As "Princesas" da Disney

Toda vez que a temática é "Princesas" a primeira imagem que nos surge fixa-se na bela, frágil, doce e vitimizada donzela.Para mim, tal exemplificação está longe de ser um modelo a ser seguido. Afinal, existe um limite entre a feminilidade e a dependência - que antigamente tanto massacrou o espírito das revolucionárias fêmeas.
Entretanto, permitindo-se ir além desta idéia primordial, ao longo dos anos a Disney foi capaz de nos presentear com personagens fortes, repletas de dúvidas, deveres e escolhas, sem falar de serem dotadas de personalidades completamente distintas e interessantes. DETALHE: Falo o termo "princesas" entre aspas, eis que não limite minha selação as elencadas como tais pela disney; Mas sim, toda a figura feminina associada pela criança como princesa.
Sonhando um pouco e dirigindo-me para um mundo de magia e fantasia, deixo aqui as cinco princesas da Disney que mais gosto:






5. Branca de Neve: Esta é amor antigo; Não sei bem se os motivos de eu gostar tanto da Branca de Neve são tendenciosos, já que além de ter sido um dos primeiros desenhos que vi, eu me achava a cara dela (cabelo curto e escuro, pele branquinha e lábios vermelhos), mas a adoro! Ela é o perfeito exemplo da força que se pode alcançar quando as circunstâncias parecem impossíveis. Não é qualquer uma que ao ser jogada no meio da floresta sozinha, sem perspectivas, consegue encontrar um caminho e a felicidade. Entre as provações passou de ingênua a brava, valendo lembrar a época em que fora concebida versão cinematográfica da mesma: 1937. Quanto ao filme - Branca de Neve e os Sete Anões - é um verdadeiro clássico! Permanece fresco e interessante após mais de seis décadas, além de ter sido muito inovador para a sua época, já que foi o primeiro filme inteiramente animado norte-americano e por tal recebendo um Oscar honorário.
4. Ariel: A sereia apaixonada pelo mundo dos humanos, ignorando a imensidão marítima onde residia, é uma das personagens mais encantadoras já criadas. Ela tem este jeito meio moleca, pronta para ir além do permitido, caso isto seja capaz de satisfazer a sua curiosidade. De natureza investigativa, vê magia em cada nova descoberta. Mas é quando seu coração acaba sendo levado por um humano que mostra o quão corajosa é. Das princesas esta é a mais imprevisível e intensa. Além de ter o cabelo mais bonito já concebido pela Disney. A pequena sereia (1989) é um filme divertido, com vários personagens memóráveis - como o Linguado, o Sebastião e a malévola Úrsula. Conquista qualquer um com a vitalidade como a história é contada e pela maravilhosa trilha sonora, a qual conta com as premiadas "Under the Sea" e "Kiss the Girl".
3. Esmeralda: A bela cigana de olhos verdes já nasceu destinada a sofrer, digamos. Em uma sociedade completamente dividida em castas e pré-conceituações sobre as pessoas e seu valor particular, Esmeralda mostrava-se forte, convicta e continuava a acreditar na justiça e na boa vontade. Sem falar na sua capacidade de enfrentar poderosos para ajudar os excluídos. Um de seus momentos mais bonitos é quando canta uma prece na catedral (God Help The Outcasts: http://www.youtube.com/watch?v=MEEpavnk7Uw), mostrando sua devoção aos menos favorecidos. Outro ponto alto desta é a capacidade de ver todos com os olhos de sua bela alma. Quanto ao Corcunda de Notre Dame, esta animação é uma das mais belas e tristes histórias já contadas. Apesar da mesma ter sido lançada em 1997, é um clássico. Baseada na maravilhosa obra de Victor Hugo "Notre-Dame de Paris".
2. Pocahontas: Liberdade versus Dever. Amor versus Seu Povo. Pocahontas, este belo espírito livre e extremamente ligado ao meio-ambiente, foi posta em situações que a obrigaram a tomar decisões dificílimas antes de seguir. A bela nativa americana não apenas influenciou seus próximos, como também os exploradores que invadiram as terras utilizadas por seu povo. De uma forma inusitada esta princesa conseguiu estabelecer certo equilíbrio entre os dois mundos. Durante todo o filme vemos o crescimento da Pocahontas que aprende a ser impetuosa e racional ao mesmo tempo. Ela conseguiu quebrar paradigmas e viver de acordo com seus princípios.O filme homônimo (1996) é o único baseado em fatos reais realizado pela Disney. O final não é o popular felizes para sempre, o que torna ainda mais atraente a história. A trilha Sonora é uma obra-prima a parte, principalmente com a premiada “Colors of the Wind” – minha canção preferida da Disney – que além de ser uma belíssima música, é um hino a preservação ambiental.
1. Mulan: Fa Mulan é muito mais do que um dia planejara ser. Sem a popular graciosidade de gueixa e um timing perfeito para a confusão, não era muito bem vista perante a sociedade chinesa. Tudo muda quando seu pai é convocado para a Guerra. Por ser uma pessoa de idade avançada, Mulan decide ir em seu lugar, disfarçada de homem. E lá fora humilhada, rechaçada, sempre enfrentando/continuando. Acabou vencendo a Guerra com muita inteligência e conquistando um grande amor. O que torna ela a minha princesa preferida? A sua coragem de não se prender aos padrões, de fazer o que julga correto e não o que se impõe como tal; O seu pioneirismo; A sua sabedoria inata; E o seu grande apreço ao que realmente vale à pena: Honra, Família, Amizade e Amor.A animação (1998) é baseada em um clássico da literatura chinesa e consegue transmitir um pouco da cultura deste povo. Foi um trabalho de cinco anos, e sendo muito bem recompensado nas bilheterias. Aquele tom de sentimentos nobres que muitas das histórias envolvendo esta temática é bem evidente e complementado com uma dose de humor dada pelos personagens secundários.

Depois desta overdose de Disney, vou-me indo. Espero que tenham gostado!

 Thanks!!!

This entry was posted on 17 de mai. de 2010 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

37 Responses to “ As "Princesas" da Disney ”

  1. Muito legal falar sobre as princesas da disney! Lembrei da minha infância aew :P...posta sobre o Rei Leão tbm ashuasuhashuasu

    ResponderExcluir
  2. Belo post...

    Branca de neve e Pocahontas são lendarias.. marcaram nosssas infancias.. hehe

    Mulan tb lembro...

    Parabens, vc escreve muito bem

    xD

    ResponderExcluir
  3. Pocahontas e Mulan tudo bem...mas branca de neve eh um saco...

    gostei do blog
    virei aki mais vezes ctrl+d

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Interessante esses contra-pontos!

    Meus parabéns!
    Querida seu Blog está muito bom!
    E você é linda!

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras para falar a maneira que vc descreve cada personagem, sem contar sua visão critica a respeito de cada um! Infelizmente não acompanho nenhum deles, meu amigos dizem que eu não tive infância..kkk

    ResponderExcluir
  6. eeuu amavaaa a mulan! AHAHAHHAAHAH adorie o post

    ResponderExcluir
  7. Menina, adoro todas!
    Quando eu era mais nova, era muito parecida com a Ariel, em temperamento!
    Muito bem escolhidas, nenhuma cliché (Apesar da minha preferida ser cliché, a Bela! Haha).
    Excelente post, as always!
    E até hoje estou aguardando seu msn! :T
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  8. Esmeralda e Mulan não são princesas mas tudo bem


    è... as princesas da Disney realmente revelam um suposto modelo em que as meninas sonham (ou sonhavam) pois elas são lindas e sempre acabam com o principe encantado

    mas... pensando bem; elas terminam casando com o primeiro rostinho bonito que aparece (o princepe, no caso)

    ResponderExcluir
  9. Yordan Cavalcanti

    Na verdade, pelo elenco da Disney, nem a Pocahontas seria uma princesa... Ainda que filha do cacique...
    O que eu quis dizer com princesas, na verdade, é a figura feminina retratada pela Disney - e que no geral as crianças entendem como princesas - por isto usei o termo entre aspas no título...

    Quanto ao esteriótipo de princesa que falei acima... Bem o post serve para desmistificar esta idéia inicial e brincar com as outras características que são inerentes das personagens.. E com isto mostrar a individualidade de cada uma.

    É mais uma brincadeira, um exercício para ver o além do óbvio!

    ;D

    ResponderExcluir
  10. odeio tudo da dysnei
    so gosto da hannah montana, q nem eh princesa neh auhsuahsuahs

    http://drehluvz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    *__*
    que nostalgia
    eu adora mulan tbm a pequena sereia etc
    eu ainda tenho uma miniatura da branca de neve aki x.x

    ResponderExcluir
  12. parabéns pelo texto e pelo blog..boa sorte.



    http://lockerzdownload.blogspot.com
    http://extremetuning2ponto0.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que lindo seu post, mas minha preferida é a Bela ;*

    ResponderExcluir
  14. como jah disse, odeio as princesas da dysnei, amo a hannah montana xD
    http://drehluvz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Muito bom seu post, escreve bem, faz bom uso das palavras, são poucas pessoas que prendem minha atenção até o final, rs! Abçs, Marujo

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog, mto legal..

    tou te seguindo então me segue tb..
    se nao paro de seguir x)
    por pierre do www.zedastirinhas.net

    ResponderExcluir
  17. muito bom o post, todos temos alguns personagens com o qual nos identificamos, não é mesmo?
    apesar de eu pessoalmente não me identificar estes já citados acima, roubarei a idéia e farei um post parecido qualquer dia, se me permitir usar sua idéia, é claro.
    :
    ótimo post
    :
    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. sem dúvida a Mulan! é a verdadeira :D

    as d+ são fracas e dependentes
    ahaha

    obrigado por participar do nosso blog
    eestamos seguindo aqui

    ResponderExcluir
  19. Karla sabe como reconhecer e interpretar os símbolos eu me admiro sempre me admirei com a Ariel e me perguntava por que obsessão com um mundo tão feio e sem graça que nem o nosso, acho que é essa a crítica por de trás dessa obra maravilhosa, poucas pessoas conseguem vê

    ResponderExcluir
  20. só personagens marcantes né? a disney tem o dom!!!

    Esmeralda pra mim é uma das melhores :D

    ResponderExcluir
  21. Essa Mulan eu não conhecia,rsrs
    abç!

    ResponderExcluir
  22. a Esmeralda é uma das melhores ...
    Eu amo a disney, mais faz muito tempo que não vejo os desenhos classicos na programação! :(
    adorei o seu blog, tá de parabéns! beijos

    ResponderExcluir
  23. A disney faz filmes incríveis. Transformou mulheres reais em grandes princesas...
    Adorei o blog. Parabéns...



    www.communiquebr.blogspot.com
    -A fórmula da informação

    ResponderExcluir
  24. olha eu por aqui de novo... rs...

    interessante é ver como os desenhos foram mudando ao passar dos tempos. a diferença nos traços é o que mais mem impressiona.
    independente das características das princesas, vejo a Branca de Neve como a maior de todas. apesar de sua evidente fragilidade consegue passar uma força gigantesca nos atos que tem durente o desenho. sinceramente não vi os desenhos das três últimas personagens, mas Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel são as minhas donzelas preferidas.
    adorei o post.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho verdadeiro pavor da Branca de Neve. Lembro que foi uma das minhas primeiras fitas também. Olhei com o meu pai, sentada atrás da cabeça dele - no encosto do sofá, me escondendo toda vez que a bruxa aparecia. Até hoje não consigo olhar o desenho sem me embrulhar o estômago. Já Pocahontas, Esmeralda e Mulan são minhas favoritas :)

    ResponderExcluir
  26. Ooun viajei aqui vendo as princesas...lembro-me de minha infancia quando passei os verões na fazenda sempre assistindo esses filmes em fita de vídeo...sou apaixonada pela Ariel, e concordo q ela tem o cabelo mais bonito!
    haushauau

    beeijos

    ResponderExcluir
  27. Amo as eternas princesas da Disney, principalmente a Ariel.

    Bjos

    ResponderExcluir
  28. Infancia *u* aeuiueaieau' parabéns :}

    ResponderExcluir
  29. Muito bom! (desculpe a demora; meu computador estava tendo uns ataques...)
    Realmente é incrível como você conseguiu fazer uma análise profunda dessas personagens se identificando com elas. Adorei seu texto!
    Abraço (virtual).

    ResponderExcluir
  30. Esse post me fez voltar a infância. Aiai como é bom ser criança.

    Eu amava a Ariel. Na verdade ela me encanta até hoje(sereias encantam realmente). Vejo ela como uma personagem ingênua, espontânea, corajosa e curiosa (como uma criança). Acho que nos identificamos, mesmo que inconscientemente, com os personagens que têm as características que temos/gostaríamos de ter. O jeito de moleca/criança da Ariel me atrai muito. (Sim, eu tenho crises de Peter Pan).
    Nunca havia reparado no cabelo dela... é o mais lindo mesmo! Ah, aquele peixinho é fofo demais, sou apaixonada por ele também. E o siri é como se fosse o pai atrapalhado (pensando agora, reparei que até a voz dele é mais grave) da Ariel.

    Você me fez ter vontade de assistir esse desenho novamente. Vou ver se eu acho no youtube *-*

    Muito criativo esse post, gostei!

    ResponderExcluir
  31. Ah, esqueci de comentar uma coisa:

    A cinderela é perfeita também. Todo aquele encanto do desenho dela me fascinava muito. Ela merece o troféu paciência por aturar a madastra e as "irmãs". Apesar do sofrimento que ela passava, ela conseguiu viver um conto de fadas. Aquelas fadinhas eram demais. A melhor cena é a anterior ao baile, em que os personagens a ajudam a fazer o vestido. Nossa eu preciso ver esse desenho de novo também. *-*

    A última, e não menos importante, é a Bela adormecida. Confesso que ao me lembrar desse desenho, sempre me deparo com a cena dela andando meio sonâmbula, o que me faz ter uma visão mais sombria sobre esse desenho.

    Ariel, Cinderela(A gata borralheira) e a Bela Adormecida são minhas preferidas.

    PS.: Não sei se eu confundi os desenhos, mas é o que minha mente lembra xD

    ResponderExcluir
  32. Não confundiu não....
    Elas todas são lindas e interessantes..
    TEm uma doçura na Cinderela e na Aurora (Bela Adormecida) que são atemporais!
    ;D

    ResponderExcluir
  33. Eu gosto da Cinderela e Branca de Neve xD

    ResponderExcluir
  34. Sinceramente, nunca suporteiessas historinhas em que tudo se acontece na perfeita Calma, sei lá...

    Tão sem sentido...

    ^^

    oscrente.blogspot

    ResponderExcluir
  35. Ramiro

    A questão aqui não é a história, mas sim o desenvolvimento do caráter e o psicológico por trás das "princesas" criadas pela Disney.

    E não acho que as histórias delas ocorram na maior calma..

    *A madastra da Branca de Neve quase mata ela
    *A Ariel perde a mãe, tem um pai superprotetor... por querer algo diferente do permitido tem que enfrenter um reino e acaba ludibriada por uma vilã
    *A Esmeralda é cigana, discriminada e vive com poucas condições financeiras
    *A Pocahontas - que é baseada em uma HISTÓRIA REAL - retrata bem a invasão dos espanhóis na América e o confronto cultural e pessoal
    *A Mulan enfrenta uma guerra - a maior da China, até a época.

    Então, histórias calmas não creio que sejam.

    Mas entendo perfeitamente que vc não goste das animações... e respeito isto, Só queria esclarecer o objetivo da postagem.

    ResponderExcluir
  36. Eu cresci ouvindo essas histórias,
    E é incrivel como elas marcam nossas histórias,
    Adorei o post,
    *-*

    beijos :*

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!