15 Filmes Culinários

Certa vez afirmou Sidonie Gabrielle Colette
"Se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro."
Tenho que concordar com ela; Afinal, poucas coisas na vida podem causar tamanha gama de sensações. Uma delas é, com certeza, a comida. Determinada combinação de sabores é capaz de impor uma nova experiência ou mesmo remeter a algum momento passado (O Sabor da Memória). Este poder todo transcendendo nas mãos do cozinheiro. 

Sempre tive fascínio pelas iguarias culinárias e sua magia inerente. Tanto que acabei tendo que entrar em uma Dieta Cinematográfica - meu novo blog! Contudo, um pouco da culpa deste encantamento meu jogo em minha avó materna, que era - além de ótima cozinheira - uma fabulosa doceira. Assim, cresci aos arredores de misturas gastronômicas, cheiros e gostos. Outro tanto da responsabilidade eu coloco no cinema que com sua sinestesia de imagens consegue transmitir das mais variadas formas a mágica que é cozinhar/comer.

Ratatouille é um bom exemplo de descoberta de gostos combinados e no prazer de transmutá-los em pratos; De forma similar temos transformações importantes entre as personagens de A Festa de Babette, Como Água para Chocolate, Estômago e Julia & Julie. Para paladares mais românticos uma dose de Chocolate, Simplesmente Martha, Vatel e Jantar com Amigos deve bastar; Agora, se o riso for o da vez adiciona-se o delicioso Big Night, ou os estranhos Tampopo e Delicatessen - variando aqui da preferência pessoal; Para terminar, nada melhor que a sensibilidade de O Tempero da Vida, Herencia e O Jantar

Encerrando o meu argumento, deixo 15 Filmes Culinários para seu deleite:

(2007)
Trailer Aqui.

(1987)
Trailer Aqui.

(1991)
Trailer Aqui.

(1985)
Trailer Aqui.

(2007)
Trailer Aqui.

(2001)
Trailer Aqui.

(2003)
Trailer Aqui.

(2001)
Trailer Aqui.

(2000)
Trailer Aqui.

(1992)
Trailer Aqui.

(1996)
Trailer Aqui.

(2009)
Trailer Aqui.

(1998)
Trailer Aqui.

(2000)
Trailer Aqui.

(2001 - Filme para TV)
Trailer Aqui.

Bon Appetit!








This entry was posted on 17 de nov. de 2011 and is filed under , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

9 Responses to “ 15 Filmes Culinários ”

  1. Ummm esta lista é abrir o apetite Karla!
    Ratatouille é uma de minhas animações favoritas e adoro Chocolate... Ah, uma curiosidade, foi o Julie & Julia que me motivou a reformular meu blog e voltar a postar com mais frequência, gostei muito dele, não só das atuações mas também da história (mas eu acho que não comeria nem metade dos pratos preparados por elas, coisas de vegetariano, rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Okay Karla esta lista me deixou com fome, rs!
    Tb adicionaria um outro filme: "A Comilança" (1973) de Marco Ferreri com o Marcello Mastroianni, Michel Piccoli e o grande Philippe Noiret. Sobre um grupo de senhores machistas que vão para uma casa de campo comer e falar bobagens, rs!

    "Ratatouille" é maraviulhoso!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Só faltou A COMILANÇA, do Ferreri. Mas o meu favorito continua sendo A FESTA DE BABETTE.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  4. Vou estragar a brincadeira e vou citar um outro, que nos faz pensar 2 vezes antes de entrar em um estabelecimento que está quase fechando: A hora do rango(2005) hahaha
    =*

    ResponderExcluir
  5. Gostei, já me disseram várias misturas estranhas que nunca provei... Deve talvez ser bom, acho que vou pegar umas coisas e fazer uma loucura xD

    ResponderExcluir
  6. algumas ótimas pedidas, literalmente. que tal uma lista com filmes sobre vinho? já tem?

    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com água na boca! "A Festa de Babette" e "O Tempero da Vida" são ótimos. Aqui na minha cidade há um festival que une a degustação de um prato com a exibição de um filme. Delicioso!
    Beijos!

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!