Archive for janeiro 2011

Hoje Acordei Natalie Portman

Mais informações » | 23 Comments »


O ano renasceu em energia e fiz-me ansiosa por aprender.
Seguindo os passos meus, querendo compreender a mais que o comum.
Levantei para ir além e nada menos.

Selos

Mais informações » | 4 Comments »

Recebi alguns selos e desde já agradeço a quem me indicou; Fico feliz e Lisonjeada com isto!

Além destes selos, recebi outras 06  indicações  - dos blogs: Delírios e Paranóias, Memórias Psicodélicas e A Cada Dia Um Novo Eu -  a selos que já havia recebido e mais um Tagged que respondi anteriormente - Festa de Pijama -, por isto não os postarei aqui. Agradeço a todos os que encontram algum encantamento aqui no meu espaço, vocês é que me fazem continuar postando e tentando manter um bom nível de entretenimento.

Então, um Muito Obrigada a: 

Falando de Oscar: Canção Original

Mais informações » | 20 Comments »

Sem fugir da temática musical da postagem anterior, vou passar a categoria: Melhor Canção Original.

Para quem não conhece, referido prêmio é concedido aos compositores de uma canção escrita especificamente para um filme. Via de consequência, este é quem recebe a indicação, e não o intérprete.Também, existe a regra de que, no máximo, três compositores da música sejam indicados - ainda que outros tenham colaborado. Vale ressaltar que esta categoria ainda rende algumas descobertas musicais; Como é o caso de Glen Hansard & Markéta Irglova que, em função da premiação de 2008, ganharam reconhecimento mundial.

Confira os Indicados:

Falando de Oscar: Trilha Sonora

Mais informações » | 22 Comments »

Uma das coisas que mais observo em um filme é a sua trilha sonora. Através desta é que sentimos o complemento exato para a emoção transmitida. Se destoa, fica irritante. Uma boa produção sabe do valor desta arte de misturar cinema e música. Então, investe em grandes nomes para a composição de sua soundtrack. A exemplo disto temos o maestro italiano Enio Morricone que criou a trilha para filmes como Os Intocáveis, Cinema Paradiso, Malena, Cinzas do Paraíso, Bugsy, The Mission e outras tantas. Por tal, Ennio Morricone foi nomeado para cinco Oscars. Em 2007, Morricone recebeu das mãos de Clint Eastwood um Oscar honorário "pelas suas magníficas e multifacetadas contribuições musicais ao cinema".

Continuando o  fica fácil saber que a categoria da vez está ligada a "magníficas e multifacetadas contribuições musicais ao cinema"; Segue,agora, a lista dos indicados a Melhor Trilha Sonora Original - bem como, a playlist da respectiva soundtrack.


Confira:

Falando de Oscar: Melhor Diretor

Mais informações » | 19 Comments »

Chegando a última postagem do dia, segue-se com o tema pessoas no Oscar.  Inicialmente, comentou-se das categorias envolvendo Atores, na sequência as que incluíam Atrizes e, agora caímos na Direção.

As vezes o nome do diretor acaba sendo relegado a um segundo plano da película. Ou seja, o grande público acaba lembrando dos atores principais, talvez de algum secundário, e depois vai se interessar por reconhecer o diretor - quanto muito. Todavia, um bom filme depende em grande porcentagem deste. Para comprovar isto, basta analisar a filmografia de certos diretores e a constância de sua visão. 


Por isto, entre as principais categorias do prêmio da Academia temos a de Melhor Diretor. A seguir há o elenco dos indicados ao Oscar 2011 - clicando no nome do concorrente cairá em sua filmografia completa e no do filme em seu trailer. 

Confira:

Falando de Oscar: Atrizes

Mais informações » | 13 Comments »

Partindo para a segunda - de três - postagem de hoje, continuo dentro do contexto de as valorização da pessoa junto a Academy Awards; Ou seja, como já dissertei um pouco sobre o sexo masculino, agora é a vez da ala feminina dar as graças nas categorias de  Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante; Segue a lista:

Falando de Oscar: Atores

Mais informações » | 18 Comments »

Quinta-feira, quase final de semana e o especial do Oscar vai continuando. Desta vez, como prometido ontem, estarei elencando os indicados nas categorias envolvendo pessoas, quais sejam, Ator, Atriz, Diretor e Coadjuvantes. Sendo que nesta primeira - de três - postagem de hoje falarei das categorias de  Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante; Segue a lista:

Falando de Oscar: Documentários

Mais informações » | 11 Comments »




Chega a sua a última postagem do dia! Hoje foram as categorias envolvendo "melhor filme"; Amanhã elencarei as que envolvem pessoas - Ator, Atriz, Diretor e Coadjuvantes. Consequentemente, para fechar esta quarta-feira de especial só faltou: Melhor Documentário (Longa e Curta).

Confira:

Falando de Oscar: Animações

Mais informações » | 11 Comments »

Longe de ser um trabalho exclusivamente voltado para o público infantil, as animações tem-se mostrado cada vez mais impressionantes e retomados de tramas emocionantes. Admito sempre ter sido fã deste estilo, por vezes visto com olhos de desdém pelos "adultos". Desta maneira, surgiram várias premiações para valorizar este belo trabalho - inclusive o conhecidíssimo Academy Award.

Em 2010 surgiu um longa do gênero que foi considerado um dos melhores filmes do ano; A parte final de uma trilogia adorável que transitou da infância para o crescer: Toy Story 3. Sendo este a película que é, foi indicado em duas categorias no Oscar: Melhor Filme e Melhor Longa-metragem Animação (favorito absoluto na última)


Por falar nisto, continuarei  :

Falando de Oscar: Melhor Curta-Metragem

Mais informações » | 12 Comments »

Neste Primeiro dia de especial optei por falar exclusivamente das categorias envolvendo o quesito "melhor filme" - seja ele estrangeiro, longa ou até curta-metragem. Então, dando sequência ao proposto, na terceira postagem do elenquei os selecionados para concorrer a Melhor Curta-metragem.

Confira:

Falando de Oscar: Melhor Filme de Língua Estrangeira

Mais informações » | 13 Comments »

Continuando o especial , vou listar os indicados de uma das categorias que mais gosto: Melhor Filme Estrangeiro. Ainda que a credibilidade da premiação não seja mais a mesma - já que outras soam, digamos, menos comerciais e tradicionais -, tenho esbarrado com boas obras cinematográficas nesta daqui. O mais famoso dos indicados é Biutiful, que conta com o Javier Bardem. Contudo, o ganhador do Globo de Ouro foi o dinamarquês Em um Mundo Melhor - creio eu seja o provável futuro vencedor ao Oscar. 

A lista completa com seus respectivos trailers na sequência:

Falando de Oscar: Melhor Filme

Mais informações » | 24 Comments »

Pois é gente, saiu a lista dos indicados a estatueta do Academy Award 2011. Como de praxe, algumas confirmações, outras surpresas e até alguns azarões. Considerando que aqui no meu espaço reservo um tantinho especial para falar de cinema, não poderia deixar de, ao menos, comentar sobre a premiação. Todavia, ao invés de apenas "passar por alto" na temática resolvi fazer mais um de meus especiais. Este relativamente rápido e com o intuito básico de familiarizar todos com as películas concorrentes. Desta forma, incluirei as categorias, os indicados e o respectivo trailer.


Na  primeira postagem da série, escolhi a categoria mais comentada: Melhor Filme. E os indicados são:

Zodíaco Fashion

Mais informações » | 26 Comments »

Faz um tempo que não falo de dois tópicos: Signos e Moda. Então, estando eu por minhas andanças na internet, esbarrei com uma matéria da Vogue Brasil de Setembro/2010, página 146 (informações retiradas do blog O Fantástico Mundo de Mari): Zodíaco Fashion. O mote da mesma baseia-se no contexto de identificar o estilo de uma mulher típica de determinado signo, descrevendo os looks ideais para o verão.  As responsáveis pela matéria são Adriana Bechara e a astróloga Lydia Vainer.

Independente da opinião de cada um sobre astrologia, o interessante é verificar algumas dicas e conhecer melhor o trabalho dos citados estilistas. Confesso que fiquei surpresa com a semelhança entre o meu gosto pessoal e o descrito na matéria.

Confira na sequência:

Livro do Mês: O Clube do Filme

Mais informações » | 23 Comments »

Apesar de não ter sido propositalmente, neste início de semana, resolvi dar começo a uma nova sessão aqui no blog. Para quem não sabe ou é a primeira vez que esbarra com meu espaço - Seja Bem vindo! -, possuo alguns tópicos fixos, como por exemplo: Redescobrindo, Além da Arte, Filmografia em Fotos e Outros. Então, para dar um espaço maior a literatura, a partir de hoje e com a frequência de uma vez  a cada 30 dias, falarei de um livro que lerei neste período. Ou seja, uma obra literária a cada mês!

Para Janeiro, o livro escolhido foi: 

Cronologia dos Vampiros no Cinema

Mais informações » | 27 Comments »

Enquanto eu revia um de meus filmes favoritos no quesito vampiresco, Os Garotos Perdidos, ocorreu-me uma idéia: 

Que tal fazer uma cronologia, uma análise, do tema "vampiros" ao longo dos anos no cinema? 

Afinal, é notório que o tema vem sendo abordado de modo bem diversificado pela 7.ª arte. Então, o que eu fiz foi elencar algumas - das várias - películas que tratam do tema com o intuito de perceber as alterações ocorridas no mito no transcorrer do tempo. Ressalto que apenas estou listando alguns filmes para compará-los, nem todos eu recomendaria. 


Vamos a cronologia?

Trilha Sonora Retro: What's Up?

Mais informações » | 19 Comments »

Quando eu era menina, corria aumentar o volume do rádio toda vez que ouvia os primeiros acordes de What's Up?. Era inevitável. Para mim, aquela era a melhor canção que já tinha escutado e nem cogitava seu real significado - já que com 08 anos não sabia nada de inglês. Outro fator que me trazia encanto para tal fixava-se no visual dos integrantes da banda, em especial o da Linda Perry. Coisa de criança, creio eu.

Hoje, com meus 25 anos, possuo uma ligação bem diferente com a referida música. Talvez seja por causa da idade mesmo, todavia, percebo-me naquela sensação entre a imobilidade e o anseio por alcançar meu destino, meu espaço no mundo. Não tanto relacionado a uma adaptação perante o mundo - com relata a composição -, mas sim, na compreensão de quem sou e de uma melhor definição de meus objetivos.

Em meio esta ambiguidade pergunto-me: E agora?

Filmografia em Fotos: Audrey Hepburn

Mais informações » | 29 Comments »


O cinema é repleto de musas, cada qual com seu estilo, graciosidade e combinando com a época. Contudo, apenas algumas raras musas atingem o status de atemporais. Mais extraordinário ainda é esbarrar numa atriz que além de bela e talentosa, consiga dar vida a personagens inesquecíveis - como Sabrina Fairchild, Princesa Ann, Jo Stockton e a mais emblemática Holly Golightly - durante sua carreira.  Assim é Audrey Hepburn, uma  Diva-Mor

Diante de tantos atributos era inevitável que ela figurasse uma das minhas postagens. Com vocês a Filmografia em Fotos da incomparável Lady Hepburn:

10 Facetas do Sexo no Cinema

Mais informações » | 53 Comments »

Hedy Lamarr em Ecstasy - 1933
Primeiro Orgasmo Feminino do Cinema  Não-Pornográfico
Minha irmã trabalhou um tempo como atendente em um locadora de filmes. Tão cinéfila quanto eu, sempre comentava sobre algumas das restrições que certos frequentadores possuíam sobre os possíveis candidatos a locação. Algumas justificáveis e recomendadas - como é o caso de verificar a faixa etária indicada -; Outras nem tanto - como em cenas de nudez. Conta ela que havia quem já dispensasse mais da metade das boas opções com suas limitações: 

"Sem violência - de qualquer tipo - , sem mortes - de qualquer tipo -, sem sexo - de qualquer tipo -, sem nudez - de qualquer tipo - e que, de preferência, não seja uma história triste". 

Gente, até Bambi e O Rei Leão ficam de fora...

Longe de mim criticar o gosto de alguém - cada  um com seus cada uns, já diriam -, todavia, alguns elementos vistos com certo pudor são ótimos artifícios representativos no universo cinematográfico. Este é o caso do sexo que, ao contrário do pensado por muitos, não apenas é usado nas telonas com um fim erótico.

Foi analisando isto que resolvi criar mais uma de minhas listas, elencando 10 formas variadas de explorar o sexo no cinema. Confira a seguir:

Parcerias Musicais: Pete Yorn & Scarlett Johansson

Mais informações » | 22 Comments »


Fazer uma parceria já é algo complicado, vez que em muitas ocasiões o resultado não é o imaginado. Agora, realizar uma colaboração com alguém que não é reconhecido no cenário musical  só faz aumentar as complicações. Contudo, como para toda a regra há uma exceção, em 2009 esbarramos com  a  colaboração inesperada entre um renomado cantor/compositor e uma bela e multi-talentosa atriz. Para fechar a semana de Parcerias Musicais:

Pete Yorn & Scarlett Johansson 

Parcerias Musicais: Zeca Baleiro & Fagner

Mais informações » | 14 Comments »



Como mencionei na postagem anterior, houve algum probleminha técnico e, por tal, irei fazer uma "mini-maratona" das postagens sobre as parcerias que havia programado para o final de semana. Não deixem de conferir!

Há parcerias que surgem devagar, pelas semelhanças, por uma sonoridade clamando pela outra. É o caso destes dois artistas nacionais  de que falarei agora.

Assim, depois de Lennon/McCartney;  Milton/Elis;  Johnny/June;  Tom/Vinícius; e Elton/Bernie;  Chegou a vez dos brasileiríssimos:


Zeca Baleiro & Raimundo Fagner

Informativos e Selos

Mais informações » | 7 Comments »

Pois é gente, eu preparei mais duas postagens de Parcerias Musicais e deixei programado - já que o final de semana seria uma loucura. Imagem a surpresa minha ao deparar-me com meu blog parado desde sexta! Então, para compensar esta minha ausência involuntário, hoje farei uma mini-maratona de postagens. Não deixem de curtir todas!


Ademais, Recebi alguns selos e desde já agradeço a quem me indicou; Fico feliz e Lisonjeada com isto!
Além destes selos, recebi outras 24  indicações a selos que já havia recebido, por isto não os postarei aqui. Agradeço a todos os que encontram algum encantamento aqui no meu espaço, vocês é que me fazem continuar postando e tentando manter um bom nível de entretenimento.


Então, um Muito Obrigada a: 

Parcerias Musicais: Elton John & Bernie Taupin

Mais informações » | 16 Comments »

Chegando a 5.ª postagem do especial Parcerias Musicais, venho esclarecer que, por ter progamado apenas uma semana de posts relativos a tal, estou buscando citar colaborações de longa duração, escolhendo variados gêneros musicais - do rock a bossa nova - e/ou com particularidades de destaque - como na situação de Elis que lançou Milton no cenário musical, ou a de Johnny e June que se casaram. Ademais, venho intercalando artistas internacionais com os nacionais para conceder uma maior diversidade.

Por isto, depois do Ye-Ye-Ye de Lennon/McCartney; dos campeões da Era dos Festivais Milton/Elis; do Casamento Musical de Johnny/June e da Bossa Nova de Tom/Vinícius; Chegou a vez do lirismo em notas de:

Elton John & Bernie Taupin

Parcerias Musicais: Tom Jobim & Vinícius de Moraes

Mais informações » | 26 Comments »


Quando dois talentos equivalentes encontram-se, já se reconhecem, já se amontoam. Via de consequência, algumas das parcerias mais promissoras e admiráveis nasceram assim - estrelas de similar magnitude transformando o bom em extraordinário. Neste especial que venho postando, estou tendo a oportunidade de dissertar sobre tais parcerias - vide Lennon/McCartney, Milton/Elis e Cash/Carter.

Desta vez, falarei de uma das maiores e mais bem sucedidas parcerias do cenário nacional - e por que não dizer mundial - da música; De dois verdadeiros mestres de puro talento, criatividade e intensidade; Os criadores do "hino" Garota de Ipanema:

Antônio Carlos Jobim & Vinícius de Moraes.

Parcerias Musicais: Johnny Cash & June Carter

Mais informações » | 28 Comments »



Neste conjunto de postagens especiais comecei falando de uma pareceria onde ambos - Lennon e McCartney - evoluíram unidos; Depois comentei de outros dois - Milton Nascimento e Elis Regina - que um lançou o outro para o grande público; Agora, falarei de uma dupla que além do crescimento e sucesso conjunto, formaram uma família e foram um dos casais mais admiráveis do universo musical Nada mais, nada menos que:

Johnny Cash & June Carter 

Parcerias Musicais: Milton Nascimento & Elis Regina

Mais informações » | 23 Comments »

Segundo o Dicionário Melhoramentos On Line, parcerias trata-se da "reunião de pessoas por interesse comum; sociedade, companhia". Esta semana estarei tratando justamente desta relação de pessoas em busca de um interesse comum: Música.

Assim,  para continuar com as Parcerias Musicais, hoje irei falar da dupla que serviu de inspiração para este especial:  


Milton Nascimento e Elis Regina.

Parcerias Musicais: Lennon & McCartney

Mais informações » | 22 Comments »

Hoje começa mais um Especial do Blog!

Pois é, depois do sucesso da Quinzena Terror, Semana da Criança e 25 Anos, resolvi fazer mais uma das minhas séries de postagens temáticas. A inspiração veio enquanto assistia ao programa Altas Horas - numa destas madrugadas vazias - e deparei com Milton Nascimento falando que a maior parte de suas composições foram pensadas/cedidas para a nossa pimentinha Elis Regina. Daí para o conceito foi um pulo!

Esta semana, falarei de algumas das grandes e bem sucedidas Parcerias Musicais.

Desta forma, para abrir o especial, esollhi falar sobre uma das parcerias musicais mais conhecida, adorada e bem-sucedida de todos os tempos: Lennon e McCartney.

Hoje Acordei Infinitamente Greta Garbo

Mais informações » | 19 Comments »

Dona de uma letra feia, quero e temo escrever e por menos do que isto ser diminuída.
Acordei com o âmago do mundo sob minha pele,
Desenhando em gestos o que outros não ousam sentir.

Ambições de Cinéfila Oitentista

Mais informações » | 17 Comments »

Apesar de eu ter nascido em 1985, metade da década de 80, e ter passado a minha adolescência nos anos 90/2000, sempre me senti conectada com o cinema teenager oitentista. Não que as outras décadas não tenham produzido boas obras do gênero, isto é algo mais pessoal. Para mim, não houve maior diretor do estilo que John Hughes. Em verdade, é impossivel imaginar outro cinesta que tenha captado com a mesma destreza esta fase da vida. Sem exageros, John Hughes conseguiu transportar diversos aspectos irrefutáveis e dilemas atemporais - vide Clube dos CincoCurtindo a Vida Adoidado.

Claro, não sou a única que pensa/sente desta forma!

Selos

Mais informações » | 7 Comments »

Recebi alguns selos e desde já agradeço a quem me indicou; Fico feliz e Lisonjeada com isto!
Além destes selos, recebi outras 09 indicações a selos que já havia recebido, por isto não os postarei aqui. Agradeço a todos os que encontram algum encantamento aqui no meu espaço, vocês é que me fazem continuar postando e tentando manter um bom nível de entretenimento.


Então, um Muito Obrigada a:

Trilha Sonora de Sexta-Feira: Paris is Burning

Mais informações » | 20 Comments »

2011 começou assim para mim:
  • Problemas a serem resolvidos;
  • Compromissos inadiáveis;
  • Pouco sono;
  • Falta de comentários decentes nas postagens -  culpa do clima preguiçoso, tem quem evite ler;
  • Calor insuportável e
  • Sem férias. 

Nesta primeira sexta-feira do ano quero dar um basta a tudo. Explodir o mundo e provar do caos. Algumas doses de loucura e visão embaçada; Destroçada e dançando. Pela noite perder-me, sonhando ilusões vindouras em suspiro. Esquecer do resto e pouco do universo ao som de Paris is Burning de Ladyhawke

Diane Arbus: Entre o "Bizarro" e o Belo

Mais informações » | 19 Comments »

"I really believe there are things nobody would see if I didn't photograph them."

É com este pensamento que devemos observar a obra  fotográfica de Diane Arbus. Afinal, muitas das imagens de seu repertório soam descorcentantes; Não há como ficar ileso perante o seu trabalho. A busca pelo não usual, pelo dito "outro lado" - angustiado e reprimido - da cultura norte-americana, é o principal tema de seus retratos. Diane Arbus fotografou essencialmente pessoas à margem da sociedade de forma crua e escancarda.

Dois Momentos "De Sabedoria" de Morgan Freeman

Mais informações » | 23 Comments »

Algumas características são necessárias para definir um ator como de real talento. Dentre elas está a versatilidade. Morgan Freeman é o exemplo de um profissional variado, dedicado e que ama a profissão! Prova disto está na sua filmografia de 90 títulos creditados como ator, sem falar seus trabalhos atrás das câmeras e outras aparições. Vencendor de 1 Oscar, como melhor ator coadjuvante em Menina de Ouro, além de outras 4 indicações ao mesmo prêmio e outros tantos awards, Morgan inpressiona com seu carisma e talento inato nas telonas.

Com uma filmografia que vai de comédia a drama daria para se fazer diversas correlações de personagens; Contudo, nesta postagem quis apontar duas cenas de seu vasto repertório que exprimem aquele ar de "lição de moral" com maestria: A primeira é decorrente da película Meu Mestre, Minha Vida (1989), o qual conta a história de um diretor que possuí o trabalho de "limpar" uma das escolas mais violentas de Nova Jersey. Na segunda, Morgan Freeman faz o papel de - nada mais, nada menos - que Deus. O filme em questão é Todo Poderoso (2003). Fácil notar em ambas as obras cinematográficas que a sabedoria é repassada de forma não usual, direta e com um gostinho de "tapa na cara". 

Sem mais, confiram na sequência:

1001 Livros para Morrer Antes de Ler

Mais informações » | 31 Comments »

Apesar do nome.. Não! Não irei fazer uma lista com 1001 Livros aqui no meu blog. Na realidade, 1001 Livros para Morrer Antes de Ler trata-se de um Tumblr bem humorado que tem o objetivo único de nos presentear com alguns absurdos literários, lançados por este mundão a fora.  O título - sim, vou comentar o óbvio - é uma referência a obra de Peter Boxall: 1001 Livros para Ler antes de Morrer.

Sabe aquele manual de auto-ajuda que você, por acaso, esbarrou nas suas pesquisas por livros para a faculdade e pensou: "Que Porra é Esta?!" Pois é, neste Tumbrl você encontrará esta e mais outras tantas "preciosidades" do absurdo mercado da literatura.

Abaixo, incluirei 30 exemplos de livros postados no Tumblr em questão. Ressalto que não conheço o conteúdo dos mesmos, contudo, as capas são um espetáculo a parte. 

Redescobrindo Lynyrd Skynyrd

Mais informações » | 27 Comments »

Adoro ir a shows de bandas de rock locais. Provável causa está na mistura  de bons clássicos do estilo e as canções originais das aspirantes bandas. Com sorte, ambos manter-se-ão em um padrão prazeroso. Quando não, ao menos as tradicionais músicas valem o ingresso. Dentro desta órbita, uma das canções constumeiramente executada - e que não canso de ouvir - é Sweet Home Alabama de Lynyrd Skynyrd. Sempre gostei da mistura rock e country, acredito que os ritmos são de uma harmonia ímpar. Na música mencionada, a conjunção somada a uma composição atemporal não poderia ter resultado mais perfeito.

Chegou o momento de Redescobrir Lynyrd Skynyrd!

Cashback

Mais informações » | 27 Comments »


O ano já deu seus primeiros passos. Como prometi, logo no início desta renovada jornada venho postar e salvar o blog de seu ostracismo temporário. Cogitei várias formas de reiniciar os trabalhos aqui no meu espaço; Tantas que acabei adiantando alguns tópicos a serem explorados neste mês.

Foi durante uma destas minhas idas e vindas mentais, dançando por entre estratégias não cumpridas, que esbarrei num destes filmes da madrugada. No meu micro período de férias e momento de saborear a ansiedade pessoal que fiz de conselheiras variadas películas incongruentes. Para começar o ano em pausa, trancafiei-me em ilusões cinematográficas.