Para muitos este nome não deve soar familiar; Outros, ainda, ouviram/viram ela em algum lugar, mas, não se recordam; Contudo, aos mais atentos fãs de Cult e de Quentin Tarantino, este nome é sinônimo de beleza, de atitude e de violência.
Seu primeiro trabalho no cinema foi com o diretor Billy Wilderna pele da prostituta Suzette Wong em Irma la Douce. Contudo, Tura Satana é mais reconhecida pela sua personagem de Faster, Pussycat! Kill! Kill! de visual marcante: Varla, a qual é líder de uma gangue e não foge de uma boa briga.
Sempre restando para si papéis de mulheres sensualíssimas e badasses, Tura não alcançou o sucesso tão de cara. Foi em meados dos anos 90, através de um tal Tarantino e seus fãs que ela se tornou a Lenda Cult que é. Tendo influenciado a criação de personagens como Xena e os filmes Kill Bill.
Se nas telonas a exótica aparência de Tura encantava, na "vida real" acarretou preconceitos e tragédias que lhe marcaram e definiram. Filha de um ator japonês e de uma artista circense nativa-americana (cheyenne), crescer em um ambiente xenófabo não foi nada fácil, sendo sempre alvo de maus-tratos. Com 09 anos Satana foi estuprada por 05 homens, os quais nunca foram condenados. Diante disto, jurando vingança, aprendeu artes marciais logo cedo. Durante 15 anos ela perseguiu e vingou-se de cada um de seus agressores - parece coisa de filme, não?!
Ainda menor de idade tornou-se dançarina burlesqua - no maior estiloDita Von Teese. Durante anos atuou desta forma além de fazer ensaios fotográficos nus, até chegar ao cinema e fixar-se. Por um tempo namorou nada mais, nada menos que Elvis Presley, mas como ela nunca foi de seguir regras, negou-se a casar-se com o mesmo.
Em 04 de fevereiro deste ano Tura veio a falecer de insuficiência cardíaca aos 76 anos de idade. Como homenagem a esta diva às avessas fiz a sua curta e interessante Filmografia em Fotos:
Sua influência não parou só no cinemas; Sendo cultuada por muitos, no universo musical surgiu uma banda de metal alternativo honônima a atriz/dançarina - Tura Santana (Band) e a banda argentina Babasónicos lançou a canção Viva, Satana! em sua homenagem; As quais pode conferir abaixo:
Um documentário está sendo produzido sobre a vida desta belíssima vixen. Entitulado Tura!, o filme tem por objetivo contar uma das trajetórias mais interessantes e curiosas do cinema. Passando, assim, desde as tragédias ao status mundial de Lenda Cult. Deixo com vocês abaixo o trailer do documentário:
Confesso que não conhecia essa atriz (o que é vergonha para quem quer estudar cinema, rs), mas a primeira foto e a aparência dela não me são estranhas. Talvez tenha visto por alto, neah? Mas fiquei chocada com a história dela! =O Infelizmente até mesmo os astros sofrem com o preconceito e qualquer problema (no caso estrupo) que alguém aqui no Brasil ou lugar do mundo vá sofrer. Mas agora, pelo que vejo, era já se tornou meio que ícone neah?
Não conhecia muita coisa sobre ela, mas já tinha visto algumas coisas sobre. Fiquei impressionada com a história do estupro e ainda mais por ela ter se vingado, parece coisa de filme mesmo. Quando estreia o documentário? Você segue sempre essa linha falando de filmes e atores? beijos e amei o blog ;*
Eu também não a conhecia Karla. Mas a história é fascinante. Essa vingança, aliás o fato dela ter conseguido se vingar dos sujeitos que a estupraram parece mesmo coisa de filme! Pelo visto, personalidade fortíssima! Achei interessante e me encantei!
Nossa, triste a história dela. Mas serve de exemplo que quem quer consegue. Ela tinha tudo para dar errado, aconteceu coisas terríveis com ela quando era criança e mesmo assim ela lutou e venceu na vida. Grande mulher essa daí.
Já tinha assistido Burke's Law e mais uns filmes dela, mas não me recordava do nome da atri. Maneiro esse teu trabalho de pesquisar e divulgar atrizes diferentes como ela , pra dar um bom choque de "o que é um bom ator" para a adolescência hoje, que só assiste best-seller melodramáticos. Vi o vídeo também. Quando que sai o documentário? Se tu souber, manda um comentário num post no meu blog ou no orkut mesmo =D tô te seguindo, me segue de volta *---*
como sempre um otimo post nada melhor que um pouco mais de cultura alternativa a história dela de fato parece um filme, como ja foi dito, nunca vi um filme dela, mas ja vi inspirados =] procurarei ver alguns =]
Menina do céu, eu morria e não sabia quem era essa atriz. Ela tem uma lição de vida parecida com a lição de uma amiga minha, tinha tudo para dar errado e mesmo assim seguiu e venceu :) Muito interessante.
Que demais sua postagem! Eu não conhecia Tura e adorei conhecer! Muito bom em? Adoro mulheres poderosas, seguras e lindas! No filme 1965 - Faster, Pussycat! Kill! Kill! ela estava com tudo em? Parabéns pela postagem!!!
Caramba, eu não sabia que ela tinha morrido! (em tempo; não curto Tarantino, acho que ele é muito mais uma religião que um cineasta; onde a maior parte das pessoas não tem a mínima idéia de onde são as referências -óbviamente não é o seu caso - e grita aos quatros o quanto o cara é estupendo pra se sentirem com bagagem cult). Um abs! Gostaria de mencionar e linkar seu post na minha página, posso?
* O título NASCIDA EM VERSOS é originário de uma poesia escrita por mim.
* Todos os textos aqui postados são de minha autoria, querendo utilizá-los, favor peça e coloque os créditos. Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Caraca, olha a diferença dela de 2002 para 1973. Nem parece a mesma pessoa. Eu não a conhecia. Mas que é muito diferente é.
ResponderExcluirTenso em 2009!
ResponderExcluirvery hard!
O melhor blog do meu .... Bairro !!!
http://blogdocharque.blogspot.com/
Confesso que não conhecia essa atriz (o que é vergonha para quem quer estudar cinema, rs), mas a primeira foto e a aparência dela não me são estranhas. Talvez tenha visto por alto, neah?
ResponderExcluirMas fiquei chocada com a história dela! =O
Infelizmente até mesmo os astros sofrem com o preconceito e qualquer problema (no caso estrupo) que alguém aqui no Brasil ou lugar do mundo vá sofrer. Mas agora, pelo que vejo, era já se tornou meio que ícone neah?
Acho que já vim no seu blog. Muito legal ele
Sucesso para ti =D
Nossa! Realmente, quanta diferença mesmo! rs
ResponderExcluirApesar de não conhece-la achei bem legal *-*
Gente...
ResponderExcluirEm 2009 a Tura já tinha 74 anos!
Procurem ler a história dela que é muito interessante!!!
;D
Esse povo, só pode ter bosta na cabeça!
ExcluirThe Haunted World of El Superbeasto
ResponderExcluirJa vi um trecho aprece bem legal!
eu adoro esse efeito!
abraços!
Não conhecia muita coisa sobre ela, mas já tinha visto algumas coisas sobre. Fiquei impressionada com a história do estupro e ainda mais por ela ter se vingado, parece coisa de filme mesmo. Quando estreia o documentário? Você segue sempre essa linha falando de filmes e atores? beijos e amei o blog ;*
ResponderExcluirParabéns, tópico bem organizado, e bem informativo, uma bela homenagem! visita?
ResponderExcluirwww.personagemprincipal.blogspot.com
interessante o texto...sobre a atriz...muito bem feito;;;
ResponderExcluirEu também não a conhecia Karla. Mas a história é fascinante. Essa vingança, aliás o fato dela ter conseguido se vingar dos sujeitos que a estupraram parece mesmo coisa de filme! Pelo visto, personalidade fortíssima!
ResponderExcluirAchei interessante e me encantei!
Publiquei o questionário.
Como as coisas evoluem, mas confesso que antigamente era bem mais bonito.
ResponderExcluir'Diva às avessas', vc definiu muuuito bem, minha flor.
ResponderExcluirFalar dela é realmente falar de polêmica. Quando li o título do post já associei hehehehe
A história dela é demais!
Beijos!
www.nicellealmeida.blogspot.com
Nossa, triste a história dela. Mas serve de exemplo que quem quer consegue. Ela tinha tudo para dar errado, aconteceu coisas terríveis com ela quando era criança e mesmo assim ela lutou e venceu na vida. Grande mulher essa daí.
ResponderExcluirhttp://janioquadrosnoticias.blogspot.com
É realmente quanta diferença!
ResponderExcluirParabéns pelo post!
http://robsonsbc.blogspot.com/
caraca, eu amo essa atriz pqp
ResponderExcluirparabéns, voce tem um blog interessante ;*
Já tinha assistido Burke's Law e mais uns filmes dela, mas não me recordava do nome da atri. Maneiro esse teu trabalho de pesquisar e divulgar atrizes diferentes como ela , pra dar um bom choque de "o que é um bom ator" para a adolescência hoje, que só assiste best-seller melodramáticos. Vi o vídeo também. Quando que sai o documentário? Se tu souber, manda um comentário num post no meu blog ou no orkut mesmo =D
ResponderExcluirtô te seguindo, me segue de volta *---*
http://educacaoalienista.blogspot.com/
Nunca tinha ouvido falar dessa atriz... história de vida bem interessante.
ResponderExcluirhttp://oiadolescentes.blogspot.com/
como sempre um otimo post
ResponderExcluirnada melhor que um pouco mais de cultura alternativa
a história dela de fato parece um filme, como ja foi dito, nunca vi um filme dela, mas ja vi inspirados =]
procurarei ver alguns =]
curti no novo layout do blog
=]
http://bonecozumbie.blogspot.com/
Os filmes Quentin são incríveis! Qualquer semelhança a esse formato me agrada muito
ResponderExcluirMenina do céu, eu morria e não sabia quem era essa atriz. Ela tem uma lição de vida parecida com a lição de uma amiga minha, tinha tudo para dar errado e mesmo assim seguiu e venceu :)
ResponderExcluirMuito interessante.
Que demais sua postagem! Eu não conhecia Tura e adorei conhecer! Muito bom em? Adoro mulheres poderosas, seguras e lindas! No filme 1965 - Faster, Pussycat! Kill! Kill! ela estava com tudo em? Parabéns pela postagem!!!
ResponderExcluirAbraços!
http://neowellblog.wordpress.com/
Caramba, eu não sabia que ela tinha morrido! (em tempo; não curto Tarantino, acho que ele é muito mais uma religião que um cineasta; onde a maior parte das pessoas não tem a mínima idéia de onde são as referências -óbviamente não é o seu caso - e grita aos quatros o quanto o cara é estupendo pra se sentirem com bagagem cult). Um abs! Gostaria de mencionar e linkar seu post na minha página, posso?
ResponderExcluirNossa eu adorei por saber de tudo isso. :D
ResponderExcluirMuito muito bom o blog Karla *-*
Os anos passam para todos.A diferença dela é evidente.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdoro filme cults. Mas tem milhares e bilhares ainda por ver.
ResponderExcluirDestes, conheço apenas o "Quem andou dormindo em minha cama?".
bj
Pobresponja
Pobre esponja
ResponderExcluirSe vc ainda não viu "Faster, Pussycat! Kill! Kill!" - Assista!
Creio que irá gostar!
;D
Urbano...
ResponderExcluirdesculpa a demora em responder.. andei meio atrapalhada esta semana!
Pode mencionar e linkar sim, sem problemas!
;D
Para os interessados em saber mais sobre o documentário, basta clicar em Tura! ali no post que você cairá no site do filme.
ResponderExcluirPara apreciação:
ResponderExcluirhttps://edsonjnovaes.wordpress.com/2015/03/04/tura-satana/