Carinho Canino

O que faz de "Marley e Eu" - seja o livro, seja o filme - um grande sucesso de público? Não é apenas a forma descontraída da história, ou mesmo a destruição de Marley; Mas sim, o elo que nasce entre o cão e o seu dono. Ligação esta que há muito vem sendo contada nas telonas - vide Lassie, Beethoven, Bud, entre outros tantos. Os filmes estão longe de ser lá obras-prima. Contudo, quem, como eu, emociona-se ao ver o carinho canino estampado naquela cena, sabe muito bem o quanto é maravilhoso o amor desinteressado que estes seres demonstram.


Já tive muitos animais de estimação, tantos que nem ouso listar, adorei cada um como se membros da família fossem. Senti a perda deles de igual forma. A verdade é que, enquanto os seres humanos impõem regras, horários e limites para o amor, os cachorros simplesmente o sentem e agarram-se a ele sem duvidar que são correspondidos e respeitados.


O que me leva a perguntar: Como pode um ser irracional viver o sentimento de forma tão mais plena/correta que o homem - entendido como racional? Provavelmente seja culpa desta racionalidade toda, desta implicância em pensar antes de provar.


Aprendemos a refrear nossos instintos quando cedo. Todavia, há vezes que apenas esta intuição natural é capaz de conduzir-nos a verdade. Num mundo onde o carinho é tão negado e tão buscado, por que não somos capazes de agir como os caninos? Afinal, os cães são fiéis, não traçam medidas e formas para como seu dono deve/deveria ser. Os defeitos são percebidos, mas superados.


Claro que dentro deste contexto não proponho uma completa ausência da razão, até porque ela muitas vezes nos livra de grandes ciladas. Peço, no entanto, por um pouco mais de tolerância, de zelo, de cumplicidade. Ninguém está livre de equívocos. Então, para que insistirmos na perfeição? Em moldar a motivação do nosso afeto aos modelos e manias que julgamos adequadas? Se for querer, que seja pela pessoa como ela é. Neste correr dos dias, a única coisa que anseio é poder viver um amor no estilo canino.


This entry was posted on 22 de jul. de 2010 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

35 Responses to “ Carinho Canino ”

  1. Realmente, o carinho que muitos de nós temos pelos cachorrinhos é bem semelhante ao amor que sentimos pelos nossos familiares, guardando as devidas proporções... por outro lado, penso que se ligar demasiadamente a animais pode nos afastar dos seres humanos... é pra se refletir o seu texto... bacana!

    É um prazer passar por aqui!

    Francorebel!

    ResponderExcluir
  2. Francobel:

    Mais uma vez agradeço aos seus comentários sempre pertinentes.

    A minha idéia com o texto não é vangloriar o carinho despretencioso que os cachorros são capazes de dar, mas sim usar este como exemplo para algumas relações humanas. Uma vez que hoje tanto sentimos falta do amor sem interesse e mais honesto; Sem querer que o outro mude, mas aceitando-o.

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Não tive muitos animais de estimação e nenhum deles era um cachorro. Quem sabe um dia, né...?
    Às vezes, parece que nós é somos irracionais e não os bichos. Eles só matam pra comer ou quando se sentem ameaçados. Já os seres humanos... (bom, deixa pra lá).

    Ótimo texto!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Amo cães! A foto tá linda!

    Ficou sabendo do concurso do http://www.spescoladeteatro.org.br/???

    Então, faça um tweet contando uma cena de peça, com a tag #drama.

    Serão 100 vencedoras, podem ser vários tweets, que serão interpretados pela cia.

    ResponderExcluir
  5. Participa! Vc escreve muito bem ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu sou muito frio, muito mesmo. Acho que sou incapaz de demonstrar o sentimento numa forma tão pura, porém já senti um amor assim, meio "canino". Os defeitos viram charme e as qualidades parecem beirar a perfeição.

    Mas como humanos, conhecemos uns aos outros e, se formos amáveis como cães, provavelmente nos magoaremos demais. Acho que eles nos tratam assim justamente por não nos conhecerem.

    ResponderExcluir
  7. Filmes com animais geralmente emocionam e prendem a atenção das pessoas!

    http://analisefc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A racionalidade é útil pra pouquíssima ocasiões e inútil nas principais e essenciais.

    Assim como você, gostaria de viver um amor no estilo canino. Muito mais solto, muito mais leve e sempre muito intenso.

    Abs,
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto de cachorros, tenho dois dois. É realmente um sentimento puro.

    ResponderExcluir
  10. o sentimento canino é realmente algo lindo, lindo na sua forma de ser, tão simples que não nos damos conta . eu amo o meu cachorro e por falar nisso adorei as fotos no texto, ainda mais por serem boxers que é a minha preferencia . haha

    ResponderExcluir
  11. Preciso aprender a divulgar o meu blog, da mesma forma que vc divulga o seu, qual é o segredo ?

    abraços.

    ResponderExcluir
  12. Os cães dominarão o mundo, depois dos porcos...

    http://ahistoriacomoelafoi.zip.net/

    ResponderExcluir
  13. Sabe que sempre quiz ter um cachorro de estimação, sei lá as vezes eu me vejo desabafando coisas da minha vida pra um cão

    muito boa a postagem

    parabéns

    visite : http://adolescente-antenado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. ahh q lindo.. amor canino é um amor mto bonito rs *-*

    ResponderExcluir
  15. No cancro duro de vivência que estamos nos imprimindo na modernidade, e consequentemente a superficialidade das relações que esta ordem mundial nos comina, passamos então a buscar afeto onde não há interesses contrastrantes. Em indivíduos sem almejados horizontes longínquos, e que possuem no olhar, o maior apelo pela nossa presença. Isto é o que rotina, e a imcompreenção do mundo está nos empurrando: o desejo de estar perto de quem nos percebe.
    ...
    Muito bom o texto.
    Plausível por demais a reflexão.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  16. cachorros são maravilhosos.
    nunca pedem muito de você, são carinhosos e amaveis... lindos.
    outro filme bom também é sempre ao seu lado... chorei demais... beijo pra vc

    ResponderExcluir
  17. Já comentei em tudo aqui, amiga Blogueira!

    Passo apenas para lhe cumprimentar pelo seu trabalho aqui no "Nascida em Versos"... um dos Blogs mais interessantes e reconhecidos que conheço...

    Até mais!

    Francorebel.

    ResponderExcluir
  18. Aiii é lindo o filme marley e eu!!! =]
    adorei rs
    mto bom o post
    tenho uma canhorrinha shit-zu linda
    hehe
    bjos
    Leticia

    ResponderExcluir
  19. Não dou serto com cachorro... :(
    toda vez eu levo uma mordida... a ultima deixou marca... :x

    ResponderExcluir
  20. Animais vivem as coisas sem ter que se pautar pela razão,eles são a pura emoção. Por isso dificilmente um ser humano irá ter um amor tão puro por outro quanto os animais tem. Por isso que eles são os melhores amigos do homem

    ResponderExcluir
  21. sem dúvida o amor ao cães são incondiconais, sou apaixonado por ~cachorros apesar de não poder ter mais pelo meu apê que é pequeno!
    Mas essa relação é a mais pura que existe, amor incondicional e sem nada em troca.

    òtimo Post!!!
    Seguindo!!!

    ResponderExcluir
  22. Prefiro Gatos, mas seu texto me fez gostar um pouco mais dos cachorros, fatão.

    ResponderExcluir
  23. Bem olha, eu não tenho muita experiências com os Cães até mesmo porque eu sempre tive Gatos, eu gosto da independência carente deles ^^

    parecidos comigo

    ResponderExcluir
  24. Que sensibilidade fantástica é possível perceber entre as suas palavras.
    Acredito que temos muito a aprender com os cães no que tange ao amor. Temos a estranha mania de complicar tudo sempre, de achar que a coisa é insuficiente. Eles não, entendem que o amor existe na medida exata e que este sentimento, existindo, é sempre o suficiente.

    ResponderExcluir
  25. O Livro: MARLEY E EU..éé óotiiiimoo *----*
    Bem melhor qe o filme, na mh opniãao.
    Eu chooorei demaais no fim do livrro ;x rsrs! :D
    Maas o filme, tb eh mtt bom :D
    como eu vi esse post aqui, sobre assunto.
    quero te perguntar se vc ja assistiu ao filme:
    "PRA SEMPRE AO SEU LADO" *-------------*
    Com RICHARD GERE
    éééee óoooooootimo demaais!
    Noossa.. eh mt BOM!
    e é baseado em fatos reais! :D
    é uma liinda histooriia :D
    Acho qe vc tb vai gostar!
    Boa noite..
    qlqer coisa:
    http://iebiscoitoeh.blogspot.com/
    :*

    ResponderExcluir
  26. Animais de Estimação eu tive vários tbm, atualmente tenho 2 cachorros, eles sim sabem me dar carinho, coisa que muitos seres-humanos não sabem, belo post!

    ResponderExcluir
  27. Se ultimamente minhas amizades com seres da mesma especie já não está lá essas coisas... Não posso nem ao menos recorrer a amizade de um amigo sincero que nã cobre por um abraço e que não corra o risco de te ligar falando "quando você precisou de mim eu estava lá agora eu quero sua ajuda". Não por ser de outra especie. (sou alergico).

    ResponderExcluir
  28. cada dia tenho mais certeza que o cão é o melhor amigo do homem

    ResponderExcluir
  29. cOMO já disse hj flor.. o Ser-humano é irracional em alguns momentos e não sabe apreciar uma coisa tão linda que é o AMOR ao próximo e que dirá aos animais!! UMa pena... Mas vamos fazendo nossa parte.. Racional!

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Realmente, eles tocam nossos corações.
    -
    http://www.age2000.blogspot.com/ (comenta?)

    ResponderExcluir
  31. Minha amiga, como já comentei no post anterior resolvi comentar nesse e até me lembrei de um blog de uma amiga minha que acho q vc vai até gostar! anote aí: http://www.blog-da-belka.blogspot.com/
    Grande abraço e parabéns novamente pelo blog!

    ResponderExcluir
  32. muito belo o texto, é algo que muitos aprendem com o tempo, outros nunca aprendem que cada momento é único e que temos que aproveita-lo sem medo ou como gosto de dizer "sem medo de sermos felizes e aceitando a possibilidade do contrario", viver consciente não é sinônimo de viver limitado, mas o contrario sabendo quando e como transcender tais limites..

    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Os filmes são interessantes, mas nada se compara com ter esse carinho diariamente, eu tenho labrador, aliás meu blog tem um post sobre o que ele é na minha vida!

    Quem não consegue gostar/amar um cachorro, tampouco conseguirar amar um ser humano, pelo simples fato de um cachorro não querer nada em troca ao contrario de muitos se não todos os seres humanos.

    http://diversityofstories.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!