Discos Essenciais: Anos 70


Nesta continuação de postagens especiais chego aos Anos 70. Aviso, sem medo de estar cometendo nenhuma injustiça que dentre as seleções de  trilogias de Discos Essencias, inspirado no livro 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, esta foi a década mais complicada; Era tanto álbum maravilhoso na lista do livro que acabei tendo que me desdobrar toda para seguir a linha das 6 postagens cada uma sendo separada por década, e de cada um destes períodos selecionarei 3 álbuns que adoro e acredito serem atemporais e imperdíveis. Desta forma, a escolha é bem pessoal; Caso queria conferir os restantes da década basta clicar AQUI.

Começando, listo a seguir os 3 Discos - dos citados pelo autor do livro - que mais gosto de ouvir da Década de 70:


What's Going On - Marvin Gaye (1971)
Que Marvin Gaye tem uma das vozes mais belas da música, em especial pelas raízes Motown, é inegável. Contudo, neste seu álbum - selecionado pela revista Rolling Stone como o 6.º entre os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos - os aspectos sociais amplamente deslindados em suas composições elevam o nível. What's Going On já tornou-se hino. Realmente, um disco indispensável! A playlist abaixo ficou só devendo a Wholy Holy, que você pode ouvir clicando no título da música.   

Ouça a Playlist:


The Dark Side Of The Moon - Pink Floyd (1973)
Pink Floyd nasceu original e subliminar. Exemplo disto é este álbum espetacular e repleto de teorias - inclusive a de que teria sido escrito como uma trilha sonora alternativa para O Mágico de Oz. Composto por um conjunto harmônico musical de dar inveja, The Dark Side of the Moon nos presenteia com canções como Breathe, Us and Them e  Money

Ouça a Playlist:



Born to Run - Bruce Springsteen (1975)
Primeiro, apaixonei-me pela capa do álbum. Eu mal conhecia Springsteen quando vi a famosa imagem dele apoiado no saxofonista Clarence Clemons, fiquei completamente encantada. Disto para morrer de amores com Born To Run foi um pulo! Afinal, o disco é energético, detalhado, perfeccionista e deliciosamente viciante. Afinal, ser selecionado em 18.º lugar do ranking criado pela revista Rolling Stone dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos não é para qualquer um, né?.

Ouça a Playlist:




This entry was posted on 6 de jul. de 2011 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

15 Responses to “ Discos Essenciais: Anos 70 ”

  1. Poxa, tive a oportunidade de conferir o disco do Pink Floyd , meu... que disco! Com certeza um dos melhores se não o MELHOR.

    ResponderExcluir
  2. Não poderia faltar o rei Bruce :)

    Uma das melhores vozes que já pude ouvir...

    ResponderExcluir
  3. E Os Novos Baianos, e o Gal Fatal, Caetano.... Brasil, viu...

    ResponderExcluir
  4. Francorebel

    Não citei nenhum álbum brasileiro pq, como disse no post, escolhi os 3 a partir da LISTA DO LIVRO 1001 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER. E não havia nenhum destes citados.

    O livro serviu de parâmetro para a seleção!!!

    ;D

    ResponderExcluir
  5. Sou um grande fã dos Beatles que remete aos anos 60, porém os 70 também foram muito expressivos para a música mundial.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, post massa mesmo, desses discos eu tenho dois LPs do Dark Side of The Moon (na verdade um é do meu pai)... Mas Born to Run tambem é massa, o outro ja vou ouvir...x.x

    ResponderExcluir
  7. estou a ouvir os 1001 discos, vou no T-Rex (The slider), é uma viagem maravilhosa (a lista)

    ResponderExcluir
  8. huuum, anos 70!!
    esse album do Pink Floyd é incriveel.
    nao conheço mto dos outros dois =\

    ResponderExcluir
  9. A melhor década de todas, não só em questão de musica ;D

    ResponderExcluir
  10. Pink Floy é maneiro, nem lembrava que esse álbum era da década de 70, santa mãe! os caras são velhos viu, verdadeiros dinossauros do rock

    ResponderExcluir
  11. eu acho o seu blog um blog bom
    porém, tenho uma dica a recomendar
    atualize com mais frequência, o que faz a qualidade de um blog ñ é a quantidade de comentários e sim de segudores. e seguir um blog que atualiza de mês em mês ñ é ação bastante atrativa não é?



    [b]quer ganhar um seguidor?
    me segue, que eu te sigo!
    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Desses só conheço o do Pink Floyd. ótimo.

    Até hoje não coloquei os dois para rodarem juntos, filme e vinil, vc já?

    ResponderExcluir
  13. Que algumas músicas são eternas alguém duvida ?
    será que postaram em um blog como esse no futuro o album do rebelde ?kkkkk duvido
    isso ai é musica
    e bom,sempre bom passar aqui adorei o visu do blog =D
    http://algopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Filipe Dias:

    Só vi um trecho - que por sinal combinou bem - desta combinação num programa...
    Mas, apesar da curiosidade.. ainda não tentei!

    ;D

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!