Semana da Moda no Cinema: Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent
during ballet, 1962.
Simplesmente porque eu não resisto a um especial e nem a criar listas, fui inspirada pela reportagem apresentada no jornal Diário Catarinense, sessão Donna DC, pelo estilista e repórter Xico Gonçalves, página 11, entitulado o Cinema na Moda. Neste artigo falou-se sobre a atuação de grandes estilistas na criação de figurinos  na sétima arte, contribuindo com a magia, cenário e glamour das películas.

Sabe-se que quando começa a corrida para o Oscar, também se aguarda o festival de belos vestidos - e fiascos - no tapete vermelho. É sempre assim; Além de  se premiar as películas, avalia-se as escolhas fashion e os estilistas. Contudo a conexão entre o cinema e a modavai além; Criar uma personagem também depende do figurino. Perante tal, pensei em fazer um especial falando sobre alguns dos grandes nomes do mundo fashion e suas atuações em filmes. Nasceu a


Como não poderia deixar de ser, sou obrigada a falar do audacioso Yves Saint Laurent.  

Um dos maiores expoentes da moda e alta-costura do século XX, Saint Laurent começou muito novo a trabalhar com Christian Dior, tendo despertado a paixão pela moda graças a sua mãe. Com apenas 21 anos viu-se obrigado a manter a marca de seu mentor - eis que Dior havia falecido (1957) -, conseguindo salvá-la da ruína. Em 1962, com apoio de seu companheiro Pierre Bergé, fundou a sua própria marca: YSL. Ainda na década de 60 foi pioneiro em popularizar o Prê-à-porter - bom gosto com preços acessíveis. Também é reconhecido por ter criado o Smoking Feminino, revolucionando a forma de vestir das mulheres daquele instante até hoje. Por sua audaciosa postura, foi o primeiro designer de moda a receber uma homenagem em vida do famoso e bem conceituado The Metropolitan Museum of Art. Yves faleceu em 2008 vítima de um câncer cerebral.

Sofisticação é a marca registrada deste estilista francês preocupado em dar abrigo e valorizar o corpo feminino. Certa vez ele disse:
“Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá.”
Fácil de compreender as razões pelas quais uma de suas musas cinematográficas seja a belíssima Catherine Deneuve, como se pode verificar pelos filmes os quais participou criando roupas:


A Pantera Cor-de-Rosa









* Para saber mais sobre a vida e carreira de Yves Saint Laurent clique AQUI.



Até o próximo!!!




This entry was posted on 18 de fev. de 2011 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

20 Responses to “ Semana da Moda no Cinema: Yves Saint Laurent ”

  1. O blog mais ''completo'' que eu já vi ! Amei, posts perfeitos! Ainda mais eu que adoro moda, e gosto de cinema! Beijos
    -
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante a vida de Yves, não o conhecia ..
    Bela postagem.

    ResponderExcluir
  3. estou seguindo , se não for incomodo , segue também ? http://blogdohaah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa coisa de moda e cinema é tão legal. Antes eu queria estudar cinema, mas já que não deu =/ Quem sabe um dia, rsrsrsr. Seus posts são tão cheios de cultura. Eu acho a Pantera Cor de Rosa muito fashion, srsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns Karla!

    Você conseguiu unir o cinema com a moda, sem cair na mesmice que vemos tanto por aí...

    Eu já tinha ouvido falar de Yves Saint Laurent, por causa de uma música do Engenheiros do Hawaii, mas a sua resenha ficou ótima...

    ResponderExcluir
  6. bela atriz e bela mulher
    parabéns ; D

    ResponderExcluir
  7. adorei o post, acho que ja assisti 'sereia do missipi' mas não me lembro. Gostei do que você falou do artista francês também, tá show.

    ResponderExcluir
  8. Adoro seu estilo de escrever sobre especiais e listas! Sempre muito completas e originais! Voce torna qualquer assunto gostoso de ler. Como sempre, ótimo post! Parabéns!
    :*

    ResponderExcluir
  9. Acho a Catherine Deneuve uma linda atriz! *__*

    Excelente texto; soube muito bem abordar cinema e moda, sem dissociá-los e cair nos mesmos clichês.

    http://desquotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Via as propagandas dos perfumes dele na TV e sempre pensava "Ah, eu quero!". :DD

    E nossa, a frase dele é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  11. Exelente o Texto..
    Tbm Gostei Muido do Blog...
    Parabénss.

    http://inteligencia-digitalx6x.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, meus parabéns Karla, seu blog fica cada dia melhor :)

    ótimo post

    Um beijo e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  13. Ah, conheço o citado da semana. Realmente ele é incrível. Cada dia mais você ousa em seus post e é como eu falei: Aqui tem um toque bem retrô. Adoro aqui!Sigo sempre, segue também? Beijos.

    ResponderExcluir
  14. TEM GENTE MUITO BOA AE QUE AS PESSOAS NEM IMAGINAM!

    ResponderExcluir
  15. Oiee!!!
    muito bom o post!
    parabens!

    faça uma visitinha lo..sumida!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Pelo que parece, o Yves foi um grande estilista, vestindo mulheres lindas como a Catherine.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!