Desta forma, considerando o trágico acontecimento no Rio de Janeiro nesta última quita-feira - Um atirador invadiu uma escola fazendo 12 vítimas mortais e mais13 feridos - resolvi fazer uma lista de filmes que deslindam sobre o assunto chacina em escolas e instituições de ensino. Sob à luz das mais variadas visões, os cineastas trazem retratos distintos para eventos não justificados, mas, de forma geral, anunciados.
Este excelente documentário de Micheal Moore retrata a busca do cineasta por compreender diversos pontos relacionados aos eventos ocorridos no Instituto Columbine, no Colorado (EUA). Inicialmente vê-se um desenho sobre os massacres em instituições de ensino, o sistema falho, o bullying, a origem da violência dos atiradores; Após, surge uma discussão sobre o culto ao acesso a arma - muito comum em certas áreas dos Estados Unidos e a influência deste conjunto de fatores no dia-a-dia.
Gus Van Sant - diretor de Gênio Indomável e Últimos Dias - traz um filme tratando de violência sem apelo a ela. De forma delicada constrói as personagens, os cenários, os momentos até o instante do ataque. O principal atrativo deste filme é a preocupação do seu idealizador em demonstrar a problemática comportamental vivenciada na realidade através de um cenário fictício. A inspiração para o filme foi o Massacre de Columbine.
Tenho um carinho especial por este filme, já que o assisti quase que por acaso e a surpresa foi tamanha, graças a qualidade e forma criativa com que trata do tema. Trevor é a personagem principal que nos guia a uma análise pessoal do preconceito e bullying. Buscando libertar-se desta situação, vê-se ligado a um grupo de jovens violentos versus as tentativas de um professor de utilizar a arte para explorar sua raiva e depressão de forma sadia. Uma ótima pedida.
Este é um filme que se foca numa personagem e sua forma de lidar com o fato de ter sobrevivido a uma chacina em seu colégio. Apesar de não ter me impressionado, tem pontos interessantes e um final diferente.
Filme Alemão. Um professor resolver propor um experimento em sala de aula aonde se aplicaria os princípios do fascismo dentro daquele ambiente. A idéia que começou com uma simples forma de interação diversificada, mostrou-se perigosa e formadora de posturas inadequadas; Ainda mais em um certo adolescente esquecido e maltratado. O resultado é desastroso.
Outro filme baseado no ataque ocorrido em Columbine, este traz o conceito de partir do ponto de vista dos atiradores, com um ar até "caseiro" das filmagens, mostrando todo o processo de planejamento do massacre e suas confissões.
Oriundo da estônia, esta película transita pela vida escolar de Joosep vítima de Bullying pelo valentão da escola e seu grupo. Contudo, a situação piora quando Kaspar, garoto que sempre agiu contra Joosep, passa a defendê-lo. Assim, o valentão vê-se ameaçado e passa a intensificar as humilhações em face aos adolescentes. Um ponto interessante do filme é que o diretor e a equipe criaram a história a partir de vivências reais de um grupo de 15 jovens, entre 15 e 18 anos. Uma obra bem realista.
A película retrata o pós-ataque; Ou seja, passasse buscando a verdade e a recuperação. Duas garotas são testemunhas do fato em que 9 jovens morreram. Deanna, a garota popular que foi ferida gravemente, e Alicia, a outsider. Nasce aí uma amizade e muitas dúvidas.
De 1968, esta obra inglesa revolucionou o cinema da época e revelou o ator Malclom MacDowell. Apesar de ter um ar mais anarquista e brincar com o real e a fantasia, é um retrato bem interessante, em especial, quando analisado o contexto histórico inserido.
Trata-se de uma película feita para TVo qual conta a história de Charles Withman e seu ataque a Unversidade Virginia Tech, aonde vitimou 14 pessoas, após ter matado a facadas sua mãe e sua esposa.

Olá Karla, lembra da gente?
ResponderExcluirEstamos de volta com o Gigante :D
Agora sou eu (Lia - @ailelc) e Thiago (Schi)
Teu blog continua MUITO BOM!
E O TEMA DO POST DE HOJE É UM TANTO POLÊMICO HEIN?
EU JÁ VI PARANOID, A ONDA entre outros que estão ai...
Vê se aparece!
:*
PS: SUA LAYOUT ESTÁ MARAVILHOSA!
ResponderExcluirassiti ban - bang mt dahora
ResponderExcluirseguindo segue la
http://sentimentares.blogspot.com/
KArla, pode ter certeza que esse acontecimento no RJ também irá virar filme daqui ha algum tempo. Infelizmente temos que passar por situações como esta aonde crianças inocentes pagam pela idiotisse de outros.
ResponderExcluirhttp://futebol-emfoco.blogspot.com/
http://rosadesaronaqui.blogspot.com/
ResponderExcluirespero que me siga tb ja to te seguindo
É uma dor muito grande mesmo, nos que nem somos da familia sentimos imagine eles. Adorei o blog.
ResponderExcluirhttp://cativameee.blogspot.com/
#Tragico ..as crianças vivendoo toda essas atrocidades do ser humano....muioto bom o blogger
ResponderExcluirÉ triste... o pior é que agora não é mais filme...
ResponderExcluirAté!
http://dedeaninha.blogspot.com/
Esse massacre na escola do Rio foi e está sendo muito chocante, triste mesmo. A lista que você divulgou está ótima.
ResponderExcluirGostaria de saber se você aceita uma parceria de links entre os nossos blogs. Se você aceitar, peço que me linke na sua seção de Essenciais, pois não utilizo banner.
Vou aguardar a sua resposta.
Beijos!
Nunca vi nenhum desses filmes, ou documentarios. mas me parecem ser muito bons, devem tratar do assunto muito bem, gostaria que vc me recomendasse o que vc acha o melhor? pretendo assistir. beijos.
ResponderExcluirolá karla gostei da sua lista de filmes e importante ter varios pontos de vista sobre o assunto estes filmes sao e meio cult e portanto difiçies de achar mais vou fazer uma forçinha
ResponderExcluirvlw belo blog..
da um olhadinha no meu blog ele tb fala sobre isso www.socialbognet.bblogspot.com
Eu assisti "Tiros em Columbine" e "Elefante" e realmente são muito bons.
ResponderExcluirO que vale nisso tudo é a reflexão honesta: nós fazemos parte da sociedade, somos também responsáveis por ela e nós fingimos que zoar não é bullying e que isso é bobagem. Nós fingimos que pessoas retraídas socialmente são tímidas [e a diferença é enorme]. Nós fingimos o tempo todo que não vivemos numa sociedade problema e que fazemos parte dela!
Karla, parabéns pela postagem...
ResponderExcluirCoincidentemente no domingo dia 03/04 postei uma resenha sobre "Bang Bang Você Morreu"...que está na sua lista.
Como professor devo dizer que estou extremamente triste e devastado.
Segue abaixo link da postagem
http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/2011/04/bang-bang-voce-morreu-bang-bang-youre.html
ótimas recomendações... há também o filme Dawn Anna, que tem como base o massacre de Columbine, mas retrata a vida de uma adolescente e sua família antes de tudo acontecer, mas principalmente o amor da mãe pelos seus filhos... é um filme muito emocionante.
ResponderExcluirJá assisti Bang Bang Você Morreu. Um filme interessante.
ResponderExcluirA respeito da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, não há muito o que falar, acho que todos pensam da mesma forma. Muito triste, realmente.
Um 'SENHOR' texto. Relatando ocorrências atuais e relacionando com a arte, que imita a vida. Legal os detalhes das cenas dos longas com as falas, acompanhando a análise dos filmes. Perfeito e muito oportuno!
ResponderExcluirIrei assistir "bang bang você morreu" me parece ser um dos melhores pelas informações que consegui
ResponderExcluirobrigado pela dica.
Irei passar uma cena de Elefante para meus alunos e discutir com eles sobre esses atos.
ResponderExcluirnão lembro de ter assistido nenhum desses
ResponderExcluirmas é interessante ver, pra entender a cabeça desses doidos que fazem isso
Tir em Columbine eu já assisti!! Interessante o post!! Infelizmente stamos passando por este momeno triste para o Brasil!!!
ResponderExcluirSomente pesar mesmo, além de uma enorme sensação de impotência perante tão dura realidade.
ResponderExcluirA maioria dos filmes eu não conheço, Mas "Bang Bang" retrata perfeitamente essa questão e de forma clara.
Assisti a 5 destes, quando escrevi minha monografia.
ResponderExcluirFaz um tempinho, mas vale apena conferir, principalmente quem quer estudar sobre o tema.
http://resenhandomm.blogspot.com/