10 Filmes Sobre Tiroteios em Escolas e Instituições de Ensino

Algo que fere a lógica do "nascer, crescer e morrer" é o falecimento de jovens. Espera-se que os filhos vivam muitos anos mais que os pais. Quando isto não acontece, somos lembrados da fragilidade que é a vida. ainda mais quando o evento trágico dá-se por um ato egoísta e de pura violência. 

O que aparentava ser algo distante da realidade brasileira, sempre associando estes atos extremos ao âmbito norte-americano, traz à tona a discussão sobre temas como: o bullying, a segurança, o acesso facilitado a armas, a postura educacional e a maldade humana.

Desta forma, considerando o trágico acontecimento no Rio de Janeiro nesta última quita-feira - Um atirador invadiu uma escola fazendo 12 vítimas mortais e mais13 feridos -  resolvi fazer uma lista de filmes que deslindam sobre o assunto chacina em escolas e instituições de ensino. Sob à luz das mais variadas visões, os cineastas trazem retratos distintos para eventos não justificados, mas, de forma geral, anunciados. 

Com vocês, a lista:


Este excelente documentário de Micheal Moore retrata a busca do cineasta por compreender diversos pontos relacionados aos eventos ocorridos no Instituto Columbine, no Colorado (EUA). Inicialmente vê-se um desenho sobre os massacres em instituições de ensino, o sistema falho, o bullying, a origem da violência dos atiradores; Após, surge uma discussão sobre o culto ao acesso a arma - muito comum em certas áreas dos Estados Unidos e a influência  deste conjunto de fatores no dia-a-dia. 
Gus Van Sant - diretor de Gênio Indomável e Últimos Dias - traz um filme tratando de violência sem apelo a ela. De forma delicada constrói as personagens, os cenários, os momentos até o instante do ataque. O principal atrativo deste filme é a preocupação do seu idealizador em demonstrar a problemática comportamental vivenciada na realidade através de um cenário fictício. A inspiração para o filme foi o Massacre de Columbine.
Tenho um carinho especial por este filme, já que o assisti quase que por acaso e a surpresa foi tamanha, graças a qualidade e forma criativa com que trata do tema. Trevor é a personagem principal que nos guia a uma análise pessoal do preconceito e bullying. Buscando libertar-se desta situação, vê-se ligado a um grupo de jovens violentos versus as tentativas de um professor de utilizar a arte para explorar sua raiva e depressão de forma sadia. Uma ótima pedida.
Este é um filme que se foca numa personagem e sua forma de lidar com o fato de ter sobrevivido a uma chacina em seu colégio. Apesar de não ter me impressionado, tem pontos interessantes e um final diferente.
Filme Alemão. Um professor resolver propor um experimento em sala de aula aonde se aplicaria os princípios do fascismo dentro daquele ambiente. A idéia que começou com uma simples forma de interação diversificada, mostrou-se perigosa e formadora de posturas inadequadas; Ainda mais em um certo adolescente esquecido e maltratado. O resultado é desastroso.
Outro filme baseado no ataque ocorrido em Columbine, este traz o conceito de partir do ponto de vista dos atiradores, com um ar até "caseiro" das filmagens, mostrando todo o processo de planejamento do massacre e suas confissões.
Oriundo da estônia, esta película transita pela vida escolar de Joosep vítima de Bullying pelo valentão da escola e seu grupo. Contudo, a situação piora quando Kaspar, garoto que sempre agiu contra Joosep, passa a defendê-lo. Assim, o valentão vê-se ameaçado e passa a intensificar as humilhações em face aos adolescentes. Um ponto interessante do filme é que o diretor e a equipe criaram a história a partir de vivências reais de um grupo de 15 jovens, entre 15 e 18 anos. Uma obra bem realista.
A película retrata o pós-ataque; Ou seja, passasse buscando a verdade e a recuperação. Duas garotas são testemunhas do fato em que 9 jovens morreram. Deanna, a garota popular que foi ferida gravemente, e Alicia, a outsider. Nasce aí uma amizade e muitas dúvidas.
De 1968, esta obra inglesa revolucionou o cinema da época e revelou o ator Malclom MacDowell. Apesar de ter um ar mais anarquista e brincar com o real e a fantasia, é um retrato bem interessante, em especial, quando analisado o contexto histórico inserido.
Trata-se de uma película feita para TVo qual conta a história de Charles Withman e seu ataque a Unversidade Virginia Tech, aonde vitimou 14 pessoas, após ter matado a facadas sua mãe e sua esposa.


Enquanto a tragédia ainda espreita nossa realidade, ficamos de luto e em profundo pesar pelas mortes injustas dos adolescentes, esperando que as discussões e buscas por melhorias não restem apenas nas palavras esmorecidas em dor, e sim, representem alguma mudança.








This entry was posted on 8 de abr. de 2011 and is filed under , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

22 Responses to “ 10 Filmes Sobre Tiroteios em Escolas e Instituições de Ensino ”

  1. Olá Karla, lembra da gente?
    Estamos de volta com o Gigante :D
    Agora sou eu (Lia - @ailelc) e Thiago (Schi)
    Teu blog continua MUITO BOM!
    E O TEMA DO POST DE HOJE É UM TANTO POLÊMICO HEIN?
    EU JÁ VI PARANOID, A ONDA entre outros que estão ai...
    Vê se aparece!
    :*

    ResponderExcluir
  2. assiti ban - bang mt dahora
    seguindo segue la
    http://sentimentares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. KArla, pode ter certeza que esse acontecimento no RJ também irá virar filme daqui ha algum tempo. Infelizmente temos que passar por situações como esta aonde crianças inocentes pagam pela idiotisse de outros.

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. http://rosadesaronaqui.blogspot.com/
    espero que me siga tb ja to te seguindo

    ResponderExcluir
  5. É uma dor muito grande mesmo, nos que nem somos da familia sentimos imagine eles. Adorei o blog.

    http://cativameee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. #Tragico ..as crianças vivendoo toda essas atrocidades do ser humano....muioto bom o blogger

    ResponderExcluir
  7. É triste... o pior é que agora não é mais filme...
    Até!

    http://dedeaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse massacre na escola do Rio foi e está sendo muito chocante, triste mesmo. A lista que você divulgou está ótima.

    Gostaria de saber se você aceita uma parceria de links entre os nossos blogs. Se você aceitar, peço que me linke na sua seção de Essenciais, pois não utilizo banner.

    Vou aguardar a sua resposta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi nenhum desses filmes, ou documentarios. mas me parecem ser muito bons, devem tratar do assunto muito bem, gostaria que vc me recomendasse o que vc acha o melhor? pretendo assistir. beijos.

    ResponderExcluir
  10. olá karla gostei da sua lista de filmes e importante ter varios pontos de vista sobre o assunto estes filmes sao e meio cult e portanto difiçies de achar mais vou fazer uma forçinha
    vlw belo blog..
    da um olhadinha no meu blog ele tb fala sobre isso www.socialbognet.bblogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti "Tiros em Columbine" e "Elefante" e realmente são muito bons.

    O que vale nisso tudo é a reflexão honesta: nós fazemos parte da sociedade, somos também responsáveis por ela e nós fingimos que zoar não é bullying e que isso é bobagem. Nós fingimos que pessoas retraídas socialmente são tímidas [e a diferença é enorme]. Nós fingimos o tempo todo que não vivemos numa sociedade problema e que fazemos parte dela!

    ResponderExcluir
  12. Karla, parabéns pela postagem...

    Coincidentemente no domingo dia 03/04 postei uma resenha sobre "Bang Bang Você Morreu"...que está na sua lista.

    Como professor devo dizer que estou extremamente triste e devastado.

    Segue abaixo link da postagem

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/2011/04/bang-bang-voce-morreu-bang-bang-youre.html

    ResponderExcluir
  13. ótimas recomendações... há também o filme Dawn Anna, que tem como base o massacre de Columbine, mas retrata a vida de uma adolescente e sua família antes de tudo acontecer, mas principalmente o amor da mãe pelos seus filhos... é um filme muito emocionante.

    ResponderExcluir
  14. Já assisti Bang Bang Você Morreu. Um filme interessante.
    A respeito da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, não há muito o que falar, acho que todos pensam da mesma forma. Muito triste, realmente.

    ResponderExcluir
  15. Um 'SENHOR' texto. Relatando ocorrências atuais e relacionando com a arte, que imita a vida. Legal os detalhes das cenas dos longas com as falas, acompanhando a análise dos filmes. Perfeito e muito oportuno!

    ResponderExcluir
  16. Irei assistir "bang bang você morreu" me parece ser um dos melhores pelas informações que consegui

    obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  17. Irei passar uma cena de Elefante para meus alunos e discutir com eles sobre esses atos.

    ResponderExcluir
  18. não lembro de ter assistido nenhum desses
    mas é interessante ver, pra entender a cabeça desses doidos que fazem isso

    ResponderExcluir
  19. Tir em Columbine eu já assisti!! Interessante o post!! Infelizmente stamos passando por este momeno triste para o Brasil!!!

    ResponderExcluir
  20. Somente pesar mesmo, além de uma enorme sensação de impotência perante tão dura realidade.
    A maioria dos filmes eu não conheço, Mas "Bang Bang" retrata perfeitamente essa questão e de forma clara.

    ResponderExcluir
  21. Assisti a 5 destes, quando escrevi minha monografia.
    Faz um tempinho, mas vale apena conferir, principalmente quem quer estudar sobre o tema.

    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!