Sessão da Tarde: 5 Filmes de Natal

Pois é "meu povo e minha pova", como diria Odorico Paraguaçu, estamos na contagem regressiva para o natal. E, como não poderia deixar de ser, resolvi entrar no clima natalino criando mais uma das minhas listas. Desta vez, elaborei uma trilogia de filmes relacionados ao tema; Afinal, são tantos filmes relacionados a esta época do ano que falar em um subgênero não soa absurdo. No total serão 15 películas. Então, se no primeiro elenco de obras cinematográficas não estiver o seu preferido, CALMA! Ele poderá estar nas listas seguintes.

Para começar, listarei 05 dos vários filmes de natal que passavam na sessão da tarde:




Sessão da Tarde e Natal andam sempre juntos. É só bater a semana natalina e pronto; Uma enxurrada de películas sobre o tema invadem a telinha - isto sem comentar nos especiais de Fim de Ano. Quando era criança - ali no início dos anos 90 - era minha alegria sentar na frente da TV, assistir pela enésima vez um filme de natal e saborear algumas das bolachas caseiras que minha avó fazia. Relembrando momentos assim é que selecionei alguns dos filmes, uns bons e outros nem tanto, mas clássicos das tardes:



De uma época em que Macaulay Culkin ainda era fofinho, esta sequência de filmes é uma das mais conhecidas da Sessão da Tarde. Nos dois filmes a base é semelhante: Um menino é deixado para trás por sua família bem na época de natal. Assim, o garoto é obrigado a se virar sozinho e a defender-se de dois bandidos. Um filme bem no estilo "desligue o cérebro e assista", é sempre uma diversão.





Outro nome que era figurinha carimbada na Sessão da Tarde era Chevy Chase e a franquia Férias Frustradas. Nunca conseguindo realizar uma viagem e nem curtir um feriado sem muita confusão, não poderia ter sido diferente quando o assunto é Natal. O que era para ser uma festividade calma e feliz, acaba em um grande desastre.




Eu sei que esta refilmagem não chega nem aos pés do original de 1947; Contudo, quando  eu era criança passava toda a santa vez este filme no natal e eu o revia sempre. No clima de "eu acredito em papai noel", a história é doce e adorável.




Apesar de não se tratar especificamente de um filme sobre o natal, ele possui um plano de fundo natalino, uma espécie de conta de natal. A história de Edward, criado por um inventor maluco, um jovem que ao invés de mãos possui tesouras em seu lugar, é encantadora. O primeiro elemento natalino encontra-se no fato de que o "pai" de Edward iria presenteá-lo com um par de mãos criadas por ele no natal. Faleceu antes que conseguisse fazer isto. Outro ponto desta fábula que remete ao natal - principalmente no hemisfério norte onde é inverno - é o conceito de como teria surgido a neve naquela cidadezinha. Uma bela película!

 



Esta comédia deliciosa com Bill Murray - outro nome familiar aa Sessão da Tardeé uma das melhores pedidas no quesito filmes de natal. Trata-se de uma releitura bem-humorada do famoso livro de Charles Dickens,  A Christmas Carol. Para quem não está lembrando - tenho certeza que todos conhecem - é aquela história do fantasma do natal passado, fantasma do natal presente e fantasma do natal futuro. Nesta versão, conta-se a vida de Frank Cross, um diretor de uma rede de televisão, pessoa fria e que só pensa na audiência. Ele encontra-se com um falecido amigo, que o avisa sobre três fantasmas que irão visitá-lo e conceder uma oportinidade única dele se salvar. 



Até a próxima lista desta Trilogia Natalina!


This entry was posted on 22 de dez. de 2010 and is filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

30 Responses to “ Sessão da Tarde: 5 Filmes de Natal ”

  1. Todos os filmes são ótimos!
    Parabéns pelo blog.
    Adoro filmes de Natal

    ResponderExcluir
  2. Esqueceram de mim é clássico no natal haha
    E o Milagre na rua 34 é um excelente filme também :D Ótimas indicações, apesar de serem bem conhecidos, são filmes que valem a pena serem lembrados! :D

    ResponderExcluir
  3. Lembro bem que Esqueceram de Mim II era figurinha carimbada! Sinto muita falta desses filmes na sessão da tarde, apesar de achar Férias Frustradas de Natal bem chatinho, essa geração de filmes era bem melhor do que os que passam hoje em dia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, já vi todos esses umas setecentas e quatro vezes cada um, com exceção do Milagre da Rua 34, esse nunca tinha ouvido falar. Mas meu favorito é sem dúvida Edward Mãos de Tesoura.

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pena que são só 5 filmes, se não dava pra colocar o Esqueceram de Mim 3, 4, 5, 6... ;D

    Abraço!

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro filmes, principalmente os filmes natalino. Já assistir todos dessa lista, o melhor filme sem exagero é o Milagre na Rua 34 (1994).

    ResponderExcluir
  7. como sempre otima...muito tempo sem passar por aki...bjos

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. dessa lista aí gostei do terceiro (contando o 2 do esqueceram de mim)... mas tinham melhores

    abç

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. QUE LISTA FANTASTICA *-----------*
    adoro fiilmes, principalmente filmes de natal,
    o Edward Mãos de Tesoura. *-* lembro bem a primeira vez q pude ver o filme super legal, mas eu tbein prefiro os filmes mais antigos q passavam antes na sessao da tarde, beeijos;*

    ResponderExcluir
  10. Não há quem não tenha assistido pelo menos a um desses filmes. Hoje em dia não tenho paciência para assistir sessão da tarde não!

    ResponderExcluir
  11. Nossa todos legais, destaque para esqueceram, de mim e Edward Mão de Tesoura, muito bons
    http://olhaissonet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Milagre na rua 34 vai passar hj no intercine, realmente todos são clássicos que atualmente estão esquecidos pelo grande público, espremidos nas sessões da madrugada

    ResponderExcluir
  13. Gostei de todos. Filmes de Natal são tão legais...
    Acho que deveria passar em qualquer época do ano, não só no Natal.

    ResponderExcluir
  14. Esqueceram de mim 2 e Edward Mãos de Tesoura marcaram a minha infância.

    Bons tempos.

    http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Meu DEus, já perdi as contas que quantas e quantas vezes vi esses filmes, os detesto hoje em dia. Mas o que vale é q um dia eu já gostei, né? :D

    ResponderExcluir
  16. Adoro filmes de Natal! Eles trazem uma magia, algo a mais do que podemos desfrutar aqui... "Os Fantasmas Contra Atacam" é muito bom!

    Até!

    ResponderExcluir
  17. classicos msm
    mas nem me toquei que o mãos de tesoura era também

    ResponderExcluir
  18. Fiquei com água na boca! Quero ver todos, adoro o blog, já vim outras vezes aqui. Parabéns!
    Visite o meu tbm : http://eapesardetudosorrir.blogspot.com/
    Te espro lá. =D

    ResponderExcluir
  19. Consegui ver a metade dos dos filmes que você mencionou... eu sempre dormia durantes esses filmes da tarde... risos. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Muito bom! Todos os filmes são clássicos retumbantes e dão aquele gostinho de nostalgia natalina (quando éramos mais jovens ou ainda crianças)!

    Sugiro tentar levantar uma lista com filmes modernos e marcantes com o mesmo tema. Obviamente que serão menos famosos, mas acho válido para dar uma renovada!hehe

    Parabéns pelo blog!!! E Feliz Natal!!!
    Se aprecia boa literatura, visite:
    www.usinadecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. não kurti a lista , tem outros filmes que dão muita mais diversão que esses!

    O melhor blog do meu .... Bairro!!!
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a lista, Karla! De fato, a Sessão da Tarde faz parte da vida de todos nós, especialmente nessa época do ano!
    E, convenhamos, quem nunca se emocionou com o Milagre na Rua 34? Eu simplesmente amava a Mara Wilson, que simplesmente desapareceu do cinema depois desses filmes de Sessão da Tarde.

    Adorei o post! Beijos, Milton G. Machado.

    ResponderExcluir
  23. Férias Frustradas e Esqueceram de mim são antológicos.
    Segundamente, como dia Odorico Paraguaçu, os melhores são os primeiros.
    Terceiramente...Boa tarde!
    Fui
    Inté

    ResponderExcluir
  24. Ah, vou te seguir.. Me segue também ?
    http://cibasdiary.blogspot.com/
    Beijos e Boas Festas para você !!

    ResponderExcluir
  25. nossa ja vi todos esse filmes.. edward mãos de tesoura é maneirinho :D

    ResponderExcluir
  26. oiee,,, esqueceram de mim e classico mesmo!!!

    uahuahuahha

    boa postagem, passa la .. acabei de postar!

    beijos

    http://suonatadiinverno.blogspot.com/2010/12/glozell-talento-comico-dos-estados.html

    ResponderExcluir
  27. Esqueceram de mim fez parte de minha infancia porque afinal era bem reprisado ...
    outro que simplesmente é tudo de bom :
    !"Edward mãos de tesoura"
    queria q reprisasse

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!