Os Homens Preferem As Loiras

(The Blonde Mistique)

Se tem algo que eu gosto na TV por assinatura é a possibilidade de experimentar novos programas, especiais, séries e até mesmo filmes feitos somente para a televisão. Foi numa destas possibilidades que me deparei com o documentário "THE BLONDE MISTIQUE" - o qual passou na GNT (canal que vale a pena conferir). Mas, enfim, o que me atraiu não foi apenas o tema - Será mesmo que os homens preferem as loiras? - e sim a forma como foi conduzido, juntando 03 (três) mulheres diferentes (uma morena, uma loira e uma afro-descendente) para por a prova este tão comentado mito. Primeiro elas vivem três situações com sua cor natural de cabelo, depois trocam (quem é morena vira loira, quem é loira vira morena) e voilà! Capturam os resultados. E neste desenrolar todo foi que comecei a analisar e perguntar-me: Será que realmente existe a tal "mística" sobre as loiras? E os esteriótipos - loira burra, loira fácil, loira indefesa - ainda moram em nossa sociedade? Pois é, os resultados alcançados pelo documentário não mentem: Existe sim! Vejamos:

O primeiro experimento foi simples; O carro querbrado na beira da estrada. Adivinha quem recebeu mais ajuda? Pois é, a loira mesmo. Mas não foi apenas o auxílio que veio, inclua-se a pegunta: "Você por um acaso não esqueceu de abastacer?" Fato que não ocorreu com nenhuma das morenas. Seguiu-se com uma entrevista na rua, perguntando a idade de cada uma, a loira levou vantagem, ficou aquém da sua idade. As morenas, nem a mais, nem a menos. O último foi saber quem era mais paquereda, seguindo a mesma linha: A loira, que reclamou por ter sido algumas vezes vítima de obscenidades, ao contrário das outras duas.

Para quem estava pensando: "Ah, mas deve ser a mulher e não a cor do cabelo que causou tais resultados". Enganou-se. Para o espanto de muitos, incluindo meu, após a transformação a que passou a ser morena acabou sendo tratada com mais seriedade, e as que passaram a ser loiras o oposto!

A fim de explicitar melhor o porquê de tais resultados, convidou-se profissonais de várias áreas para analisar os resultados. Conclusões? Bom, falou-se de um encantamento natural por serem consideradas raras, além de serem vistas como dependentes (aparência infantil), o que pode causar uma impressão primária de serem mais divertidas, mais acessíveis e não tão responsáveis. Além de outros tantos pré-conceitos!

Claro que em momento algum elas mudaram de personalidade; que a primeira visão causada pela aparência, no fim, pouco significa. Mas o documentário fez-me pensar até onde cada um de nós dá espaço para que tais esteriótipos mantenham-se? E não falo só do dito Blonde Mistique, também questiono nossas posições perante a alguém que gosta de um visual mais dark, por exemplo, ou daqueles que totalmente despojados são... O que pensamos de cara? E como reagimos? Por mais que apregoamos sermos desprovidos de preconceitos, não é verdade. E digo isto começando por algo tão corriqueiro quanto cabelos e suas cores.

É melhor ser loira ou ser morena?


Não sei. Adoro ser morena, gosto de não medir nem 1,60m e não me imagino sendo super magrinha, estilo top model. Quanto a impressão que vou causar aos outros? Nem quero saber! Independente dos esteriótipos... quero ser eu! Então seja você uma morena magnética, uma loira felina, uma ruiva misteriosa ou dona de cabelos multicoloridos... Siga seus instintos, tranforme-se em alguém além das aparências e ARRASE!

 Thanks!!!

This entry was posted on 4 de jun. de 2010 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

31 Responses to “ Os Homens Preferem As Loiras ”

  1. Cada coisa... eu sou morena e muitoooo feliz com isso... beijao... Excelente Fim de Semana para vc..

    ResponderExcluir
  2. concordo com a jakeline!
    ^^
    tb sou morena e souuu muitooo feliz assim!
    hehehe' fiz umas luzes e fikei morrendo de pena gosto do meu cabelo escurinho mesmo..
    axo que isso não muda a personalidade da pessoa neh! ¬¬
    ^^
    ótimo blog!
    toh seguindo!

    beijooo

    http://nuvenscoloriidass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Jakeline e Dani

    A proposta do DOCUMENTÁRIO "OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS" era justamente esta, o fato de que a cor do cabelo NÃO muda a personalidade delas...
    Mas sim, o modo como os outros as vêem...´
    Como acontece com outras tantas características pessoais...


    Um certo Pré-Conceito diante as aparências!


    Também adoro ser morena... Não mudo não. E nem estou afirmando que haja uma real preferência por tal tipo específico.


    ;D

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro as simpáticas, pra mim não existe isso de ser Loira ou Morena, mas sim, o brasileiro tem uma quedinha especial pelas loiras.

    ResponderExcluir
  5. Karla,

    Lembro que quando eu era adolescente eu sentia um encantamento maior pelas loiras. Hj percebo que isso é apenas um detalhe. Qto ao esteriótipo, sinceramente acho que o tom do cabelo claro chama mais atenção sim, isso é inegável. Mas isso não pode ser fator para discriminar alguém.
    Como sempre mais um post de ótima qualidade.
    Abraços.

    Fabiano

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu uso cabelos loiros há muito tempo. Sempre brinco que sou castanha nascida loira em um bom salão de cabeleireiro.
    Acho que a mistica das loiras vem da infância. tive escolinha maternal e lá dava para ver que as crianças preferiam as tias loiras. As fadas são loiras, as princesas são loiras, daí as crianças, de qqer sexo, crescem preferindo as loiras.
    Eu assiti "O Carteiro e o Poeta". Amo e tenho este filme.
    Bjkas e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  7. É, eu já vi esse programa, os caras sempre reparam mais nas loiras e tal, lembro até quando eu era loira, os caras chegavam mais nas baladas, e tal!
    é uma merda! ;~ Não sei porque isso.. Homens e seus cérebros do tamanho de uma ervilha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. A minha tese é a de que pela mais completa irresponsabilidade de um sujeito chamado Gabriel o Pensador que compôs letra pra lá de alienante onde aparece a Loira Burra. A partir daí veio a mídia não menos idiota e tratou de propagar a bobagem aos quatro ventos. Quando atuava na televisão me deram um texto enaltecendo a adjetivação Loira Burra. Foi o bastante para eu negar interpretação daquela asneira. Infelizmente estamos no Brasil da alienação e não tenho como discordar da conclusão obtida pela produção televisiva, que ao meu pensar também não deixa de dar uma valorizada no escracho que é o de ofendermos a inteligência de quem poderá ser muito mais eloquente do que aquele que aponta para a outra dizendo ser ela loira burra.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Karla obrigado pelo selinho, coloquei na minha página de selos.
    Bem sobre o post!
    Acho que questão de preferência é algo muito relativo, acho que quando a gente gosta não importa o que a pessoa tem ou o que ela é. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Cadinho RoCo

    Realmente os comentários ASNOS de que toda a loira é burra é algo revoltante e sem nexo!!!
    Qual é a lógica dizer que a loira é burra? Desde quando cabelo mede inteligência?

    Todavia, o documentário é uma produção Inglesa, se não me engano, o que acaba alrmando, já que estes conceitos limitados estão há muito tempo presos na sociedade...

    O mais interessante do docume´ntário foi que ele jogou na cara, até dos mais incrédulos, que o preconceito está irreigado no pensamento popular e - admitindo-se ou não - acabam gerando efeitos na sociedade e nas pré-concepções.

    As conclusões e análises feitas no meu texto são as retiradas pelos participantes do documentário...

    Pessoalmente, não entendo como ainda cabe espaço para tais definições e idéias limitadoras.

    E, como concluo no post, Não importa se MORENA, RUIVA, LOIRA, MULTICOLORIDA... Desde que ela não esteja traindo a si mesma!

    ;D

    ResponderExcluir
  11. Vou ser chata e contrariar todo mundo.
    Eu uso mechas e nao acredito que homem prefira isso ou aquilo. Eu sinceramente deixei de acreditar nisso a muito tempo.
    O cabelo realmente nao muda a personalidade de ninguem, o fato da pessoa ser loira, morena ou ruiva nao deixa claro se ela é legal ou chata, inteligente ou burra...
    Mulher loira sofre um preconceito terrível, isso todo mundo sabe.
    Seja o que for, seja você. Isso sim é belo.

    Um abraço.

    www.florziiinhacheirosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sandinha

    A preferência não bem isto que o Título Sugere, é a Tradução título or do Documentário. Neiginal. Nem se discute o que é mais belo ou mais feio - até porque isto é sim relativo demais.

    O que mostrou os resultados foi que a loira sofre sim com um certo preconceito - muitas vezes entendida como burra ou fácil (besteira sem tamanho). Além da figura cândida que a aparência angelical do loiro é capaz de dar, deixando um ar de indefesa ( CONCLUSÕES DO DOCUMENTÁRIO ).

    E concordo contigo, e exponho bem isto no final do post... O IMPORTANTE É SER VOCÊ MESMA - sem ligar para os outros.


    ;D

    ResponderExcluir
  13. não importa ser loira, morena, ruiva, careca, seja lá o que for...

    estereótipo é uma questão de futilidade, prefiro o que despertar o desejo da minha alma !

    (:

    blog excelente !

    ResponderExcluir
  14. Isso e questão de esteriótipo. Eu prefiro, por exemplo, as ruivas de cabelos cacheados. Sempre gostei de cachos, achos eles lindos e são tão legais de deitar.

    Fotografias, Ensaios, Mande a sua foto!
    http://patoemfoco.org - Confira!
    Envie sua foto no DIa do Fotoleitor.
    Homenagem no blog.

    ResponderExcluir
  15. Jaka

    O documentário trata bem desta idéia... da aparência mais jovem.... do conceito evolucionista. O humano também é um animal e tem escolhas e ações instintivas...

    Interessante suas colocações, de um ponto simplesmente científico. Ignorando a evolução da sociedade, a influência da mídia e outros fatores que influem.


    ;D

    ResponderExcluir
  16. Mto bom..... não sei qual melhor hauhauhauha, té mais.

    ResponderExcluir
  17. prefiro a que for mais bonita, seja qual for a cor do cabelo. pra mim isso não define nada, sério mesmo!

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Homens, homens...tsc tsc tsc (hihihihi)

    O seu texto está de parabéns, acredito que realmente ainda na sociedade existe o preconceito, mas cada um tem seu gosto, se as loiras (no cabelo) chamam mais atenção, ótimo! Esse é o doferencial que elas têm, ninguém é igual; cada pessoa tem suas peculiaridades, e um rótulo não consta totalmente o que realmente existe no conteúdo.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o post. Só que eu não me enquadro muito nessa pesquisa. Eu vou mais pelo que a pessoa é... mas em se tratar do estereótipo, eu prefiro as morenas.

    Muito obrigado por ter lembrado de mim em relação ao selo. Fiquei extremamente feliz.

    ResponderExcluir
  20. Já tive meu tempo que gostava só de loiras... tipo uns 9 anos atrás...

    http://douglasashura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Para mim qualquer uma..loira, morena, ruiva, mulata. auehauea para mim só isso ta de bom tamanho :D

    ResponderExcluir
  22. Sério, sem preconceitos. Mas, acho que as morenas são bem melhores!

    Concordo perfeitamente com você, no fato de que independente da cor do cabelo, dos olhos, da unha do pé e etc o bom mesmo está na capacidade de arrasar sendo você mesma.

    Adorei ;)

    ResponderExcluir
  23. sou muito feliz com minha morena! xD
    hehe...
    Concordo com o comentário acima: "Concordo perfeitamente com você, no fato de que independente da cor do cabelo, dos olhos, da unha do pé e etc o bom mesmo está na capacidade de arrasar sendo você mesma."

    http://nervozero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. A melhor parte de todo o relatório do programa é o seu jeito de colocar as ideias, e em especial, o trechinho final "tranforme-se em alguém além das aparências e ARRASE!"
    Adorei seu blog ^^

    ResponderExcluir
  25. Mesmo eu tendo um exemplo na minha faculdade de uma loira, digamos assim meio devagar de raciocinio, acho q não devemos generalizar pois isso só é uma cor de cabelo! mais a verdade é o os homens tem uma espécie de fetiche pelas loras por ser uma cor diferente e q se destaca na multidão, porém isso pra mim é apenas um detalhe. Grande abraço e concordo com vc, assistir tv a cabo é mt bom pois nos tira da alienação das novelas e programs de auditório :)

    ResponderExcluir
  26. eu perdi será que vai ter reprise einh?

    loira ou morena ou ruiva eu gosto é da mulher não da aparência-mulher, infelizmente alguns estereótipos estão encravados na nossa sociedade tão imbecil

    ResponderExcluir
  27. concordo com a diversidade... e quando se trata de mulher, o melhor é ser bem eclético. kkkk!

    www.welinfo.com.br

    ResponderExcluir
  28. gosto de loiras e morenas, a personalidade é q faz a diferença... para uma pesquisa assim surtir efeito deveria-se considerar mais mulheres, mas as loiras realmente são mais leves e burras do q as morenas o q tb pode ser bastante divertido apesar de u preferir morenas tb gosto mto de loiras...

    ResponderExcluir
  29. Mto legal, eu por duas vezes na vida me apaixonei por loiras... e a segunda q não sai da minha cabeça até hoje.

    Como definiu no texto acima loiras são como encantadoras por serem consideradas raras.

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!