Top 5 Trilhas Sonoras Instrumentais que me Encantaram


A música instrumental, via de regra, não é muito aceita pelo público em geral. Não é o tipo de música que se escute em rádios – a não ser as especializadas. Contudo, quando se trata de filmes, a instrumentalidade ganha uma nova força, um novo fôlego, encantando multidões e transpondo-se no tempo. O meu primeiro embate com o estilo foi graças ao Tom & Jerry, é assustadora a qualidade das músicas selecionadas para as tão batidas perseguições. Mas isto é outra história. Vamos a segunda lista da trilogia:
.
* Trilhas Sonoras Instrumentais que me Encantaram*
..
5. Adeus, Lênin!: Coloquei na minha lista porque a primeira vez que ouvi a música “Summer 78” tive a sensação de rever o meu passado, tomei-a para mim. Tem algo de muito pessoal nesta música o que a torna sincera a cada nota. Quanto ao filme em si, é uma daqueles que você deve ver! Uma comédia sobre a Alemanha no período pós-queda do muro de Berlin. A trama desenvolve-se ao redor desta família cuja mãe entra em coma e desperta dias depois; após a vitória capitalista. Temendo que as mudanças políticas no país agravem seu estado de saúde, seu filho elabora um plano para que ela acredite que tudo continua exatamente como antes.
.
.
.
4. Cinema Paradiso: Sua trilha sonora foi premiada em diversos festivais mundo a fora, como o próprio filme. Traz em sua música tema, nela inserida, toda a dramaticidade e poesia que a película passa. Belíssima! Cinema Paradiso é um verdadeiro epítome no que tange aos apaixonados pelo cinema. Um dos mais influentes e consagrados filmes italianos, tem em sua história um garoto, um senhor, um cinema, uma cidadela e muita sensibilidade.
.
.
.
3. O Poderoso Chefão:  Nino Rota foi uma das minhas primeiras paixões no quesito música para o cinema - ele fez a trilha sonora do Romeu e Julieta de 1968. Muito premiado, também compôs a extraordinária música-tema do Poderoso Chefão; Duvido que haja maior representante musical do estilo mafioso que esta. Ademais, toda a trilha é praticamente instrumental/orquestrada. Para quem viu o filme é inesquecível. Para uem não viu, VEJA! A história se passa nos Estados Unidos dos anos 40 e 50, a família Corleone - chefiada pelo patriarca Don Vito (pelo divo-mor Marlon Brando) - vive em constante confronto com outros grupos mafiosos pelo controle de vários negócios ilegais.
.
.
.
2. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: Yann Tiersen conseguiu a proeza de criar a trilha sonora instrumental perfeita para um filme onde a delicadeza salta das telas. Yann, que também criou outra trilha que está nesta lista – Adeus, Lênin! –, fez desta uma das mais adoradas trilhas dos últimos tempos. Charmosa e interessante conquista com seus acordes vanguardistas. Para quem não conhece o trabalho dele, ou mesmo não possuí muito interesse neste estilo musical, roube um tempinho para experimentar. Garanto que terão uma surpresa agradável. Acho difícil alguém que não tenha assistido, ou pelo menos, ouvido falar em Amélie Poulain. Esta comédia francesa logo que lançada conquistou milhares de fãs, inclusive eu, com uma fotografia fascinante e com o jeitinho envolvente da protagonista. È um filme FABULOSO, fantástico, cheio de inocência e encanto.
.
.
.
1. Psicose (1960): Quem não tremeu ao som quase estridente, soando a anunciação, deste clássico de Alfred Hitchcock?! As melodias compostas por Bernard Herrmann são sombrias, nervosas, angustiantes, perfeitas para o estilo. Destaco, para exemplificar, a seqüência do chuveiro, a mais famosa do filme, onde os violinos complementam a tensão da cena com maestria. Até hoje a trilha é referência. O que falar de Psicose a não ser: Se você não assistiu, corra para a locadora mais próxima! Trata-se de um dos melhores suspenses já feitos, dirigido por um verdadeiro gênio. A trama é intensamente psicológica, versando as personagens de igual forma. Uma verdadeira obra-prima!
.
.
.
.
Extra=>Amadeus: Como poderia falar de cinema e música instrumental sem fazer uma referência a este maravilhoso trabalho que foi AMADEUS? O filme é da década de 80, conta a trajetória de Mozart sob a ótica de Salieri – o qual se julgava responsável pela morte do mesmo. A relação de adoração e ódio da personagem de Salieri dá-se a postura irreverente e insensata de Mozart conduzir sua vida e seu talento. É este um dos fatores mais instigantes do filme. E, como não poderia deixar de ser, a trilha sonora composta de seus trabalhos é algo Estupendo!
.
.
.
Agora só falta mais uma lista, até lá!




This entry was posted on 7 de out. de 2010 and is filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

31 Responses to “ Top 5 Trilhas Sonoras Instrumentais que me Encantaram ”

  1. Muito boa a lista.. Interessante você falar sobre Amadeus, é um dos meus favoritos.. além da maravilhosa trilha sonora.. o filme vem acompanhado da risada mais divertida que já ouvi.. que ficou em minha mente por muito tempo, acho que justamente pela história triste do filme..

    ResponderExcluir
  2. É, elas encantam de fato. Pena que pouca gente tenha bom gosto musical. Ouvem o que tá na moda.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do instrumental do O Poderoso Chefão. Dá pra imaginar várias coisas escutando ela. Parabéns pelo post. Curto muito seu blog!

    Se puder retribuir:
    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. *--------------* te segui, me segue tmb *-*
    adoreeei '

    ResponderExcluir
  5. O instrumental é aquela musica que vc não precisa querer ouvir ela entra em vc e vc gosta sem saber

    ResponderExcluir
  6. muitas pessoas não gostam, mas toques instrumentais realmente encantam. Adorei a lista (:

    ResponderExcluir
  7. Óh sim, O Poderoso Chefão! Ai esta um bom filme, com uma trilha sonora perfeitamente encachavel a ele. E tem também outro que por sinal também esta em sua lista, Psicose, esse filme me atormentou as ideias juvenis por um bom tempo, sempre gostei dos filmes tidos como "OLD's", claro ja fui zoado quando mas jovem mas eles são os melhores cada um em seu estilo, claro que gosto muito de muitos filmes atuais, sou muito fã de filmes de fantasia(menos HP), enfim, um bom post, parabens!

    ResponderExcluir
  8. Agora sim! :D
    Estamos falando a mesma língua! Todos esses eu vi e recomendo com todas as forças! Sem falar nas trilhas sonoras, que são um espetáculo à parte. A do poderoso chefão é espetacular. Marcante e por horas comovente (se é que dá pra ficar comovido com um mafioso).

    Parabéns pelas escolhas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu, particularmente, gosto muito de instrumentais e, Karla, suas escolhas foram ótimas. Parabéns, de verdade. Gostei, principalmente, de Psycho estar na lista.

    ResponderExcluir
  10. Vou ver melhor os filmes das trilhas que você citou, quem sabe me interessam :)

    []'s
    Victor Pagani
    blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  11. Existem músicas que na primeira nota já nos remete diretamente ao filme, vide psycose e Poderoso Chefão, parabéns pelas escolhas! Se quiser participar da promoção de aniversário do meu blog será bem vinda! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Blog linddooh quer ser parceira ?? http://pontoteennews.blogspot.com/
    Sem CALOTE

    ResponderExcluir
  13. aaddoorreeii
    o poderoso chefão eh un classico
    tanto ao filme quanto à musica
    muita gente confunde a intordução ou
    associa ela a una ideia arabe devido a musicas e programas que nao conven falar o nome, mas ainda assin sabemos o valor cultural que ten essas sinfonias.
    O Fabuloso Destino de Amélie Poulain eh tão aconchegante e dotado de un romantismo e singularidade incriveis.
    Psicose é o classico dos classicos que fica gravado nas mentes até dos menos eruditos
    bju lidissima aaaddoorei mesmo o teu blog
    é una excessão

    ResponderExcluir
  14. Cinema Paradiso é um daqueles filmes que você nunca mais esquece na vida! E de fato tem uma trilha sonora que consegue ser fiel à sensibilidade que o filme nos remota! Psicose e O Poderoso Chefão, creio, não seriam os mesmos filmes, não fossem as inesquecíveis canções... Excelente sua lista!


    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/2010/10/o-famoso-agenor.html

    ResponderExcluir
  15. Adooorei a lista eu tenho Os Tres Poderoso Chefão, tenho o VHS do Adelus Lenin e o DVD da Amellie Poulain a trilha sonora deles é simplismente fantástica não só a trilha mais o filme como um todos mesmo , bom eu como adoro listas ainda não tenho um top five de trilhas de cinemas preferidas irei fazer também ! abraço
    aguardo sua visita
    www.ruivosuburbano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Amelie é um dos meus filmes favoritos, e também uma das trilhas.
    Lista maravilhosa.

    ResponderExcluir
  17. Bela lista...
    E da Poderoso Chefão virou algo pop, tocando em vários programas de TV até hoje, principalmente quando chega um politico muito honesto como o Maluf hehehehe

    ResponderExcluir
  18. Yann tiersen é um gênio da música instrumental contemporânea e quando trata-se de trilhas ele domina.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Acho que suas escolhas foram bem felizes!

    Agora, mais perturbadora que Psycho, impossível!

    Te sigo.

    ResponderExcluir
  20. amei esse Post,as trilhas sonoras são maravilhosa
    principalmente a Summer 78

    #Beijos

    ResponderExcluir
  21. Realmente são músicas que marcam...eu particularmente, adoro música instrumental...e acho que The GodFather e Psicose também estariam na minha lista! Não conhecia as outras músicas, mas são bem bonitas também!

    ResponderExcluir
  22. Não sei porque, mas 'summer78' me deu uma coisa ruim no peito...
    Eu simplesmente adoro a segunda, de 'cinema paradiso'. Acho que trás todo amor e tragédia em uma só melodia.
    Ótima lista. Adorei. Pricipalmente Mozart. :)
    Abraço
    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Mas que bela seleção, a do Godfather só de ouvir já arrepia.

    Eu acrescentaria as musicas do Star Wars e Back to the Future... filmes de nerd classicos \o/

    ResponderExcluir
  24. Yann Tiersen realmente manda muito bem, com certeza tem a mão dele no sucesso de Amelie.
    Magniífico! ^^


    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Bahh se tem uma coisa que eu sempre entro em discussão com meus amigos é sobre musica instrumental. Ja tentei gostar e nao consigo. Pra mim fica faltando uma voz, um vocalista. Mas isso é de cada um.

    To seguindo....

    Bjss

    Estilo Distinto:
    http://estilodistinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Realmente, musica instrumental não é bem quista , porém, existem vezes que me pego baixando algumas pra relaxar . . .

    http://dupladameianoite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. para cada momento da vida...uma musica faz parte dela...a instrumental...relaxa viajamos nas melodias...

    ResponderExcluir
  28. ooooooooh o Fabuloso destino de Amerie...amo mto esse filme tudo nele...

    ResponderExcluir
  29. Poderoso Chefão o mais lembrado com certeza.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!