Assunto Sério: 8 Exames Essenciais para as Mulheres Acima de 20 anos

Que cuidar da saúde é importantíssimo, todo mundo sabe. Infelizmente, entre saber e cuidar-se há uma lacuna corriqueira. Em que pese saibamos da importância de mantermos uma rotina de cuidados e exames, deixamos para verificar nossa condução de saúde somente quando presenciamos sintomas. Acredito que até seja cultural nos mantermos em uma posição de tratamento e não de saúde preventiva - como deveria ser.  

Desta forma, como estamos na Semana da Mulher aqui no blog, resolvi abordar o tema saúde e valendo-me de uma matéria feita pelo site Assunto de Mulher, em que este elencou alguns exames essenciais para que as mulheres acima de 20 anos e sexualmente ativas, listando-os aqui idem: 

1. Exame Pélvico e das Mamas: Trata-se de uma observação visual do colo do útero, com toque e apalpação dos órgãos reprodutivos e dos dos seios. Tem como objetivo a verificação da presença de corrimentos anormais e infecções ou doenças na região do colo do útero, e de nódulos e outras irregularidades nos ovários, trompas e nas mamas. Todas as mulheres de mais de 20 anos que tem vida sexual ativa devem realizar o exame junto ao seu médico. Em geral é feito anualmente, quando fora de situações de risco. Contudo diante destas situações - início precoce da atividade sexual, gravidez antes dos 18 anos, mais de quatro gestações, multiplicidade de parceiros, histórica de doença venérea, higiene vaginal precária - fica a critério do médico.

2. Mamografia: Trata-se de uma investigação radiológica das mamas que serve para detectar microcalcificações e outros sinais do câncer de mama. Todas as mulheres com mais de 30 anos devem realizar o exame. Depois do primeiro, a cada três anos, quando fora de situações de risco, do contrário, anualmente. Neste exame as condições de risco são vitais para determinar a frequência em que deverá ser efetado e, em alguns casos, quando. Referidas situações são: Mulheres com história familiar de câncer, ou que menstruaram cedo, ou que não tem filhos ou que engravidaram após os 30 anos. Destaca-se que o auto-exame mensal é indispensável para toda a mulher - independente de idade e fatores.

3. Papanicolaou (útero): Análise de células retiradas do colo do útero, com o fim de detectar o câncer de colo de útero. O exame deve ser feito por todas as mulheres com mais de 20 anos que possuem vida sexual ativa; Anualmente, no início, durante três anos consecutivos. Diante da ausência de irregularidades depois disso, a critério médico.

4. Colposcopia (útero): É a observação visual do colo do útero ampliada com o auxílio de fonte de luz e lupa, detectando a presença de infecções, irregularidades ou sinais de doenças. Deve ser feito pelo mesmo grupo e com igual frequência ao Papanicolaou.

5. Colesterol e Triglicérides: Trata-se da análise laboratorial do sangue, com o intuito de prevenir doenças cardiovasculares. De modo geral, todas as mulheres com mais de 35 anos devem realizar este exame a critério médico. Contudo, devem ficar mais atentas as fumantes, hipertensas, com história familiar de colesterol elevado ou com obesidade.

6. Glicemia de Jejum: Outro exame oriundo da análise laboratorial do sangue, todavia, este busca prevenir o diabetes. Como no caso do anterior exame citado, todas as mulheres de mais de 35 anos devem fazê-lo a critério médico; Havendo um maior risco as mulheres com suspeita de distúrbio associados à produção de insulina.

7. Eletrocardiograma em Repouso: Trata-se de uma observação da frequência cardíaca em descanso, para detectar problemas com o batimento cardíaco.As doenças e os problemas cardiovasculares estão em constante crescimento na ala feminina. Assim, exames como este tornaram-se essenciais, especialmente as mulheres de mais de 35 anos. 

8. Eletrocardiograma de Esforço:  Similarmente ao anterior, este exame conta com a observação da frequência cardíada em movimento acelerado, medindo o potencial adequado de esforço físico. Deve ser feito a critério médico, em especial com mulheres de mais de 35 anos, sedentárias, em início de condicionamento físico.

Vale destacar aqui para as futuras mamães que, durante a gravidez, todos os exames e acompanhamentos do pré-natal são INDISPENSÁVEIS para uma boa gestação e garantia de saúde ao bebê.


E vamos nos cuidar melhor, afinal, nós merecemos !
Amanhã tem mais do Especial:


This entry was posted on 10 de mar. de 2011 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

20 Responses to “ Assunto Sério: 8 Exames Essenciais para as Mulheres Acima de 20 anos ”

  1. Alguns deles eu conhecia, mas é sempre bom dar uma olhada pra saber mais. Um dos posts mais informativos que você colocou, precisamos nos cuidar meesmo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei seu Blog, muito bom repassar essas noticias principalmente para as mulheres, se elas se prevenirem com certeza terão uma vida mais saudavel e sem possiveis 'acontecimentos indesejáveis'

    ResponderExcluir
  3. Ótima iniciativa de divulgar isso! Pode parecer chato, mas pode prolongar a vida de uma mulher.

    ResponderExcluir
  4. Isso é essencial e toda mulher deve ficar ciente da importancia que cada exame tem, parabéns por alertar.

    ResponderExcluir
  5. adorei o post
    confesso q faço quase todos =)

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post, Muito informativo paras mulheres. Para aquelas que não sabem fazer o toque de mama entre outras coisas.

    Belo post!!

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Tem que se cuidar, especialmente as mulheres, vcs que geram a vida...

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, informações essenciais. Excelente blog.

    ResponderExcluir
  9. - estou em completo disleixo com a minha saúde, mas você me lembrou de alguns exames realmente importantes... :) adorei, ótimo informativo para as 'desavisadas' ou 'desleixadas' que nem eu ahah

    ResponderExcluir
  10. Ixi, é muito mais exame para mulher do que para homem!
    Ou se não, os homens estão por fora de quantos tem para eles também!
    =]

    ResponderExcluir
  11. Muitoo boom !
    meus parabeens!
    http://thaa03.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. isso é serio mesmo!! parabéns por mostrar essa informações, sucesso

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Valeu pelo post.
    Me fez perceber o quanto eu preciso ir no médico,rs!

    Bom fds.

    http://bruhworspite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. sempre faço o papanicolau todo ano, e acho muito importante todos os outros exames que vc citou acima. As vezes estamos tão atarefadas no dia-a-dia que esquecemos de nos cuidar mais da saude.

    htp://curtindocompoucodinheiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. nossa
    faço questão que envie essa pro link da hora
    na categoria PARA MULHERES
    MUITO IMPORTANTE!!

    ResponderExcluir
  16. COm coisa séria não se brinca mulheres!
    :D
    http://farofanordestina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. São vários, e é bom estar fazendo pra constar, se está tudo bem.

    ResponderExcluir
  18. Muito importante mesmo!
    É preciso que todos tomem conhecimento do post, pois além de apresentar os exame, você destaca cada um deles detalhadamente. Infelizmente muitas mulheres não tem conhecimento da existência e da necessidade desse tipo de acompanhamento.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!