Discos Essenciais: Anos 2000

Há quem diga que a música perdeu sua força e/ou qualidade através dos anos, o que não concordo. A verdade é que nem sempre o que cai no gosto popular é o melhor. Sorte do artista que consegue convergir o popular com a qualidade. Enfim, nesta última postagem do especial Discos Essenciais, inspirado no livro 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, vou elencar os trabalhos musicais dos anos 2000 (mais especificamente de 2000-2007, quando o livro foi lançado).

Só para não deixar ninguém perdido com a linha das 6 postagens: cada uma sendo separada por década, e de cada um destes períodos selecionarei 3 álbuns - citados na obra 1001 - que adoro e acredito serem atemporais e imperdíveis. Desta forma, a escolha é bem pessoal; Caso queria conferir os restantes da década basta clicar AQUI.

Começando, listo a seguir os 3 Discos - dos citados pelo autor do livro - que mais gosto de ouvir da Dos Anos 2000:


Marsall Mathers LP - Eminem (2000)
Sim, ele é um tanto controverso, polêmico, não respeita limites e até mesmo desagradável. Contudo, quando Eminem consegue conectar seu talento - inegável -, com sua vivência pessoal, seguindo uma linha mais emocional, o resultado merece ser reconhecido. Foi assim com este álbum. Passou de um rapper afiado no humor, para se tornar a voz - revoltada - de uma geração; Tanto o é que o disco foi selecionado pela revista Rolling Stone entre os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos. Fora as canções da playlist, o disco possui: Public Service Announcement 2000, Paul, Who Knew, Steve Berman, Remember Me e Ken Kaniff.    

Ouça a Playlist:

Tanto Tempo - Bebel Gilberto (2000)
"É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coração." São com estes versos de Vinícius de Moraes - um mantra pessoal meu - que começa o disco desta cantora de voz suave, filha de João Gilberto e de Miúcha e sobrinha de Chico Buarque. Bebel Gilberto traz neste seu trabalho uma roupagem nova e deliciosa da bossa nova, do samba, uma deleite para os ouvidos. Fora a Playlist no álbum também se tem a canção Alguém, que pode ser ouvida AQUI. A Rádio UOL possui o disco completo para ser ouvido (AQUI).

Ouça a Playlist:

Elephant - The White Stripes (2003)
Deste período este é o meu disco preferido. Ainda ouço Seven Nation Army e I Just Don't Know What To Do With Myself - ambos com clipes muito legais - quase que diariamente. Num estilo bem cru e minimalista tipo Rock de Garagem, Jack e Meg cravaram seus nomes no espaço musical. Também está listado entre os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos, escolhidos pela Rolling Stone. Além da Playlist, a música Who's to Say faz parte do disco.

Ouça a Playlist:


Espero que tenham gostado do especial!



This entry was posted on 14 de jul. de 2011 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

12 Responses to “ Discos Essenciais: Anos 2000 ”

  1. Desses tenho que admitir que não gosto muito. Hoje em dia são poucas as músicas que fazem meu gênero; Michael Buble e Norah Jones são excelentes!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava Eminem nessa época, acho as musicas mais antigas dele as melhores, eu tinha o cd The Eminem Show, e tocava ele direeeeeto, era só entrar no carro que todos só podiam ir ouvindo isso, rs.
    Muito legal o blog.

    ResponderExcluir
  3. The White Stripes! Adoro!
    Sério, você tem realmente uma peculiaridade, que é saber discernir o que é de real qualidade em matéria de música.
    Ainda não tive a oportunidade de olhar as outras postagens, mas assim que puder, o farei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom...... Eu conheci agora essas pessoas não sabia antes.;....

    ResponderExcluir
  5. "Você não sabe a sorte que você tem de ser um macaco. Porque consciência é uma maldição terrível. Eu penso, eu sinto, eu sofro."

    ResponderExcluir
  6. Gostei dos textos referente às músicas. As épocas foram marcadas através das músicas que deixaram seus registros.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. ótima escolha de Eminen , polêmico mas necessário e de Bebel Gilberto .


    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a escolha de White Stripes. Neste álbum há musicas realmente inesquecíveis. Eminem também merece estas na lista, mesmo que eu não acompanhe muito seu trabalho. Já sobre Bebel Gilberto, confesso que não conheço quase nada sobre, mas já ouvi a música de Vinícius de Moraes na sua voz.

    Gostei do blog. É a primeira vez que venho aqui.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a música boa não tem espaço. Não que ela tenha caído de qualidade. Desses três discos eu tenho o do meu ídolo, Eminem *o* realmente é muito bom o som dele, bom não, é f*da *o* Gostei do post, parabéns pelo blog, vou seguir :)

    Passa?! http://danilocaruba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eminem *-*

    Deixei até tocando aqui.

    Como sempre, com ótimas indicações.

    ;*

    ResponderExcluir
  11. Eminem muito loco mesmo. ficou bem bacana esse post.

    http://espacoxboxbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!