ResponderExcluir
  18. sou suspeita pra falar pq amo filme de terror,sou viciada neles,perticulamente adoro os filmes de terror asiticos,que são bem legais e assustadores,o "grito" na minha opinião é o melhor filme de terror que tem,melhor que o "exorcista" e o "chamado"
    recomendo esse filme p/ quem gosta de filme de terror

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que faltou Atividade Paranormal e os filmes do Rob Zombie, A Casa dos Mil Corpos e Rejeitados pelo Diabo (Muito legal).

    Tem muitos filmes na lista que não condizem com o título do post. Tem filmes de suspense (como Os Outros) e Comédia (Zumbilandia). Poderia aprimorar mais essa lista, pois sempre terá um verdadeiro fã de terror para criticar listas funestas como essa.

    ResponderExcluir
  20. Rufaldo:


    O.. com relação ao comentário lá no meu blog;

    Primeiro: Atividade Paranormal tá sim na lista!

    Segundo: A postagem tem um objetivo de fazer uma retrospectiva de como se desenvolveu o terror na última década. Assim, separei por ALGUMAS DAS categorias de maior destaque durante a década. Em momento algum elenquei os melhores (leia toda a postagem). Este post fez parte de uma sequência de outras postagens - saindo desde o primeiro filme de terror já feito até a atualidade.

    Até concordo que Os outros caia na linha mais suspense, mas incluí por conta de influências posteriores.

    Zumbilândia é comédia/terror - como, para mim, se encaixaria Grindhounse, Fome Animal (1992) e outros filmes mais trashs.

    Realmente esqueci do filme do Rob Zombie (my bad)!

    Respeito a sua opinião e espero que respeite a minha!

    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Viagem Maldita é um mito! O melhor junto de Mártires do primeiro grupo!

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!