- 10.º - Clube de Leitura de Jane Austen: Tem quem ache clichê e/ou mulherzinha demais a obra literária de Jane Austen. Não compartilho deste sentimento. Sempre encontrei uma profundidade peculiar em cada uma das personagens por ela criada, identificando-me com as incongruências delas. Nascia nisto o primeiro atributo para que o 10.º filme de conforto meu estivesse enraizado nos livros de Austen. Todavia, o que mais me agrada nesta película é a ideia de que um livro e a influência inesperada de pessoas diversificadas possa mudar o rumo - ou pelo menos a limitada visão do momento - das ações por cada um tomadas. Saindo da hibernação.
- 9 .º - Chocolate: Um total Feel Good para mim! A combinação de chocolate e Johnny Depp já renderia um espaço em meu coração. Entretanto, o ponto que mais admiro no filme é a atmosfera que se cria, se transforma, com a chegada inesperada da talentosa Vianne Roucher.
- 8.º - Buffalo '66: Para os admiradores de filmes indie, recomendo este trabalho excelente de Vincent Gallo. Sensível e curioso, traz dois personagens inusitadamente apaixonantes, criando-se uma fundamentação maravilhosa para a compreensão da disfuncionalidade de Billy Brown. A cena que mais me conforta é a do motel, um verdadeiro ponto de mutação. Ademais, Ricci está em sua melhor forma.
- 7.º - Uma Canção de Amor para Bobby Long: Boa música, citações profundas, relações das mais variadas nuances, caminhos cruzados, escolhas, mudanças... Tudo isto ambientado na bela e mística New Orleans. O que mais gosto na película é sua simplicidade, sem grandes efeitos ou reviravoltas, soa próximo, soa vida.
- 6.º - Casablanca: Preciso explicar este daqui? Vagando por entre desilusão e arrependimento, consegue-se ser nostálgico, racional e, acima de tudo, sábio. Amo!
- 5.º - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: A visão otimista e tímida de Amélie Poulain contrasta com as cores e sons do filme. Tudo é adorável e gostoso de experimentar, ainda mais, quando algumas "lições" surgem disfarçadas de encantamento.
- 4.º - A Princesa e O Guerreiro: Quem começar a experimentação deste filme irá pensar: "O que esta louca viu de comfort movie aqui?". Calma, gente! O conjunto da obra acalenta a alma quando da rendição ao processo de descobertas e de escolhas, culminando em uma das cenas finais mais representativas que vi.
- 3.º - Razão e Sensibilidade: Jane Austen é sim a autora que me faz curtir a fossa e sair dela em instantes. Por isto, a história das irmãs Dashwood fixa-se como minha preferida: Aprender que um final feliz deve nascer do equilíbrio encontrado nas situações inóspitas.
- 2.º - O Clube dos Cinco: Nenhum diretor conseguiu personificar os conflitos internos adolescentes como John Hughes! Entre todos os seus trabalhos juvenis da década de 80 o que escolho para entrar numa vibração nova é O Clube dos Cinco. Divertido, combina desde temas atemporais - como esteriótipos - com uma trilha sonora e figuras inesquecíveis. Clássico Sessão da Tarde.
- 1.º - Alta Fidelidade: Há diversas motivações para que o sentimento de vazio existencialista invada a cena. Para cada um destes motivos poderia citar filmes que me acalentariam; Contudo, somente um eu encaixaria em todas as situações: Alta Fidelidade. Película nenhuma exerce o mesmo poder curativo em mim como esta. As neuroses, os gostos, os top 5, o mais piegas da história parece ser um retrato secreto da minha forma de viver. Sim, eu tenho as manias de Rob Gordon; Talvez eu seja Rob Gordon.
Oi Karla, é uma pena eu não ter assistido nenhum dos filmesa citados e olhe que goste de filmes =/
ResponderExcluirOlha quanto ao problema em comentar em outros blogs, eu tb estava com esse problema, percebi que no meu caso era o navegador, antes eu só usava o google chrome e ele passou a não me deixar mais comentar, ai comento pelo explore!
Tenta! beijooos!
passa lá? http://nacaoesmaltada.blogspot.com/
Que post interessante Karla, gostei da idéia do comfort movies. Sua seleção é ótima com "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", o clássico dos clássicos "Casablanca" e o leve e confortável "Chocolate", uma fita que caberia lindamente no Dieta Cinematográfica, rs!
ResponderExcluirA minha lista varia no entretenimento, acho que apelaria para um leve filme pipoca ou um western de primeira, um mundo árido, porém confortável e que instiga a minha fantasia. Falo de Leone com Eastwood (meus heróis) ou mesmo os quadrinhos de um jeito bem nerd :) Acho que é o mei jeito de encarar. Rs!
Bjs!
Adorei.
oi, Karla!
ResponderExcluirAdorei a lista, principalmente, por me fazer recordar do "Clube de Leitura de jane Austen"! Uma vez vi o trailer e fiz uma busca pelos sites de download e não consegui baixar!!:( aí desisti! Só que antes não conhecia o Filmes com Legenda e, pra minha felicidade, lá tem!!! o/ Então, no momento, estou baixando para assistí-lo no fds!! Da sua lista já assisti: Chocolate, Amélie, Bobby Long, Clube dos Cinco, Razão e Sensibilidade... metade!! Vamos para os próximos!!! rsrsr
Abraço!
Nação Esmaltada:
ResponderExcluirDê uma conferida nos filmes... acredito que irá gostar!
Viu, Muito Obrigada pela dica... Deu certo! Não sei pq não pensei nisto antes.... hehhehehe
;P
Rodrigo Mendes:
Combinação matadora Leone e Eastwood! Eu gosto de afundar de vez nos meus pensamentos quando estou "pra baixo", mas, é o minha forma de encarar...
Com relação ao Chocolate, estava pensando mesmo que ele deveria ser tema do dieta Cinematográfica!
;D
Rayra Medeiros:
Acho que vc vai gostar do Clube de Leitura de Jane Austen... Os livros são só o pano de fundo para as vivências das personagens... Mas, não menos importantes!
;D
Não assisti nenhum dos filmes citados ): Ah, adoro seu blog *-*
ResponderExcluirEu ainda nao assisti, e também estava com saudades de vir aqui!
ResponderExcluirPrimeiramente muito obrigada por seguir meu blog, o http://textos-e-trechos.blogspot.com/ .
ResponderExcluirKarla, seu blog é muito bom, gostei mesmo e já estou seguindo... vi que tem muitos seguidores, parabéns minha linda :*
Um filme mais perfeito que o outro! Ja assisti todos e sempre que posso repito O Fabuloso Destino de Amélie Poulain...
ResponderExcluirAdoreiii...Beijusss
www.daquiumsegundo.blogspot.com
Ótima dica Karla!
ResponderExcluirDentre os filmes da lista, ainda não assisti "Clube de Leitura de Jane Austen", "Buffalo ´66" e "A Princesa e o Guerreiro"...
ResponderExcluirSou um fã confesso de "Casablanca" e "Razão e Sensibilidade" e "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" é simplesmente o meu filme favorito... Gostei da lista e da temática, "Chocolate" e "Alta Fidelidade" mereciam mesmo ter entrado, só "Uma Canção de Amor Para Bob Long" (que eu gosto muito), que eu achei alheio à proposta da lista... acrescentaria à ela "Hora de Voltar", "Apenas Uma Vez" e "Encontros e Desencontros"...
http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/julie-e-julia.html
(filme recomendado para o Dieta Cinematográfica)
Um melhor que o outro, sem dúvida. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um dos poucos (atuais) que considero indispensáveis!
ResponderExcluirGosto de todos. Só não conheço A PRINCESA E O GUERREIRO.
ResponderExcluirO Falcão Maltês