Reconhecido como o fundador da pintura moderna Chinesa, Xu Wei viveu de 1521 a 1593. Em que pese hoje seja reconhecido e tenha influenciado uma variedade de artistas - como Bada Sharen -, teve uma vida conturbada já que fora diagnosticado com doença mental - vindo a matar sua segunda esposa por acreditar de forma paranoica que ela estava tendo um caso, por tal crime permaneceu preso 7 anos -, vindo a falecer na pobreza após o assassinato de sua terceira esposa e uma série de tentativas de suicídio - nove vezes. Impossível deixar de pensar que as vivências experimentadas por Xu Wei assemelham-se as de Van Gogh. Com uma intensidade diversificada para o período, Xu era impaciente e incansável com seus trabalhos, alcançando um elevado nível nas mais variadas áreas em que atuou; Não se limitando a pintura, vagou pela poesia, dramaturgia e caligrafia. Contudo, foi através de seu expressionismo distinto e traços sabiamente irracionais de seus trabalhos com a Green Vine (nome de uma das canetas com que trabalhava nas gravuras/pinturas em nanquim) que alcançou excelência.
Olá Karla!
ResponderExcluirEu conheço pouco sobre a pintura oriental, até então eu nunca tinha ouvido falar em Xu Wei... Realmente curioso a semelhança entre a sua vida e a de Van Gogh... Vou passar mais um tempinho aqui contemplando as imagens... P.S. Estranho como todas elas expressam ao mesmo tempo o vazio (repare em quantos espaços não preenchidos) e a escuridão (repare nos traços mais enegrecidos que se destacam dos demais), creio que isso possa ser um reflexo de sua alma inquieta e conturbada...
E eu vou falar mais o que a respeito deste post incrível sobre arte? É simplesmente incrível. O mais 'engraçado' é que se olharmos de perto parecem borrões, mas quando olhamos de longe... vemos belíssimas imagens!
ResponderExcluir