11 Filmes Sobre Direito

Hoje, 11 de Agosto, é comemorado o Dia do AdvogadoA data foi escolhida para homenagear a criação do primeiro curso de Direito em território nacional, ainda em 1827. Uma vez que - para quem não sabe - sou advogada, não poderia deixar esta comemoração passar em brancas penas. Então, unindo duas de minhas paixões - Direito e Cinema -, resolvi elaborar uma listagem com 11 (achei conveniente o número) filmes com temáticas e discussões interessantes sobre Direito. Procurei escolher películas com uma certa diversidade entre si, tanto no quesito execução cinematográfica, quanto na seleção de temas abordados. No mais,  confira os escolhidos, formatados em ordem cronológica:


Ano: 1957
Sobre: Você estaria preparado para decidir o destino de alguém? Quais são suas certezas? E as dúvidas? Suas vivências irão influenciar na escolha? Existe imparcialidade? Buscando responder estes questionamentos Sidney Lumet nos presenteia com um clássico atemporal. Recomendadíssimo a todos, não apenas profissionais e amentes do direito. Uma película onde a reflexão é a ordem. Da lista, este é o meu preferido. Extraordinário!
Ano: 1961
Sobre: O nazismo é um assunto que gera fascínio e asco; Daí o exorbitante número de obras cinematográficas a tratarem do tema. O filme aqui citado, ao contrário da generalidade que trata dos horrores cometidos durante a 2.ª Guerra Mundial, retrata a corte montada para julgar quatro juristas que tornaram legal as ações adotadas pelos nazistas. Um filme interessantíssimo e com ótimas atuações. A título de curiosidade, destaco haver uma versão mais atual (2000) e um pouco diferente, boa também.
Ano: 1962
Sobre: Esta belíssima obra busca a reflexão quanto ao preconceito e direitos humanos. Baseado no romance To Kill a Mockingbird, conta a história de um advogado, residente em uma cidadezinha americana, que recebe a tarefa de defender um homem afrodescendente injustamente acusado de ter estuprado uma garota branca. Por escolher ajudar, o advogado passa a ser ameaçado e excluído pelos demais moradores do local. Um filme questionador e muito bem executado.
Ano: 1979
Sobre: É mais um drama familiar; Todavia, resolvi elencá-lo por ter como temática central a guarda. Após o divórcio, Joanna abandona o filho aos cuidados do pai - antes só ocupado com o trabalho. Quando pai e filho estão num ponto crescente e bom, ela reaparece querendo levar o menor consigo. Assim, uma batalha judicial para decidir quem possui o direito a guarda inicia-se. Um filme consistente, sensível e com atuações inesquecíveis.
Ano: 1993
Sobre: Baseado em uma história real, Em Nome do Pai é um ótimo achado para a análise do processo de investigação e os direitos humanos. O filme conta a vida de Gerry Conlon, conhecido das autoridades por ter cometido pequenos delitos, que nos anos 70 foi condenado à prisão perpétua injustamente, sob a alegação de que seria um terrorista. Após 17 anos encarcerado e muita luta, sua inocência foi comprovada. O filme é ótimo e Daniel Day Lewis está fantástico no papel. 
Ano: 1997
Sobre: Logo no primeiro ano de faculdade esta película serviu de argumento para aula. Creio eu por se tratar de um assunto entendido, na atualidade, de forma unânime como repreensível: A Escravatura. A trama se passa em 1893, quando um navio espanhol foi capturado nos Estados Unidos da América transportando 53 afrodescendentes em motim. A questão aqui caiu nas mãos da Suprema Corte, já que de um lado restaram os abolicionistas que desejavam a liberdade destes homens, e de outro os escravistas pregando a condenação. Adoro as argumentações despendidas. 
Ano: 2003
Sobre: Para dar um speed na lista, resolvi colocar um thriller. Então, O Júri vei fazer as honras. Com uma boa dose de reviravoltas, a obra consegue tratar a manipulação de decisões, bem como a questão da proibição ou liberação de armas, sem perder o caráter de "entreter" do filme. Uma boa pedida.  
Ano: 2003
Sobre: A pena de morte é justificável? Buscando falar sobre este tema tão polêmico, o filme de Alan Parker deslinda a história de um professor universitário - também ativista contra referida pena - que é acusado de ter assassinado sua colega de trabalho. Sua condenação? A pena de morte. Pouco antes da execução, uma repórter passa a investigar o caso de David. Gosto muito de como o assunto é tratado neste filme. Recomendo.
Ano: 2004
Sobre: O primeiro 'brazuca" do elenco. Trata-se de um documentário que visa entender o cotidiano de juízes, advogados, promotores e acusados - apenas na área do Direito Penal. O filme é todo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Bem realizado e de um ponto de visto analítico. 
Ano: 2007
Sobre: Ética é essencial para qualquer profissão. Contudo, a ambição pode se tornar um fator relativizante daquela. Pelo menos, é assim no cenário desenhado em Conduta de Risco. Micheal Clayton trabalha para uma grande firma de advocacia e seu labor é requisitado toda a vez que há a necessidade de limpar algum "serviço sujo" dos grandes clientes. A nuances retratadas pelo roteiro e direção inteligente de Tony Gilroy só fazem engrandecer a questão. Suspense eletrizante.
Ano: 2007 e 2010
Sobre: Dois filmes com uma gama bem grande de argumentos a serem discutidos, tanto no âmbito do direito e social, quanto estrutural e político. É um retrato cinematográfico de situações e de comportamentos que estão sendo reiterados no cenário nacional. Fugindo um pouco do âmbito de tribunais e processos, Tropa de Elite consegue fazer um giro no cotidiano muitas vezes esquecidos - quem sabe propositalmente - pela mídia de entretenimento brasileira.  
Bom, agora só me resta desejar um Parabéns a todos os meus colegas Advogados!

This entry was posted on 11 de ago. de 2011 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

29 Responses to “ 11 Filmes Sobre Direito ”

  1. Poxa, ótima post... ressaltando só filme bom! :D

    ResponderExcluir
  2. olha, teus post estao cada vez melhores.
    desses filmes, o unico que assisti foi o juri, mas ha um bom tempo atras...

    visite-me qdo puder:
    http://perguntaporque.blogspot.com/2011/07/descobri-depois-de-muito-te-olhar-e.html

    ResponderExcluir
  3. hm...
    ótimos filmes, já vi justiça e tropa de elite, a sua escolha pelos filmes desse post foi bem pensada né, porque só tem filmão ae, e os comentarios estão muito bem escritos, revelo que só li alguns mas os que li estão bem, rsrsrs.

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro parabéns pelo dia! Sucesso todos os dias!
    Segundo, valeu a dica... muito útil para o projeto CineClube da ONG onde trabalho.

    ResponderExcluir
  5. destes acho que só assisti o júri

    ResponderExcluir
  6. Nossa teu blog é incrível.
    Ótimo conteúdo, e muito organizado e estiloso.

    To te seguindo, quando puder segue de volta e comenta por favor? *-*

    www.luliskd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, como sempre seus poster sempre com ótimo conteúdo; dos filmes acimas vou procurar alguns para assistir me pareceu bem interessante. Parabéns também pelo seu dia do advogado. =]

    http://humor-sem-graca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Normalmente filmes assim são bem interessantes. Tem história e tudo mais. Coisa que gosto! rs
    De todos, só vi Conduta de Risco e os dois Tropa de Elite. Gostei!

    Beijo
    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Karla, feliz dia do advogado (a).

    Muito bom o post rs

    Gosto bastante do Advogado do Diabo com Al Pacino, Charlize Theron, Keanu Reeves, tudo bem que ele é fantasiado, mas é bem interressante que mostra como as pessoas se iludem rápido com sua reputação e acaba esquecendo pequenos detalher que são o maior valor da sua vida, a família.

    ResponderExcluir
  10. Li, pensei e refliti sobre o texto, de muito bom gosto, vou ver alguns filmes desses que ainda não vi

    Adorei conhecer seu blog, já vai pra lista dos meus favoritos.

    Sou o Johnnye Rocha, estudante de Letras e realizo um projeto onde escreverei artigos sobre a ideologia contida na linguagem de blogs, gostaria da sua participação enquanto blogueiro, um questionário está disponivel em meu blog, o http://anjocompulsivo.blogspot.com Adoraria que você participasse, sua opinião muito me interessa

    Os trabalhos citarão diretamente blogs e blogueiros, promovendo a divulgação do seu trabalho nos seminários a serem apressentados em toda a bahia.

    Obrigado
    visite o Anjo Compulsivo.

    ResponderExcluir
  11. O filme O JURI já perdi a conta de quantas vezes ja vi. Acho um filme fantástico. Apesar de achar que no "direito" tem que mentir muito demonstrou honradez o filme.

    passa lá?
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, vou indicar para minhas amigas que vão fazer direito =D

    ResponderExcluir
  13. não sabia...que hoje e dia do advogado...parabens a todos...

    ResponderExcluir
  14. O DEFENSOR DO DEMO É O MELHOR!
    SEM DÚVIDAS!

    ResponderExcluir
  15. Só vi Amistad e Tropa de elite! Adorei as dicas. Estou em ano de vestibular e é bom que me familiarizo mais com o curso.
    Meu blog é novo, gostaria que desse uma olhada e me diga o que achou!
    http://vaidadeincomum.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Muito bom, o que eu já assistir foi tropa de elite e conduta de risco!!

    ResponderExcluir
  17. Karla, cheguei a quase me formar em Direito na PUC-GO. Porém, já no meu ultimo ano, voltei pro Jornalismo, pois não aguentava mais.
    ...
    As pessoas não entendem que há mais elos entre Direito e Cinema do que qualquer outra coisa. Não sei porque (você tem seus critérios), a questão negativa da prática sem ética não foi abordada. Caso houvesse, "O advogado do Diabo" estaria na lista.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Marcos Carneiro:

    Eu escolhi o "Conduta de Risco" que mostra anos de prática antiética, formas de burlar a lei e sem a alegoria do demônio para "culpar", claro que com um "q" de redenção - já que ainda sou idealista.

    ;D

    ResponderExcluir
  19. hummmm, está estudando direito?
    mto bom esse post cinematográfico
    <>
    novidade==>visite-nos
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. que interessante , não sabia qe hoje comemorava o dia do advogado ! *-*

    e dos 11 só assisti o tropa de elite , ISHAUISHAUIISHAI

    belo post!

    http://www.wanessacarvalhoem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. estou seguindo seu blog , segue o meu !
    http://www.wanessacarvalhoem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Equipe Mikael Moraes:

    Já sou formada! ;D

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo seu dia.
    Sua lista de filmes é excelente, assisti a quase todos os filmes listados por você.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do seu post, criativo e de acordo com a ocasião rs

    Passa lá também,

    http://estude-me.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Faltou advogado do diabo!


    O melhor Blog do... Meu Bairro!!!
    http://blogdocharque.com/

    ResponderExcluir
  26. Ótima lista de filmes!
    Alguns eu já vi, outros ainda estou tentando ver. Mas uma coisa é certa, em filmes sobre direito sempre encaramos questões humanas, referentes aos crimes ou o q estiver sendo julgado, de peso. Eles fazem a gente pensar sobre o q motiva o ser humano.
    Abç Karla

    ResponderExcluir
  27. Só filme bom. Parabens, adorei o blog. Estou te seguindo, se puder me seguir de volta, agradeço. =)

    http://infostartnet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Todo lista sempre deixa uma leve sensação de algo esta faltando... nesta acho que é o clássico "A Costela de Adão"

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!