5 Filmes de Terror Inspirados em Histórias Reais

Quer algo mais assustador do que saber que aquela malfadada história realmente aconteceu? Pois é, aparentemente o cinema do horror também concorda com isto. Por tal, sabem bem como abusar deste recurso na sétima arte. Impossível ignorar aquela frase em letras destacadas saltando na tela: "Baseado em uma História Reail". Comentando sobre o assunto com minha irmã, fomos relembrando de um, de outro e de mais outro filme de terror encaixados nesta categoria. Pronto! Estava nascendo ali mais uma ideia para postagem do especial 31 Dias de Terror.

Abaixo elencarei 05 filmes de terror ligados a histórias reais, para isto utilizarei algumas informações fornecidas pelo 20 Horror Movies "Based on a True Story":


Ano: 1975
No Filme: Clássico Total não só no eco-horror como em todos os âmbitos do gênero terror, este trabalho de Spielberg é referência no criar tensão. De forma muito competente conta-se a história de um tubarão branco que está aterrorizando os banhistas na cidade de Northeastern durante o verão.

Na Real: Peter Benchley - roteirista - foi inspirado por uma série de ataques de tubarões os quais ocorreram em New Jersey em 1916. Os ataques duraram cerca de 12 dias, durante julho daquele ano. Totalizou-se 5 vítimas destes ataques, sendo que 4 fatais. No dia 14 de julho de 1916 caçou-se e matou-se um tubarão - possivelmente o responsável pelos eventos, em que pese tenha havido discussões  entre os especialistas -, já que em seu estômago fora encontrado restos humanos. Após a caçada não mais ocorreram ataques.


Ano: 1986
No Filme: Henry Lee Lucas é um assassino em série que matou centenas de pessoas, algumas vezes com o auxílio de seu colega de quarto Otis Toole. Sendo que encontrou certo consolo nos braços da irmã de Otis. O filme mistura tanto o terror dos crimes com o drama... Muito bom por sinal.

Na Real: O filme é baseado nos depoimentos concedidos pelo próprio Henry Lee Lucas, nestes afirmava ter matado cerca de 600 pessoas. Com as confissões Lucas conseguiu um acordo junto com a polícia. Todavia, conforme as investigações foram seguindo, a grande maioria das afirmações foram desmentidas. Entretanto, Henry foi condenado por 11 crimes, inclusive da irmã de Otis e sua namorada Frieda Powell, passando o resto da vida na prisão. Assustador pensar em alguém capaz de imaginar esta quantidade de assassinatos, verdadeiros eles ou não.


Ano: 1988
No Filme: Os ginecologistas e irmãos gêmeos Beverly e Elliott Mantle aproveitam-se da semelhança a eles infringida e compartilham conquistas amorosas. Todavia, quando Beverly apaixona-se por uma destas mulheres conquistadas, a relação dos dois começa a deteriorar-se. Jeremy Irons está muito bem no filme.

Na Real: No ano de 1975, mais precisamente em 19 de julho, foram encontrados os corpos dos ginecologistas de 45 anos de idade Stewart e Ciryl Marcus. O estado de decomposição dos gêmeos era chocante, por tal a causa da morte foi considerada o uso abusivo de barbitúricos. Assim, fica fácil de perceber que o roteirista da película buscou uma razão para que os gêmeos bem sucedidos ingressassem neste universo de autodestruição, compartilhando inclusive deste instinto.


Ano: 2003
Nos Filmes: O filme é chato por demais, eu sei. Mas, não deixa de entrar para o rol dos "baseados em uma história real". Aqui se segue a viagem do casal David e Susan. Enquanto ambos vão mergulhar junto de grupo de turistas, um erro da equipe acaba deixando o casal para trás, eles permanecem flutuando em alto-mar cercados por tubarões. 

Na Real: No mês de janeiro de 1998, o casal Tom e Eileen Lonergam desapareceram durante um passeio realizado num dos pontos turísticos da Austrária "The Great Barrier Reef" - coral no oceano. O desaparecimento deu-se por um equívoco da equipe de turismo que os deixou na água. Apenas dois dias depois, quando se localizou uma sacola contendo carteira e passaportes do casal, para que a fossem dados como desaparecidos e começassem as buscas. Seus corpos nunca foram encontrados. Semanas mais tardes evidências de violentos ataques de tubarões na região levantou-se a possibilidade utilizada pelo filme.


Ano: 2009
No Filme: A família Campbell muda-se para Connecticut em busca de tratamento para o filho mais velho que enfrenta um câncer. Ao comprarem uma antiga casa, a qual havia sido uma casa mortuária, logo percebem que está assombrada por alguma força maligna.

Na Real: A inspiração do filme surgiu através da família Parker, a qual de fato mudou-se para Connecticut em meados de 1986, justamente para ficar próximo dos especialistas que tratavam seu filho de 14 anos com câncer. No porão, aonde o menino dormia, a família descobriu equipamentos de embalsamento e que a casa funcionara como uma funerária. A família reportou que presenciaram alguns fenômenos inexplicáveis, como sangue no chão, vozes e vultos. O menino passou a atacar a família, chegando-se a conclusão de que ele estaria possuído. Eventualmente realizou-se um exorcismo e uma limpeza espiritual na casa.


Outros filmes de horror baseados em fatos reais: O Canibal, Enigma do Mal, A Maldição dos Mortos, Um Crime Americano, The Girl Next Door, O Exorcismo de Emily Rose, O Massacre da Serra Elétrica, O Exorcista, O Horror em Amityvillle e Wolf Creek. Para mais informações clique AQUI.











P.S.: A Título de Esclarecimento: Como fiz minhas ecolhas: Procurei fazer uma lista com filmes de histórias bem similares entre o real e o registrado em cinema. Não estou fazendo um  top melhores filmes, nem analisei o grau de "susto" deles... Se fosse assim, mudaria meu elenco. Sobre a ausência do filme "O Exorcista" na lista:  Apenas não falei dele pois a dita inspiração em fatos reais é muitooo distante do que realmente teria acontecido; Já que teria sido inspirado em um artigo reportando um exorcismo de um menino de 13 anos, em Maryland, no ano de 1949. Ou seja, na real não possui - nem de perto - os detalhes violentos que são descritos filme.
Foi por esta razão que não coloquei na lista O Massacre da serra elétrica, já que os ditos fatos reais surgiu inicial de Tobe Hooper nasceu a partir de uma visita à uma loja que vendia serras-elétricas, a fantasia da idéia de sair com uma matando pessoas por aí , na parte da idéia para a criação de Leatherface, Graças ao psicopata Ed Gein que fazia ornamentos caseiros utilizando ossos e pele humana. Ademais, Gein inspirou outros dois personagens famosos do cinema, Norman Bates de “Psicose” e o Buffalo Bill, o serial killer de “O Silêncio dos Inocentes”.

This entry was posted on 24 de out. de 2011 and is filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

13 Responses to “ 5 Filmes de Terror Inspirados em Histórias Reais ”

  1. Terror é o gênero que eu mais gosto...

    ResponderExcluir
  2. Gostei Karla, Gostei mesmo.

    Eu passavá horas revendo o Tubarão, um de meus primeiros VHS, mas hoje infelizmente eu nao o tenho mais.

    PS: Parceria? Coloquei o seu banner em meu blog.

    http://umcontoemeio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!

    Sabe, eu não curti muito "Evocando Espíritos" mesma ladainha de "Horror em Amytyville", enfim.
    Dos que vc cita brevemente, Wolf Creek tb não cumpriu as minhas expectativas. "O Massacre Da Serra Elétrica", por outro lado, sim! Além de ser um clássico.

    Tubarão tem muito suspense e terror. Um filme que apesar de rotina, é transformado em um blockbuster ótimo que confirma o legado de Spielberg. Aliás, o primeiro filme e avô dos demais filmes de verão.

    Preciso assistir "Gêmeos - Mórbida Semelhança", ainda mais sendo filme do Cronenberg e "Henry", outro exemplar para a lista dos não vistos.

    Tb não gostei de "Mar Adentro", assim como "Evocando Espíritos".

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo Mendes:

    Não vou discordar de nada que vc disse!
    Também não gostei nem de Mar Adentro, nem de Evocando Espíritos.

    Mas, por serem mais similares do que alguns outros do gênero entre a História inspirada e a filmada, resolvi elencar eles por aqui.

    ;D

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Eu não sabia que o filme Evocando Espíritos foi baseado numa história real. Eu fiquei bastante surpresa (assustada) quando assisti o filme. É bastante perturbador.

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, você também poderia citar o Exorcismo de Emily Rose (acho que é assim kk)...
    Diz que é baseado em fatos reais.

    ResponderExcluir
  7. Lucas Adonai:

    É baseado em fatos reais sim.. falei sobre ele na lista que fiz o ano passado...
    se quiser conferir é aqui: http://nascidaemversos.blogspot.com/2010/10/5-filmes-de-terror-baseados-em-fatos.html

    ;D

    ResponderExcluir
  8. Bem ... Não gosto de filmes de terror, de suspense às vezes. Destes que você selecionou assisti Tubarão e Mar Aberto, mas não gostei.
    Prefiro filmes de fundo psicológico.

    ResponderExcluir
  9. Brilhante, Karla!
    Lendo a seleção de filmes feita por ti logo cheguei a conclusão de que assusto-me facilmente mesmo/principalmente com histórias trágicas meramente inventadas. Não assisti os filmes listados, conheço apenas o Tubarão. Enfim, mas gosto do gênero, principalmente os antigos. Tu gosta de um diretor chamado William Castle?

    Parabéns pelo blog ;*

    Bjs,
    www.cinefreud.com

    ResponderExcluir
  10. Renato Hemesath:

    Muito obrigada!
    Gosto muito do William Castle, mas é claro tenho um certo encanto pelos filmes de baixo orçamento.. A criatividade parece fluir melhor!

    Olha, se você não viu nenhum deles, aconselharia Retrato de Um Assassino e Gêmeos, Mórbida Semelhança. Acho eles mais substanciais.

    ;D

    ResponderExcluir
  11. Adorei, mesmo, seu site.

    Estou seguindo.


    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante. Adoro filmes de terror, ainda mais baseados em fatos reais. Não sabia que Tubarão era um deles. Fez o filme ficar melhor ainda, na minha opinião.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!