10 Músicas com/sobre Fotografia


Sou o ponto de referência de qualquer fotografia, e é nisso que ela me induz a me espantar, dirigindo-me a pergunta fundamental: por que será que vivo aqui e agora? Certamente mais que outra arte, a Fotografia coloca uma presença imediata no mundo - uma co-presença; mas essa presença não apenas de ordem política ("participar dos acontecimentos contemporâneos pela imagem"), ela é também de ordem metafísica.





Quando vi a imagem acima no blog Iz Not Me Iz You, não pude deixar de pensar na mística que envolve a arte da fotografia. Nos idos de outrora acreditava-se que uma imagem destas poderia capturar a alma do fotografado, aos poucos a ideia de imortalizar alguém (veja o exemplo das fotografias de mortos) ou algum acontecimento ganhou força, com o acesso mais e mais frequente a câmeras hoje em dia é fácil manter esta tradição. Não é a toa que outras artes se encantaram com o poder de manter imutável uma fração de segundo. Assim, o universo musical nos presenteou com diversas canções com esta temática. Eu fiz uma seleção - tentando misturar ritmos - com 10 Músicas com/sobre Fotografia; A playlist segue:

The Smiths
.
Photobooth
Death Cab For Cutie
.
Photograph
Def Leppard
.
Photographic
Depeche Mode
.
Pictures of Me
Elliot Smith
.
Kamera
Wilco
.
Distant Camera
Neil Young
.
Pictures of Lily
The Who
.
Picture
Kid Rock ft. Sheryl Crow
.
Photograph
Jamie Cullum


Qual a sua Preferida?


This entry was posted on 12 de jul. de 2012 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

2 Responses to “ 10 Músicas com/sobre Fotografia ”

  1. O post e a inspiração dele me fez lembrar a música 'velhas fotos' dos gaúchos do Tequila Baby, conhece?

    Olha depois:
    http://www.youtube.com/watch?v=8AK6YsktPsc

    ResponderExcluir
  2. Que bom ler este post, Karla

    Fazia tempo que eu estava procurando uma playlist assim. Conhecia algumas, e de todas a minha preferida é a do Wilco. Adoro esses versos da música: "I need a camera to my eye, to my eye, reminding which lies I have been hiding".

    abraço
    Banquete dos Mendigos

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!