Escapismo Cinéfilo: Duro de Matar

Quando eu era criança, parava tudo que estava fazendo e, junto de minha irmã e de meu primo, corria para a frente da telinha quando começava a Sessão da Tarde. Tornou-se sacro este ritual durante meu crescimento, tive a sorte de curtir uma época de menos "Disney Channel" e mais filmes de qualidade. Entre os que mais gostava de assistir estava o divertido e eletrizante: Duro de Matar.


Sinopse:
Duvido quem já não tenha visto - ou pelo menos ouvido falar - nesta franquia. No primeiro filme dela, somos apresentados ao policial John McClane (Bruce Willis). John voa para Los Angeles na véspera de Natal para encontrar-se com sua família. Chegando no prédio da Nakatomi para uma festa com sua esposa, terroristas tomam o lugar e fazem todo mundo de refém. Cabe a McClane, um simples policial, tentar acabar com a ameaça terrorista. 


Ficha Técnica:
Título Original: Die Hard
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura e sessão da tarde
Ano: 1988
Diretor: John McTiernan
Elenco: Todo o elenco pode ser visto AQUI; Os principais são


Bruce Willis - John McClane


Bonnie Bedelia - Hollie Gennaro MccLane


Alan Rickman - Hans Gruber


Paul Gleason - Dwayne T. Robinson


Reginald VelJohnson - Al Powell





Prêmios:
  • Academy Awards: Indicado ao Oscar nas categorias técnicas de Melhor Efeitos Sonoros, Melhor Edição de Som, Melhor Efeitos Especiais e Melhor Edição de Filme.
  • Awards of the Japanese Academy: Venceu como Melhor Filme de Língua Extrangeira.
  • BMI Film & TV Awards: Micheal Kamen foi agraciado com o BMI Film Music Award pela trilha sonora.
  • Blue Ribbon Awards: Ganhou como Melhor Filme de Língua Extrangeira.
  • DVD Exclusive Awards: Indicado pelos extras e demais detalhes do DVD Five Star Collection.
  • Edgar Allan Poe Awards: Indicado ao Edgar como Melhor Filme.
  • Hochi Film Awards: Vencedor do prêmio na categoria de Melhor Filme Extrangeiro.
  • Kinema Junpo Awards: Vencedor do prêmio na categoria de Melhor Filme Extrangeiro.
  • Motion Pictures Sound Editors, USA: Vencedor do Golden Reel Award pela melhor edição sonora e pelos efeitos de som.

Crítica:
Por mais que a premissa pareça corriqueira, já que é fácil evidenciar uma "montanha" de películas que seguem a mesma linha adotada aqui, ressalto o óbvio: Duro de Matar foi pioneiro! Em uma época onde os heróis deveriam parecer com brutamontes, foi trazido para as telonas um policial de porte normal, jeito de moleque e muita atitude para combater "apenas" uma rede de terroristas.

Aqui agilidade é a regra. Agilidade esta que é acompanhada de muito "barulho" - tanto o é que o trabalho de efeitos sonoros e especiais foi reconhecido através de premiações, conforme é possível visualizar acima. Nada é discreto e, provavelmente, plausível. O enredo amarra-se sem tempo para respirar, o que constrói um âmbito de ação ideal.

Hoje Bruce Willis é um nome respeitado na cinedramaturgia, sendo reconhecido por trabalhos como O Sexto SentidoPulp FictionOs 12 Macacos e Meu Vizinho Mafioso. Na época, entretanto, a sua escolha para o papel principal foi um tanto ousada, vez que havia feito poucos trabalhos para o cinema e era associado a série A Gata e O Rato, a qual fez com Cybill Shepherd. Fora isto, havia todo o elemento da visão esteriotipada do que deveria ser um "herói de ação", vide Stallone eSchwarzenagger. Contudo, a ousadia valeu a pena. Bruce tornou-se um ícone e exemplo do gênero badass.


Um dos pontos mais favoráveis neste filme é o humor cínico implementado tanto na ala dos bonzinhos quanto na dos bandidos. As interações repletas de frases sarcásticas e de efeito entre a personagem de Bruce Willis e Alan Rickman  - sim, ele é o Severus Snape - são as melhores! O fator coolness só faz aumentar com esta jogada. 

Tamanho foi o sucesso de Duro de Matar que logo surgiram as sequências: Duro de Matar 2 (1990), Duro de Matar - A Vingança (1995), e o novo fôlego em 2007 com Duro de Matar 4.0; Todas boas, mas, nenhuma comparada a primeira. O fato é que esta obra cinematográfica foi a responsável por diversas das premissas atualmente vistas em filmes de ação. E como já disse Chandler em Friends:



Classificação:


Onde Encontrar:
Justamente por ser um filme que possui grandes fãs, além das sequências, resta fácil de localizar para compra tanto em DVD quanto em Blu-Ray. Nos sites listados abaixo é possível encontrar o filme nas seguintes opções:

Trilha Sonora:
como o filme se passa na época de natal, nada melhor do que montar uma trilha sonora com canções que remetam a data, não é verdade? Com uma pitada deliciosa de ironia, ouça agora a soundtrack:





This entry was posted on 8 de ago. de 2011 and is filed under , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

16 Responses to “ Escapismo Cinéfilo: Duro de Matar ”

  1. Po esse filme realmente é muito bom ,bons tempos que eu tb assistia sessão da tarde era bom ver Edward mãos de tesoura , Top Gun etc... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Karla, o insuperável Duro de Matar eu assisti no cinema. Na cena em que ele escorrega do prédio, o cinema inteiro literalmente se segurou na cadeira pra não deslizar junto. Brilhante!

    ResponderExcluir
  3. esse filme é muito bom , fodastico!!!
    é bom vim aki que eu relembro vários filmes antigos!

    ResponderExcluir
  4. Belo blog parabens
    lifetecno2011.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gente, concordo plenamente com você... filmes de qualidade na tv hoje em dia é quase impossível... Principalmente nesse horario.

    ResponderExcluir
  6. "Duro de Matar" é sem dúvida alguma uma referência, um marco para o gênero e até mesmo para uma geração... DICA ÓTIMA A SUA!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. não curto muito esses tipos de filme! :]

    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/
    Curta Apaixonadas por Cosméticos no Facebook
    @Ap_Cosmeticos

    ResponderExcluir
  8. SÃO ALGUNS FILMES MITOS DA SESSÃO DA TARDE.. AFINAL QUEM NUNCA ASSISTIU DURO DE MATAR, A LAGOA AZUL, OS FILMES DE CHUCK NORRIS, DARIA PRA FAZER UMA LISTA GRANDE AQUI. ;]

    http://humor-sem-graca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. esse filme é um dos melhores do genêro, na minha opinião este primeiro é o melhor da franquia

    ResponderExcluir
  10. olha, nunca assisti o filme com esse olhar. mas pra mim, nunca chamou a atenção o filme...

    obs: meeeo, vc escreve mto bem. ^^

    ResponderExcluir
  11. Ele é imortal! fato!


    http://blogdocharque.com/

    ResponderExcluir
  12. realmente, faz tempo que nao entro no mundo da blogsfera, mas sempre que volto te encontro por aqui, e cada vez mais complexa, instigante e aperfeiçoada, é bom ver que muitos ainda não se apegaram a aparente onda de comodismo que vem tomando a atualidade, viva a resistência cultural o/
    um ótimo post sobre um ótimo filme, sem duvidas as piadinhas e o humor do filme na minha opinião são o ponto alto =] assim como sua marca.

    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Sessão da Tarde e seus clássicos...

    ResponderExcluir
  14. é verdade, naquele tempo os filmes até que eram legais!


    Meu blog:
    Color block para verão
    http://azizefashion.blogspot.com/2011/08/color-block-para-verao.html
    Gisele posa para Vogue na floresta amazônica
    http://azizefashion.blogspot.com/2011/08/gisele-posa-para-vogue-na-floresta.html
    Minha page:
    http://www.facebook.com/pages/AZIZE-FASHION/133491186723572
    Twitter:
    @AzizeFashion
    @SamantaAzize
    Comunidade:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114794675

    ResponderExcluir
  15. Um dos meus filmes favoritos de sempre. Sempre assisto e sempre me divirto horrores com Duro de Matar :)

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!