Assunto Sério: Um Longo Caminho na Busca por Direitos Iguais

Assistindo ao Bom Dia Brasil, deparei-me com a notícia de que hoje os juízes do STF deverão conceder pareceres e votar na busca pela unificação do entendimento no que tange aos Direitos  LGBT; Em específico, Direitos do Casal - como declaração conjunta em Imposto de Renda, pensão de previdência ou alimentícia, partilha e herança - todos assuntos já tratados em jurisprudências e decisões diversificadas pelo Brasil a fora.

Segundo a matéria do jornal citado, o juiz relator - Ayres Britto - mostrou-se favorável ao reconhecimento dos casais do mesmo sexo e todos os direitos que se seguem com tal. Tal postura não poderia ser mais acertada, vez que os dados do IBGE referentes ao censo do ano passado identificaram cerca de 60 mil casais homoafetivos. Manter um Estado de Direito em que a legislação que não abrigue estas pessoas beira a hipocrisia. Estou com esperanças e torcendo para que os demais votos sigam a direção do Juiz Relator. 

Esta realidade não se limita ao Brasil. Para demonstrar tal e a título de curiosidade, fiz uma lista com alguns famosos que são abertos quanto a sua sexualidade. Querendo mais informações, basta clicar na imagem.

O mundo está em constante transformação e, por tal, alguns conceitos precisam ser revistos. A exemplo, temos o dicionário Aulete, que além do significado habitual do vocábulo casal,  já incluiu um segundo conceito por extensão: "Par formado por duas pessoas que mantêm relação amorosa". Sabe-se que o Direito deve evoluir com a sociedade. Assim, nada mais coerente do que a extensão do reconhecimento e das garantias - atualmente limitadas ao casal composto por homem e mulher - para as relações homoafetivas.

Anne Hathaway em 2008 recebeu um prêmio da Human Rights Campaign graças aos seus esforços e constante apoio na busca pelo reconhecimento de Direitos Iguais aos LGBT. Em seu discurso Anne dá uma verdadeira lição de humanidade e cidadania, devendo ser seguida por todos; Confira no vídeo abaixo. 

There are people who have said that I’m being brave for being openly supportative of gay marriage, gay adoption, basically of gay rights, but with all due respect, I humbly dissent. I’m not being brave, I’m being a decent human being.

Se existe sentimento entre duas pessoas que estão comprometidas no propósito de formar um lar, é nosso dever zelar pelo direito delas assim procederem. Afinal, no ritmo que o mundo anda, o Amor está cada vez mais raro.





P.S.: A decisão saiu; Supremo Reconheceu União Estável de Homossexuais como Entidade Familiar, garantindo assim os direitos implícitos a tal.

This entry was posted on 5 de mai. de 2011 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

20 Responses to “ Assunto Sério: Um Longo Caminho na Busca por Direitos Iguais ”

  1. post ousado heim rsss para n dizer polêmico rss
    tem selo pro seu blog lá no nosso
    passa lá e pega... parabéns :)
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É Karla tb tenho acompanhado, não sei qual a dúvida deles e por que a demora nessa decisão.
    Já é a muito tempo uma realidade, não só em outros países ou no mundo dos artistas, está no dia a dia.
    Não é modinha é um fato, é a realidade de muitas familias

    ResponderExcluir
  3. Que desperdício, hein.. enfim
    Não gosto mas tenho que respeitar.. então ok.. só que eu ainda não consigo acreditar que tão de repente assim todos se "descobriram" homossexuais.. uma febre, sei lá.. me soa como modinha.
    Mas sei lá.. casem ou não.. não vão estar interferindo na minha vida mesmo, só acho besteira ficar levantando bandeira. Sou hetero mas nem por isso ando com blusas por aí dizendo: SIM AO HETEROSSEXUALISMO!
    Fazer o quê..

    ResponderExcluir
  4. Refugiodiário:

    Respeito sua opinião, ainda que discorde.

    Bom, eu sou hetero e vejo de forma completamente diferente. Não se trata de "descobrir a homoafetividade", mas de uma luta que este grupo vem travando há muito tempo para garantir que possam ter um relacionamento duradouro e compartilharem dos mesmos privilégios que um casal heterossexual teria. Não se trata da sexualidade, mas da discriminação LEGAL a partir dela. Talvez por ser uma operadora do direito que enxergo a necessidade de defender e buscar o que considero justo, independente do que seja.

    ;D

    ResponderExcluir
  5. Espero que legalize logo, assim todos serão mais felizes.

    ResponderExcluir
  6. Tem muita gente que tem que aturar isso, e eu particularmente, Continuo com minha frase, se isso fosse certo, Deus teria criado adão e Ivo.

    ResponderExcluir
  7. Tenho que aplaudir seu post. Recentemente escrevi sobre a homofobia no meu blog, e acho importantíssimo que as pessoas se manifestem a favor e parem de negar que existem milhares de casais homossexuais no país, que pagam seus impostos como qualquer cidadão, porém tem seus direitos suprimidos. Além do mais, a união homoafetiva não sugere nada demais, como vejo pessoas que são contra dizendo que os homossexuais querem ter tratamento especial e preferencial, como o Pastos Silas Malafaia falou explicitamente em seu programa.
    O direito dos homossexuais à união civil com seus parceiros não fere o direitos os heterossexuais.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que se cada um tomasse conta da propria vida o mundo seria um lugar melhor para se viver .. Acho que se duas pessoas se amam , ótimo , está fazendo mal a quem ?

    http://meninaatomica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ah , esqueci de dizer que estou seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  10. Ousado sim, bem bacana. Adorei.

    Afinal toda forma de amor deve ser aceita. Seja ela qual for.

    Parabéns para os gays que vem conquistando o seu espaço muito mais que merecido

    Beijos.

    Misunderstood

    ResponderExcluir
  11. @Raul:
    Muita ignorância esse negócio de falar que se Deus fosse a favor teria criado Adão e Ivo, mesmo porque você nunca deve nem mesmo lido o Gênesis com atenção para saber que Adão e Eva nunca foram os primeiros humanos. É incrível como em pleno século XXI as pessoas ainda não foram capazes de aprender que o que está na bíblia não deve ser levado ao pé da letra.

    "Mentes doutrinadas frequentemente contém pensamentos doentios e cometem a maioria dos males contra os quais pregam...
    Siga o senso comum, você não pode se esconder atrás de contos de fadas para todo o sempre... "
    Épica - Cry for the moon






    Psycho Frompy
    http://migre.me/3NCas

    ResponderExcluir
  12. Eu sou totalmente contra a essa lei mas nao posso falar muito pq hj em dia qualquer coisa é preconceito.
    ABRAÇO
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. te seguindo
    http://pareenoz.blogspot.com/
    --------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a placa na pimeira imagem!

    http://ozmosecerebral.blogspot.com/2011/05/charge-piada-joaozinho.html

    ResponderExcluir
  15. A minha preocupação é com a cabecinha das crianças, que não estão preparadas para essa "naturalidade" com que a sociedade e os governos estão tratando desse assunto. De resto, viva e deixe viver, cada um sabe de sí.

    ResponderExcluir
  16. Tem gente que não vive e não deixa os outros viverem.

    http://purainvencao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Raul, todo mundo é obrigado a seguir seu conceito de certo ou errado? se eu não acredito na bíblia sou obrigado a seguir ela mesmo assim?
    A bíblia também diz que não se deve comer carne de porco:
    “Também o porco, porque tem unhas fendidas... este vos será imundo; da sua carne não comereis...” (Lv 11.7-8).
    “Nem porco, porque tem unhas fendidas... imundo vos será; não comereis...” (Dt 14.8).
    “Os que se santificam e se purificam nos jardins uns após outros, os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato juntamente serão consumidos, diz o Senhor” (Is 66.17; v. 65.4).
    E ai?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. é poriso que o mundo não vai para frente
    a gente respeit o lado deles mas eles não respeita a gente na sua maioria e nem respeita a biblia.
    tem um gay na minha sala que ele se aproveita de sua imagem e começa a pegar nos peito nas bundas e depois fica querendo homen

    http://souzatuning.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!