Livro do Mês: Morte no Nilo

Continuando mais uma das minhas sessões aqui no blog: Livro do Mês. Para quem não sabe ou é a primeira vez que esbarra com meu espaço - Seja Bem vindo! -, possuo alguns tópicos fixos, como por exemplo: RedescobrindoAlém da ArteFilmografia em Fotos e Outros. Então, para dar um espaço maior a literatura, uma vez  a cada 30 dias, falarei de um livro que lerei neste período. Ou seja, uma obra literária mensal!

Para fevereiro escolhi uma autora que adoro - já que sou grande fã do gênero suspense/policial em livros - Agatha Christie e seu: 


Principal Atrativo:
Quando se está procurando algo para ler, sempre há um atrativo primário. Neste caso, foi a própria autora: Agatha Christie. Conhecido como a "Rainha do Crime", Agatha consegue transitar em seus livros de forma inteligente, instigante e com uma pitada de sagacidade em suas opiniões. Sempre gostei da maneira como ela construía suas personagens, sempre juntado uma descrição detalhada física, combinando com o aspecto psicológico, em especial quando se fala no detetive belga Hercule Poirot e na simpática solteirona Miss Marple.


História:
Trata-se de uma trama que envolve inveja, dinheiro, fraudes, amores e retrata a natureza humana mascarada por entre a cordialidade, aonde uma bela e riquíssima jovem é assassinada durante sua lua-de-mel no Egito, enquanto viaja de navio. Alguém com as suas posses, fama e aparência era alvo fácil para o ódio, ainda que involuntário. Assim, quando o detetive Hercule Poirot assume o caso, resta evidente que todos os passageiros possuíam motivos para cometer tal ato. A questão é: Quem teve a audácia?


Opinião:
Não poderia ser diferente: O romance é ágil - variando de momentos engraçados, passando por muito mistério e uma boa dose de conclusões inteligentes. Achei tão gostoso de ler que o devorei em um dia! Envolvi-me por completo nas reentrâncias das análises fornecidas pelo detetive belga.

Alias, Monsieur Poirot é um condutor sagaz, encantando o leitor. Alguns trechos sobre suas impressões referentes ao amar demais, a inveja vigente, ao poder destrutivo da maldade e a capacidade que cada um dos viajantes possuiria de cometer um homicídio se levado as condições exatas, são brilhantes! 

Destaco que as aparências não refletem por completo as personagens e nem as ações são tão simplórias quanto soam; O que torna a história uma boa pedida aos que amam a busca pela verdade e pelo estudo da natureza humana.


Extras:
Há uma versão cinematográfica do livro chamada Morte sobre o Nilo, a qual é muito boa. Contudo, aconselho a leitura primária do livro, já que Hercule Poirot é bem mais interessante do que se conseguiu transmitir nas telonas.


This entry was posted on 27 de fev. de 2011 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

24 Responses to “ Livro do Mês: Morte no Nilo ”

  1. Adorei seu blog, estou seguindo. beijos

    ResponderExcluir
  2. Agatha é MARAVILHOSA.
    Como você disse uma vez em meu blog, esse é um livro OBRIGATÓRIO. Particularmente, um clássico!

    ResponderExcluir
  3. resenha mto bem feita

    continue seu trabalhoo

    ResponderExcluir
  4. Nossa.. você contou muito do livro.. não sabia estragava a história assim... rsrs

    Vou seguir teu blog. Gostei do conteudo.

    www.filosofandoonline.com.br

    ResponderExcluir
  5. Samuel:

    Vc já leu Agatha Christie?
    O que eu contei ali é coisa de sinopse!!!
    Não chega a 1/3 do livro!
    A morte é só o ponto de partida - e nem o mais interessante!

    ;P

    ResponderExcluir
  6. Agatha Christie é uma mestra no gênero do suspense, muito boa!
    Nunca li Morte no Nilo, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Eu AMOOOO ler! É o que eu mais faço! Bom minha mãe que me indicou Agatha Christie, e por enquanto só li E Não Sobrou Nenhum (Anteriormente publicado como "O Caso dos Dez Negrinhos") é um romance policial incrível! O melhor que já li! Vou procurar o livro deste post! VOu seguir esse blog! Te recomendo um livro de romance policial: "Criança 44"! É MUITO BOM! Vou salvar o blog e ler diariamente!
    Um abraço! PARABÉNS PELO BLOG!
    enricows

    Comente no meu blog também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Karla gosto muito de livros ficticios mas baseados em algum fato histórico, como: "A menina que roubava livros" e os livros do Dan Brown (já li todos), tem algum para me indicar?

    ResponderExcluir
  9. Pelo titulo nao parece ser bom... Mas é como dizem : " Não julgue o livro pela capa" Como não tenho dinheiro e nao tem uma livraria perto da minha casa, essa fica pra proxima.. Mas valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Os livros da Agatha, são demais!
    ótima recomendação :)
    boa semanaaa qerida!

    http://bruhworspite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conheço o livro, mas, pelo seu resumo parece interessante. Muito bom, parabéns pelo blog e pelo incentivo a cultura e a boa leitura.

    ResponderExcluir
  12. Agatha é uma das minhas autoras favoritas, já li muitos: o caso dos 10 negrinos; 13 a mesa;Expresso do Oriente, os Elefantes não esquecem entre outros.
    É Sensacional!
    Agora esse eu não conheço, mas fiquei curioso e vou comprar pra ler.
    Excelente Post, sempre divulgando o que é de melhor na cultura,na arte e no conhecimento.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que não leio nada... apenas coisas relacionadas ao meu ofício ou jornal. Bem, o seu blog está igualzinho a vc, melhor a cada dia.

    Parabéns pelo trabalho

    Equipe Mikael Moraes

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Tu lê rápido :) Acho que o livro mais rápido que li foi HP e o Enigma do Príncipe hehehehe isso foi em quatro dias...

    Voltando para Christie, só tive o prazer de ler um livro dela, Assassinato no Campo de Golfe. Preciso dizer que adorei? hehehehe

    Tenho que me dedicar mais aos livros, mesmo gostando mais das HQs :)

    ResponderExcluir
  15. Eu amo livros assim, mesmo com eu preferindo mais fantasia, sair um pouco do real, mas esses livros tb são otimos
    http://iliketeenworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. olá,
    Se for possível faça a resenha de outros livros de Agatha Cristie. Muitos viraram filmes.

    abraços

    ResponderExcluir
  17. Inveja , dinheiro , fraudes...com certeza é um bom livro!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom!
    Me parece ser bem interessante o livro.
    O Sinopse que vc postou aqui e a sua opinião ajuda a ter uma idéia do conteúdo.

    ResponderExcluir
  19. Não é o tipo de livro que costumo ler, mas você conseguiu mostrar ele de forma bem interessante e acabou sendo atrativo para mim.
    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro a Agatha, tenho um box com trÊs livros dela. Considero-a genial. (:
    "Morte no Nilo" ainda não li.

    http://rodrigoludwig.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Adoro os livros dela,suas histórias são muiiiito envolventes e nos deixa pistas sobre a trama desenvolvida,mas tem que ser um Expert para descobrir antes de terminar de ler o final do livro,o verdadeiro assassino,quase nos mata de curiosidade,rs,rs,com certeza é uma ótima escritora!!!!
    valeuuu..
    abçsss!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Karla,

    Ainda estou descobrindo seu blog (há tantos cantinhos escondidinhos que dá pra gente se perder). Encontrei um que é a minha cara...amo ler e estou ensaiando alguns escritos também.
    Bem, mas o que eu queria dizer mesmo é que você continue dando mais dicas de livros aqui.

    Devo confessar que romances policiais não são meus preferidos, mas até que curto os da Mary Higgins Clark (Onde estão as crianças, Alguém espia nas trevas,Enquanto minha querida dorme...) e também gostei muito dos de Thomas Harris, que adiciona um toque de terror e suspense em seus romances policiais (O silêncio dos inocentes, O dragão vermelho, Hannibal....)

    Enfim, não pare. Continue nos presenteando com suas dicas.

    Abraços.
    Amanda Paz
    http://quandoeutinha8anos.wordpress.com
    http://maesso.wordpress.com

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!