Tormento da Alma, Som da Madrugada



O sino avisa em seu badalar os primeiros instantes de um novo dia. O sono, que deveria aconchegar-se no corpo cansado, passou longe. Pensamentos antes calados, agora borbulham sob a pele, irriqueitação. A televisão incomoda, a internet resta insatisfatória, a leitura é monótona, as músicas da playlist irritam... Liga o rádio. Logo nos primeiros acordes reconhece a canção esquecida. Por alguma razão escusa a si, naquela madrugada solitária e torturante, o som que ecoa acompanha o ritmar da alma.



Existe uma correlação direta entre o passar da meia-noite e a qualidade da programação – independente do veículo da mídia que procure. Em especial cito a situação das rádios. Afinal, em que outro horário irá escutar-se em sequência Johnny Cash, Bob Dylan e Zé Ramalho?


Um dos programas que mais gosto é o Pijama Show da Rádio Atlântida, apresentado por Everton Cunha (Mr. Pi). Toda a vez que tenho a oportunidade de ouvi-lo, espanto-me com a fantástica seleção de músicas e a criatividade que segue pelo decorrer do mencionado.

Confesso que possuo outra ligação com o programa citado; Há anos que não ouso contar, presenciei uma das noites mais longas de minha vida. Em um frio hospital, aguardando por uma recuperação que não viria, zelava por minha avó – com câncer na data. Sem explicação racional, conforme as músicas colocadas pelo Mr. Pi iam tocando, meu coração acalmava-se.

Não importando qual estilo preferido, ou a rádio escolhida, é difícil aquele que não transitou o princípio de uma alvorada de anseios – seja na cama quieta, seja dirigindo sem rumo – apoiado nas canções elencadas por alguém totalmente estranho, mas que “compreendia” a gravidade dos motivos que o mantiveram acordado.




Para almas atormentadas,
Nada melhor que o som da madrugada.





This entry was posted on 30 de jul. de 2010 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 . You can leave a response .

32 Responses to “ Tormento da Alma, Som da Madrugada ”

  1. gostei muito bom
    a parte em verde ta incrivel
    xD

    ResponderExcluir
  2. gostei
    so tbm achei um tanto solitários o texto

    ResponderExcluir
  3. nossa, sensacional .... minha companhia no entanto para algumas madrugadas de insônia ou de angustia que me impedem de dormir é a TV mesmo ... !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Caramba a introdução deste texto está magnífica.
    Parabéns, belíssimo Blog.


    Bons Ventos.

    www.bloginoportuno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. como sempre otima...gostei muito...bjo!

    www.vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. sublime!!!! sem mais pra n estragar o elogio ao texto

    O melhor blog do meu .... Bairro agora está com novo layout
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R
    vc relata em algumas palavras acontecimentos tão rapidos,porem de formas tão profundas , que me fazem viajar :D

    ResponderExcluir
  8. Amo o som da rádio, não costumo contar, mas, geralmente, quando estou apaixonado, fico ouvindo um programa que se chama Love Songs, começa depois das 23:00 e vai até de madrugada mesmo, e, sinceramente, essas músicas me acalmam.

    ResponderExcluir
  9. ja penso e manda p/ alguma editora seus texto
    se tem talento
    ^^

    ResponderExcluir
  10. Uau! O texto está otimo.

    E é verdade...no meio de tanta tecnologia e MP3,4,5...escutar rádio é algo mágico.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo texto, adoreii!

    ResponderExcluir
  12. Nossa vc pode fazer um livro com seus pensamentos poéticos gostei muito visite: http://adolescente-antenado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Gostei demais do seu estilo! Quantas vezes a música certa é a melhor companhia nestas madrugadas né? Incrivel como alguns acordes certos conseguem entender nossa alma!

    ResponderExcluir
  14. O primeiro parágrafo é intenso, humano, perturbador e comum. O som acalma a alma sempre,a qualquer momento, em qualquer tempo!

    Visite: http://pontapedepartida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. pOIS É, voce falou de um assunto bem original, as pessoas acabam ouvindo muita musica e nao comentam seus sentimentos em relação a elas. a musica é muito importante em nossa vida, nos momentos de alegria, tristeza... uma vez eu tinha tomado um fora de uma garota, cheguei em casa e ouvi minha coleção de chico buarque, ou seja, musicas que traduziam meus sentimentos...acabado meu " luto do amor" eu estava pronto pra retomar as coisas !

    olha, voce está dando uma dica otima, acho que vou começar a ouvir radio de madrugada, pois a programação da tv de madrugada, só DEUS MESMO ! entendeu o trocadilho ne?

    parabens pelo blog
    continue na batalha
    Ibere
    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. ér exatamanete .. ví seu comentário no meu blog e sinto o mesmo qe vc quando o assunto e a madrugada e tudo qe ela nos transmite.
    as musicas, principalmente, tem um significa maior e unico nesse momento .. é inexplicável.

    ResponderExcluir
  17. vc escreve muito bem e seu blog esta de Parabéns!




    agendaeconteudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, obrigado pela visita no meu blog, o texto que escrevi transmite um pouco dessa contradição feminina que tambem faz parte do misterio que atrai a nós homens... prometo escrever um texto sobre as contradiçoes masculinas, ok?
    Ibere

    ResponderExcluir
  19. Música é uma inspiração tão boa, principalmente na madrugada. Adoro ouvir o som da madrugada quando a favela do lado da minha casa dá um tempo.

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Karla!
    Tens razão, na madrugada parece que as rádios e suas músicas ganham "um toque" diferente, parece que as pessoas também "são diferentes", por mais iguais que sejam.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  21. tem selinho pra vc lá no 'Retóricas... beeijo!

    ResponderExcluir
  22. Lindo texto. Otimo gosto musical *-*
    Eu não costumo ouvir rádio, apenas quando minha playlist me cansa. Porém , radio é uma coisa tão bonita. Fica tão bom na poesia *-*

    ResponderExcluir
  23. Adoro o som da madrugada!

    Parabéns pleo blog!

    ^^

    ResponderExcluir
  24. Adorei.
    Eu adoroooo ouvir musica de madrugada.
    Adoro as musicas que as radios passam durante a madrugada.


    www.blogrevendedoronline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. que texto perfeito! parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. a alma tem uma luz que ilumina muitas salas...

    ResponderExcluir
  27. ADORO teus textos.
    beeijo :*

    http://temsabordeabraco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Adorei nao so esse texto mas alguns outros q andei lendo aqui!
    To te seguindo!
    Abçs


    www.blogrevendedoronline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. nussaaa! amei, é muito intenso, vc escreve muuuito beem *O*

    ResponderExcluir
  30. Quando eu trabalhava à noite eu ouviu muito as rádios. Ficava torcendo para que a próxima música fosse esta ou aquela, ficava nervoso quando o comercial demorava e até mesmo ligava para lá pedindo músicas. De madrugada, no entanto, não havia o comercial e as músicas eram variadas, geralmente românticas e eu dormira ouvindo aquelas canções. Saudades.

    ResponderExcluir
  31. tô seguindo, segue também?
    http://laysab.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, nem dois fios de cabelo ou grãos. A qualidade mais universal é a diversidade." [ Michel de Montaigne ]

LEIA,
PENSE,
COMENTE!

Obrigada pelo seu Comentário!!