Depoimento de Mulher

Em meus textos, poesias, sempre falei/falo da feminilidade e do universo que é Ser Mulher – já que vivemos num limiar fantástico entre a sensibilidade e a razão, entre a força e a delicadeza, cada uma na proporção que julga acertada.
.
Somos a diversidade!

Os homens, em sua maioria, não conseguem compreender porque tamanha complicação existe na mulher quando o quesito é definir-se, amar-se, aceitar-se. Alguns até julgam tratar-se de pura frescura ou mesmo insanidade. Só que se esquecem da quantidade de funções e pré-definições que cada uma acaba aglomerando ao longo do tempo. A mulher não é apenas mulher: é mãe, é profissional, é amante, é amiga e mais outras tantas subdivisões inclusas nisto. Complicado resta localizar-se nesta confusão toda.

Levei muito tempo para compreender quem sou e mais outro tanto para permitir-me ser/gostar de quem eu sou. Agora estou confortável em minha pele, sem demagogias, sem frases feitas, estou de bem comigo. Para chegar neste ponto não foi nada fácil, vi-me presa em idéias do que seria correto, bonito, aceitável, que em muitas ocasiões não se encaixavam comigo e destruíram a minha auto-estima. Tenho certeza que não fui a única que teve que atravessar o inferno para notar que o céu em mim já residia.

Logo de pequena aprendi que existem duas realidades competindo entre si: A masculina e a feminina. Sendo que a primeira deveria brincar de bola, de carrinho, enquanto a segunda seria delicada e adoraria bonecas. Nunca fui assim. Sempre gostei de sujeira, de futebol e de brigar; Uma verdadeira moleca! Por um tempo ouvi comentários de como minha postura era inadequada e de menino. O bom de criança é isso, eu ouvia e não ligava. Só queria continuar como sempre.

Já na adolescência, continuei atípica. Não era de maquilar-me, ou de usar a última moda, ou mesmo de sair paquerar e ter um chilique porque "Aquele" guri que todas gostavam veio falar comigo. Usava roupas largas – algumas até do meu pai – num estilo beirando ao grunge. Não era depressiva, só fechada. Comecei a duvidar de mim.

Neste âmbito de questionamentos percebi-me fraca perante o ambiente. O primeiro ataque recai sobre a aparência. Pensava: “Não sou bonita. Desprovida de charme. Gorda.” E mais outras tantas besteiras que não calavam. Depois, comecei a achar que ser estudiosa também era um problema. Também via a sexualidade como algo até certo ponto limitado.

Por muitos anos pensei sim que a mulher tinha que ser: Magra, esbelta, inteligente – mas não demais –, delicada e sexualmente refreada. Dá para acreditar que na era digital, após tantos anos de acontecimentos marcantes para o feminismo, o conceito que me foi repassado era este! (Palhaçada, não é mesmo?)

O que me causa mais espanto é que ainda muitas mulheres entendem isto como sinônimo de feminilidade. Senão na totalidade, em partes. Por alguma razão estamos emperradas em quatro obstáculos, quatro papéis que, em separado, apenas servem para barrar a magnitude pessoal de cada uma de nós.

Nos prendemos a FÊMEA, exigindo que nossa aparência deve ser a mais perfeita e padronizada possível. Quando é a diferença que nos torna atraentes, interessantes. Se for magrinha, adore suas linhas retas, abuse das cores, arrase na sua miudeza. No caso de ser gordinha, ressalte as curvas, caminhe como se o mundo devesse seguir cada voltinha sua, idolatre sua abundância. Muito busto? Pouco Busto? Quadril largo? Fino? Alta? Baixa? Seja você, valorize você. Afinal, temos sorte, somos naturalmente lindas!

Emperramos na MÃE/ESPOSA. Ao contrário do dito, nem todas as mulheres tem os mesmos objetivos, a mesma idéia de família. Eu sonho em ser mãe, mas você pode não querer isto e está tudo bem. É um espírito livre e não pensa em casar? Ou acha que casar com seus 40/50/60 anos é o ideal? Ok. Ainda se critica as que escolhem um caminho diferente, rotula-se. Ser mulher é estar além disto e não ligar para tais. Seguir seu caminho conforme você julga certo; Isto sim é viver a sua infinidade.

Ficamos congeladas na PROFISSIONAL. Ambicionamos muito e somos incrivelmente capazes. Na expansão que vivemos, sabemos de nosso poder. Todavia, ainda há quem se intimide com a figura de uma mulher bem-sucedida, inteligente e decidida. Não devemos viver somente para o trabalho, isto é certo; Fechar os encantos em prol de terceiros. Podemos e devemos ser profissionais e femininas. Afinal, um lado não afeta o outro, não é verdade?


Travamos diante da VÊNUS. A sexualidade sempre será tabu e nem se sabe o porquê. Acredite na sua e a explore de maneira saudável e segura. Pense em você e não apenas no seu companheiro(a). Somos desejo somado a emocionalidade e devemos provar da nossa amplitude.



O que é ser mulher hoje senão o encontro de todas estas áreas em harmonia? Ainda estou muito longe do ideal; Vejo-me bem mais próxima, no entanto. Agora me sinto mais segura, fiel aos meus princípios, adorando a beleza real que há nas particularidades minhas. E todas nós merecemos este equilíbrio almejado. Como já se cantou em Pagu: “Porque nem toda feiticeira é corcunda; Nem toda brasileira é bunda. Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem...”. Somos iguais e opostas, corajosas e sem medidas; Desejo que, nesta miscelânea toda, possamos aproveitar a magia de cada aspecto, tornando-nos fortes como nascemos para ser.

Afinal, somos guerreiras e deusas do cotidiano.


This entry was posted on 16 de mai. de 2011 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

20 Responses to “ Depoimento de Mulher ”

  1. É mulher faz um papel muito importante na sociedade.....

    ResponderExcluir
  2. Ninguém melhor para falar de mulher do que uma Mulher!
    Nós mulheres somos assim... um Mundo binário.'
    Somos realmente uma miscelânea, e cabe a cada uma decidir ser harmoniosa.
    Porque padrões nunca foram regra, e também não definem muita coisa senão algo pra ser seguido quando não se tem um próprio caminho.
    Muito bom seu texto ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi, Karla. Muito bom o seu texto, o engraçado é que hoje no café da manhã falávamos justamente sobre o que vc disse aqui, essa coisa de ser mulher. Nós mulheres temos que nos mais valor, nos amar, respeitar, sermos mais nós. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza!
    Nós mulheres, muitas vezes nos dividimos em mil. Somos mesmo, as GUERREIRAS do cotidiano!

    ADOREIII!!!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  5. Esse universo todo feminino é muito amplo realmente por isso a dificuldade de nós homens entender tamanha complexidade kkkkkkkk Eu admiro a capacidade das mulheres de ser várias em uma só.
    Parabéns pelo post
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que texto ma-ra-vi-lho-so! Amei. O mundo é nosso, somos todas bonitas e capazes.
    E viva as mulheres \o/

    ResponderExcluir
  7. SAe mulher é uma dádiva pra mim! Obrigado Papai do Céu!

    ResponderExcluir
  8. Muito bonito o texto! Uau, você escreve bem mesmo!
    Eu sou homem, tenho 13 anos, ok, na verdade adolescente/pré-adolescência, e na adolescência, o que muitas vezes ocorre, até com pessoas a meu redor (amigos), é a insegurança. Concordo com você quando você aborda no texto sobre a insegurança. Você próprio tem de se aceitar primeiro. Você tem que ser você e viver pra você, e se sentir bem!
    Parabéns pelo blog! Abraço!

    Comente no meu blog também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo que você escreveu! Somos várias dentro de uma só.... E o mais importante disso? É estar de bem consigo mesma, sem ligar para aparências, tabus, preconceitos, etc!

    ResponderExcluir
  10. um professor meu disse uma vez " se mulher nao fosse complicada nao teria graça" eu eu semrpe digo, " se nos homens entendessemos as mulheres nos nao iamos gostar "

    ResponderExcluir
  11. "Tenho certeza que não fui a única que teve que atravessar o inferno para notar que o céu em mim já residia." - Por sorte, tenho essa mesma certeza!!!

    Que texto perfeito! Repleto de colocações que muitas de nós pensam mas não sabem necessariamente como expressar.

    Ser mulher é exatamente isso: nutrir algumas dúvidas, mantendo a certeza de que podemos nos sobrepor à elas e ser ainda mais. Fugir dos esteriótipos lançados não é regra, assim como obedecê-los também não o é; é necessário que isso seja do conhecimento de todas. Para ser mulher, basta sê-lo e respeitar-se como tal, independente de nossas diferenças, posicionamento social ou profissional e variação de desejos emoções.

    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu depoimento como mulher é que tentar classificar todas em um só grupo é tão covarde quanto generalizar homens por causa de um.

    Sere humanos, independente de ser homens ou mulheres, são diferentes uns dos outros - uma diferença que não é determinada pelo sexo, visão política ou opção sexual.
    Cada é um de nós é único.

    Vou nessa,
    Abçs!

    ResponderExcluir
  13. Realmente a frase de uns dos comentários é verdadeira: "Ninguem melho para falar de mulher do que a mulher" Que texto ponito, as imagens tão bem escolhidas. Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho que assinar o comentário de Assiz em baixo!

    Disse uma gande verdade, de fato!

    Ótimo texto.

    TClassic
    www.ozmosecerebral.com.br

    ResponderExcluir
  15. Poxa, eu tiro o meu chapéu para esta post :D
    Uma das melhores que já vi por aqui!


    www.levelgamed.com !

    ResponderExcluir
  16. Conviver com mulheres é uma delícia e uma tortura. É tudo de bom e fonte dos meus cabelos brancos. Adoro vcs.

    Abs,

    ResponderExcluir
  17. Mulher bonita essa tirando os óculos...

    ResponderExcluir
  18. Não sei se meu comentario de antes apareceu mas volto a comentar.

    Realmente nós somos as gerreiras do dia-a-dia

    ResponderExcluir
  19. Vida longa e prospera para todas as mulheres :D !

    ResponderExcluir
  20. Texto maravilhoso,muito bom mesmo e parabéns a todas as mulheres do mundo \°/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!