10 Serial Killers Brasileiros

Há pouco tempo atrás fiz uma postagem que relacionava 10 casais de assassinos em série e seus crimes. Citei casos dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, mas, nenhum brasileiro. Fui questionada quanto a isto. Durante a pesquisa que fiz, achei algumas duplas que atuavam juntas para a efetivação dos crimes; Todavia, poucas eram de duas pessoas em um relacionamento amoroso, e somente uma brazuca poderia se encaixar na categoria, não fosse um terceiro elemento. O fato é que o Brasil, ao contrário do que ocorre nos EUA, não possui muitos casos de assassinos em série. O site crimeZZZ.net, por exemplo, lista 12 casos. Já o Como Tudo Funciona lista 9 Serial Killers, o Só Na Zueira elenca 8 pessoas e a Revista Época traz um total de 22 assassinos. Com as informações dos sites acima citados, separei alguns dos mais "expoentes". 

Confira a lista:


Francisco Costa Rocha
Número de Vítimas: 2
A História: Chico Picadinho - como ficou conhecido - cometeu o seu primeiro assassinato em 1966. Margareth Suida, uma bailarina austríaca, foi encantada pelo charme do corretor de imóveis Francisco. Após um encontro, ela aceitou a proposta de Chico de ir ao apartamento que ele dividia com o amigo. Antes mesmo de efetivarem relações sexuais, Francisco ficou violento e matou-a por estrangulamento com um cinto. Com ela morta, decidiu que deveria livrar-se do corpo e, por tal, começou a cortá-lo com faca, tesoura e gilete; Primeiro os seios, depois os músculos, as articulações e por assim seguindo até que o corpo ficasse menor e coubesse em uma sacola. O processo todo durou de 3 a 4 horas. Francisco avisou um amigo e pediu que ele desse um tempo antes da denúncia, para que contata-se sua mãe e seu advogado. Quando retornou a cidade, foi preso e condenado a 17 anos de prisão. Após 8 anos cumprindo a pena, foi solto. Casou-se e teve dois filhos. Em 14 de setembro de 1976 tentou matar uma prostituta, a qual conseguiu fugir. Contudo, em 16 de outubro do mesmo ano, outra profissional do sexo não teve a mesma sorte. Desta vez o cuidado no esquartejar foi maior. Tentou jogar pelo vaso algumas das partes da vítima. Fugiu do Rio de Janeiro, sendo que 28 dias depois fora localizado, preso e condenado a 30 anos. Após o cumprimento da pena, em 1998, considerando a psicose do assassino, foi transferido para a Casa de Custódia de Taubaté a fim de receber tratamentos psiquiátricos. No blog MEDOB há uma entrevista com o Chico.


João Acácio Pereira da Costa
Número de Vítimas: 4 e/ou Mais
A História: Vilão por vocação, o Bandido da Luz Vermelha, atraiu a atenção pública graças a sua frieza e estilo peculiar de cometer os delitos: Sempre na última horas da madrugada, portando uma lanterna de Bocal vermelho. Era catarinense, mas seus delitos foram cometidos em São Paulo. Atuou por 6 anos e foi  detido em 1967. Oficialmente teria cometido 88 delitos: 77 assaltos, 2 homicídios, 2 latrocínios e 7 tentativas de morte, todos confessados. Entretanto, há suspeitas de que ele também tenha estuprado mais de 100 mulheres, porém as vítimas nunca deram queixa. Cumpriu 30 anos de prisão e foi solto em 1997, virando uma "pseudo-celebridade" já que usava apenas roupas vermelhas e quando lhe pediam um autógrafo ele simplesmente escrevia a palavra "Autógrafo" no papel. Em 1998 acabou sendo morto em uma briga de bar em Joinville/SC. Foi realizado um filme sobre a sua historia: O Bandido da Luz Vermelha.


Edson Izidoro Guimarães
Número de Vítimas: 4 e/ou Mais
A História: O Enfermeiro da Morte, como foi posteriormente chamado, foi condenado a 76 anos de prisaão - 19 por cada vítima - pela morte de 4 pacientes do Hospital Municipal Salgado Filho no Rio de Janeiro. Das vítimas citadas, 3 tiveram os aparelhos respiratórios desligados e 1 foi injetada com cloreto de potássio, todas no dia 07 de Maio de 1999. Ele confessou que matava pacientes terminais no intento de receber comissões das funerárias. No início das acusações, Edson chegou a ser indiciado pela morte de 126 pessoas durante os seus plantões.


Francisco de Assis Pereira
Número de Vítimas: 9
A História: Provavelmente o Serial Killer nacional mais conhecido, O Maníaco do Parque. Construindo a ilusão de que as mulheres tornariam-se modelos fotográficos, o motoboy conseguiu atrair 14 vítimas; Sendo que apenas 5 delas fugiram após estupradas e mordidas. As outras tiveram um fim trágico, estranguladas por um cadarço ou cordinha. Pelos crimes Francisco foi condenado a 274 anos de prisão. Perguntado qual o motivo, assim respondeu: "Eu tenho um lado ruim dentro de mim. É uma coisa feia, perversa, que eu não consigo controlar. Tenho pesadelos, sonho com coisas terríveis. Acordo todo suado. Tinha noite que não saía de casa porque sabia que na rua ia querer fazer de novo, não ia me segurar. Deito e rezo, pra tentar me controlar" [fonte: Veja].


José Guerra Leitão
Número de Vítimas: 10 e/ou mais
A História: O Monstro do Morumbi cometeu seus delitos entre os anos 60 e 70. Atacando exclusivamente mulheres com biotipo parecido com o de sua mãe, deixava suas vítimas nuas/semi-nuas com os pés e mão amarrados por pedaços de roupas, boca, nariz e ouvidos tapados com papéis amassados e uma tira que servia de mordaça e de enforcador. 7 corpos foram encontrados nos terrenos baldios do Morumbi até que a esposa resolveu denunciar. José fugiu para  o Pará  onde cometeu outros 3 assassinatos. Apesar de falar abertamente o número de 24 vítimas, apenas conseguiu-se provas contra o mesmo em 4 dos crimes. Cumpriu 30 anos de prisão e foi solto em 2001. Localização atual desconhecida.


Laerte Patrocínio Orpinelli
Número de Vítimas: 11 e/ou mais
A História: Quem imaginaria que um andarilho descuidado e simpático, na realidade era um serial killer? Chamado de O Monstro de Rio Claro, confessou o assassinato de 11 crianças entre 04 e 10 anos de idade. logo que foi preso. Depois, com o tempo, chegou a falar ter cometido mais de 100 assassinatos e de ter bebido o sangue de algumas das vítimas. Ele mantinha um caderno de anotações por onde a polícia conseguiu identificar 26 cidades e 96 desaparecimentos. Os crimes teriam ocorrido entre 1970 e 1999. Encontra-se preso.


Marcelo Costa de Andrade
Número de Vítimas: 13
A História: O Vampiro de Niterói atuou de  1991 a 1992, matando 13 meninos - faixa etária de 6 a 13 anos. Ele conduzia a vítima até uma área deserta, estuprava, estrangulava e, quando mortas, bebia o seu sangue, no intento de permanecer jovem e belo. Continuava a praticar sexo com os cadáveres até avançado estado de decomposição. Foi preso graças a fuga de uma vítima que o denunciou. Por ser considerado inimputável pela justiça, encontra-se internado por tempo indeterminado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico  Henrique Roxo.


Fortunato Botton Neto
Número de Vítimas: 13
A História: O garoto de programa mais conhecido como O Maníaco do Trianon, matou - com requintes de crueldade - 13 homens entre 1986 e 1989. Depois de combinar o programa e ir até o apartamento das vítimas, amarrava seus tornozelos e pulsos, cometendo o ato ou por estrangulamento, ou por facadas, ou com golpes de chave de fenda. Em alguns casos pisoteou as vítimas até que os órgãos saíssem pelos orifícios corporais. Em seus depoimentos, o maníaco diz: "Matar é como tomar sorvete: quando acaba o primeiro, dá vontade de tomar mais, e a coisa não para nunca". Foi condenado e morreu na prisão em fevereiro de 1997, de broncopneumonia decorrente da Aids.


Francisco das Chagas Rodrigues de Brito
Número de Vítimas: 42
A História: Acredito que este caso também seja bem lembrado, já que os fatos ocorreram entre 1989 e 2004 no Maranhão e no Pará. Brito escolhia sempre como vítimas meninos pobres que vendiam doce ou perambulavam na área de sua casa ou de seu trabalho, atraindo os mesmos para uma mata. No local matava - estrangulamento, pedradas ou objetos cortantes - e partia para a mutilação, retirando testículos ou órgão genital, além de levar consigo um souvenir - roupas, osso, dedo ou outro pedaço amputado. Há suspeitas de que houve violência sexual e que o assassino tenha comido algumas partes da vítima. . Em 2006, ele foi condenado a 20 anos e oito meses de prisão pela morte de uma das vítimas e ainda aguarda julgamento pelas demais. É considerado o pior Serial Killer Brasileiro. 


José Ramos
Número de Vítimas: Incerto
A História: Chamado de o Linguiceiro da Rua do Arvoredo, seus ataques ocorreram em 1863 - possível que seja o primeiro Serial Killer que se tem registro na história nacional. Justamente por se tratar de um caso muito antigo, não há informações precisas quanto ao número exato de vítimas. Seu modus operandi, entretanto, é relatado com clareza: José, pessoa elegante e de bons gostos culturais (qualquer semelhança com Hannibal Lecter seria mera coincidência?), atraia as suas vítimas com a promessa de que passariam a noite com a sua esposa, Catarina Pulse. Chegando no local a vítima era servida de boa comida, boa bebida e boa conversa; Até que Ramos acertava-lhe a cabeça com uma machadinha - golpe certeiro. Depois, com a ajuda de Carlos Claussner, degolava e esquarteja a vítima, usando sua carne para a fabricação de linguiças - famosas na época. Os fatos ocorreram na Provícia de Porto Alegre e foram descobertos apenas em 1894, ou seja, 31 anos de matança. José foi condenando ao enforcamento, Catarina internada em hospício e Carlos, bem, ele já havia virado linguiça. 

Destaque:
Par quem quer saber mais sobre o assunto, vale conhecer o trabalho de Ilana Casoy, considerada a maior especialista nacional, e seus livros.


This entry was posted on 2 de mai. de 2011 and is filed under , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

32 Responses to “ 10 Serial Killers Brasileiros ”

  1. E o Febronio? Considerado primeiro serial killer brasileiro. A história dele foi tão tensa que depois dele ninguém pôde colocar o filho com o mesmo nome.

    http://papel40kg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber sobre ele ...

      Excluir
    2. Febrônio Índio do Brasil. Morreu no manicômio judiciário da rua Frei Caneca RJ.

      Excluir
    3. Febrônio Índio do Brasil. Morreu no manicômio judiciário da rua Frei Caneca RJ.

      Excluir
  2. Camila

    Eu li sobre ele... Mas, não sei o motivo, achei estas histórias mais interessantes...

    Querendo informação sobre ele e outros assassinos em série, é só clicar nos links que citei durante a postagem...

    Na lista fiz mais um resumão de alguns.


    ;D

    ResponderExcluir
  3. Passando para prestigiar o seu blog e me tornar seguidor!Se puder retribue lá!
    Tenha uma excelente semana.

    http://brasileirocomorgulho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O seu blog é viciante rsrsrs
    Eu não sei apontar qual é o pior dessa lista ai os caras são doentes.
    A história desse Marcelo Costa é f*** demais ,o cara bebia o sangue das vitimas ainda praticava sexo com o cadaver nossa tenso demais
    Abraço
    Se puder comenta no meu blog

    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. UAAAAAAAAAAAAU .
    Nossa mt mt interessante esse post, até me arrepiou. KKK
    Não sei como as pessoas tem coragem de fazer isso mew , af terrível.
    Seu blog é mt mt bom, to seguindo.
    Me segue tbm?
    http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Oloco, que caras insanos! vampiro de niteroi! nunca vi esse cara, nem sabia de sua existencia!
    Parabéns pelo post... muuuuuito show!

    ResponderExcluir
  8. Legal, Texto bem abordado, Mas o blog não está mt de acordo com o nome.
    Indo. SEM CALOTES.
    http://sentimentares.blogspot.com/
    Participa da comu. Sigo o blog com 2 contas.: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=113147794

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é cheio de charme e bem vintage.
    Destes serial killers eu só tinha ouvido falar sobre um: o Francisco das Chagas.. talvez porque seja "recente". Me lembrei também do conteúdo de uma revista chamada Mundo Estranho (não sei se já ouviu falar) que tem uma parte reservada chamada Retrato Falado, esta sempre fala sobre algum serial killer de alguma parte do mundo. O seu ficou mais interessante porque falou de vários e do Brasil!
    Parabéns pelo blog , lindo! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que tenso! confesso que li só o começo pois não curto muito ver essas coisas a não ser quando não é real, como o seriado Dexter (Adoro)!
    Gostei muito do seu blog, não vi só essa postagem e o resto tá show *-*
    Vou visitar mais aqui e ver tuas postagens, sei que ainda tem muita coisa boa por vir :)
    estou seguindo!!
    http://refugiopcional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Vitin Melo

    Tem a explicação do porque do nome na sessão Do Blog. Mas, trata-se de uma poesia autobiográfica minha...
    Do Blog: http://nascidaemversos.blogspot.com/p/do-blog.html

    Caso queira conferir um conteúdo literário olhe em Minha Poética: http://nv-minhapoetica.blogspot.com/

    Ademais as Sessões: E Se, Hoje Acordei, Ela Faz Cinema e Além da Arte são voltadas para poesia.

    ;D

    ResponderExcluir
  12. como um cara desses consegue viver .
    Será que são seguidores do Bim Laden ?

    ResponderExcluir
  13. HAAAAAA
    Gostei muito do POST'
    AFF' Medoo desses nogentos'
    Bjuus'
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, quantos casos terríveis... Alguns eu conhecia, mas outro não. O curioso é que são antigos, o que nao quer dizer que hoje nao tenha mais isso :/

    _______________________________
    Se puder retribuir:
    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. já ouvir falar do luz vermelha no programa tribunal na tv.....

    ResponderExcluir
  16. Karla, quanta gente ruim em uma mesma lista...que MEDA...rsrsrs...mas o assunto é sério.
    Seus textos são sempre informativos e extremamente bem redigidos, sem dúvidas é um dos meus blogs favoritos.

    Abração!!!

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. O post é um tanto pesado.
    Já tinha ouvido falar da maioria desses casos.
    O maniaco do parque é recente, o Chico Picadinho cometeu apenas dois crimes fora da cadeia, mas no presidio cometeu vários assassinatos.

    ResponderExcluir
  18. muito bom to seguindo segue tbm .
    beijos da maquiadora de sonhos .

    ResponderExcluir
  19. Caramba nem sabia

    O por que de eu achar que os EUA mentem sobre a morte de Bin Laden:
    http://rasgueverbo.blogspot.com/2011/05/o-bin-laden-morreu-sera-mesmo.html

    ResponderExcluir
  20. ki medõ ! 'o'

    post com ótimo conteudo Flor..
    mais uma vez Parabéns :D

    :*

    http://chooseelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. MUITO BOM o assunto!

    Coisas que as vezes não fazemos idéias, algumas histórias daí nunca tinha ouvido.

    Não adianta, o interessante será sempre a raiz da importância!

    ResponderExcluir
  22. Psicopatia é algo muito grave, e, como muitos defendem, incurável. Para esses casos, eu particularmente defendo ações coercitivas perpétuas. Não há como devolver um ser doentio e incurável como esses à sociedade. Sim, devemos defender os direitos fundamentais individuais consagrados na CF de 88, mas a incolumidade pública tem supremacia. Essas pessoas matam, muitas vezes, pelo bel-prazer de matar...não há como "corrigi-las". O direito à segurança é um dos fundamentos basilares de qualquer Estado de Direito. Assim, não é aceitável que esse direito seja colocado em cheque porque esses poucos seres incuráveis têm direito à pena que não ultrapasse o máximo penal de 30 anos, estabelecido pelo Código Penal brasileiro...Que apodreçam na cadeia, isso sim! E quero ver intelectualzinho de plantão defender o contrário!!!...Ótimo post!

    ResponderExcluir
  23. lembro-me de alguns desses ai citados
    como o maniaco do Parque por exemplo...
    saiu a pouco tempo uma materia sobre serial killers na Revista Super Interessante.
    muito bom tbm.
    muito bom blog, parabéns
    http://ipirados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Não vou mentir não, mas deu medo ler essas coisas esse horário, vou até conferir se todas as portas estão trancadas rs

    ResponderExcluir
  25. Concordo com a lista, que por sinal trás a lembranças de diversos assassinatos realizados por esses assassinos em série, que deixaram suas marcas de ódio e revolta por onde passaram. Considero os 3 maiores Serial Killers brasileiros os Franciscos, Chagas, Costa e Pereira.

    ResponderExcluir
  26. PQP, como existe gente ruim! Eu não tenho coragem nem para despedaçar uma formiga, imagina fazer isso com humanos! A pessoa tem que ser MUUUUUITO ruim. Doente mesmo! Sem explicação! Sucesso! Visita e comenta o meu: http://pireloko.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Legal adorei sou Fan de serial killer como jeffrey dahmer ted budy parabéns

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!