Brasil em 7

Como dia 7 está chegando - e para a semana que vem estou planejando um especial Tarantino -, Hoje resolvi prestar minha homenagem antecipada. Desta maneira, pensei que uma forma divertida e instrutiva de assim o fazer seria com mais uma de minhas listas (só para variar, hehehe). Como meu blog possui pretensões culturais - ainda que baixas -, Visualizei aí uma oportunidade de falar um tantinho mais sobre este aspecto tão rico de nosso Brasil. Compilei, tendo como parâmetro as 7 artes, um Top 3 de brasileiros que merecem destaque em cada área artística.
.
Observo que as opiniões aqui levantadas são de cunho pessoal, sendo que apenas viso elencar alguns artistas sem valorar as suas obras/talento, eis que me falta gabarito para tanto. Ademais, como são 7 artes, a postagem será longa; Optei por escrever poucas informações de cada um da lista e incluir apenas um de seus  trabalhos para reduzir a confusão. A ordem das artes fiz com base na bela postagem do Pasmos Filtrados.
,
Espero que gostem; e Boa Viagem por entre as nuances culturais de nossa Nação:

1.ª Arte - Música

Top 3 Cantores:

  • Chico Buarque de Holanda:

  • Olhos verdes absurdos, talento indiscutível, e músicas que são pura sonoridade, pura poesia, puro lirismo. Além de seus trabalhos como cantor e compositor, é escritor e trabalhou tanto no teatro quanto no cinema. Para o teatro musicou o poema Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Deixo aqui o vídeo da fantástica canção "Construção.

  • Tom Jobim:

  • Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim  foi compositor, foi cantor, foi violonista, foi pianista; E sempre será  um dos maiores expoentes da música brasileira! Com seus acordes deliciosos tornou a bossa nova, estilo e movimento musical com influências jazzísticas somado ao samba, um patrimônio mundial. Para agora deixo uma de suas composições que mais amo: Luiza. 


  • Zé Ramalho:

  • Voz incunfundível somada aos ares - um tanto alternativo, outro tanto nordestino - numa mistura bem brasileira, Zé conquista pela originalidade e fidelidade ao que julga bom. Tanto em suas composições com elementos míticos, quanto em seus bem executados covers, arrasa no talento. Para ilustrar, Entre a Serpente e a Estrela incluo.
 
.
.
Top 3 Cantoras:

  • Elis Regina:

  • A Pimentinha que se tornou atemporal com uma garra ferrenha e uma técnica impecável, foi cedo demais, mas deixou seu talente ressoando em cada canto deste Brasil. Justamente por esta força toda e emoção aflorada que é considerada por muitos "A" maior cantora brasileira de todos os tempos. Para exemplificar coloquei aqui Elis cantando Atrás da Porta de Chico Buarque.
 

  • Clara Nunes:

  • De sorriso largo, penteado marcante e muita malemolência, Clara Nunes iluminava o mundo musical com seus samba misturado ao floclore e aos sons africanos - dos quais era pesquisadora. Uma das maiores intérpretes do gênero, deixou um legado musical belíssimo e brasileiríssimo! Hoje deixxo o Conto de Areia.

  • Cássia Eller:

  • Agora uma voz mais rock, mais atual, nem por isto menos talentosa. O tom grave/rouco rendeu belas interpretações e sua parceria com Nando Reis foi uma das mais bem sucedidas na música. Artista abrangente, nunca se limitou a um estilo e sempre teve uma presença de palco marcante. Segue ela cantando Segundo Sol.

..
;
2.ª Arte - Dança

Top 3 Bailarinos:


  • Ana Botafogo: 

  • Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981,  é dona de uma carreira repleta de conquistas importantes; Como o título de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. Além de ter recebido  do Ministro da Cultura da República Francesa a nomeção de 'Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres', bem como o Troféu Mambembe, além de outros tantos. Ana Botafogo é considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte.

  • Cecília Kerche:

  • Protagonista de uma carreira de reconhecimento internacional onde musicalidade, plasticidade, sensibilidade e emoção desenham uma trajetória de sucesso,  apresentou-se em diversas Galas Coreográficas nas cidades de Madri, Moscou, Londres, Santander, Peralada, Narvi Jerez, Cidade do México, Caracas, Santiago do Chile, Assunpção, Montevidéo, Porto Rico, Dresden, Bruxelas, Antuérpia, Paris. Nessas últimas cidades tomou parte no espetáculo “Los Gigantes de La Danse”, junto a Maya Plissetskaya, e várias outras estrelas internacionais. Como Embaixatriz da Dança – título concedido pela UNESCO – Cecília Kerche tem elevado o nome do Brasil por onde passa, pois acredita no valor incondicional da sua profissão, sua arte e porque,acima de tudo,defende o talento do artista brasileiro.
  • Thiago Soares:

  • Um dos nomes mais requesitados nos últimos anos, ingressou no teatro Municipal do rio de Janeiro em 1998, onde dançou vários primeiros papéis. Já se apresentou como bailarino convidado no Russian State Ballet. Em 2002 integrou-se ao Royal Ballet, sendo que em 2006 foi promovido a primeiro Balairino. A lista de talentos com quem dançou é magnifica! Recebeu diversos prêmios, destacando-se a Medalhe de Ouro no Concurso Internacional de Ballet em Moscou e  o de Excelência como bailarino clássico do círculo de críticos de Dança da Inglaterra. atualmente viaja o mundo como artista convidado (EUA, Japão, Coréia, Rússia, França, entre outros).

3.ª Arte - Pintura


Top 3 Pintores:

  • Cândido Portinari:

  • Candido Torquato Portinari é um dos maiores nomes da pintura brasileira, alcançando fama internacional pela qualidade e pela temática social de sua obra. Sempre preocupado em caracterizar o tipo brasileiro, retratou a vida rural brasileira, a tragédia das migrações nordestinas e o trabalho duro nos portos. 
  • Tarsila do Amaral:

  • "Quero ser uma pintora da minha terra". Foi assim que Tarsila do Amaral definiu, certa vez, sua ambição nas artes. Essa pintora modernista brasileira nasceu numa propriedade rural no interior de São Paulo.
  • Di Cavalcanti:

  • Amigo de Mário de Andrade e Oswald de Andrade , teve um papel central na Semana de Arte Moderna de 1922, pois criou o catálogo e o programa do evento. Partiu para a Europa em 1923 e expôs em Londres, Berlim, Bruxelas, Amsterdã e Paris, onde conheceu Picasso, Léger, Matisse, Eric Satie e Jean Cocteau. Ao voltar ao Brasil em 1926, ingressou no Partido Comunista.




4.ª Arte - Escultura


Top 3 Escultores:

  • Aleijadinho:

  • "Bíblia de pedra sabão, banhada no ouro das Minas." Assim o poeta Oswald de Andrade definiu os Passos da Paixão e os 12 Profetas, as obras mais conhecidas do Aleijadinho, na cidade de Congonhas do Campo em Minas Gerais. De fato, o escultor conseguiu traduzir para a pedra a espiritualidade das Escrituras.

  • Victor Brecheret:

  • Foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do artista. 
  • Zetti Neuhaus:

  • Expondo suas obras desde o ano de 1988, teve participação em várias mostras coletivas. Selecionada pela Associação Leopoldina Juvenil em 4 Bienais de Arte, na Cidade de Porto Alegre, onde está radicada desde1972. Realizou 4 exposições individuais na Galeria da Vera, com grande sucesso. Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda em 1981, escultora, nascida na cidade de Passo Fundo, participou do Atelier Livre, tendo sido discípula do mestre Vasco Prado em 1990.  



5.ª Arte - Literatura

Top 3 Escritores:

  • Machado de Assis:

  • Dentro das conceituações da literatura, Machado  trata-se de um dos grandes nomes do Realismo, que pode se colocar lado a lado ao francês Flaubert ou ao russo Dostoievski, apenas para citar dois dos maiores autores do mesmo período na literatura universal. Os romances "Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881); "Quincas Borba" (1891); "Dom Casmurro" (1899) e os contos "Papéis avulsos" (1882); "Histórias sem data" (1884), "Várias histórias" (1896) e "Páginas recolhidas" (1899), entre outros, revelam o autor em sua plenitude.
Trecho de Dom Casmurro: "Como vês, Capitu, aos quatorze anos, tinha já idéias atrevidas, muito menos que outras que lhe vieram depois; mas eram só atrevidas em si, na prática faziam-se hábeis, sinuosas, surdas, e alcançavam o fim proposto, não de salto, mas aos saltinhos."

  • Clarice Lispector:

  • Intimista e com escrita em puro deleite lírico, seu primeiro romance foi publicado em 1944, "Perto do Coração Selvagem". No ano seguinte a escritora ganhou o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras.Em 1960 publicou seu primeiro livro de contos, "Laços de Família", seguido de "A Legião Estrangeira" e de "A Paixão Segundo G. H.", considerado um marco na literatura brasileira. Reconhecida pelo público e pela crítica, em 1976 recebeu o prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal, pelo conjunto de sua obra.
Trecho do Conto Perdoando Deus: "Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil."


  • Monteiro Lobato:

  • Progressista Inventarado, defensor das artes, cético, Monteiro Lobato morreu, vitimado por um derrame, às 4 horas da madrugada do dia 4 de julho de 1948, deixando um legado de personagens que ficarão para sempre impregnados nas retinas de todos aqueles que tiveram e que terão contato com as histórias do Jeca Tatu, do Saci, da Cuca, da boneca Emília, do Visconde de Sabugosa, da Narizinho, do Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, entre outros tantos que habitam as obras deste que foi conhecido como "O Furacão da Botocúndia".
Trecho de Memórias de Emília: "A vida, Senhor Visconde, é um pisca – pisca. // A gente nasce, isto é, começa a piscar. // Quem pára de piscar, chegou ao fim, morreu. // Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso.// É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais. [...] A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. //Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. // Pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca; pisca e estuda; pisca e ama; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre.//- E depois que morre – perguntou o Visconde.//- Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?"


  Top 3 Poetas:


  • Carlos Drummond de Andrade:

  • Criativo, sincero em seus versos, fora do comum! "Eu não disse ao senhor que não sou senão poeta?", escreveu certa vez. E de fato, apesar do retraimento e do jeito avesso à publicidade, Carlos Drummond de Andrade era, dentro e fora do Brasil, uma espécie de personificação da poesia. Deixo aqui um de seus trabalhos:
Destruição

Os amantes se amam cruelmente
e com se amarem tanto não se vêem.
Um se beija no outro, refletido.
Dois amantes que são? Dois inimigos.

Amantes são meninos estragados
pelo mimo de amar: e não percebem
quanto se pulverizam no enlaçar-se,
e como o que era mundo volve a nada.

Nada. Ninguém. Amor, puro fantasma
que os passeia de leve, assim a cobra
se imprime na lembrança de seu trilho.

E eles quedam mordidos para sempre.
deixaram de existir, mas o existido
continua a doer eternamente.

  • Manuel Bandeira:

  • Um dos principais nomes do Modernismo, e da Semana de Arte Mordena (da qual participou de forma indireta), foi/é um dos poetas mais originais e interessantes. Suas poesias são do tipo percepção pessoal do mundo.
Auto-retrato


Provinciano que nunca soube
Escolher bem uma gravata;
Pernambucano a quem repugna
A faca do pernambucano;
Poeta ruim que na arte da prosa
Envelheceu na infância da arte,
E até mesmo escrevendo crônicas
Ficou cronista de província;
Arquiteto falhado, músico
Falhado (engoliu um dia
Um piano, mas o teclado
Ficou de fora); sem família,
Religião ou filosofia;
Mal tendo a inquietação de espírito
Que vem do sobrenatural,
E em matéria de profissão
Um tísico profissional.
 
  • Cecília Meireles:

  • Leve e Profunda, Cecília poderia ser definida de forma simplória desta forma. "Eu canto porque o instante existe/ E a minha vida está completa/ Não sou alegre, nem sou triste:/ - Sou poeta." Esses versos, a primeira estrofe do poema "Motivo", são bastante significativos sobre a concepção de vida e de arte que manifestou Cecília Meireles.
4o. Motivo da rosa

Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.

E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.


6.ª Arte - Teatro

Top 3 Atores:

  • Paulo Autran:

  • Já começa em sua aparência a sua excepcionalidade, já que possuía um olho verde e o outro castanho. Culto, sagaz, de alma entregue, Paulo é ícone, um ator no superlativo. Vivia de teatro e para o teatro. SFez de tudo, de tragédia a musical, primando pelo bom gosto do repertório. A citar: Macbeth, A Morte do Caxeiro Viajante, Quadrante, A Vida de Galileu.

  • Cacilda Becker:

  • "A morte emendou a gramática / Morreram Cacilda Becker / Não eram uma só. Eram tantas..." Assim se manifestou o poeta Carlos Drummond de Andrade, por ocasião do falecimento dessa atriz, considerada uma das personalidades mais importantes da classe teatral brasileira e defensora da categoria na fase do regime militar de 1964.  
  • Sérgio Cardoso:

  • Na infância, não percebeu em si qualquer inclinação artística. Embora assistisse a todas as peças que passavam na cidade, não tinha ainda despertado para o teatro. Mas, de repente conheceu o Teatro Universitário do Rio de Janeiro e sua estréia no papel título de “Hamlet” de Shakespeare, foi um sucesso estrondoso. No dia seguinte seu nome estava em todos os jornais e sua vida “virou de cabeça para baixo”. Nascia uma estrela de primeira grandeza, no cenário artístico brasileiro.


7.ª Arte - Cinema


Top 3 Diretores:

  • Fernando Meirelles:

  • Cineasta, produtor e roteirista brasileiro que ganhou notoriedade internacional com o filme Cidade de Deus (2002), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 2004. Posteriormente, passou a dirigir filmes de língua não-lusófona, como O Jardineiro Fiel (2005), baseado no romance homônimo de John Le Carré e pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Diretor; e Ensaio sobre a Cegueira (2008), baseado no romance homônimo de José Saramago.
  • Glauber Rocha:
  • Um dos integrantes mais importantes do cinema novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960. Com o princípio de "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça", deu uma identidade nova ao cinema brasileiro.
  • Walter Salles:

  • Conhecido por Central do Brasil, que recebeu ampla aclamação internacional e duas indicações ao Oscar, dirigiu também os belos Terra Estrageira e Abril Despedaçado, o qual foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.Em 2003, Salles foi eleito um dos 40 Melhores Diretores do Mundo pelo The Guardian. Seu maior sucesso internacional até agora tem sido Diários de Motocicleta (2004), um filme sobre a vida do jovem Ernesto Guevara, que mais tarde ficou conhecido como Che Guevara.


This entry was posted on 3 de set. de 2010 and is filed under , , , , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

30 Responses to “ Brasil em 7 ”

  1. Amo machado de assis e clarice, viajo em suas historias !

    ResponderExcluir
  2. Quanto trabalho hein menina? Mais valeu a pena, ficou muito lindo! Clarice L. , Ana Botafogo (linda), tudo foi merecido! Beeeeeijos. E gostaria de saber como colocar o continue lendo: t-udoteen@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. fico feliz ao ver os avanços da setima arte nesse país tão desprovido de movimentos culturais, embora seja tão rico no mesmo.

    nosso cinema deixou de ser apenas pornografia e começaram a investir em fotografia, roteiro, produção e principalmente roteiro.

    parabéns pelo blog novamente e desculpe a demora, é que tive problemas com a net

    aguardamos a sua visita sempre em nosso blog:

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a homenagem! E é bastante informativo, aprendi várias coisas aqui. Parabéns!
    Ah! E eu adoro Cecília Meireles. ;)
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adorei o post. Amo a música Luísa. Acho que se eu tiver uma filha vou chamá-la assim.

    ResponderExcluir
  6. adorei o post!! temos que valorizar mais o nosso Brasil e para de ficar ouvindo só música norte americana! é o que penso

    passa lá se puder: http://allanpenteado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Vc colocou em sua postagem simplesmente os maiores e melhores que a cultura de um Brasil onde padece de patriotas hoje poderia produzir. Graças aos seus próprios méritos esses talentos brasileiros foram além da simples existência em solo tupiniquim. Amei sua seleção de artistas de verdade(não aqueles que a mídia nos entuba).
    abraços

    http://precisomeexpressar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Um amor o seu blog! Muito boas as postagens e o blog em geral!

    Espero sua visita em meu blog! http://jardim-das-hesperides.blogspot.com

    Ps: Estou seguindo aqui! (:

    ResponderExcluir
  9. Ta lindo seu blog, e acho q a homenagem não poderia ter sido melhor!

    ResponderExcluir
  10. SEU BLOG É UM DOS MELHORES QUE JÁ VI.

    BEIJÃO
    LUCYANO

    ResponderExcluir
  11. Karla,
    Como sempre lista de excelente bom gosto.
    Nunca havia ouvido falar do Thiago (Dança), mas se está entre os três que elencou com certeza é bom no que faz.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Palmas pra ti!

    Nessa Terra maravilhosa, cheia de talentos, que nesse 7 de setembro sejamos mais independentes, livres e conscientes.

    Viva Brasil, viva O Brasil!

    Forte abraço,
    Fernando Piovezam
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu senti falta de grandes personalidades como Ayrton Senna, Betinho, Gentileza...

    Muito interessante esse post para mostrar como nosso país tem uma riqueza cultural espetacular, mas que, infelizmente, a maioria não dá valor e às vezes nem mesmo conhece.

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga, que belo post! imagino o trabalhão que deve ter dado, com certeza seu blog é de primeira qualidade, parabéns pelo post e assim que sair a postagem sobre Tarantino não eskeça de avisar no cinemeiros ok, falando nisso, depois passe no www.cinemeirosnews.blogspot.com e confira a nova postagem da seção leseira-baré com seu Madruga no cinema hehehe....

    ResponderExcluir
  15. Tem um selinho pra vc no meu blog.

    Nesse link:
    http://camilafly.blogspot.com/2010/09/gripe-garganta-febre.html

    Passa lá. Bjinhux.

    ResponderExcluir
  16. Amiga, vc ainda não foi no www.blog-do-pena.blogspot.com buscar o seu presente? passe e confira esse prêmio mais que merecido hehehe....

    ResponderExcluir
  17. Deus e o Diabo na Terra do Sol é um filme do caralho.

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre procuro as atualizações do seu blog,é maravilhoso poder ter sempre um conteudo tão bom disponível. O seu é um dos únicos blogs que eu estou sempre lendo. Parabéns pelo post, está perfeito! Concordo com as suas escolhas, principalmente na parte de música e literatura...
    Imagino o trabalho que deve ter dado pensar e pesquisar tudo, mas com certeza valeu muito a pena!
    Parabéns e beijos =D

    ResponderExcluir
  19. Minha nossa.
    Seu post apesar de ter pouca informação sobre cada um da lista , pra mim esta completo .
    Tenho meus favoritos dentre os que você citou.É muito cultura , adorei .
    Parabéns pelo post , mesmo.


    Passa lá:http://dreamsofyorrana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. São tantos os artistas em nosso país, e tão pouco reconhecidos, muitas vezes... bom post!

    Esperando o Jackie Brown, hein!

    ;)

    F.

    ResponderExcluir
  21. simplesmente um lindo post, sobre algo que eu admiro mto: a arte. Parabéns

    ResponderExcluir
  22. otimos posts!
    o Quentin é doidão, mas é um dos melhores da nossa geração!
    abs

    ResponderExcluir
  23. Amo CLARA NUNES!

    Dona de uma voz maravilhosa, que nos encanta até hoje.

    Clara é orgulho nacional, digna de toda reverência.

    Espero que adicione mais músicas dessa estrela de brilho eterno.

    Alex Acioli
    Macapá -AP

    ResponderExcluir
  24. Seu blog é lindo, poetico e carregado de muita arte. Adorei. Referente a este post, otima seleção e sobretudo referencias. Parabens.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!