Assunto Sério: Em Defesa da Poesia


Como hoje é o Dia da Poesia, irei postar aqui um texto meu que já foi publicado no Recanto das Letras e no Papéis de Circunstâncias, o qual creio que fale um pouco sobre a maravilha da escrita poética. 

Espero que gostem!


Há tempos estou com esta idéia circulando em minha mente; De colocar-me perante os pré-conceitos, as dúvidas, os “achismos” difundidos e proteger algo que julgo vital para os dias: A Poesia!

O problema remonta-se desde o período escolar. Uma época que deveria/deve formar nossa estrutura básica para futuros gostos. O hábito da leitura, pelo que me lembro, nunca foi tratado da forma mais correta: Tudo era imposto, analisado, obrigado. Claro que não se atraira a atenção de um bando de crianças e adolescentes.

Esta falta de didática acaba por criar uma rejeição ao universo literário, em especial a poesia. Rejeição esta incrustada em muitos ainda. Neste meu período no universo blogueiro, notei que alguns, quando se deparam com um poema, simplesmente não tentam ler – digo Ler num sentido maior do que o de simplesmente correr os olhos reconhecendo letras/fonemas/frases. Comentam algo tolo, apenas para comentar.

Sei também que isto não ocorre apenas com os blogs literatos, mas com os esportivos, os políticos, até com os de humor... Não estou aqui para reclamar com relação a isto, afinal ninguém é obrigado a gostar ou comentar. Quero mesmo é apresentar este gênero literário aos que não se arriscam a conhecê-lo.

Familiar o dito:
“Se você afirma não gostar de ler, é porque nunca encontrou o livro certo.” 
De igual forma com a poesia. Esta história de que poemas são fantasiosos, só falam de amor, só agradam a mulheres, não influenciam em nada para a sociedade, etc.; É puro medo aliado a ignorância. E falo de ignorância não em sentido pejorativo, mas relacionado a falta de vontade de conhecer, procurando evitar esta operação:
Ignorância + Medo = Preconceito.
A poesia é muito mais do que palavras bonitas, é protesto (veja o Modernismo – O Cortejo), é criatividade (Num monumento à aspirina), é exploração da língua portuguesa (tão rica, tão negligenciada – Numa Manhã), é expressão (Escoiceados). Mas, principalmente, a poesia é real, é palpável, é vida, não fábula. Como negar o apelo a existência verdadeira que tem este deslindar de Carlos Nejar?


“Nossa sabedoria é a dos rios.
Não temos outra.
Persistir. Ir com os rios,
onda a onda.

Os peixes cruzarão nossos rostos vazios.
Intactos passaremos sob a correnteza
feita por nós e o nosso desespero.
Passaremos límpidos.

E nos moveremos,
rio dentro do rio,
corpo dentro do corpo,
como antigos veleiros.”


Ainda quando laborava no Fórum, teve-se um curso financiado pelo Judiciário de SC, que visava o aprimoramento do escrever. Logo na primeira aula disse-se: “Quem sabe interpretar poesia, sabe escrever”. Como ignorar as variadas interpretações que nos são permitidas com a poesia? E a capacidade que temos em aprender com elas?

Os poemas estão espalhados por todas as partes; Nas músicas que perduram no tempo, na sabedoria popular, na própria Bíblia – ou o que você acha que são os Salmos? Portanto, não tema a poesia. Ela é muito mais do que aparenta. Procure conhecer alguns poetas e seus universos particulares. Esta jornada revelar-se-á encantadora; Permitindo que compartilhe do ponto de vista de outro, vendo e sentindo através das vivências deste estranho.


Quer algo mais fantástico?!






This entry was posted on 14 de mar. de 2011 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

34 Responses to “ Assunto Sério: Em Defesa da Poesia ”

  1. Poesia é algo sério pois, ensina as novas gerações a pensar e escrever. Toda forma de leitura deve ser incentivada.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Poesia é o tipo de literatura mais bonito que pode existir!!! Acho muito legal poder abrir um livro e refletir a respeito das palavras e versos!! Uma diversão necessária a todos que desejam uma vida mais bonita!!!

    ResponderExcluir
  3. awn que lindo isso amei poesia e uma coisa tão linda devia ser mais levada a serio "/

    ResponderExcluir
  4. Ninguém se interessa mais...tá tudo perdido!

    ResponderExcluir
  5. Adoreiiii, principalmente eu que sou suspeita pra falar sobre isso, adoro poesias, escrevo poesias, respiro poesia...

    Como o Pipi disse, infelizmente ninguém se interessa mais...

    Mas é pelos poucos que se interessam que eu nao desanimo e continuo a escrever.

    ResponderExcluir
  6. adorei sua poesia amei msm... perfeito demais tudo...

    http://louanysensacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Louanysensação

    Só corrigindo você... a poesia não é minha, é de Carlos Nejar.
    De fato, é linda!

    ;D

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo post

    realmente hoje em dia minoria se interessa por essas coisas...

    mas a uma grande e boa parte que ainda valoriza a poesia

    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

    ResponderExcluir
  9. Achei interesantíssimo o teu texto e a tua forma de te expressares. Escreves muito bem! Parabéns. Sem dúvida, fizeste que eu repensasse meus conceitos sobre a poesia, nunca fui muito entusiasmado com esse tipo literário. Tentarei me integrar mais daqui em diante! Estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o seu blog.
    Confesso que antes não curtia esse negócio de poesias, mas ultimamente acho que ando mais sensível, rsrrsss

    http://vivaiona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Poxa, muito boa poesia de Carlos
    Estou acompanhando suas obras agora.
    Blog sensacional! o novo visual tá muito bonito.

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que a poesia é a forma mais livre de manifestarmos nossos pensamentos e sentimentos pois as palavras vão surgindo em nossa mente de acordo com a percepção que vamos tendo da realidade naquele momento, se eu estiver errado me corrijam por favor.

    Quem comentar e seguir, sigo de volta, basta deixar o link: http://comentariosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olha eu mais uma vez!
    passando para elogiar de novo seu blog. :D

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o erro em relação à forma como a leitura é apresentada aos estudantes: a obrigatoriedade faz do ato algo chato. deveriam ser buscados meios de incentivo e motivação que levassem ao desenvolvimento do gosto pela leitura e não somente aprendizado.
    Sobre poesia... As pessoas muitas das vezes não se dão ao trabalho de ler nas entrelinhas, essa é a verdade. Com isso não desenvolvem o hábito de interpretar e, muitas das vezes, não conseguem ler e enxergar além; seja por falta de prática, falta de vocabulário ou até mesmo boa vontade.
    Poesia deveria ser defendida e esplanada aos quatro ventos sempre. faz parte do humano e das emoções, sejam nobres ou não.

    ResponderExcluir
  15. Para falar a verdade eu nem curto muito poesias , o seu blog ta muito massa ,flws

    ResponderExcluir
  16. Agora que já conquistei a minha menina com a poesia, só uso essa arte para protestar.

    Comentar e sair correndo é realmente péssimo, e outra coisa péssia é a poesia ser julgada coisa de frufru e receber o mesmo preconceito que um homossexual recebe. Eu vejo esse distanciamento desse modo. "Poesia é coisa de viado intelectual", pensam, e o que dizer de Bukowski?

    A fórmula ignorância + medo = preconceito é muito válida. Impôr uma coisa em vez de expôr é o que gera a aversão.

    abraço

    http://baiucadobardo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu escrevo poesias. Daí eu coloco no blog e comento as coisas dos outros enquanto os outros comentam as coisas minhas.

    Mas tem muita gente q prefere comentar meus comentários do q comentar os textos.

    Será espanto por encontrar uma opinião legítima nesse mar de pasteurização que é o espaço dos comentários da blogosfera?

    ResponderExcluir
  18. Sabe Karla, pra ser sincero eu até bem pouco tempo não gostava muito de poesias, mas depois que conheci os blogueiros poetas eu mudei minha opinião, tem muita gente escrevendo coisas muito boas!
    Parabens pela postagem!

    ResponderExcluir
  19. Sou suspeita pra falar, pois ADORO poesias.
    Acho tão ... incrível esse dom que as pessoas tem de expressar tanta coisa em alguns versos rimados ou não ... é simplesmente fantástico.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Apoiada, espero que seu argumento alcance tantas pessoas quanto o possível. Gostei muito quando cita o ensino escolar, os professores precisam muito repensar a forma de ensinar. Sou jovem, mas a cada dia vejo mais e mais crianças e adolescentes se afastarem do mundo tão incrível que é a literatura em geral.

    http://sexoalcoolpoesia.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. É VERDADE
    A POESIA BRASILEIRA ANDA BEM ESQUECIDA ULTIMAMENTE
    MAS ADORO
    E SE QUISER UMA PROVA DE Q POESIA NAO FALA SÓ DE AMOR É SÓ LER O BLOG ESTILO DISTINTO Q MOSTRA A POESIA DE UMA FORMA BEM RELISTA

    ResponderExcluir
  23. Realmente saber interpretar algumas poesias não é algo fácil, mas só mesmo se habituando a ler que essa facilidade de interpretação irá aumentar. Belo texto.

    ResponderExcluir
  24. Não existe algo mais fantástico, para quem lê e para quem faz.
    Poesia é uma forma de expressão, permitindo diversas interpretações e, o melhor, é hermética na maioria das vezes, pois só quem a escreveu consegue explicá-la totalmente.

    Obrigado por defender essa arte tão bela, minha cara!

    :D

    ResponderExcluir
  25. É chato vim aqui sempre e falar a mesma coisa né ? .... prometo que o dia que não gostar falo mal ^^ ..... como sempre excelente post karla .... o mais legal da poesia é você ter que interpretar da maneira certa .... beijos te mais

    ResponderExcluir
  26. Você tem toda a razão. E ainda arrisco uma rima muito sincera sobre poesia:

    "A poesia é a magia
    Magia da alma de quem sabe sentir."

    E como você citou no texto, a escola deveria sim estimular os alunos à lerem poesias, de uma forma sutil, pois, ninguém gosta de obrigação.
    Parabéns, sua defesa à poesia foi perfeita.

    ResponderExcluir
  27. Graças a pessoas como você a poesia no nosso país não está extinta.
    Parabéns meu anjo.

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Poesia e algo sérioo, Acho importante, ja ganhei no kit escolar livro de poesia, legal o governo fazer isso =) kkk

    Abraço.

    http://things-and-things.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Concordo!
    acho que infelizmente nossa população ainda não sabe apreciar o valor da Literatura o que gera um mal-estar profundo na cultura de um indivíduo.
    Creio que para mudar isso temos que mudar esse hábito primeiramente na escola e depois facilitar o acesso a esse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  30. O que seria de nós sem a poesia não é mesmo?

    a vida é uma poesia

    ótimo post

    ResponderExcluir
  31. q legal
    http://diariodealunos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. eu nunca peguei um livro pra ler os unicos que pego e de HARDWARE e DE COMPUTAÇÂO
    nao sei nao tenho paciência pra ficar lendo historias seu blog ta show continue asim ta muito lindo nota 10,
    http://xhdgamersx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Eu amo poesia! e eu amei seu post, eu acho muito interessante ler poesias! eu gosto :)

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!