Além da Arte: Paul Klee

Paul Klee


...... Tunisian Garden - Paul Klee ......
Cores e formas
Bailam na tela,
Gritando por algo,
Implorando por ser
Parte arte,
Parte artista.





Eu conheci o trabalho deste pintor através de um exercício de escola da minha irmã há muitos anos atrás. Um tanto estranho para mim na época, já que ainda era novinha e não conseguia captar bem o conceito; Senti-me imediatamente atraída pelas cores e pelos traços incomuns. Dei asas a minha curiosidade e pesquisei um pouco mais sobre a sua arte.

Paul Klee nasceu dentro de uma família de músicos e desde de pequeno mostrou talentos múltiplos - tanto para a música quanto para as artes plásticas. Preferiu deixar um pouco de lado os seus desenhos, concentrando-se em seguir o modelo dos pais. Eventualmente o interesse modificou-se e perseguiu o seu verdadeiro sonho, por assim dizer. Com os anos acabou se tornando amigo de Kandinsky - outro fantástico pintor -, com quem lecionou na escola de artes e arquitetura de Bauhaus.

Estabeleceu o seu estilo sob as influências do expressionismo, cubismo, futurismo e surrealismo. Em suas obras é possível notar alguns elementos lúdicos, além da ligação com o pueril e com a música, influências claras de suas vivências. A poesia e os sonhos também eram temas frequentes. Paul Klee tinha uma forma particular de perceber o mundo e suas vivências, expressando-as com muita força em seus trabalhos.

O trecho a seguir retirei do Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Klee) pois achei interessante o que fala das formas de trabalho e técnicas do mesmo:

Geralmente, ele trabalhava isolado da vista dos demais, e interpretava as novas tendências artísticas de sua própria maneira. Extraordinariamente inventivo em seus métodos e técnicas, Klee trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, e outros. Na maioria das vezes, ele combinava esses materiais em uma só obra. Ele usava tela, estopa, musselina, linho, gaze, papel-cartão, limalha, tecido, papéis de parede, e papel-jornal. Klee fazia uso de pintura a esguicho (spray), recortes com facas, carimbos e verniz, e misturava, por exemplo, óleo com aquarela ou aquarela com caneta e tinta indiana. Ele era um desenhista nato, e, através de seus extensivos experimentos, desenvolveu um domínio da cor e da tonalidade. A maioria de seus trabalhos combina estas habilidades. Ele usa uma grande variedade de paletas de cores, que seguem desde o quase monocromático até ao altamente policromático. Usa freqüentemente formas geométricas, além de letras, números, e setas, e as combina com figuras de animais e de pessoas. Algumas obras eram completamente abstratas. Grande parte de suas obras e seus títulos refletem seu humor seco e seus ânimos variados; algumas expressam convicções políticas. Suas obras aludem, freqüentemente, à poesia, à música e aos sonhos, e, às vezes, incluem palavras ou notações musicais. Suas últimas obras são distintas por símbolos “hieroglíficos”. Rainer Maria Rilke escreveu sobre Klee em 1921: “Mesmo se você não tivesse me contado que ele toca violino, eu teria adivinhado isto em várias ocasiões em que seus desenhos eram transcrições da música.”.
Acredito que seja justamente por esta miscelânea criativa e lirismo das temáticas que logo me vi hipnotizada pelo trabalho de Paul Klee. Seguem algumas de suas obras:
... The Bavarian Don Giovanni, 1919, Paul Klee ...
...  Arches of the Bridge Break Ranks, 1937, Paul Klee  ...
...... Farbstafel, 1930, Paul Klee ......
...... Villa Florentine, Paul Klee ......
.................. Oriental Feast, Paul Klee .................
<><><><>
Schwimmfahiges, c.1938, Paul Klee
The Yellow House, 1914, Paul Klee
.......... Sinbad the Sailor, Paul Klee ..........


 Thanks!!!

This entry was posted on 25 de mai. de 2010 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

56 Responses to “ Além da Arte: Paul Klee ”

  1. Magnifica é a obra de Paul, ele foi muito além do cubismo, ele fez de forma e cores um deslumbre visual, é uma arte que nos entra na alma

    ResponderExcluir
  2. Amo Paul Klee. Meus favoritos são, Historieta de um anãozinho, Carta fantasma, Embrace... todos são lindos na verdade. =))))

    Lindo ver tantos trabalhos dele aqui. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Você pode levar horas pra ler um artigo e realmente entendê-lo, mas quando vc olha pra uma obra, qualquer que seja o talento de quem a criou, todo o tempo que vc gastar tentando compreende-la, vc gasta compreendendo a si mesmo...

    É por isso que, ao menos uma vez ao dia, uma gota de arte é refresco para a alma.

    Estou seguindo, forte abraço...


    http://novaquahog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, bom demais Paul! curti bastante o blog tambem, otima formatacao!

    Eu, do sativanoescuro.blogspot.com te desejo tudo de melhor!

    um abraco!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog
    ótimo pra quem quer conhecimento

    ResponderExcluir
  6. Yuri

    Acho que todos buscamos conhecimento...
    Senão em artes, literatura, etc...
    No trabalho
    Sobre futebol
    Sobre uma série...

    Estamos sempre aprendendo algo sobre alguma coisa!

    ;D

    ResponderExcluir
  7. Divulguei no meu blog;
    http://apertamute.blogspot.com/2010/05/mutelinks-da-semana-2.html

    ResponderExcluir
  8. Eu acho lindo o seu interesse por arte.

    A obra que mais gostei foi "The Yellow House, 1914"

    E uma coisa interessante no teu texto foi mostrar que depois ele foi atrás do interesse dele e não dos PAIS dele. Isso é exemplo.

    Um abraço, lindo blog!

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana o post, realmente as telas são muito bonitas, é engraçado mas dá pra notar felicidade em algumas já em outra parece que ele está contido, prestes a sair duma penumbra, da tristeza... Parabéns novamente pelo blog, sou seu fã de carteirinha! Bjao!!!

    http://thiagobatticelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa que linda, adoro essas obras e essas idéias
    artísticas.
    Gostaria muito de ver aqui algumas obras futuristas elas são lindas.

    ResponderExcluir
  11. bela arte ;D
    gostei muito do blog
    ja estou seguindo
    http://futebobeiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. putz
    vou te falar
    nao me ligo nesse tipo de arte
    mas gostei desse cara hein
    SÉRIO MESMO!

    ResponderExcluir
  13. gente, arrazou muito, a que eu gostei mais foi a oriental fiest

    ResponderExcluir
  14. Muito expressiva a pintura!Excelente o post e o blog!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Muito boom!
    Você não só tem bom gosto em textos, mas em pinturas tmbm.
    Estas pinturas passam alegria p/ qm as vizualiza, pena que muitas pessoas não sabem apreciar uma boa tela, apenas as caracterizam como bonita pela harmonia de cores, mas o segredo das pinturas é o mesmo dos poemas, ou seja, é preciso interpretá-los .
    Gostei muito :D

    Beeijo'
    Obrigada pelos selos, assim que receber outros irei retribuir ;**

    ResponderExcluir
  16. Nem entendo dessas coisas.
    Maaas. legal. =D

    ResponderExcluir
  17. "Sinbad the Sailor" é minha preferida. Porém não achei a obra em geral algo extraordinário. Mas fica claro a qualidade; eu é que sou meio chatinho. rsrs.

    ^^

    ResponderExcluir
  18. Muito bom! Embora eu prefira outro "estilo", ficou legal o post! ;)

    www.ratobebado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Mais um excelente post. Lembro-me de não entender muito bem esse tipo de arte e existem aquelas que ainda me deixam confusa; creio que os conceitos mudam e as formas de entendimento também, cada arte tente a passar algo, e por vezes coisas que só o "admirador" enxerga fronte ao "admirável". Paul Klee é magnífico e é sempre bom chamar atenção à ele.

    ResponderExcluir
  20. Posso falar que eu ameeeeei o layout do blog? liiiiiiindo demais! *-*

    parabéns!


    Adorei as obras! *-*

    ResponderExcluir
  21. Poxa, gostei!!
    Minha mãe adora esses assuntos de artes (seja pintura, seja poesias...), e vou indicar o seu blog para ela.
    Com certeza ela tbém vai gostar!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, é deslumbrante a arte dele. É incrível como ele consegue fazer cores tão adversas entrarem em harmonia, apesar de seu choque de cores, é um quadro que não dói olhar, se casam muito bem, de alguma forma. E aí que está a arte.
    Nossa, seu blog é muito lindo e pelo que eu vi faz muito sucesso (e o merece!). Parabéns!

    Se quiser algo para ler:
    http://tacadesabedoria.blogspot.com/
    Espero que goste tanto quanto gostei do seu.
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  23. Sinbad the Sailor é a que eu mais gostei .
    Eu nunca tinha ouvido falar dele mas gostei e vou buscar mas imformaçoes, eu adoro blogs de arte e literatura eu acho que internet nao é so pra besteiras. Bom voltando ao pintor , eu amei o estilo dele e a forma de usar as cores e principalmente no quadro 'Sinbad the Sailor' bom assim como voc eu tenho meu pintor favorito que se chama Gustav klimt amo as pinturas dele , da uma buscada eu acho que voc ia gostar =)

    ResponderExcluir
  24. N curto as obras dele, apenas a The Yellow House achei legalzinha, e eu gosto mesmo é de óleo sobre tela, orma clássica de se pintar...

    ResponderExcluir
  25. Eu conheci uma pintura desse artista num exercício de escola também. Era um quadro simples, mas que me passou muitas mensagens. Eu acho esse tipo de pintura mais "simples" muito rica no quesito mensagens.

    www.ratobebado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Muito bom, o poema ainda estou a entender, mas os quadros consegui ver minha opnião neles, gosto mais do Simbad the sailor e do Oriental Feast

    ResponderExcluir
  27. Ah quase me esqueci, gostei muito do blog, quiser parceria é só me contactar através do email: arch_3.nemesis@hotmail.com

    http://geracaocokacola.blogspot.com/ o//

    ResponderExcluir
  28. lindos quadros, parecem ser tão simples mas ao mesmo tempo maravilhosos

    ResponderExcluir
  29. Preso todo tipo de arte, seja elas como esculturas, pinturas ou até a arte "viva".
    Adorei a mensagem curta que você deixou bjos.

    ResponderExcluir
  30. Parabens pelo blog amo muuuito arte está de parabens.

    ResponderExcluir
  31. Eu não conhecia Paulo Klee, adorei os quadros, adoro surrealismo. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  32. a arte ...é delsumbrante por si ssó....
    as obras de paul klee sao, maravilhosas...um artista maravilhoso!
    parabens pelo seu blog!
    sucesso p ele!
    bjos!

    ResponderExcluir
  33. P jeito dele , expressionista, me impressiona!

    ResponderExcluir
  34. Adoro arte , adoro poesias.
    Paul Klee , muito bom .

    http://dreamsofyorrana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. parabens pelo blog. adorei mesmo. achei a sua postagem muito interessante.
    dá uma passadinha no meu: http://minhavidaeumatreva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Ele passo por várias fazes, como todo o artista dessa época. Vejo surrealismo e um pouco de cubismo. Já conhecia alguas obras, mas ele me fascina.

    Blog sobre Fotografia e Tech.
    http://patoemfoco.blogspot.com/ - Visitem!
    ;D

    ResponderExcluir
  37. Fantástico mesmo! Paul Klee tem uma excelente biografia. É uma pena não ter o seu REAL conhecimento. Já aprensentei um trabalho sobre o Paul e fiquei encantado. Acho que foi um dos primeiros trabalhos que eu tive real interesse em apresentar. rs
    Continue postando!

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. adoro 'simplicicidade'. uma ótima refrência o Paul. não o conhecia.
    gostei tbm do desenho do rosto (acho que é o seu msm, rs).
    mt legal o blog.

    http://nervozero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Nossa que artista lindo, que telas maravilhosas.
    Eu acho que tb fiz algo no colégio(a muito tempo) desse cara, certas telas me são familiar.
    bjo poetisa.

    ResponderExcluir
  41. Gosto desse tipo de arte, bem livre e cheia de milhões de coisas que não podem ser expressadas com exatidão nem medidas... abraço!!!

    ResponderExcluir
  42. Paul Klee é demais... conheci ele esses dias por intermédio de uma amiga fanática por artes... hehehe...
    Mas eu adorei... algo bem abstrato, com cores, contornos e formas bem diversas que, por incrível que pareça, se encaixam.

    ResponderExcluir
  43. Bela arte *-----*
    Está ótimo seu blog,parabéns...
    Sucesso flooor

    Seguindo te,me segue?

    bjbjbjbjbjjbjbjbjb

    ResponderExcluir
  44. Entrar em seu blog, foi como um rio de cres que entram num quadro negro cultura pura minha linda parabens !

    Confira meu blog ! ' O SEGREDO É ARRISCAR!
    Comente e confira - http://jonasgabriel.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  45. gosto muito de Paul Klee , muito bom seu blog
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  46. é um tipo de pintura que olhando profundamente vemos um significado...
    mas olhando de vista n dar em nada
    mais olhando bem fundo dar para se perceber como é bem pintado!
    abç

    ResponderExcluir
  47. parabéns pelo blog, adorei, você tem bom gosto, volto sempre! um abraço

    ResponderExcluir
  48. eu acho muito bacana o artista que realmente sabe expressar a arte na tela, excelente post parabéns ;D

    ResponderExcluir
  49. Qria comenta alguma coisa mas num tendi nada...puxa interressante eh mas num tendi nada dos quadros....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  50. Fofura total seu blog, flor!
    Seguindo, e brigada pelas boas vindas ;)

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!