Sessão da Tarde: Os Fantasmas se Divertem

Tim Burton é daqueles que são amados ou odiados. Um meio termo parece destoar, já que seus trabalhos pecam - ou seria acertam - pelo excesso de sua visão. Como não dispenso uma boa esquisitice, é claro que estou no grupo dos que amam o diretor. Todavia, este meu sentimento de apreciação volta-se em grande parte às suas primeiras películas, aonde se via/vê mais do seu elo emocional.

Na minha lista de preferidos do Burton, sem sombra de dúvidas, está uma figurinha carimbada da Sessão da Tarde - pelo menos a da minha época -: Os Fantasmas se Divertem.

Tenho um grande carinho pelos filmes que passavam na Sessão da Tarde em meus tempos de menina. Eles compõem o meu repertório pessoal e, em muitos casos, marcaram a minha existência e postura de vida. Além de diversão, as obras cinematográficas são sim um retrato particular de quem fez e de quem assiste. Sempre me senti assim com relação a esta película de Tim; Já experimentei de uma fase bem Lydia Deetz.


Para os que desconhecem, o contexto de Os Fantasmas se Divertem é simples, como explica a sinopse do site Cineplayers:
Após morrerem em um acidente de carro, o casal Bárbara e Adam está preso como fantasmas em sua casa de campo. Porém, a paz deles é perturbada quando uma família rica e arrogante compra a casa. Agora o casal fantasma faz de tudo para espantar essa família, mas fracassa. Então a única alternativa é procurar e pedir ajuda para Bettlejuice, um outro fantasma, mais experiente.
Com uma atmosfera absurdamente sombria, interessante e bem montada, fica fácil de compreender o motivo de ter recebido ao Oscar na categoria de melhor maquiagem. Isto sem falar de outros prêmios e indicações recebidas neste quesito. O final dos anos 80 e a década de 90 foram marcados pela maravilha visual deste filme.

Ademais, por tratar-se de uma comédia/terror (ou terror/comédia) a mistura dos tradicionais elementos do fantasma - como o espanto, a falta de escrúpulo, a confusão, os instantes "nojentos" - mesclam-se com maestria aos instantes de um humor descompromissado e, até, macabro. Exemplo disto é a cena - abaixo - em que um grupo de pessoas pretende fazer uma sessão espírita para invocar os "não-vivos" que assombram a residência, a qual acaba numa conjunção de passos de dança involuntários  ao som de The Banana Boat Song (canção do comercial do Bubbaloo de Banana). 


Um dos principais destaques do filme é a personagem de Michael Keaton, o infame e desregrado Beetlejuice. Quem não se lembra do seu cinismo e da sua inerente mau caratice, até na hora de pegar a senha?! Com ele nada seguia as normas e suas vontades prevaleciam aos demais. Um verdadeiro anti-herói brilhantemente interpretado por Keaton, digna-se de passagem. 

Desejando resolver um problema do outro mundo?
Precisando dos serviços de Beetlejuice?
Ficou com vontade de assistir?
Para chamá-lo, basta repetir seu nome por três vezes.
Entretanto, cuidado com o que deseja... e Boa Sessão Nostalgia!

This entry was posted on 23 de fev. de 2011 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

29 Responses to “ Sessão da Tarde: Os Fantasmas se Divertem ”

  1. O Tim tem uma visão um pouco diferente.
    Mas costumo gostar de suas animações.
    Tipo a Casa Mosntro rsrs

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, bela postagem, me senti como revendo o filme, hahahahahaha. Eu também gosto muito desse filme e não gosto do Tim Burton, hahahahahaha.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o filme, mas pela sua postagem deu vontade de ver,c orrendo pra baixar.

    ResponderExcluir
  4. hum... cheguei até a assistir... não é tão bom, mas dar para passar a tarde.
    belo blog.
    http://fabisocci.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muita boa postagem, ja comentei em uns 4 posts aqui, sempre muito bom seu blog. parabens .

    http://www.bigodefedido.com/

    ResponderExcluir
  6. Filme bom,

    Curto uns 90% dos filmes que existem então... meio suspeito de falar =)

    téh!

    ResponderExcluir
  7. Acho o trabalho do Tim super interessante mas nem de tudo gosto ou mesmo acompanho. Fui numa exposição em Nova York dele. Incrível!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho o Tim Burton simplesmente fantástico!

    Estou te seguindo, me segue?
    Obrigado pela visita. (:

    http://rodrigoludwig.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!

    Achei o layout de seu site uma graça! Tim Burton é um genious, para mim! E gosto muito mais quando a parceria do diretor se dá com Johnny Depp. Ótimas produções!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. E eu vou falar mais o que desse gênio ?
    Tim Burton é o cara!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria que fala-se sobre o filme "Mundo de Andy" seria legal

    ResponderExcluir
  12. Costumo gostar dos filmes do Tim Burton.. esse parece ser bem legal tb ^^

    ResponderExcluir
  13. INCRIVEL
    SIMPLESMENTE UM MARCO DA SESSAO DA TARDE
    UM DOS MELHORES FILMES JA FEITOS SEM DUVIDA ;D

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Karla, tô com você, também gosto muito desses filmes. Perdi a conta de quantas vezes assisti Os fantasmas se divertem na sessão da tarde. Conheço um pouco sobre o Tim Burton, e bocê o definiu muito bem sendo uma daquelas pessoas amada ou odiadas, sem meio termo.

    ResponderExcluir
  15. Quando criança era os meus preferidos, hoje meu mundo cinematográfico está mais avançados. Mas filmes de terror marcaram minha infância. Adorei Karla :D

    ResponderExcluir
  16. PQP esse filme é muito foda .... como sempre um excelente post Karla .... Deu ate saudades dos tempos que ficava em casa a tarde vendo tv .... bjs te mais

    ResponderExcluir
  17. quando eu era criança achava esse filme um máximo
    hoje em dia tinha ate esquecido dele
    muito bom o filme

    ResponderExcluir
  18. Falando sério, eu ainda não assisti este filme, espero a oportunidade de ve-lo um dia.

    http://ecologiaemeioambiente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Óla, parabéns pelo blog e pelas publicações !

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Olá! mto bom o blog e o seu conteúdo.. xeru

    ResponderExcluir
  21. Nunca assisti, já vi passando varias vezes mais não assisti. vou procurar assisti-lo da próxima vez

    ResponderExcluir
  22. A rubi disse tudo: 'E eu vou falar mais o que desse gênio ?
    Tim Burton é o cara! '

    ResponderExcluir
  23. nossa, nao lembro desse filme, rs
    o nome nao me é estranho, mas nao m recordo, rs

    mas eu adoroooo Tim Burton, o unico dele q nao m agrada,dos q eu já assisti neh, rs , é Alice, do ano passado, achei bem deprimente, esperava mtooo mais dele... mas tudo bem, todo mundo tem direito de errar, rs
    mas vai ver alguem curtiu neh,hehe

    bjinhos querida

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito desse filme..
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu amo esse filme e vários outros desse diretor. Definitivamente os filmes dele tem uma assinatura escancarada de seu estilo único. Beetlejuice sempre foi um personagem muito querido mesmo com as esquisitices. Lembro de assistir não apenas o filme, mas também o desenho animado. Eu assitia e depois sempre repetia o nome do infame 3 vezes. Existia alguma esperança de poder viver aventuras como a lydia. Como se pode esperar, nunca aconteceu hahaha
    Beetlejuice, Beetlejuice, beetlejuice!
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  26. burton combina com certos tipos de filme... com outros nem tanto mas esse é a cópia obvia dele assim como edward mãos de tesoura!



    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. A mente do Burton é incrível, e aplicando isso na criação de filmes encontramos um resultado excelente. E não digo isso apenas porque ele é o meu diretor favorito. E quando o trio Burton, Depp e Carter estão juntos então.. :)

    ResponderExcluir
  28. Faz séculos que esse filme não passa na sessão da tarde. Eera um dos meus preferidos. Também tenho esse apego por esses filmes que preenchiam a minha tarde na infância. Outro é Edward mãos de tesoura, adorava. E ainda adoro, Tim hoje é um de meus diretores favoritos, mas assistia ele desde a época que nem me importava em nada de tecnico em um filme.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!