O Surrealismo Fotográfico de Dalí

Falar de Salvador Dalí e Surrealismo em uma frase chega a ser redundância. Contudo, das várias palavras com as quais podemos definir o trabalho de arte deste gênio - espetacular, absurda, imaginária - poucas possuem a força definidora que tem o vocábulo Surrealismo; O qual, segundo o Dicionário Priberam, significa: "Movimento artístico nascido cerca de 1924, em França, que pretende não se interessar senão pelas manifestações do pensamento liberto de toda a preocupação lógica, artística ou moral". 

Dalí é comumente reconhecido pelos seus trabalhos como pintor, entretanto, também atuou junto ao cinema - fazendo colaborações com Luiz Bruñel, Walt Disney e Alfred Hitchcock - além da poesia, escultura e fotografia. Sendo sobre este último o tema da postagem de hoje.


Desafio vocês a colocarem no Google "Salvador Dalí Fotografia" e irem em imagens: Logo a primeira que aparece já é interessante, e conforme se vai pesquisando e procurando mais e mais imagens curiosas aparecem. Estas fotos foram feitas, em geral, com parcerias e sempre buscando a inovação que a visão particular de Salvador.

Uma de suas imagens mais famosas é Dalí Atômico e partiu da parceria entre o mesmo e Philippe Halsman. Em uma era distante dos artíficios do Photoshop, a realidade e regras da física não foram páreas para a força criativa de ambos. Jogo de luz, fotos em movimento, objetos em suspensão e muito trabalho resultaram nas seguintes fotografias:








Outro a fotografar este lado "insano" de Dalí foi Robert Descharnes: 





Abaixo incluo mais algumas imagens de Salvador Dalí, das quais não encontrei os autores/parceiros - se souberem quem foi avisem-me:






Espero que tenham gostado desta viagem surrealista!


This entry was posted on 10 de dez. de 2010 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

11 Responses to “ O Surrealismo Fotográfico de Dalí ”

  1. Olha que coincidência, ontem à noite na TV Cultura de São Paulo foi apresentado um documentário chamado “Hitchcock, Selznick e o fim de Hollywood” e em certo momento foi mostrado trechos do filme Spellbound, feito por Hitchcock com o design de Salvador Dali.
    As seqüencias são impressionantes ainda mais para a época que foram feitas. Somente poderiam ter sido feitas unindo esses dois gênios.

    Segue o link de um vídeo clip com a edição das resumida do filme ao qual mencionei: http://www.youtube.com/watch?v=VHAuXFn90ME

    Mais uma vez, parabéns pelo belíssimo post.

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amei o post porque eu AdooooOOooOOOro Dalí.Já assistiu o filme "Little Ashes"?Recomendo.Boa noite!bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente amo seu blog =D
    Sempre que vejo uma nova postagem venho aqui conferir. É simplesmente um prazer!
    Interessante a de hoje, ontem mesmo eu estava pesquisando sobre Dalí e Escher (fico pensando como uma postagem sua sobre ele seria interessante)... Acho incríveis os quadros e agora estou fascinada pelas fotos e tenho que conferir os filmes com urgência! suahsuhas
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Flor tem um selo pra vc no meu blog, o nome do seu blog está nas indicações http://things-and-things.blogspot.com/p/selos.html

    ResponderExcluir
  5. Ótimo blog pra quem gosta do tema, parabens

    ResponderExcluir
  6. ÒTIIMOO OO BLOOOG.;
    Os temas são bem criatiivoos .
    Paraabéens ;
    Espeeroo uma visiita;
    http://luanasoouza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Topa parceria?Se sim, avisa lá :)
    http://things-and-things.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! Agradeço muitíssimo por essa postagem!!!

    Adoro Dali, já tinha visto alguns trabalhos dele com fotografia, mas nunca tinha pensado de pesquisar...como você fez!!!

    Interessante lembrar que Dali tinha um lado teórico muito forte também. Conhecia profundamente a psicanálise, tanto que ele mesmo deu para seu método de criação foi "paranóico-crítico", rsrsrs.

    Parabéns novamente pelo BLOG!!!

    Belíssimo o seu trabalho por aqui!!!

    http://felipedesouza-psicologo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. São imagens sensacionais mesmo. É de conteúdos informativos e interessantes como este que o povo precisa.
    Viajei nas imagens!

    ResponderExcluir
  10. Estava fazendo uma pesquisa sobre as obras de Dalí na internet e acabei encontrando este post. Sempre gostei muito das obras dele, e acho que a parceria que ele fez com Buñuel foi fantástica.

    Fiquei bastante surpresa com este post. Quando eu penso que já vi de tudo no seu blog, você me aparece com uma dessas HAHAHA

    Até breve!

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!