10 Finais Surpreendentes em Filmes de Terror

Um dos fatores que mais conquista público e rende bons comentários sobre um filme fixa-se no final surpreendente. É tão positivo conseguir enganar o telespectador até os momentos derradeiros que uma trama mal explicada acaba  recebendo novo status. Contudo, trazer este elemento de "novidade"não é tarefa simples, eis que um bom cinéfilo já tem sua  lista mental de clichês e possibilidades. Diretores inteligentes sabem fazer uso deste elemento para despistar, obscurecendo com segurança a verdade intentada. Neste quesito sempre lembramos do trabalho de M. Night Shyamalan em O Sexto Sentido.

Pensando nisto, resolvi montar mais uma de minhas listas, elencando algumas das películas que conseguiram a proeza de surpreender. Fiz em ordem cronológica e com auxílio do site About.com:

(1920)
Neste genial trabalho de Robert Weine, conta-se a história de um "sonâmbulo" criado por Dr. Caligari que a noite concretiza as previsões funestas de seu mestre. A primeira vez que assisti este filme fui completamente enganada pela direção de Robert, tudo se conduz num clima incômodo e instigante. Uma obra NECESSÁRIA!
Final - SPOILER ALERT: Tudo era um delírio da mente de um dos pacientes do Dr. Caligari que, em verdade, era um médico em um hospital psiquiátrico.

(1955)
Este ótimo terror francês passasse logo após o assassinato de um poderoso homem por sua esposa e sua amante. As duas conspiraram para cometer o crime, contudo, sem explicação o corpo some. Depois disto eventos inexplicáveis tornam-se frequentes, atormentando as duas.
Final - SPOILER ALERT: O marido e a amante estavam combinados de fingir a morte daquele para que a esposa ficasse apavorada e, então, tivesse um ataque do coração.

(1960)
A trama é bem conhecida: Uma bela jovem furta dinheiro de seu trabalho para que com este conquiste a vida sonhada. No caminho ela se hospeda no Bates Hotel, onde conhece um jovem que sofre com a vigilância cerrada de sua mãe. Alfred Hitchcock criou uma verdadeira obra prima ao elaborar este thriller psicológico e surpreendente. 
Final - SPOILER ALERT: Ao contrário do que ocorre em Sexta-Feira 13, o assassino aqui é o filho, que se transveste de sua mãe. 

(1968)
Quem acompanha o blog sabe o quanto adoro este filme de Romero, uma verdadeira obra-prima no estilo zumbi. Originou tudo o que se conhece dentre do estilo. Quanto ao final... Genial! Além de inesperado é aberto para interpretações da crítica intentada. Leia a Resenha do filme AQUI.
Final - SPOILER ALERT: No instante em que Ben havia sobrevivido ao ataque dos zumbis e se viu diante da equipe de resgate, esta o confunde com um dos mortos-vivos e é morto. Ben sendo o único afrodescendente abre margem para discussão, sem falar do ar desesperançoso. Excelente saída de George A. Romero.

(1973)
Um policial investiga o desaparecimento de uma garota em uma ilha escocesa. Lá o policial conhece um misterioso homem, melhor dizendo, um líder religioso que pratica rituais pagãos. Aqui temos um ótimo trabalho de suspense, que se transforma em terror mais para o final, a solução é bem pensado.
Final - SPOILER ALERT: A história da menina desaparecida foi inventada para atrair o policial a ilha para que ele fosse sacrificado em um ritual paganista.

(1983)
Aqui está a prova de que um filme pode cair na boca do público com um surpreendente final. Na trama batida sobre acampamentos e assassinatos - sem cenas muito memoráveis -, acompanha-se a história de Angela Baker perdida no cenário acima.
Final - SPOILER ALERT: Momento Crying Game, Angela na verdade é um garoto; Melhor dizendo, ela é o seu irmão, o qual assumiu a identidade da irmã após ela ter falecido e a tia deles transvestido o garoto com a s roupas de Angela. O garoto é o assassino.

(1987)
Um detetive particular é contratado para encontrar uma famoso cantor que desapareceu depois de lutar na segunda guerra mundial. Durante a investigação o detetive esbarra em uma série de assassinatos, os quais vão o conduzindo para uma revelação surpreendente. Adoro De Niro aqui.
Final - SPOILER ALERT: O detetive e o cantor são a mesma pessoa! O cantor matou o real detetive e assumiu sua identidade. Durante a guerra ele sofreu um grave acidente e teve seu rosto completamente reconstruído e sofre amnésia; Assim, ninguém o reconhece, nem ele mesmo. Quanto aos assassinatos, ele é o culpado agindo sobre influência satânica.

(2001)
Nesta película estranhas situações ocorrem com uma mãe e seus dois filhos ao se mudarem para um novo lar. Os sinais indicam que a casa estaria assombrada. Tudo é conduzido de maneira muito inteligente, fazendo muito lembrar O Sexto Sentido. Uma ótima pedida.
Final - SPOILER ALERT: A casa é assombrada mesmo, mas, por eles. A mulher e seus filhos estão mortos e assombrando os atuais - e vivos - moradores. Adorei a relação de como os dois lados acabam sendo incomodados entre si.

(2004)
Acho que todos - pelo menos de forma geral - estamos familiarizados com a proposta de Jigsaw e seus jogos mortais... Neste filme onde o sadismo é o marketing, foi o final desta primeira aparição que conquistou legião de fãs. Eu lembro bem do dia que vi a película, estava na sala, achando um tédio tanta matança quando... Uau! Muito bem pensado.
Final - SPOILER ALERT: A real mente por de trás daquele jogo sádico é o corpo que estava no chão desde o início do filme... Game Over!

(2007)
Neste ótimo terror espanhol temos esta mulher que retorna ao seu antigo orfanato para morar. O local logo desperta a imaginação de seu filho, o qual se envolve intensamente nas suas fantasias. O menino desaparece e ela acredita que o culpado é um fantasma. O filme tem este ar de alucinação que suga o telespectador, o final acaba sendo um reflexo desta sensação, deixando um espaço bom para interpretação.
Final - SPOILER ALERT: O menino está morto e seu corpo preso no armário; Ficou lá depois que ele brincou de assustar sua mãe com uma máscara, mas, com medo tentou se esconder lá. O menino caiu e sua mãe - na tentativa de encontrar ele - acabou trancando a porta do armário, impedindo que ele fosse resgatado.

Mais Filmes Com Finais Surpreendentes: O Sexto Sentido, April's Fool Day, When a Stranger Calls, Identidade, The Descent, Fallen, Carnival of Souls, Pânico, O Nevoeiro, High Tension, Black Christmas, A Chave Mestra,  Seven, Sexta-Feira 13 e O Chamado - Leia AQUI.

This entry was posted on 30 de out. de 2011 and is filed under , , , , , , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

12 Responses to “ 10 Finais Surpreendentes em Filmes de Terror ”

  1. MARAVILHOSO POST !!!! todos os filmes tem finais surpreendentes mesmo eu ainda não vi O Gabinete ( q vergonha rsrsrs) mas os outros vi ...Os outros não acho um filme tão maravilhoso mas seu final é ótimo , Psicose dispensa comentários mas gosto do final de Os suspeitos com kevin spacey já viu ??? um abração e continue sempre dando aula de posts cinematográficos ..
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Karla, realmente, filmes de terror sempre nos surpreende...abs

    ResponderExcluir
  3. Um bom THE END satisfaz uma sessão cinéfila, mas aquele fim que você não espera, certamente te fará lembrar da fita para sempre. Ótimo vc citar O Sexto Sentido. Pena que o Shyamalan só concentrou este tipo de artifício nas suas outras fitas, inferiores ao grande suspense estrelado por Bruce Willis e Haley Joel Osment.

    Adorei sua lista Karla. Realmente "O Gabinete do Dr. Caligari" é um filme obrigatório. Jogos Mortais também surpreende no final, pena que as continuações apêndices parecem ser pornô violento (nem passei do primeiro filme). “Psicose” é outro bom exemplo quando conhecemos a "mãe" de Bates, “Os Outros” é outra película genial e "A Noite Dos Mortos-Vivos" tem o final mais pessimista que já vi. Creio que até hoje Romero ainda ri diabolicamente em algum canto de Pittsburg.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla!
    achei interessantíssimo o que você comentou sobre a lista mental de clichês e possibilidades - existem mesmo fórmulas que por terem dado certo uma vez são reproduzidas de tal modo a se tornarem rotineiras. O enigma e a resposta à ele faz toda diferença mesmo. Dos filmes da lista vi apenas Psicose, e estou com "As diabólicas" aqui há tempos para ver.

    Obrigado pelas duas sugestões!
    Uma ótima semana! :*

    ResponderExcluir
  5. Boa lista.

    Adoro Coração Satânico e Os Outros.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida! Obrigado por comentar e add o banner da Flor Da Pele aqui no Nascida...

    Thanks :))
    Beijos.

    Tb adoro o filme. Neeson esta ótimo como Kinsey.

    ResponderExcluir
  7. Amo os seus posts, Karla. Super criativos e bem informados.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  8. faltou o Hostel II que a menina q sobrevive , mata o cara e ainda faz tatoo ...nossa ainda aqueles meninos ainda jogam futebol com a cabeça da menina que chamou ela p tal festa :-O (fiquei com essa carinha no final )
    XOXO

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Karla. Difícil nessas minhas manhãs de ócio achar um post que realmente valha a pena ler :).

    ResponderExcluir
  10. AI Devia ter " O mistério das duas irmãs "

    ResponderExcluir
  11. de todos os filmes de todas as lista que eu assistir vcs selecionaram justamente os piores filmes já criados(com pouquíssimas exceções) . não fiquei surpresa com nd pelo contrario só houve decepção. atualizem esses filmes e quem sabe n percebam que existes filmes bem mais atuais e melhores que essas relíquias de baixa produção.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!