Edgar Allan Poe & Os Simpsons

20 de Outubro, no caso hoje, é o Dia do Poeta. Então, para homenagear estes áses da literatura - sem perder o ritmo da Quinzena Terror - irei falar um pouquinho sobre Edgar Allan Poe, sua poesia O Corvo e o especial anual de Halloween de Os Simpsons (Treehouse of Horror).

Para quem não conhece, Edgar Allan Poe foi um autor - escritor, poeta, romancista, crítico literário - e editor estudo-unidense; Reconhecido, principalmente, pela sua obra gótica, sendo ela no campo de contos/romances, seja no âmbito da poética. Ressalto que não apenas com este gênero trabalhou Edgar, sendo que seus romances de cunho mais fantástico são verdadeiras obras-primas e de grande influência perante diversos movimentos literários e autores (como é o caso de Baudelaire). Desejando conhecer mais sobre o autor clique AQUI.

É justamente na atmosfera gótica e de terror que voltamos nossos olhos para um o poema mais expoente de Poe: O Corvo. A construção rítimica dos versos é tão perfeita e entrelaçada que, por si só, já criaria a sensação exata do horror. Contudo, some isto auma história angústia e terá nada menos que Magia.

Os Simpsons, como sempre abusando em criatividade, resolveu fazer uma homenagem bem humorada ao clássico da literatura gótica mundial. Assim, num de seus especiais de Halloween declamaram os versos de Edgar Allan Poe. O Resultado? Bem, não poderia ter sido melhor!

Graças ao Blogueiro Thiago Ramone (Ramonices) - Muito Obrigada! - consegui um vídeo de dito episódio DUBLADO, o qual compartilho abaixo: .
 .

Caso o vídeo não funcione clique AQUI. 
.

No mais indico outro vídeo, em inglês, onde se tem o áudio original da série e um jogo de luzes muito legal para acompanhar a narração (que contou com a participação de James Earl Jones):


Se prefirir, siga com o texto original, para facilitar. É só clicar AQUI.

Parabéns a Todos os Poetas!



This entry was posted on 20 de out. de 2010 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

19 Responses to “ Edgar Allan Poe & Os Simpsons ”

  1. Mais do que perfeito esse post, muito legal esse poema e o sipsnos são mt bom juntado tudo só poderia dar um baita de sucesso rsrs...Eu amo esse blog...:D

    http://acadasegundoumnovoverso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei, gostei mesmo.
    Fui pesquisar ä respeito deste poeta e adorei-o..
    Ah, tem outra: não fazia ideia de que hoje é o dia do poeta. hihi

    ResponderExcluir
  3. primeiro adorei o blog, layout lindo!

    é tbm nao sabia que era dia do poeta ^^
    mais acho que ja tinha escutado falar desse escritor, admiro muito essas obras goticas, desde livros, poesias, arquiteturas, filmes enfim.^^
    parabens pelo blog.
    seguindo...

    ResponderExcluir
  4. eu nunca tinha ouvido falar do edgar, mas poxa, valeu a pena postar, me interessei pelo trabalho dele. Esse poema do corvo me chamou a atenção, vou ler agora mesmo e depois assistirei a 'versão dos simpsons', deve estar muito bom mesmo.


    excelente post e indicações (:

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi na versão Scooby Doo haha

    []'s
    Victor Pagani
    blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  6. Amei seu post!
    Amo a literatura de Edgar Alan Poe. Você já experimentou ler O escaravelho de ouro, A queda da casa de Usher e O gato negro?
    Quando tiver oportunidade leia, assim como Os crimes da rua Morgue, contos dele, que eu considero excelentes!
    Parabéns pelo blog!

    http://curtatemporalidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. hahahahaha muito bom. Edgar é o cara!!

    Já li o corvo. Nao é meu tipo de literatura, mas já tinham me recomendado, que acabei lendo. PRa quem gosta do estilo, é uma obra prima.

    Show de bola!! Os simpson são fodas hahaha

    Bjs

    Estilo Distinto:
    http://estilodistinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. http://gocarlos.multiply.com/video/item/2/Os_Simpsons_-_O_Corvo esse episodio?
    Muito bom, segunda temporada, primeira casa da arvore dos horrores :P sou viciado em simpsons :D

    Abraços Thiago Ramone.

    ResponderExcluir
  9. Grande Poe. Uma d minhas grandes influencias. Sempre é bom ouvir falar dele.



    Parabens aos poetas!!! ^^

    ResponderExcluir
  10. Muito bom,
    Adorei os simpsons,
    quem acha que poesia não pode ser interativa,
    vai ficar muito frustrado quando ver ovideo,
    adorei a postagem (:

    ResponderExcluir
  11. Ameeeei post e eu nem sabia que hoje era o dia dos poetas ^^

    então a todos esses gênios SUCESSO E PARABÉNS *-*

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a todos os poetas!
    Deixo aqui, uma das mais belas definições sobre o poeta:

    "O poeta é um fingidor/ Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente./ E os que lêem o que escreve/ Na dor lida sentem bem/ Não as duas que ele teve/ Mas só as que ele não têm/ E assim nas calhas de roda/ Gira, a entreter a razão/ Esse comboio de corda/ Que se chama coração". Fernando Pessoa
    http://luceccy.blogspot.com/
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Esse cara é da primeira linha. Grandes filmes. Tem algumas bobagens também, mas não compromete a qualidade de sua filmografia.

    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  14. Os simpsons são demais e o poema é lindo!

    ResponderExcluir
  15. Tá brincando que hoje é dia do poeta?! Hahah, logo hoje que eu me "inspirei"... Adoro Baudelaire, Poe, Rimbaud e todos os poetas tenebrosos! Não vi o vídeo mas eu já li toda a obra de Allan Poe, inclusive O Corvo.

    Muito bom seu blog
    :*

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito dos videos.. o segundo, com audio original e as luzes é muito criativo.. Não conhecia esse episodio de Os Simpsons.. muito bom

    ResponderExcluir
  17. Amei essa versao aí deles. E agora me mato de tanto procurar ela na internet para me livrar do trabalhao que é transcrever tudo. Esses blogs sao tao bacanas!!! Parabens pelo seu. Vou continuar minha procura. Se por ventura quiser trocar ideias eis aqui o meu email: denisrodriguesdossantos@hotmail.com.
    Merci.
    ps:. estou quase sempre on line.

    ResponderExcluir
  18. Eis aqui o link do trecho do episódio em questao que eu mesmo editei e postei no youtube para quem quiser ver. E dublado.
    http://youtu.be/hdAU3irtZos

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!