5 Filmes Imperdíveis de Charles Chaplin

Quando eu era menor - melhor dizendo, criança, já que meço 1,58 m - acompanhava sempre a minha avó até ao banco. Na época, e por residir em uma cidade pequena, não havia senha, sendo que a fila montava-se e amontoava-se como um caracol. Com o intento de ver o tempo passar, os gerentes ligavam a TV. Com sorte, era uma daquelas em que o VHS vinha incluso - sim, estou ficando vintage! Assim, ao invés de ficarmos fadados a programação rotineira; Éramos presenteados com filmes; Dentre estes, tinha-se uma coleção maravilhosa do gênio Chaplin. Lembro de assistir a cada cena ansiosa, rindo e emocionada, e não estava só nesta experiência. De certa forma, o banco transmutara-se em um pseudo-cinema. Tudo isto graças ao charme e ao apelo geral da figura de Charles Chaplin.

Uma vez que no último dia 16/04 foi o aniversário deste cineasta e remetendo-me a esta nostalgia salutar, montei uma lista com 5 Filmes Imperdíveis de Chaplin:


Sobre o filme: Um dos melhores filmes que já assisti; Tem tudo: Romance, Risos, Emoção e Conteúdo. Conta a história de um vagabundo que se apaixona por uma florista cega. Ela, por alguma confusão, acredita que ele é um milionário. A cena final da película é perfeita, Top 10, com certeza!


Sobre o filme: O trabalho de Chaplin sempre trouxe intrinsecamente uma visão crítica da sociedade. Nesta obra a crítica é constante e direta; Vivendo dois protagonistas - o ditador baseado em Hitler e o barbeiro judeu -, trouxe uma mensagem anti-guerra e anti-preconceito DURANTE a 2.ª Guerra Mundial. Por conta deste filme Chaplin foi expulso dos Estados Unidos. A cena do discurso (leia a tradução aqui) é uma das mais famosas da história do cinema mundial.


Sobre o filme: A típica película para ser apresentada nas aulas, quando o tema é a revolução industrial. O abuso do trabalho dos operários e seus resultados físicos são mostrados com maestria e muito humor. A trama se passa através deste trabalhador de fábrica que após um surto pelo ritmo intenso de labor, acaba sendo demitido e indo parar em um hospital; Contando ainda com uma confusão de identidade e uma orfã. É deste filme a belíssima canção Smile. A cena da vez mostra justamente o trabalho na fábrica - juro que não me canso de assistir -, é hilária!


Sobre o filme: Um retrato da corrida pelo ouro Norte-Americana, mostra a busca do vagabundo pela sorte e boa vida no Alasca. Contudo, a realidade é completamente diferente do sonho. O gif que faz parte da postagem é deste filme, da famosa e infame cena de "ballet" com as batatas... Lovely!


Sobre o filme: A película conta a história de um vagabundo que encontra um bebê abandonado pela mãe em uma lata de lixo. Tendo pouco, mas, um bom coração, acaba adotando o pequeno. Cinco anos mais tarde, ele acaba descobrindo que a mãe deste garoto agora é famosa. Desta forma, tenta devolver - a todo o custo - o menino a ela. Como se trata de um filme de domínio público, incluí ele em sua totalidade.


Se você ainda não assistiu alguma destas obras magníficas, 
Sinta-se intimado!









This entry was posted on 19 de abr. de 2011 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

32 Responses to “ 5 Filmes Imperdíveis de Charles Chaplin ”

  1. Sessão nostalgia. Charles Chaplin, não há palavras pra descrevê-lo.
    Amei seu post!!! Os bancos hoje em dia deviam fazer o mesmo, é tão chata ficar na fila vendo a cara furiosa das pessoas por causa da espera :(

    ResponderExcluir
  2. Tempos modernos é simplesmente d +.


    http//villacosmetica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O Grande Ditador e Tempos modernso são muito bons mesmo... tanto que são muito lembrados até hoje.

    Parabens pelo blog.

    http://folhetimdefilippe.wordpress.com/2011/04/19/wheres-the-love/

    ResponderExcluir
  4. Quando pequena tinha um filme contando a vida do Chaplin que eu adorava ver, acho que era com o Robert Downey Jr. Obg por comentar! =***

    ResponderExcluir
  5. Realmente uma lista bastante digna! rs
    Gosto muito do grande ditador, o discurso no final é de aplaudir de pé!!!
    Mas acho mesmo é que Chaplin usava: http://papodechapado.blogspot.com/

    =D

    ResponderExcluir
  6. O Grande Ditador. Esse filme é realmente muito bom.

    http://artcrows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ah q legal..Chaplin eh tao bom

    rs vc falou q nem eu ...
    corrigindo o "qnd era pequena"
    tenho 1,55 ¬¬ rsrs

    http://cris2selene.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, essa semana falei sobre o Chaplin...e tempos modernos simplismente é Demais *-*...sempre que venho em seu blog sei que vou encontrar coisa boa..Parabéns!!

    Retribui e comenta *-* http://cantinhodrikasanttos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Coloquei um post do Chaplin e recebi vários comentários de pessoas que naum gostam dele mais
    provavelmete nenhum deles assistiu um filme do Chaplin o cara é um genio....e O grande ditador é o meu filme prefirido dele.

    startte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu amo os filmes dele. Gosto muito. Bom ator, boa história. Gostei bastante do seu post, parabéns.

    Aguardo a sua visita :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. gostei do bog

    gedn do blog siga adiante

    http://sigaadiante10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Realmente, são filmes imperdíveis.
    Apesar da lista, ótima por sinal, ficaria apenas com Luzes da Cidade de Tempos Modernos ... na minha opinião são os melhores filmes. Charles Chaplin é único.

    ResponderExcluir
  13. Chaplin foi, é e sempre será maravilhoso!

    ResponderExcluir
  14. verei todos e assim serei um ser completo!

    ResponderExcluir
  15. os grande ditador é tudoooo que bom q tem gente q ainda gosta dos grandes classicos seguirei teu blog

    me visite

    http://mrcheri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Charles Chaplin foi sem dúvida um dos melhores,Tempos Modernos é fantastico!

    ResponderExcluir
  17. gostei do post Karla
    olha dos filmes do Chaplin, desses pelo menos eu só conheço o city lights e o tempos modernos...

    ResponderExcluir
  18. Oi querida!
    Amei o blog.. Vi na comunidade e Já estou seguindo

    Beijos♥

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Bota imperdivel nisso. Não ter nunca assistido pelomenos um filme do chaplin é como não ter nascido( acho que exagerei, mas dá pra entender, rs)

    Eu indoco, caso nao tenha visto, o Monsenhor Verdux. è considerado o primeiro filme"realmente falado" do chaplin. O grande ditador ainda possue elementos de filmes mudos :P

    passa lá no meu?

    http://www.umcontoemeio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. n so mt fa de chaplin prefiro mais harry potter,percy jackson e o ladrao de raios coisas assim mais,acho q vale a pena ver um filme dele
    xoxo*-*

    http://i1s2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Charles Cahplin foi um gênio do cinema com um talento sem igual q por mais q tentem ninguém jamais consiguirá imitá-lo, sem falar q ele era totalmente contra o som no cinema. Dos seus filmes os q gosto mais são: Tempos Modernos e O Garoto. Grande abraço e o seu blog ta cada vez melhor, completou um ano recentemente e o meu está completando hj. passe lá depois e confira

    ResponderExcluir
  23. Belo poste Karla :D Charles Chaplin é demais!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho q montar um personagem e eu vou me inspirar nele ^^

    ResponderExcluir
  25. VOCÊ GANHOU DOIS SELO DE QUALIDADE DO MEU BLOG PARABÉNS PASSA LÁ E PEGUE ESSES DOIS SELOS
    PARABÉNS PELO SEU BLOG.

    http://souzatuning.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Sua lista é muito parecida com a que publiquei no GF há algum tempo, lá eu citava 6 filmes dele que considerava imperdíveis, sendo estes 5, somados a Luzes da Ribalta.

    Chaplin é muito bom mesmo. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  27. TERÍAMOS O CIRCO E DIVERSOS CURTAS DELE. UM MELHOR QUE OUTRO, COM CERTEZA. TENHO, EM MINHA BIBLIOTECA, MAS DE 18H DE FILMES DELE... VEJO-OS
    PARA DESCONTRAIR E DESESTRESSAR.

    ResponderExcluir
  28. Grandes Filmes:
    Luzes de Ribalta é um belo filme mesmo!

    Escorpião61:
    Bom ver alguém lembrar dos curtas dele! Há muitos trabalhos que merecem ser vistos e revistos... estes que citei considero os básicos!

    ;D

    ResponderExcluir
  29. Chaplin é mestre. Eu colocaria na lista o Monsieur Verdoux, que é excelente mas pouco conhecido. Indico a todos assistirem aos filmes de Buster Keaton, o "rival" de Chaplin na época...

    ResponderExcluir
  30. O seu resumo sobre O Garoto está errado, não corrigirei para não gerar spoiler.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!