O Nascimento do Terror no Cinema

Tudo tem um começo, isto é fato. Entretanto, poucas vezes temos a curiosidade de saber quando/qual/como foi este princípio. Por exemplo: Você sabe quando surgiu o cinema? Um assunto que tanto vemos ser debatido blogsfera a fora e que nem tantos sabem sua origem. Se você sabia a resposta, muito bom! Se não, duvido que este lapso afetará sua vida; Mas, só por curiosidade: Foi em 1895, pelos irmão Lumière, sendo que a primeira exibição pública deu-se em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris. 

Agora uma questão um pouquinho mais difícil:
Quando surgiu o Cinema Terror?

Pois é, nesta Quinzena Terror não deixaria de falar no nascimento deste gênero no universo cinematográfico.

Foi assim, um pouquinho antes do natal de 1896, na mesma Paris agitada dos irmãos Lumière, que Georges Méliès exibe a primeira projeção de horror registrada na história. Le Manoir du Diable  (A Mansão do Diabo) é composta de três minutos onde saltam a tela morcego, fantasmas, esqueletos e bruxas. Méliès era um ilusionista e, por tal, possuía habilidade com recursos fotográficos. Assim, utilizou de seus talentos para criar sequências de filmes, sendo considerado o "pai dos efeitos especiais". O Cinema mal comemorava seu primeiro ano de vida e o gênero terror estava inventado.

Sinopse:  Um morcego voa em um antigo castelo e transforma-se em Mefistófeles. Ao produzir um caldeirão, Mefistófeles evoca uma jovem e várias criaturas sobrenaturais, das quais uma brande um crucifixo para forçar o demônio-vampiro a desaparecer.




Talvez alguns achem este trecho banal. Contudo, pensem: Tudo o que conhecemos pelo horror nas telonas, nasceu ali, naqueles três minutos de projeção.


This entry was posted on 25 de out. de 2010 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

23 Responses to “ O Nascimento do Terror no Cinema ”

  1. Me fez lembrar o filme que passa na comédia "Lisbela e o prisioneiro", aqueles personagens medonhos mas que não causam medo algum... rsrs
    muito legal o post!
    sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa eu sei...EU AMO FILMES ANTIGOS ^-^
    principalmente do chalie chaplin :) (assim? -q)

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses filmes antiguíssimos rs
    Não sabia da origem, valeu por postar!

    []'s
    blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  4. Se dependesse de mim, o segundo não seria feito, pois não assisto filmes de terror nem amarrada. Mas tem gosto pra muitas coisas, bem mais bizarras. Viva a diversidade!

    ResponderExcluir
  5. Bóóóóóóó´, semana passada fiz essa pgta pra minha patroa!! Ql sera q foi o primeiro filme feito e exibido?!

    Bah ta ai, respondeu!! :D

    Valeuzaooo!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Ei eu achei que no comecinho deu até um pouquinho de medo siiim. Mas depois ficou engraçado.
    Lógico que o filme por ser antigo é trash, mas ainda sim achei legal como eles se empenharam para fazer tais efeitos especiais. Teve até uns bozinhos pel o meio.
    Só é chato por que não tem som.
    - Sempre gosto de olhar esse blog, post interessantes aqui! \o/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu post, muito bom.
    Eu já tinha ouvido falar de como surgiu o cinema, mas confesso, tinha me esquecido.Seu blog me refrescou a memória.
    Já sobre o primeiro filme de terror, isso é novidade pra mim.Vou tentar não esquecer(rsrsrs).
    Agradeço aqui a sua visita no meu blog, te dou os parabéns pois já é a terceira vez que venho aqui e saio muito satisfeito com seu belo trabalho.Desejo-te sucessos aqui.Bjssss
    É isso!

    ResponderExcluir
  8. Oiie =D
    Seu blog está show ~~
    Muiito chique ~~
    O texto ameii =DD

    Beijos e obrigada pelo comentário ~~
    Estou te seguindo e até o próximo post ^^


    = *

    ResponderExcluir
  9. é interessante sabe o surgimento, a historia do cinema, alem de que esses filmes antigões são tri de apá, tpo OLD SCHOOL :D

    bem tri o blog =d

    ResponderExcluir
  10. Shasha é meio engraçado do assustador, isso é porque o cinema evoluiu muito e quando vemos coisas antigas achamos engraçados mais graças a deus criarão a cinema é o meu programa favorito.
    Bjksss

    ResponderExcluir
  11. Tipo, a qualidade da imagem no vídeo, é assim por causa do tempo né? Na época era algo um pouco melhor que isso né? Diz que sim :o

    ResponderExcluir
  12. POde cre, vc sempre orinal, sempre postando coisas interessantes, eu já falei q te invejo...se preocupa naum, é uma inveja boa...q só as pessoas taletosas têm...

    Eu achei q Nosferatu fosse um dos primeiros, mas porra...1896 é tempo pra dedel..bom, se Nosferatu não é o primeiro, pelo menos devia ser classificado como o melhor...bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossa, bem interessante
    estou adorando essa quinzena do terror
    http://curiosomundodorock.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. MUITO BOM!!! Putz, adoro cinema, tenho até uma quedinha especial por terror trash com baldes de sangue falso. EU não sbaia como havia surgido o ciema, muito menos o gênero. mas para aquela época, há mais de 100 anos, o cara ter uma criatividade dessas, já pode ser considerado um gênio.

    Beijos,
    http://coolercheio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olha, assim de estalo não lembraria quando tinha surgido o cinema, mas se me esforçasse com certeza chegaria aos irmãos Lumiere... Agora quanto ao cinema de terror, nem faço idéia!hehehehehhehe... Não é a primeira vez que venho aqui e é sempre muito bom visitar seu blog!

    Abração!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu jamais poderia imaginar que o gênero terror fosse contemporâneo a gênese do próprio cinema! Muito legal! Bem, só por curiosidade, e a comédia ? É da mesma época também ?

    Interessante notar que mesmo com poucos recursos - quando temos prazer por aquilo que fazemos - é possível fazer e acontecer nos filmes!

    O principal é a idéia! Depois o amor e a vontade por aquilo que faz!

    Adorei!
    Abraços.

    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o seu post amiga, interessante e esclarecedor!! e se quiser ver os comentários sobre um dos filmes mais assustadores do começo passe em www.cinemeirosnews.blogspot.com e confira :)

    ResponderExcluir
  18. Os filmes de terror antigos são os melhores...e sue blog, como sempre, está lindo!
    Sucesso pra vc!

    http://curtatemporalidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Hoje eu vejo esse filme e dou risada, é uma bele vbusca no historico do cinema..... gosto de saber como tudo começou
    http://blog.caioaraujo.com/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!