Quando Uma Amizade é Verdadeira

As 3 Mosqueteiras: Rafaela, Karen e Eu!
\o/
Não mais do que uma semana atrás estava eu a conversar com um estranho conhecido meu. Fazia tempo que não nos víamos, para falar a verdade nunca fomos próximos, contudo, ele carregava uma mágoa adormecida na voz, um tom dolorido que me fez parar e perguntar – não apenas por cortesia, querendo realmente ouvir – “Você está bem?”.

Começou ele a divagar sobre a canção “A Lista” do Oswaldo Montenegro – uma de minhas preferidas – e de como o tempo havia passado, como os amigos que tinha aos 14 anos mal cumprimenta, como a vida toma um rumo determinado, surpreendendo não apenas aos outros, mas a nós mesmos.

Relatou mais várias aflições que costumamos cogitar naquelas madrugadas longas e silenciosas, e seguiu contando sobre este homem que conhecia desde os 07 anos de idade, da forma como viviam juntos mesmo quando escolheram cursos diferentes na faculdade, mas que há poucos dias sumiu de sua vida sem precedentes de voltar. Não houve brigas, não houve motivos, simplesmente virou as costas e sumiu, como se uma amizade nunca tivesse povoado os dois.

Conversamos mais um tanto, tomamos um café e nos despedimos. Não consegui dizer adeus, no entanto, as suas palavras: Afinal, quando uma amizade é verdadeira?
.
Estava Escrito: Eu e Su! (ainda vamos dominar o mundo)
Partindo da premissa de que a existência terrena é formada de ciclos, havendo sempre uma despedida a ser dada, brota um desconforto natural, já que tendemos a confundir o conceito de eterno, com o de verdadeiro. Não sendo passível que um seja pressuposto para o outro, idem. Pois que, enquanto podemos ter um amigo que dure o tempo de um verão capaz de nos moldar para melhor, ajudar sem julgar e viver de forma plena este cargo; Podemos experimentar de uma vida inteira de falsidades acobertadas pela égide de algo tão precioso quanto uma amizade.

Melhores Amigas desde os 10 anos: Eu e Aline!
Todos já passamos por grandes decepções, confiamos em quem parecia ser honesto, entregamos o coração aos desligados e perdemos, fomos ignorados por quem sempre jurou estar ali, ao lado. Eu mesma poderia citar diversas situações em que vi a máscara cair e dar-me conta do que é real e do que é ilusão. Não falo de algo como o esquecer de um aniversário, de uma injustiça cometida ou de desavenças sanáveis. Mas sim, do interesse embutido por detrás desta aparente amizade, como nos exemplos:
- Se torce pelo mesmo time, somos amigos;
- Se está solteira e eu estou solteira, Sou amiga. No instante que cesso esta condição, acabou o seu espaço aqui;
- Enquanto o seu dinheiro, o seu nome, o seu conhecimento servirem-me, eis aqui o meu coração de amigo; Etc.
Incrível como situações como estas são a regra, quando deveriam morar na exceção!

Todavia, este esforço compensa no instante em que nos deparamos com a dedicação verdadeira. Aquela que nasce de modo inesperado, vai aumentando, esquecendo das diferenças, trazendo o sorriso, colocando nossos pés no chão, sabendo criticar, sabendo ensinar e não mais exigindo do que o carinho mútuo.

Sempre tive para mim que uma das primeiras formas de amor - e provavelmente uma das mais bonitas - com que temos a felicidade de cruzar é a Amizade. Quer saber quando ela é verdadeira? Fácil! É só sentir e perceber que, antes mesmo de chamar, seu amigo já vai estar ali.

Amiga e "Sócia" de Estágio: Eu e Thaísa!
Graças ao bom Pai tenho tido sorte neste quesito, pois, em que pese tenha enfrentado sérias desilusões, também encontrei pessoas maravilhosas em minha vida: Algumas esbarro diariamente, Outras me acompanham desde pequena e sei que mesmo longe posso contar com elas para uma vida toda; Há aquelas que passaram deixando sua marca para o sempre; E outras, ainda, já nasceram a milhares de quilômetros de distância e nem por isto menos queridas.

Assim, quero deixar aqui esta pequena homenagem a todas estas pessoas, presentes divinos, que fazem/fizeram/fazerão parte da minha vida. Obrigada por existirem!
.
.

 Thanks!!!

This entry was posted on 29 de jun. de 2010 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

41 Responses to “ Quando Uma Amizade é Verdadeira ”

  1. não sei se a amizade verdadeira existe não D:
    tenho minhas duvidas
    tem hora que eu paro e penso "existe amigo"?
    parece que atrás de td tem um interesse
    ou até depois que conhece otras pessoas
    te "esquece"..

    é dificil
    mas tenho meus amigos, apesar de td

    :*

    ResponderExcluir
  2. amizades verdadeiras... ai, eu acho que existe! mais depois de tantas decepções que eu vivi, e que eu vi, acho que desacreditei um pouco nisso..

    ResponderExcluir
  3. O minha linda!!! Como vc escreve bem.. como vc se expressa maravilhosamente.
    Sou sua fã, incondicional, p todo o sempre.
    Obrigada pela bela lembrança.
    Vc é uma mulher mais q especial... merece todo o melhor q a vida possa reservar a alguém.
    Com a sua linceça, para mim, vc é "aquela que passou e deixou sua marca para o sempre".
    Mais um vez, sem me cansar, obrigada pela sua amizade... pelas palavras de carinho....
    Beeijo.
    Que Deus esteja sempre contigo.

    ResponderExcluir
  4. Clarooo que existe amizade verdadeiraaa...eu pelo pelos tenho..pode ser uma , mas tenhoo...e a dona do blog tbm né :) Pelo post vemos que tem pessoas muito queridas e verdadeirass :)
    beijosss ...

    ResponderExcluir
  5. Vc escreve de uma forma tão limpa que quase da pra enchergar através das palavras!

    ResponderExcluir
  6. Amizade mesmo são raras... portanto, valem por muitos.

    ResponderExcluir
  7. Acho que mais do que a proximidade o que diz se uma amizade é verdadeira ou não são os sentimentos. Tenho amigos que não vejo nem falo há meses, mas mesmo assim tenho uma maior 'intimidade' do que os que vivem diariamente ao meu lado.

    ResponderExcluir
  8. acredito que amizades verdadeiras são sentidas. não é necessário explicar. digo isso porque sei que posso contar nos dedos de uma mão quem são meus amigos. eles são poucos, mas são fundamentais para a minha existência. se ficamos mto tempo sem nos vermos, quando o reencontro acontece parece que foi ontem que nos falamos pela última vez. amizade verdadeira existe sim e tenho privilégio de ter amigos leais ao meu lado (próximos ou não).

    ResponderExcluir
  9. amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, e dentro do coração...

    ótimo texto, como sempre *-*

    ResponderExcluir
  10. Lindo. *-* hihi
    Pra mim, é amizade verdadeira, quando você não se pergunta se é de verdade. :D Confuso, mas é. rs

    Passa lá? http://chutenacanelaxx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. ownnn q lindo
    fikei com sdd d umas amigas =/

    ResponderExcluir
  12. O amigo é o parente que a gente escolhe, mas a falta de um laço de sangue faz com que o esforço para manter a amizade seja maior, pois mesmo que você não veja um primo a 10 anos... ele será seu primo... um amigo que você não vê a 2 anos vira um colega e se passar mais tempo, vira um conhecido!

    É esse esforço constante que faz com que a amizade seja uma coisa forte! Eu e meus amigos somos um grupo de 7. é difícil reunir todos, mas sempre que podemos, nos falamos, nos vemos. E se é difícil ver todos, tudo é compensado quando estamos juntos!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom todo o texto...
    A palavra verdade e eterno realmente podem ser confundidas constantemente...
    Porém, amigo se torna aquele que ao menos lembra-se de você; Na minha opinião isso pode ser amizade verdadeira...
    No fim das contas todos um dia seguem seus rumos e é uma obrigação do ser humano fazer isso, se transformar, mudar, evoluir, andar e prosseguir sempre... não é por isso que uma amizade pode ser dada como acabada, mas afastada talvez...
    Cada um entende como pode...

    Muito bom, gostei!

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião, as verdadeiras amizades, sem algum interesse por atrás, são raras. Normalmente, as pessoas se unem atrás de um objetivo (pra estudarem, ajuda no trabalho), mas quando você já não trabalha ou estuda com aquela pessoa, as pessoas se distanciam um pouco ou totalmente, na maioria dos casos.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante seu texto parabéns !

    levo comigo que amizade,é quase tudo na vida da gente! amo meus amigos e faço oque for presciso para eles!
    sABE Karla ,ja errei muito na vida,estraguei uma amizade linda por causa de tontisse,sabe coisas de adolescente (quando seu amigo gosta da mesma pessoa que você)E hoje estou sem a pessoa que eu amava e sem a amizade.Vejo que não valeu a pena !
    Então minha vida é assim
    1ºDEUS
    2ºFamilia
    3ºamigos
    sempre costumo dizer aos meus amigos !Mecheu com você,mecheu comigo.BY Márcia G.

    ADOREI SEU BLOG
    PARABÉNS !

    SEIGA-ME LA NO MEU !

    ResponderExcluir
  16. Amizade verdadeira...tema complicado nos dias de hoje, onde realmente a maioria das pessoas se aproximam com algum interesse. Tenho pouquissimas pessoas em minha vida que posso de verdade chamar de amigos verdadeiros. Aparecem sempre que enfrentamos uma situação difícil, pois os falsos logo somem. Teste rápido e #fail de amizade rs Quando estamos com uma grana pra pagar a farra da galera todo mundo vira amigo de infância rs Quando estamos doentes, sem dinheiro, ou com outro problema muito sério, os falsos logo desaparecem ou inventam todo tipo de desculpa rs É da natureza humana. A vida ensina...

    ResponderExcluir
  17. Acho que assim como a amor, existem diferentes tipos de amizade... Aquelas para vida toda, outras para os momentos certos, ou ioiô, que vai e volta. Afinal, o que interessa é a intensidade e se essa for duradoura, melhor ainda =D

    lindo texto!
    http://clubepsicose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que texto genial!
    Eu confesso que fiquei um tanto emocionado. Entre as mais belas frases de sua autoria a que me cativou mais foi: "já que tendemos a confundir o conceito de eterno, com o de verdadeiro...". Neste momento meu mundo caiu e tudo ficou mto mais claro!

    Mto obrigado por nos presentear com esta obra prima.

    =*

    ResponderExcluir
  19. Oi Karla,
    Já me decepcionei várias vezes com amigos, e devo ter decepcionado algumas pessoas tb, mas minha melhor amiga é minha amiga desde os meus 5 anos de idade. Acho que uma amizade que vem da infância e não se apaga com o tempo pode ser chamada de amizade verdadeira.
    Bjkas e boa noite.

    ResponderExcluir
  20. vou te pedir licença para comentar com uma só poema do Quintana

    Amizade:
    quando o silêncio a dois não é incomodo

    ResponderExcluir
  21. Amiga Karla, um excelente texto. A amizade verdadeira não se perde no tempo, pois ela ultrapassa todas as barreiras de tempo e espaço. E são nas horas mais impróprias ou mais tristes de nossas vidas que reconhecemos os verdadeiros amigos. Parabéns pela postagem. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  22. Amei o texto. Tenho uma outra resposta para a sua pergunta da amizade verdadeira. Não me recordo o autor da frase, mas ela é mais ou menos assim: "Amigo de verdade é aquele que sabe tudo sobre você e mesmo assim fica ao seu lado."

    ResponderExcluir
  23. Oi, belo texto...

    SEGUE?

    meu blog é http://overesquisita.blogspot.com/

    Bjos..

    ResponderExcluir
  24. O problema de descobrir que uma amizade intensa não era verdadeira, é que, mais tarde, fica dificil voltar a confiar em alguem. Eu tenho esse problema por causa das decepções.

    http://cafeerockandroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. booa pergunta viiu ,acho que amizade verdadeira só a sua mãe serve. http://colaearrasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Amizade e tudo hj em dia ne?
    Adorei!
    Passa no meu blog!
    estou te seguindo linda!
    bjxxxxxxx
    Passarei sempre aqui para comentar!

    ResponderExcluir
  27. eu acredito em amizade verdadeira, mas que em amor e similares!

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2010/06/fugindo-do-negao-black-power.html

    ResponderExcluir
  28. Amizade verdadeira não significa necessariamente caminhar com o você o tempo todo, mas mesmo na distância mostrar que ela ainda existe.

    Tenho grandes amigos que não falo faz tempo, nem ligar eu ligo, eles também não me ligam - sabe como é, o dia a dia nos tira o tempo - mas que sabem que eu estou ali do lado para o que precisar e sei que eles estão ao meu lado também.

    Eu acho lindo que apesar de algumas frustradas "amizades", você tenha grandes e verdadeiros amigos!!!

    Parabéns!!!


    Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho uma maiga que a considero immã o que ela faz e ja fez por mim é algo que so quem ama verdadeiramente faz...
    bj

    ResponderExcluir
  30. boa pergunta!! afinal quando uma amizade é verdadeira?? acho que nunca saberemos, apenas poderemos viver... e teu amigo, bem, o amigo dele foi embora... mas isso ainda não tira o que houve de verdade nos anos em que ele estava presente nao é?? as vezes as pessoas precisam ir... para lugar algum, apenas dentro de si mesmas se encontrar... como manter elo com o outro sem fortificar o seu proprio??
    como sempre gostei de suas divagações leves porém profundas...
    sucessos!!

    ResponderExcluir
  31. Amizades verdadieras mesmo são dificeis de se ver.. deve-se tomar cuidado paraacabarnao confundindo as coisas.. =D

    ResponderExcluir
  32. Tenho minhas dúvidas sobre a amizade verdadeira. Depois de sofrer algumas decepções com as minhas amizades, passei a confiar somente em mim mesma. Porém, um ótimo post seu.

    abraços, m!sunderstood

    http://reflexo-da-alma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Amizade verdadeira pode até existir, o que não existe são pessoas verdadeiras dispostas a oculpar este lugar!

    ResponderExcluir
  34. Amigos verdadeiros são nossos tesouros.

    Parabéns pelo blog!

    =)

    ResponderExcluir
  35. Nossa, adorei o teu texto, concordo que verdadeiro seja diferente de eterno, como diz a frase de Fernando Pessoa, 'O valor das coisas nao esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem...'

    ResponderExcluir
  36. Amizades verdadeiras são raras aproveite isso...

    ps1: preferia o laytou anterior , ma so conteudo e que importa

    ps2:vc e linda!!!
    =D


    O melhor blog do meu .... Bairro
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Oi Karla, tudo bem?

    bom...como sempre eu a pessimista, não acredito que haja amizade verdadeira, eu digo que eu tenho companheiros temporais que transitam em minha vida,rsrs...até escrevi um texto sobre isso,não é tão bem elaborado e escrito como seu,mas...se chama "As marcas em nossa vida" se quiseres ler,passa lá no meu blog.

    mil bjinhus e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  38. Amizade é um dos bens mais preciosos que alguém pode ter na vida!

    ResponderExcluir
  39. Menina, você simplesmente arrasou!!! Muito bacanas suas palavras, a amizade é uma coisa mara mesmo.. Acho que colegas temos muitos mas amigos mesmos são pouquíssimos... É triste quando temos alguém que achamos ser nosso amigo e aí somos traidos, decepcionados.. Enfim, mas não podemos perder a fé de que existem pessoas legais e que são amigas de verdade, graças a Deus sou roadeado, assim como você, de pessoas especiais, amigas e amigos de verdade.. Bjao!! Thiago Batticelli

    ResponderExcluir
  40. Não te abras com teu amigo, que ele tem outro amigo tem, e o amigo do teu amigo, possui amigos tbm!! eu estou passando acreditar que não existe amigos de verdade, somos amigos até que apareça outro(a) em sua vida mais interessante!!

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!