Semana da Moda no Cinema: Jean Paul Gaultier

Desde que o cinema surgiu está interligado com a moda, dentro e fora das telonas. Quando começa a corrida para o Oscar, também se aguarda o festival de belos vestidos - e fiascos - no tapete vermelho. É sempre assim; Além de  se premiar as películas, avalia-se as escolhas fashion e os estilistas.  Nesta semana estou  fazendo um especial voltado a relação Moda e Cinema - inspirado na reportagem apresentada no jornal Diário Catarinense, sessão Donna DC, pelo estilista e repórter Xico Gonçalves, página 11, entitulado o Cinema na Moda. 

Por tal, ocorreu-me a idéia de fazer um especial de 01 semana falando sobre alguns dos grandes nomes do mundo Fashion e suas atuações em filmes. Assim surgiu a


Já comentei sobre a elegância de Gyvenchy, a revolução de Chanel e o poder de Armani, agora, nada mais justo do que falar da ousadia de : Jean Paul Gaultier.


Ao contrário de muitos estilistas, o francês Jean Paul Gaultier não possui qualquer educação formal. Foi enviando seus trabalhos para profissionais da alta costura que conquistou seu espaço. Pierre Cardin impressionado com o seu talento inato,  acabou contratando Jean - na época com 22 anos - como seu assistente. Sua primeira coleção individual foi lançada em 1976. Contudo, apenas na década de 80 alcançou seu status de avant garde, trazendo muita ousadia e irreverência nos seus trajes. Nos anos 90 conheceu uma certa Madonna, para qual desenhou diversos modelitos. Sua visão fora do convencional não somente era demonstrada nas roupas, mas na escolha de modelos idosos, plus size, tatuados e um tanto excêntricos.

Falando em excentricidade, fica fácil de notar que foi justamente por seu olhar peculiar sobre a moda, que acabou trabalhando no cinema com diretores como Almódovar, Jeunet e Luc Besson. Confira algumas das obras em que contribui:











* Para saber mais sobre a vida e carreira de Jean Paul Gaultier clique AQUI.


Até o próximo!!!





This entry was posted on 17 de fev. de 2011 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

23 Responses to “ Semana da Moda no Cinema: Jean Paul Gaultier ”

  1. Não entendo muito de cinema, moda, essas coisas, mas creio que esse post esteja bem completo, pelo seu conteúdo, com vídeos e tal.
    Beijo, Karla.
    http://brevejornada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos.. Eu queria poder ter coisas de todos esses designers citados.

    E quando assistimos a filmes e vemos roupas escandalosas, simples e tudo mais, não sabemos que por trás delas pode ter um grande designer de nome, como um desconhecido.

    ResponderExcluir
  3. O Ladrão de Sonhos é muito bom, já assisti...
    Parabéns pelo blog, continue assim.

    Passa no meu site. www.clubedasfinancas.com
    Será bem vinda como das outras vezes que já passou por lá.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre os textos daqui são maravilhosos!
    Já só fã daqui do blog! (=
    Parabéns!
    Abraços,
    Mateus Augusto.

    ResponderExcluir
  5. Textos maravilhosos, tema maravilhoso, tudo! Continue sempre assim (:
    -
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. AMOOOOO "O LADRÃO DE SONHOS"!!

    Obrigado pelo post, adorei : )

    ResponderExcluir
  7. unico q eu tinha assistido ai era o quinto elemento ,mas os outros devem serem bons tbm.

    ResponderExcluir
  8. Também já assisti Ladrão de Sonhos, e reparando agora, por sua descrição do estilista e dass vestimentas do filme, realmente denota um aspecto de ousadia, de atitude em seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, amei muito teu blog, o título... nossa, esse post está beem completo mesmo, ainda fala das duas coisas que eu quase nem gosto, haha
    parabéns!


    hattp://magicoffeelings22.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vc não falou apenas de moda, vc colocou vídeos para exemplificar e fez um trabalho bem didático e jornalístico. Parabens... Eu sempre falo pra pessoas que existem blogs muito melhores que muitas revistas por aí.

    Aparece lá no meu blog, vc sumiu...

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante, sem falsidades. Sempre achei interessante essa implicação que a festa do Oscar causa na moda tanto para o lado bom quanto para o "fiasco" como dissestes. Quando a festa acaba vemos diversas revistas com matérias pra comentar vestidos e os devaneios de muitos estilistas brasileiros. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  12. Até ri quando deparei com "O Quinto Elemento", tão antigo o filme, mas é muito sabe diferente, complexo, mas é interessante.
    A propósito, gostei do post. ;D

    ResponderExcluir
  13. A roupa (se dá para chamar aquilo de roupa) da menina do sexto sentido, foi uma das coisas mais estranhas que eu vi uma mulher usar em toda minha vida, mas tem gente que gosta (madonna).

    ResponderExcluir
  14. Impagável esse post, só de citar os filmes do Almodóvar já me deixou feliz, já que ele mistura tantas formas de arte em sua obra cinematográfica... e viva Gaga!


    F.

    ResponderExcluir
  15. arrazou no post!

    parabéns!

    http://manuscritoperdido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa o trabalho dele é realmente incrível"
    Adorei o seu blog!

    Vou seguir

    ResponderExcluir
  17. Que trabalho de pesquisa sensacional que você faz!
    Realmente moda e cinema andam praticamente juntos, e filmes , se não servem para ditar a moda, como faz a TV, serve com certeza para dar visibilidade ao talento criativo dos grandes nomes da alta costura.

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. interessante essa postagem!!
    eu ja estou te seguindo me siga tbm !!!
    GRATO!!
    www.tiograca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ok, "O quinto elemento" sigo a moda das roupas na hora de dormir. rs
    Muito bom! Esse francês realmente não possui nenhuma educação formal.
    Seguindo, moça.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o Jean Paul Gaultier; mas os filmes citados e os diretores são excelentes, grandes nomes do cinema mundial.

    http://desquotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu não sei muito sobre esses caras, então meus comentários acabam sendo um pouco vagos, porem, da pra ver todos os assuntos abordados são bem explicados.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!