15 Filmes que Definiram Gerações

Sabe aquela conversa nostálgica de "no meu tempo..."? Pois é, esta sensação saudosista de cada geração é costumeira e merece ser sentida; Afinal, cada período vivido implica em uma série de representações, ações, estilos, posturas, (...), em toda uma cultura e manifestação desta.  

Pensando justamente nestas figurações de geração para geração que o site MovieFone fez uma lista de 10 filmes que as definiram. Eu, por minha vez, resolvi entrar na brincadeira e  fazer uma releitura da listagem citada acrescentando alguns títulos.

Assim, segue abaixo
15 Filmes que Conceituram Cada Uma Das Gerações:



Avisos:
- Adotei a ordem cronológica, sem incluir preferências ou um ranking.
- A lista é algo pessoal e limitado, já que depende da minha gama cinematográfica. Por tanto, COM CERTEZA, eu deixe filmes ótimos escaparem. Sabendo de mais algum que caberia aqui é só avisar.
- Nem sempre uma grande produção de cinema equivale a representatividade da película.
- Não falei do filme "A Rede Social" pois, ainda, não o assisti.


Vamos aos Quinze:

Um retrato do pós-guerra, o filme se passa através da visão de 3 veteranos que ao retornarem para o lar buscam adaptar-se. Contudo, traumatizados pelo enfrentado durante os horrores da batalha, é possível provar da transformação destes e das pessoas que o cercam. A película consegue retratar com maestria a angústia do posterior, da compreensão das alterações e do clima de “where am I?” da época.
.
.
2. Juventude Transviada (1955):


A geração dos anos 50 começou a revolução adolescente, a busca por uma identificação pessoal e o questionamento das autoridades. Neste mesmo ritmo segue Juventude Transviada; Com James Dean protagonizando o rebelde, o filme é um retrato bem coerente dos jovens que buscavam além das aparências e conservadorismos.
.
.
3. A Primeira Noite de Um Homem (1967):


A famosa Mrs. Robinson e sua canção tema já é inerente quando se fala nesta película. Contudo, o mais interessante não está nesta relação em si. Mas sim, na clara demonstração dos anseios da personagem de Dustin Hoffman - recém formado - em libertar-se dos valores tradicionais vigentes. E, justamente pela personagem não ser um revolucionário - apenas mais um jovem - é que torna o filme um exemplo da busca da geração sessentista.
.
.
4. Sem Destino (1969):


Eu acho que este é o maior exemplo de um filme representativo de sua geração; Ele escancara na telona a filosofia que ia crescendo e tornando-se marco dos anos 70. A busca pela liberdade, o rock n'roll, o sexo, as drogas, tudo demonstrado de forma simples e fiel.
.
.
5. Os Embalos de Sábado a Noite (1977):


E viva a era Disco! Nenhum filme conseguiu personificar o período como este. Bem como, nenhuma personagem conseguiu alcançar o status de estrela da pista de dança de Tony Manero (John Travolta).
.
.
6. Pra Frente, Brasil (1982):


O único nacional da minha lista, esta película se passa durante os anos de chumbo e do "milagre econômico" -  vendido na Ditadura Militar. Faz um contraste entre o povo brasileiro vibrando com a Seleção durante a Copa do Mundo, versus a verdade dos prisioneiros políticos - torturados por agentes da repressão oficial. Inicialmente o filme foi censurado...
.
.
7. O Reencontro (1983):


A morte do idealismo e a geração Baby Boomer (nascidos entre 1946 - 1964) é a temática deste filme que conta, com um ar intimista, o reencontro de sete amigos após o suicídio de um deles.
.
8. O Clube dos Cinco (1985):


Talvez seja a paixão minha por este filme, mas acho que ele define não só a geração oitentista, como descreve muito bem a adolescência, as dúvidas, o desejo por ser além das aparências pré-definidas. Do mestre no tema John Hughes, não há obra cinematográfica mais coerente com a adolescência dos anos 80 que esta.
.
 .
9. Caindo na Real (1994):


O que acontece depois da faculdade? Depois dos exageros e da lúxuria vividos no período entre a adolescência e a vida adulta? Crise Existencial. A verdade do dia, somada aos grandes medos (AIDS) e revolução sexual (homossexualismo mais aceito e assumido) dos anos 90, só poderia gerar um sentimento de - literalmente - cair na realidade.
.
.
10. Forrest Gump (1994):


Por um instante vamos ignorar a história cativante do filme e nos ater as situações históricas importantes que estão inclusas: Este filme consegue fazer um trajeto maravilhoso entre os anos 50 aos anos 90. Uma miscelânea de TODAS as gerações.
.
.
11.  Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994):


Um retrato bem sagaz e no maior estilo Tarantino da Geração Videoclipe - apaixonados pela MTV e referências das mais variadas fontes da pop culture e da violência.
.
.
12. Kids (1995):


Acho que é um filme mais underground e que retrata um período conturbado da adolescência em meados dos anos 90, onde figura o skate, o sexo, o HIV, as drogas e, principalmente, os riscos de uma má orientação e pais ausentes.
.
.
13. Mundo Cão (2001):


O existencialismo e agonia caracterizada pelos outsiders é a idéia central do filme (baseado em um HQ). A geração retratada  - esquecendo das denominações específicas - é a do final dos anos 90 e início do novo milênio, ansiosa por uma variedade de experiências e pelo individualismo, mas cansada da verdade e (porque não dizer) da humanidade como um todo.
.
.
14. Hora de Voltar (2004):


Ansiedade e vazio são as palavras de ordem. A película transita num mundo acelerado e confuso - contendo algo de Geração Prozac - que de repente é interrompido e, por motivos maiores, retornado ao início de tudo. O que antes era calado com pílulas, agora é enfrentado. Ao reabrir portas do passado, a busca pela auto-consciência é o que resulta.
.
.
15. Scott Pilgrim contra o Mundo (2010):


Meio geek, meio cultura pop, muito gamer e um tanto besteirol. O filme é baseado num jogo homônimo e pode não agradar a todos; Contudo, méritos merecem ser dados na tentativa em demonstrar o universo acelerado - e as vezes sem-noção - da geração videogame.


Espero que tenham gostado!
Até a próxima.


This entry was posted on 29 de nov. de 2010 and is filed under , , , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

22 Responses to “ 15 Filmes que Definiram Gerações ”

  1. gostei da lista. sobrou um faltou, faltou outro mas mesmo assim uma lista muito boa. que tal uma enquete sobre filmes das décadas? tipo tres filmes de cada uma? rolava uma votação dos seguidores pra ver no que dava?

    ResponderExcluir
  2. Nossa... a maioria eu pude assistir, realmente são filmes muito bons...
    Falando agora do filme KIDS, quando vi a primeira vez... nossa... pude ver.. o filme é algo real, vemos isso todos os dias, digo isso com um tanto de tristeza, confesso. Mas é um filme muito bom mesmo.
    Claro que há na lista filmes melhores e mais conceituados, mas são temas diferentes e dentro do tema "adolescência", o KIDS é perfeito.
    Parabéns pelo post maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. Desses tenho A Primeira Noite de Um Homem, Pulp Fiction e Hora de Volta na minha coleção particular e adoro todos =)

    Já Embalos de Sábado a Noite e o Clube dos Cinco são outros dois filmes que adoro.

    Ainda ñ vi Scott Piligrim, mas confesso estou curioso em assistir

    ResponderExcluir
  4. Todos são muito bons,mas o que eu gosto e marcou minha geração foi :
    Os Embalos de Sábado a Noite,nossa muito bom,amo filmes musicais .
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Faltaram alguns na lista mas ficou bem legal. Vou procurar ver o último, q ainda não conheço!
    Parabéns pelo seu blog :)

    Pra falar das coisas simples do coração:
    http://s2ois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tive a oportunidade de conhecer seu blogger, gostei muito, posts interessantes .

    www.guerrasdorio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou aqui para elogiá-la pelo belíssimo Blog, é muito bom. Sempre trazendo pots bem interessantes.

    Tô seguindo.

    Quando quiser, pode visitar o meu, tem nova postagem

    abraço.

    ResponderExcluir
  8. Omg... Tenso! Nenhum bate com os da minha lista. Hahahaha Um abraço! :*

    ResponderExcluir
  9. bem legal esse post em me legal


    http://planetahuumor.blogspot.com/
    vlww

    ResponderExcluir
  10. Adoro o blog, to acompanhando sempre que posso.
    E, esse post,interessentíssimo.
    Parabéns,
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Dos 15, só assisti a 4 deles =S
    Preciso conferir alguns outros né? Mas super concordo em relação aos que assisti, não tem como esquecer de nenhum deles.. como esquecer os embalos de sábado a noite por exemplo? rss
    Bjinhus

    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. acredita q eu fui assistir forest gump pela primeira vez ano passado??? xpp

    ResponderExcluir
  13. Adorei... a maioria deles faz parte da minha lista de favoritos^^

    ResponderExcluir
  14. Bruno Costa:

    Obrigada pelo comentário no post "15 filmes que conceituaram gerações".

    Já que discorda da lista, que tal colocar alguns dos quais vc acha que deveriam estar.

    Assim dá espaço para discussão.

    ;D

    ResponderExcluir
  15. Karla,

    Adorei o desafio. Vai ser difícil postar algo a altura, minha relação com o cinema não é tão próxima quanto a tua. Mas vou topar informalmente e rezar pra que consiga ao menos não fazer vergonha. :P

    ResponderExcluir
  16. Você recebeu um prêmio pelo talento de seu blog.
    Parabéns.!
    Esta a vista no blog Poder Crer.

    http://podercrer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. vlw pelo comentario no meu blog
    -----
    ai gostei do seu blog

    ainda nun tive tempo de dar uma passada nele

    mais vou sempre visitar ele

    ok's

    passa la no meu blog depois

    www.iubdeds.com.br

    abrc's

    t+

    ;)

    ResponderExcluir
  18. q marcaram a minha foram
    1- Rambo, a missão
    2- Exterminador do futuro
    3- Comando para matar
    4- A noite dos mortos vivos
    5- Cemitério Maldito
    6- Caça Fantasma (haaaaaa)
    7- Feitiço de Áquila (esse o melhor)
    8- Rambo II (melhor q o um q tmbm foi bom rsss)
    9- Exterminado do Futuro II (melhor da série he he he)
    10- Lua de Fel (tem q ter um romance tmbm)
    11- Exorcista (qdo criança fiquei traumatizado, depois de grande vi como é bobo rsss)
    12- Advogado do diabo (mto bom, embora mais novo)
    13- Goonies
    14- Matrix I (depois desse tudo ficou meio chato... esse foi 10)
    15- Porkis rsss

    acho uma listinha interessante rsss

    visite-nos tmbm, estamos com post novo

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua lista e minhas amigas tbm! A maioria confesso que não assisti, mas o que assisti com certeza me marcaram.
    Posso falar alguns que me marcaram também?

    - De volta para o futuro ( todos )
    - Corra que a policia vem ai ( todos )
    - Loucademia de Policia ( kkk )
    - O exorcista ( esse eu tinha medo mas assistia mesmo assim )
    - 7 Seven ( ficava impressionada com o carinha do pecado da gula )
    - Forrest Gump ( todo mundo teve seu momento Forrest eu acho rs rs )
    - Lua de Cristal ( É, o da Xuxa mesmo rs )
    - A lagoa Azul ( milhões de vezes no SBT rs )
    - Os trapalhões ( todos )
    - O pai da noiva
    - E.T

    Ai nossa.. que saudade da sessão da tarde no sofá.. rs..

    Beijo!

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!