15 Filmes sobre Viagem no Tempo

Para todo o fã de Sci-fi, melhor dizendo, para todos saudosistas ou vanguardistas de plantão, a possibilidade da viagem do trans-temporal é um elemento que atraí o imaginário. Poder retornar a uma época onde tudo possuía um ritmo e um glamour diverso, ou mesmo atravessar a barreira dos milissegundos e cair num futuro repleto de geringonças tecnológicas, soa como uma aventura impossível de ser desperdiçada. De fato, a é. Contudo, como parece não haver alguém que tenha descoberto a fórmula exata para a construção de uma máquina que permita tal intento, o encargo fica para o cinema. A 7.ª arte não decepcionou ao explorar a viagem no tempo, atravessando os mais diversos gêneros e óticas. Com isto em mente, resolvi montar uma lista com 15 películas que adoro sobre o tema; Aqui estão elas:

  • De Volta para O Futuro (1985): Em 1985, o Dr. Brown inventa uma máquina que permite a viagem no tempo. O adolescente Marty McFly, amigo do doutor, acidentalmente viaja no tempo e retorna para a década de 50 e acaba fazendo com que seus pais não se conheçam, o que interfere no futuro e na possibilidade de existência dele. Assim, Marty tem que retornar para o presente e fazer com que seus pais se apaixonem. Clássico oitentista da sessão da tarde.


  • Os 12 Macacos (1992): Num futuro devastado por uma doença, um condenado é enviado ao passado para descobrir uma informação crucial  acerca de um vírus criado pelo homem que destruiu a maior parte da população mundial. Eu, particularmente, adoro este filme.


  • Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989): Dois adolescentes bobões, por assim dizer, precisam fazer um trabalho sobre história, passando por diversos períodos. Inesperadamente uma máquina do tempo - no caso uma cabine telefônica - foi concedida para auxiliar estes dois nesta "difícil" tarefa. Outro que me recordo ter assistido nas tardes de cinema.


  • Corra Lola Corra (1998): É um filme que retorna apenas um dia no tempo. Conta a história desta mulher que tem de levar uma certa quantia em dinheiro para seu namorado, antes que ele assalte um supermercado. Muito bem montado, excelente fotografia, ritmo e trilha sonora.


  • O Exterminador do Futuro (1984): Um cyborg, com aparência de humano, é enviado do futuro para matar Sarah Connor - mãe de um homem importante na guerra que ocorre naquele futuro. Para salvá-la Kyle Reese é enviado. Clássico!


  • A Máquina do Tempo (1960): Um inglês da era vitoriana viaja no tempo até um futuro distante e descobre que a humanidade dividiu-se em duas espécies hostis. Acho uma excelente pedida, tenho a impressão que este filme é um dos percursores do tema - pelo menos que eu lembre.


  • La Jetée (1962): É um curta-metragem francês que conta a história de um homem escravo que é enviado para vários momentos do passado e do futuro, na tentativa de alterar eventos devastadores. Uma película bem interessante e diferente.


  • Feitiço do Tempo (1993): Um rabugento homem do tempo é enviado para cobrir O Dia da Marmota em uma pequena e fria cidade. Estaria tudo normal, não fosse o fato dele acordar sempre no mesmo dia, sob os mesmos eventos. Adoro este filme - outro que vagou pela Sessão da Tarde -, por perceber um uso de metalinguagem que vai além do entretenimento.

  • Primer (2004): Quatro amigos estão construindo um novo projeto, quando percebem um erro de checagem. Logo percebem que há algo maior do que um simples engano, então, passam a brigar sobre a mesma. O filme tem alguns pontos em instigantes, vale ser conferido.


  • Os Bandidos do Tempo (1981): Relata a história de um garoto que acaba acidentalmente juntando-se a um grupo de anões que viaja no tempo cometendo crimes. Lembro de ter conferido este filme quando era criança. Acredito combinar com os filmes fantasia da época.


  • Jornada das Estrelas IV - A Volta para Casa (1986): Um dos filmes que mais me marcaram do Jarnada da Estrela foi este. Dirigido por Leonard Nimoy - Spock é ninja mesmo -, tem sua aventura figurada  na decisão do Capitão Kirk de viajar no tempo na tentativa de recuperar os únicos seres capazes de se comunicar com baleias jubarte e salvar a Terra. Adoro!


  • Um Século em 43 Minutos (1979): H.G. Wells - aquele escritor que publico A Máquina do Tempo (1895) - persegue nada mais nada menos que Jack Estripador, o qual conseguiu escapar de seu tempo com a máquina do tempo do autor. O plot deste aqui é bem "maluco" mesmo, mas, o resultado final é show!


  • Donnie Darko (2001): E por falar em sinopse confusa... Um adolescente ingressa em uma realidade paralela após um acidente, neste há um coelho gigante que o manipula para que este cometa crimes. Excelente, um verdadeiro quebra cabeças temporal!


  • Los Cronocrímenes (2007): Aqui um homem viaja acidentalmente para o passado - cerca de 1 hora -  e descobre que será o primeiro de uma série de eventos desastrosos e com consequências imprevisíveis.


  • Meia-Noite em Paris (2011): Quem nunca pensou, adoraria ter vivido em tal época. É este o ponto de partida desta película de Woody Allen. Um verdadeiro primor de comédia, delicioso e repleto de magia e, por óbvio, análise de comportamentos. Essencial.
The most useful form of time travel would be to go back a year or two and rectify the mistakes we made.

This entry was posted on 22 de ago. de 2012 and is filed under , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

16 Responses to “ 15 Filmes sobre Viagem no Tempo ”

  1. De volta para o futuro é um dos filmes que marcaram a juventude da minha mãe e a minha infância quando passava na sessão da tarde.

    Certo dia eu sonhei um sonho muito engraçado em relação ao filme...Eu tinha viajado para os anos 70 e a minha mãe se apaixonou por mim, eu fiquei desesperado e tinha que sair do passado. menina quando eu contei isso para a mama, ela riu demais.

    Filmes de viagens em relação ao tempo, são espetaculares, eu tenho sonho de ter uma máquina e viajar para aos 60.

    ResponderExcluir
  2. eu concidero Alta Frequencia um filme de viagem no tempo tambem...de um modo diferente claro....mas a lista esta otima!

    ResponderExcluir
  3. Faltou Blade Runner (Harrison Ford) e Freejack (Emílio Esteves).

    Outro muito bom, que envole tempo, mas não viagens é a série Highlander.

    ResponderExcluir
  4. O Som do Trovão de 2005, o esporte dos miliaonários é voltar no tempo e caçar dinossauros, mas algo dá errado.

    ResponderExcluir
  5. Alguns desses eu vi, outros ainda não. Adoro "De Volta para o Futuro", faltou um que você não citou, considero um clássico "Em Algum Lugar do Passado"

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Ana Narvaz pelo Somewhere in time. É um filme que me emocionou...

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Ana Narvaz pelo Somewhere in time. É um filme que me emocionou..
    Miguel Ribeiro - emboasmaos1@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Com certeza faltou o Em Algum Lugar do Passado ! Clássico.

    ResponderExcluir
  9. alguem sabe o nome de um filme em que tinha um pessoal que voltava no tempo pra presenciar acidentes.... eu lembro que no final tinha que evitar um incendio numa escola...parece que um menino tinha morrido num incendio ou algo assim, mas no fim, mesmo assim a escola pegava fogo...quem souber me fala pedrolfreire2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é esse https://www.youtube.com/watch?v=HjG2xug8vRY . O incêndio não era na escola e sim em um estádio.

      Excluir
    2. O filme é esse https://www.youtube.com/watch?v=HjG2xug8vRY . O incêndio não era na escola e sim em um estádio.

      Excluir
    3. O filme é esse https://www.youtube.com/watch?v=HjG2xug8vRY . O incêndio não era na escola e sim em um estádio.

      Excluir
  10. Olá vc tem somewhere in time original e dublado?

    ResponderExcluir
  11. só faltou The Jacket ou Camisa de Força!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Faltou dois que nao poderia faltar JAMAIS, Efeito borboleta e Em algum lugar do passado.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!