5 Filmes de Terror Baseados em Fatos Reais

Quer algo mais assustador do que saber que aquela malfadada história realmente aconteceu? Pois é, aparentemente o cinema do horror também concorda com isto. Por tal, sabem bem como abusar deste recurso na sétima arte. Impossível ignorar aquela frase em letras destacadas saltando na tela: "Baseado em Fatos Reais". Comentando sobre o assunto com minha irmã, fomos relembrando de um, de outro e de mais outro filme de terror encaixados nesta categoria. Pronto! Estava nascendo ali mais uma idéia para postagem da Quinzena Terror.

Abaixo elencarei 05 filmes de terror baseado em fatos reais, para isto utilizarei algumas informações fornecidas no Blog destinado ao gênero Rewind, Please:


O Canibal


No Filme: Fazendo uma mistura entre terror psicológico e um drama intenso, o filme retrata a história de um homem solitário em suas vontades canibalísticas e outro que ansiava por ser - literalmente - comido. Ambos se encontram através da internet e bolam um plano mórbido. O filme não é muito fácil de ser assistido, não é sangrento, tem um ritmo lento e busca ser fiel a verdadeira história (em que pese mude o nome dos envolvidos e inclua uma estudante do tema). As atuações são boas, mesmo que a película não cumpra o que promete. Todavia, vale apena conferir justamente pela natureza do crime.

Na Real: Em 2002, na Alemanha, Amin Meiwes combinou pela internet com Bernd que iria assassina-lo e comê-lo. Tudo foi filmado com o intuito de registrar o "glorioso" momento. Do crime resultou-se 20 kg de carne, que ele manteve em um freezer. Quando esta acabou, Meiwes colocou outro anúncio na internet, instante que um internauta suspeitou e denunciou a polícia. 


Enigma do Mal


No Filme: Carla Moran, uma mãe solteira com três filhos,  afirma ser assombrada por uma entidade que a agride e a abusa sexualmente diversas vezes. Ela recebe ajuda de pesquisadores paranormais, que documentam e tentam prender o  mencionado espírito. Assisti este não há muito tempo atrás e confesso que gostei muito. É bem amarrado, tem os elementos do terror da época, bons sustos e efeitos especiais convincentes. Recomendo.

Na Real: Em 1974, os pesquisadores Kerry Gaynor e Barry Taff investigaram um caso de uma mulher chamada Doris Bither, que vivia na Califórnia e contou ser violentada por uma entidade sobrenatural. Os dois dizem ter presenciado objetos se movendo, luzes que flutuavam pela casa e a aparição de uma silhueta humana; Contudo, não se documentou qualquer agressões físicas a mesma. Gaynor reportou que os ataques diminuiram quando Bither se mudou da casa.


A Maldição dos Mortos Vivos


No Filme: Dennis Alana, antropologista americano, é contratado por uma empresa farmaceutica para adquirir uma amostra de uma droga usada no Haiti - claro, em rituais de voodoo.  O medicamento teria um suposto poder de reavivar os mortos.

Na Real: Um filme de zumbis baseado em fatos reais? Pois é.. Mas, há controvérsias sobre o quão real são estes fatos. Bom, o filme seria uma versão “aumentada” de um livro do canadense Wade Davis contando suas experiências com a zumbificação haitiana. Segundo suas anotações, um pó local possuia uma toxina que induzia um estado de “morte” em indivíduos posteriormente ressucitados através de um transe hipnótico por um “mestre controlador”. Um dos casos mais famosos tratava de um homem que viveu como um zumbi durante dois anos na década de 60.


Um Crime Americano + The Girl Next Door


Nos Filmes:  Dois filmes retratam a mesma história, sobre duas óticas diferentes. Contam a  situação de duas adolescentes que passam a viver sob os cuidados de uma psicopata sádica. Sem conhecimento da vizinhança, as duas meninas enfrentam atos de tortura e punição nas mãos desta e, pasmem, dos filhos da referida idem. Eu assisti, apenas o "Um Crime Americano" que, pelo que li, seria mais realista e chocante que o segundo. Como não posso falar pelo "The Girl Next Door", indico o primeiro - o qual conta com a ótima atuação de Ellen Page.

Na Real: Os filmes são baseados na história real sobre uma menina chamada Slyvia,  torturada brutalmente e assassinada pela mulher que estava com sua custódia, junto de outras crianças do bairro. Este é um dos raros casos onde a história real é mais impactante e violenta que a versão novelizada, já que Slyvia sofreu abusos de todos os tipos e morreu de hemorragia cerebral, atada em um porão por meses.


O Exorcismo de Emily Rose


No Filme: O filme acompanha o julgamento de um padre pela morte de uma menina chamada Emily Rose, durante um exorcismo. Através de flashbacks, é possível assistir a história de Emily e as manifestações sobrenaturais que se abateram sobre ela. Eu acho a película mais num estilo drama, por isto não é muito assustador. Mas vale a pena conferir por ser bem similar com os fatos relatados como reais.

Na Real: Inspirado pelo caso da jovem alemã Anneliese Michel que, em 1968, começou a demonstrar sintomas estranhos como paralisia, auto-flagelação e visões; O filme altera nomes e alguns aspectos da história. Em 1975, dois padres performam um exorcismo por 10 meses seguidos até o instante que Anneliese morreu de inanição. Os pais da menina e os padres foram julgados por homicídio culposo.


Outros filmes de horror baseados em fatos reais: O Massacre da Serra Elétrica, O Exorcista, A Última Profecia, Mar Aberto, Gêmeos - Mórbida Semelhança, O Horror em Amityvillle e Wolf Creek. Para mais informações clique AQUI.

P.S.: A Título de Esclarecimento:
Como fiz minhas ecolhas: Procurei fazer uma lista com filmes de histórias bem similares entre o real e o registrado em cinema. Tirando a Maldição dos mortos-vivos que elenquei por achar curioso. Não estou fazendo um  top melhores filmes, nem analisei o grau de "susto" deles... Se fosse assim, mudaria meu elenco.


Sobre a ausência do filme "O Exorcista" na lista:  Apenas não falei dele pois a dita inspiração em fatos reais é muitooo distante do que realmente teria acontecido; Já que teria sido inspirado em um artigo reportando um exorcismo de um menino de 13 anos, em Maryland, no ano de 1949. Ou seja, na real não possui - nem de perto - os detalhes violentos que são descritos filme. 
Foi por esta razão que não coloquei na lista O Massacre da serra elétrica, já que os ditos fatos reais surgiu inicial de Tobe Hooper nasceu a partir de uma visita à uma loja que vendia serras-elétricas, a fantasia da idéia de sair com uma matando pessoas por aí , na parte da idéia para a criação de Leatherface, Graças ao psicopata Ed Gein que fazia ornamentos caseiros utilizando ossos e pele humana.

Ademais, Gein inspirou outros dois personagens famosos do cinema, Norman Bates de “Psicose” e o Buffalo Bill, o serial killer de “O Silêncio dos Inocentes”.

This entry was posted on 21 de out. de 2010 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

42 Responses to “ 5 Filmes de Terror Baseados em Fatos Reais ”

  1. Não sei quanto ao resto pois não vi (apesar de alguns me darem a impressão de eu já ter visto, mas acho que não), só que não curti o exorcismo de Emily Rose não, achei muito ruim ._. E Massacre da Serra Elétrica citado aí é clássico hein! hehehe

    http://beeremall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de filmes de terror apesar de não gostar de muito de assistir sozinha, sim eu fico paranóica! :P
    Já vi Um crime Americano, O canibal e O exorcismo de Emily Rose. Não sabia que os dois primeiros eram baseados em fatos reais.

    Adorei seu blog. (:

    http://cultb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. histórias bizarras.
    acontece cada coisa por aí que a gente nem sabe...

    ResponderExcluir
  4. Gostei da lista... desses só não assisti The Girl Next Door, nem sabia de sua existência.. Terminei de assistir "Um Crime Americano" com um gosto amargo..

    ResponderExcluir
  5. oi Karla,
    desses que citou vi apenas o canibal. eu adoro o gênero e pelo post me deu mta vontade ver assistir um crime americano. vou procurar para esse fds.
    abraços.

    ResponderExcluir
  6. Adoro filmes de terror *-----*
    e não sabia que tinha tantos baseado em fatos reais :O
    De todos o unico que eu vi foi O Exorcismo, e simplesmente até hoje me arrepia de imaginar tudo aquilo.

    bela dica ;D

    ResponderExcluir
  7. Tá falando sério? :o e baseado em fatos reais "A Maldição dos Mortos Vivos"? '-'

    ResponderExcluir
  8. Eu nao gosto de filme de terror, eu fico sonhando com o filme, evito assistir

    ResponderExcluir
  9. Nunca iria imaginar que a maioria desses filmes eram baseados em fatos reais.

    Eles são boas dicas para quem curte esse tipo de filme.

    ResponderExcluir
  10. Como é de costume, estou aqui novamente no seu blog. O Exorcista é simplesmente o maior clássico do gênero! Me lembro de ter assistido no cinema, ainda na década de 70. Foi assustador. É uma obra prima e que dificilmente será superada.
    Há vários filmes de suspense baseado em fatos reais também.
    Uma ótima sexta-feira pra ti.

    ResponderExcluir
  11. EMILY ROSE, SEM DÚVIDAS O MELHOR FILME DE EXORCISMO!

    ResponderExcluir
  12. Odiei Emily, só me fez rir muito.

    ResponderExcluir
  13. Dos filmes citados, assisti ' O Exorcismo de Emily Rose ' e não me surpreendeu muito, mas é bom. Mas, filme igual ao ' O Exorcista ' não existirá jamais ! É o único filme de terror que consegue me prender, me assustar e me deixar sem dormir por semanas, mesmo que eu já tenha assistido umas mil vezes

    ResponderExcluir
  14. Legal.

    http://borboletacarnivora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. o exercismo de emilly rose achei muito bom e filmes baseados em fatos reais são meus preferidos principalmente quando o tema é preconceito.
    http://acaoeartehqs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. O Exorcista original da mais medo e é baseado em fatos reais

    ResponderExcluir
  17. Gabriel Lemos

    Só a título de explicação:

    O Exorcista está citada abaixo.
    Apenas não falei dele pois a dita inspiração em fatos reais é muitooo distante do que realmente teria acontecido Já que teria sido inspirado em um artigo reportando um exorcismo de um menino de 13 anos de idade em Maryland no ano de 1949. Apesar de ser uma história bastante adulterada, que não possui nem de perto os detalhes violentos que são descritos filme.

    Então, procurei fazer uma lista com filmes de histórias bem similares entre o real e o registrado em cinema. Tirando a Maldição dos mortos-vivos que elencquei por achar curioso.

    Foi por esta razão que não coloquei na lista O Massacre da serra elétrica, já que os ditos fatos reais surgiu inicial de Tobe Hooper nasceu a partir de uma visita à uma loja que vendia serras-elétricas, a fantasia da idéia de sair com uma matando pessoas por aí , na parte da idéia para a criação de Leatherface, Graças ao psicopata Ed Gein que fazia ornamentos caseiros utilizando ossos e pele humana.

    Gein inspirou outros dois personagens famosos do cinema, Norman Bates de “Psicose” e o Buffalo Bill, o serial killer de “O Silêncio dos Inocentes”.

    Também porque planejo fazer um post especialmente para "O Exorcista".

    Obrigada pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  18. Olha,eu não acredito que eles são baseados em fatos reais.os produtores dos filmes vendem essa ideia pra gente acreditar que é verdade

    ResponderExcluir
  19. Fabrício Bezerra da Guia:

    No geral existe uma divergência muito grande entre a história real e o filme...

    No caso da lista que eu fiz, procurei fatos e filmes que condiziam entre si.

    Citando 03 deles:

    - O Exorcismo de Emily Rose: Realmente houve um julgamento em 1968 de dois padres que praticaram o Exorcismo e dos pais que permitiram de uma garota; Foram condenados por Homicídio Culposo e pegaram uma pena leve, 06 meses de prisão. Quanto ao sobrenatural, aí não tem como se comprovar, neh?!

    - Um Crime Americano: O assassinato brutal de Sylvia Likens chocou o mundo na década de 60 - e ainda choca. O crime foi tão bárbaro que nem na ficção poderia se imaginar tal.... Este link é bem interessante, trata do crime em si:http://www.trutv.com/library/crime/notorious_murders/young/likens/1.html

    E o filme eu recomendo pela história, mas é um absurdo de cruel.

    - O Canibal: O crime real aconteceu 2002, o acusado foi julgado em 2004, então saiu na imprensa do mundo inteiro... é fácel de averiguar a veracidade do fato.


    Os filmes sempre exageram, é fato... Mas estes possuem alguma base de verdade nos fatos.

    Obrigada pelo Seu Comentário!

    ;D

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela resposta no meu blog, foi bem esclarecedor

    ResponderExcluir
  21. Sou viciado em filmes baseados em fatos reais, não muito nos de terror, mas no geral os filmes baseados em fatos reais me agradam muito, desses que você posto os unicos que assisti foram o exorcismo de emily rouse e o exorcista, são dois filmes fantasticos e que recomendo a todos e também recomendo o exorcista 3 que não é baseado em fatos reais, mas é continuação do o exorcista, que é a adaptação do livro "o espirito do mal" muito bom :D

    Abraços Thiago Ramone.

    ResponderExcluir
  22. Se tem uma coisa q sou cagado é filme de terror baseado em historia real.

    Me nego a ver. Drama ate curto, mas terror real, to fora!

    Nao me pgte pq, mas sempre fui assim :P

    Bjs

    Estilo Distinto:
    http://estilodistinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. realmente assustadora essa lista... o único q assisti foi o emily rose, q tem umas cenas bem legais... fora isso comecei a assitir o dos zumbis haitianos mas n consegui prosseguir mto à fundo...

    ResponderExcluir
  24. Filmes de terror baseados em fatos reais só os tornam mais apavorantes, credo!

    ResponderExcluir
  25. Já assisti o exorcismo de Emily Rose, gostei muito, mas não considero terror.
    Quanto aos outros, nunca vi.

    ResponderExcluir
  26. Um Crime Americano é demais, apesar de ser um filem MUITO triste e pesado... Mas tem uma coisa: não é terror. Ok, tanto ele quanto The Girl Next Door tratam do mesmo tema, mas Um Crime Americano tá muito mais pra drama. Realmente, foi baseado em fatos reais, mas não é um filme pra ser assustador, embora chocante...

    ResponderExcluir
  27. Gabriela... Citei ele pois o The Girl Next Door é sim um filme de terror...
    E como não tenho bases para falar dele.. Achei interessante falar deste outro que vi na lista...
    Mas, o indicado na lista é sim o The dirl Next Door.

    A mesma coisa que o Exorcismo de Emily Rose... Apesar da categoria dele ser Terror, para mim não passa de um drama... E confesso ter ficado mais assustada com Um crime Americano, do que com Emily Rose ou O Canibal, que também é um Terror, que para mim passaria tranquilo por um drama!

    ;D

    ResponderExcluir
  28. Roba

    Baseado em Fatos Reais é a expressão utilizada;
    Não iria mudar a terminologia costumeira!

    ;D

    ResponderExcluir
  29. O serviço de enviar arquivos grandes com mais de 10 MB, é gratuito façam o teste gratuito e deem suas sugestões. www,enviararquivo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Obrigado pela menção ao meu blog e espero que tenha sido de valia as informações para o teu bom post sobre o tema.
    Gostei do blog e estarei incluindo no blogroll do Rewind, Please, o endereço do Nascida em Versos.

    ResponderExcluir
  31. a de nada e Parabéns pelo seu post

    ResponderExcluir
  32. Já assisti a "Um crime americano"; realmente doentio. Fiquei chocada com o enredo de "O canibal" -- a gente não acaba de ver tudo nesta terra, mamma mia! Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Oi, podem me dizer como eu faço para ver o filme - The Girl Next Door? por favor podem me mandar um link para ver este filme? Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Sou viciado no seu blog e no seu Tumblr!! Mas faz um tempo que eu não venho aqui tem muita coisa pra ler, resolvi começar por esse. ^^

    Sou apaixonado por filmes de terror, e quando veem com o rótulo de fatos reais atiça ainda mais a vontade de assistir e pesquisar mais sobre o assunto.

    Tem um bem interessante também - Túnel da morte - com a temática do sanatório de Waverly Hills!!

    Abração

    ResponderExcluir
  35. Nossa eu amo terror.
    Odeio qnd penso q e bom e depois nao me assusto !
    Gosto de me assustar muito !
    FILME DE TERROR SEM SUSTO NAO TEM GRACA!!

    ResponderExcluir
  36. Excelente postagem!
    Adorei!

    Parabéns pelo seu trabalho ...
    Tenha uma Boa noite!

    ResponderExcluir
  37. Um filme bem antigo:" A CASA DAS ALMAS PERDIDAS",já ouviu falar?
    Queria saber se este também foi baseado em fatos reais,como foi anunciado.Abraços.

    ResponderExcluir
  38. Comprei o DVD de "Um Crime Americano" a pouco tempo, mas ainda não o assisti, me animei a fazê-lo agora que soube que você gostou dele Karla...

    ResponderExcluir
  39. Super bacana seu trabalho nesse link.

    Sou fã de história real em filmes. Mas, as vezes, a ideia é tão vaga, que fica impossível dizer que é uma produção baseada em fatos reais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Maneiro

    http://ninestars-dark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!