Retrospectiva do Terror: Década de 70

O terror caminha de forma crescente e, nos anos 70, trouxe algumas boas surpresas e filmes inesquecíveis. Nomes que conhecemos hoje estão enraizados na época. Algumas linhas básicas são percebidas como é a de perseguições (seja por monstros, seja por psicopatas), os baseados em fatos reais, o dito “gore” e a linha sobrenatural. Para quem não sabe o que é o estilo gore de terror é o que tem como limite o estômago – muito sangue e exageros. A partir desta década amplia-se o leque e os temas – algo costumeiro hoje.


The 70’s Rules!


Para começar este trajeto groove da década de 70, não há como deixar de mencionar um dos diretores mais influentes da atualidade Steven Spielberg debutou sobre os raios macabros do horror; Isto aconteceu em 1972, na produção para TV de Encurralado; O qual trata da história de um pobre motorista perseguido por um caminhão impiedoso. Apesar de ser mais um thriller, menciono o mesmo eis que foi a razão de Steven ser chamado para dirigir o inesquecível Tubarão (1975). Os produtores pensaram: “Se ele consegue fazer um caminhão soar assustador, pode fazer o mesmo com um tubarão.” E ele fez.




Ainda no estilo “perseguição” tem-se o mega-clássico do horror: Halloween (1978), de John Carpenter. Michael Myers, sua sede por sangue e sua máscara atormentaram uma geração e serviu de evidente influencia para toda uma leva de filmes com assassinos misteriosos e impiedosos dos anos 80.




Caindo na linha do “baseado em fatos reais”, O Massacre da Serra Elétrica (1974), dirigido por Tobe Hooper, é indispensável para o fã do gênero. O filme conta a história de um grupo de jovens amigos que durante uma viagem de carro acabam caindo no caminho de uma família de psicopatas, onde um dos integrantes desta família insana utiliza uma serra elétrica para matar suas vítimas.




O sobrenatural, em especial o conceito de possessão, tive seu auge neste período. Basta uma breve olhada na lista de películas da época para notar isto. Logo em 1973, tem-se um dos filmes mais assustadores de todos os tempos: O Exorcista. Além do sobrenatural, a produção também segue a linha do “baseado em fatos reais”. Dirigido por William Friedkin, relata-se a história de uma menina possuída pelo demônio e a sua mãe procurando um padre para tentar ajudá-la. Notando a gravidade da situação, chama-se outro padre especialista para que realize um exorcismo.




A Profecia (1976) atormentou muita gente com a narração sobre o anti-cristo vagando pela Terra sobre a forma de um dos meninos mais assustadores da história do cinema. Há pouco tempo foi feito um remake bem mais ou menos do original.




Poderes telecinéticos, bullying e uma mãe impiedosa é a receita de Carrie, A Estranha (1976). Mia Farrow, dirigida por Brian De Palma, transita novamente sobre o universo do terror em um dos clássicos mais emblemáticos do gênero. Confesso que sempre tive um tantinho de dó da Carrie, ela simplesmente havia chegado no limite.




Outro filme que mistura o sobrenatural com o “baseado em fatos reais” é o Terror Em Amityville (1979), retrata a suposta sequência de eventos vivida por uma família ao mudar-se de residência. Vale destacar que a refilmagem mais recente perde o encanto e força do antigo.




Saindo do sobrenatural para o sobre-humano, esbarramos com Alien, O Oitavo Passageiro (1979) de Ridley Scott. O terror saiu de órbita e aterrissou brilhantemente na aeronave Nostromo. Enquanto a tripulação investiga um pedido de ajuda de um planeta desolado, um monstro bisonho é o passageiro indesejado que tenta matar todos.




O diretor italiano Dario Argento também começava a fazer história, gastando litros de molho de tomate em suas produções, como o clássico Suspiria (1977). Argento se tornaria o principal expoente do “gore”, sub-gênero dos filmes de horror onde o estômago é o limite.




O surrealismo toma novo fôlego com o deslumbrante e confuso Eraserhead (1977), do controverso David Lynch.




Os Embalos do Horror Setentista ficam por aqui.
Até a multicolorida e trash década de 80!







Links Pesquisados:

http://www.mood.com.br/3a11/terror.asp
http://bocadoinferno.com/

This entry was posted on 27 de out. de 2010 and is filed under , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

20 Responses to “ Retrospectiva do Terror: Década de 70 ”

  1. Filmes de terror são ótimos. Tubarão, O Massacre da Serra Elétrica e O Exorcista são perfeitos clássicos. Eu particularmente me assusto mais com os sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  2. Adooooro filmes de terror, os filmes que você selecionou então... (:

    ResponderExcluir
  3. Assisti a praticamente todos esses filmes. Gostei muito de todos, ótimas histórias, simplesmente perfeitos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, foi a partir daí que deu o pontapé para tudo ser mais intenso nos filmes de terror. Adorei a seleção, querida!!!!!! =)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. retro totaaaaal...
    os filmes de antigamente saun muito bons,a geraçao de agora kuando ve un filme desses na maioria das vezes axa graça por naun ter tantos efeitos e tudo mais.
    imagina se os filmes de hj fossem mostrados nakela epoka...aoskaoskoaksao

    ResponderExcluir
  6. Carrieeeeeeee ! :O rs
    Muito bom a sua seleção, parabéns


    []'s

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de por o meu blog ><

    www.blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já assisti alguns desses filmes e adorei o seu post.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gostava muito de filmes de terror. Horror em amtivile cheguei a assisitr. O exercista não.
    Na verdade o que assistia muito era de Serial Kiler, hoje já não tenho mais estômago pra essas coisas.
    Gostei do blog.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  10. Eu aqui novamente -rs
    então, filme de terror é TUDO DE BOM

    ResponderExcluir
  11. Magnífico! Gosto da maioria dos filmes que você citou, e mesmo os que não me agradaram tanto, são dignos.
    Eis produções de horror de verdade, detonando de longe porcarias que Hollywood lança dia após dia sob o pretexto de tratar-se de filmes de terror.
    Parabéns, muito bom seu post.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que daora,gosto de filmes de terror!!

    ResponderExcluir
  13. Eu não curto muito filmes de terror. Mas a sua pesquisa e postagem foram perfeitos! Parabens!

    ResponderExcluir
  14. Bom adorei seu post, dei uma viaja no tempo,os filmes de terror tiveram realmente uma revolução.

    ResponderExcluir
  15. Caraca, a década de 70 foi boa pra filmes de terror mesmo! Muitos clássicos aí. Tubarão marcou com seu tema, hein? "tã nã nã nã" HAUAHUAH E Halloween com seu remake recente (embora não achi que tenha ficado bom!)... A lista vai seguir de década em década até atualmente? Wow! Você manja mesmo dos filmes de terror hein hauehae

    Seu blog tá muito bom, já to seguindo (O Metaleiro)! Dá uma passada no meu também:

    http://beeremall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. A essência do terror mudou. Muitos filmes antigos desse gênero hoje são vistos mais como comédia ;D

    ResponderExcluir
  17. Carrie, a estranha é demaaaaaaaaaaaaaaaais xD
    adorei novamente a retrospectiva \o

    ResponderExcluir
  18. porra, tubarao é ducaralheo!! exorcista ja me cago todinhooooooo nas calças. E helloween, bah esse é fodastico demais. Sempre acompanhei!!

    Bjss

    Estilo Distinto:
    http://estilodistinto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. ahhh kero ver qndo chegar no filme do Jason, meu preferido dos sereais killers!! uhulllll

    ResponderExcluir
  20. Só uma dica: No massacre da serra eletrica, ele usava uma MOTOSSERRA, e não uma serra elétrica, pq senão ele só poderia matar as pessoas que estivessem perto da tomada...

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!