Mickey Mouse e o Terror: The Mad Doctor

Walt Disney e sua visão de produtor, conforme mencionei na postagem anterior, sempre soube jogar com o medo primário e criar excelentes  animações para a família onde o terror fazia a vez. Assim como na The Skeleton Dance, Disney em parceria com David Hand (diretor) monta em pouco menos de 7 minutos o seu retrato de um Doutor Insano - no maior estilo de Frankenstein ou de O Médico e O Monstro - no curta The Mad Doctor, que conta com a participação do ilustre Mickey Mouse e seu ilustre companheiro Pluto.

O curta de 1933 tem sua ação deslindada em uma noite tempestuosa, quando o cachorrinho Pluto some da casa de Mickey. Assustado, ele segue os indícios de Pluto até um antigo castelo gótico. Ali, começa esbarrando com morcegos, sombras estranhas, uma escadaria sinistra, até chegar em um laboratório onde este médico maluco está prestes a realizar um experimento em seu cachorro. Mickey logo percebe que terá de agir.


Reparem que a fórmula efeitos sonoros e animação é repetida neste curta. A base da história é um dos mais antigos "conceitos de horror" da humanidade (Adultos e Crianças): A Ciência e Seus Experimentos Anti-éticos. Tanto a figura do Dr. Jekyll, quanto a de Victor Frankenstein, abusam da ideia de que os conhecimentos científicos causam muitos danos se utilizados de forma contrária, na busca pelo "mal"; O que, de certa forma é um temor regido por fundamento, bastando pesquisar sobre a atuação de médicos nazistas.

Gostaram?




This entry was posted on 11 de out. de 2011 and is filed under , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

9 Responses to “ Mickey Mouse e o Terror: The Mad Doctor ”

  1. As animações de Walt sempre foram geniais pelo fato dele acrescer seu contexto e sua forma à histórias e ideias, tanto antigas quanto atuais, definitivamente geniais. Seu talento era agregar qualidade ao que já era bom.

    ResponderExcluir
  2. Opa, eu não pude assistir (pq minha net ta uma merda), mas sei que Walt é brilhante em suas produções!!!
    Espero que minha net melhore logo, pra poder ver tudo!!!

    Sempre Lesstack

    ResponderExcluir
  3. poxa, tem um tempinho que não venho nesse blog...
    mas continua com ótimas postagens com boas escolhas de filme, desde criança eu adoro o mickey, e todo adulto é assim...


    http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
    sigo quem me segue e retribuo comentários

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente as melhores premissas de terror envolvem médicos loucos, insanos que violam as leis naturais. Não é por acaso que Frankenstein será sempre um sucesso!

    Adorando estes posts sobre os curtas clássicos de Walt Disney. Acho que David Hand foi um dos melhores diretores de animação que já passou pelo estúdio. Branca de Neve é algo único.

    Adoro o expressionismo deste desenho.
    Beijos
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Genial, realmente dá medo, essa é a melhor época da Disney

    ResponderExcluir
  6. Eu estou adorando essa sua sequência da Disney (que mesmo sombria é fascinante). Walt Disney é Walt Disney; e suas criações são eternas. Incrível o que ele conseguia fazer ...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Karla,

    pra compensar a música ruim do filme Fatty´s Magic, a excelente música dessa homenagem à Greta "Gata" Garbo:

    http://telecinebrasil.blogspot.com/2011/10/greta-garbo-lonely.html

    Grande abraço e bons filmes.

    ResponderExcluir
  9. Wall Disney é Wall Disney meu bem!Amei a postagem!
    Beeijos!

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!