O Bichinho da Maçã e Toda a Genialidade Mágica de Ziraldo

Eu tive três paixões literárias quando menina: Monteiro Lobato, Pedro Bandeira e o mestre Ziraldo. Como tinha dificuldades em língua portuguesa, as professoras viviam dando-me trabalho extra na esperança que eu acompanhasse o ritmo dos outros. Entretanto, dava eu um jeito de terminar às pressas para correr até a biblioteca e perder-me nos universos extraordinários deles. Foi nesta inserção mágica a literatura, bancando a rata de biblioteca, que acabei transmutando minha relação com a nossa língua vernacular - não menosprezando todo o esforço das minhas professoras em melhorar "meu português", que foi de igual ajuda. Passei da garota que sempre errava a palavra "xícara" nos ditados e não aprendia quando usar o "m" antes de "p" e "b", para a apaixonada por literatura, pseudo-escritora e poeta de ocasião - confira meus textos literários em Minha Poética.

Ziraldo sempre encantou por sua forma inteligentemente infantil - salpicada de humor - de abordar temas adultos. Além de impressionar por sua escrita, deixa a imaginação fluir de vez com seus desenhos coloridos e adoráveis. Um de seus trabalhos que mais adorava - melhor dizendo, adoro - era O Bichinho da Maçã, o qual retrata com muito charme e acalento a perspectiva do crescer. Eu que era uma daquelas portadoras da dita "Síndrome Peter Pan", via naquelas páginas um alívio; Afinal, se aquela "minhoquinha" graciosa poderia transformar-se em borboleta, eu também poderia. E, como a internet tem destas coisa, bastou-me esbarrar com alguns scans da obra - encontrados no Quixotando - para eu relembrar o quanto Ziraldo mudou minha forma de experimentar a vida. 

Aqui seguem as imagens que citei:


Reparem no calibre da mensagem repassada: 
O bichinho enfrenta seus altos e baixos tudo para que se culmine num amadurecimento mais belo do que o imaginado. Os desenhos são firmes e os detalhes como a maçã lembrar um coração, a tristeza ser representada pela fruta em negro junto ao fundo azul (blue), além da mensagem final "O melhor da vida é a gente poder crescer" com a figura mais trabalhada e colorida são simbolismos perfeitos. 

Sim, Ziraldo é sabedoria de adulto em forma de criança!


Para conferir todas as obras dele basta acessar: http://www.ziraldo.com.br/ 

This entry was posted on 3 de jun. de 2011 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

24 Responses to “ O Bichinho da Maçã e Toda a Genialidade Mágica de Ziraldo ”

  1. Boa tarde,

    Vim agradecer e retribuir a visita em meu blog. Aguardo sua visita!

    Tenha um bom fim de semana!
    Abrs

    Victor
    http://blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal vc escrever sobre o Ziraldo ,caras assim que fizeram a diferença na vida as pessoas muitas vezes não são lembrados como merecem.Ele tem obras incriveis
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ziraldo é fera, muito bom vc ter postado!



    http://slayerbrasil.blogspot.com/2011/06/tarde-de-autografo-com-kerry-king.html

    ResponderExcluir
  4. Muito o bom o texto , nunca tinha visto a historinha do bichinho da mação, que realmente é muito bom, e como vc disse ele aborda temas adultos em uma forma sutil, para crianças.E te entendo pq tb tinha ou tenho rs... a sindrome do peter pan.

    ResponderExcluir
  5. Pedro Bandeira e os Karas com seus sinais de braços, eram minhas inspiraçoes na turma para criar as regras e historias das brincadeiras. De moteiro lobato nunca acompanei nada.
    Ziraldo eu sempre ia a biblioteca para ler o Menino maluquinho.

    Seu post é cheio de saudades, muito bom como vc se superou no português. No meu caso foi nas aulas de ciências sociais que melhorei, mas de tanto ver o Mundo de Beakman, X tuto e Agente G. Não virei cientista, rs. Mas nao fiquei de recureração.

    PS: Obrigado pelos seus comentários em meu blog. sempre bem criativos e inteligente

    ResponderExcluir
  6. Nossa, relembrei parte da minha infância com essa história. Tão simples e com tanta coisa a dizer. Dizem que uma imagem vale por mil palavras, e ele juntou a imagem com as palavras certas: simplesmente perfeito!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Monteiro Lobaro foi também minha paixão literária quando criança, adorava ler seus livros.

    ResponderExcluir
  8. Momenteiro foi simplismente um gênio da literatura brasileira, estou estudando a obra "NEGRINA" escrita por ele

    ResponderExcluir
  9. O jeitinho 'ideal' de acertar o caráter da criança no ato.

    ResponderExcluir
  10. Fazia tempo q eu naum vinha akii
    Gostei da Posatagem'
    ^^
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado pelo comentário :D

    E parabéns pelo espaço aqui! É um tanto interessante e rico em conteúdo ; )

    Um abraço!

    S.Rïver
    http://saimonrio.blogspot.com
    http://www.youtube.com/riuhpvh

    ResponderExcluir
  12. Muito bom a historia..... o cara é fera

    ResponderExcluir
  13. Verdade. Muitas foram as vezes que, depois de crescido, tornei a ler alguma obra e me peguei pensando: "cacete, isso é pesado, poético, profundo etc".

    Gostei muito desse caso e exemplo envolvendo a obra do Ziraldo! E grato a ele - dentre tantos outros - que inspiraram e incentivaram pessoas ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  14. E quem não tem um pouco de criança, não é verdade? Mesmo que escondidinho bem no fundo, essas palavras são o que há dentro de cada um!

    ResponderExcluir
  15. Ziraldo é mesmo um mago das palavras. Ainda bem que o que se escreve não desaparece, assim as gerações futuras também poderão crescer com as estórias dele.

    ResponderExcluir
  16. Humm.... parabéns falando da cultura Brasileira...

    ResponderExcluir
  17. Admiro o Ziraldo por essa forma 'infantil' de mostrar assuntos de 'adulto'.

    E realmente, a melhor solução para melhorar no português é procurar coisas do seu interesse e do seu gosto para ler, acho que nos colégios é dado um lado muito pouco atrativo da literatura.O que acaba desinteressando o prazer pela leitura desde criança :/

    ResponderExcluir
  18. Engraçado, Karla, pensei que eu já tivesse comentado nesse post...

    Aqui em casa, todo o domingo a 'galerinha' fica louca para ver o ABZ do Ziraldo, que passa na TV Brasil e afiliadas...

    Já decoraram até a musiquinha da abertura do programa...

    "Vamos inventar o mundo na TV, chame a turma toda prá curtir o ABZ, ABZ do Ziraldo"

    ResponderExcluir
  19. muito bom mesmo
    adorei!

    ResponderExcluir
  20. Muito phoda *--*

    "O melhor da vida é poder crescer"

    ResponderExcluir
  21. retribuinda a visita que fez no Macaco Mosquito, e dizendo que gostei muito do post
    -
    pra quem quiser acessar: http://macacomosquito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Ziraldo também tem sua parcela de culpa no meu "fanatismo pela leitura", adorava aquele livro dele que falava das tias, não me recordo o nome =/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!